terça-feira, 31 de julho de 2007

Avengers : Disassembled



Este livro (que compila Avengers 500, 501, 502, 503 e Avengers Finale) foi feito, penso eu, para pôr um marco final na série Avengers (Vingadores), e dar uma abertura para a saga Civil War, visto que depois saíram os New Avengers e Mighty Avengers... Comprei este HC por uma razão muito simples , começei a comprar os New Avengers e acho que seria importante ter esta compilação , quanto mais não seja para perceber o que aconteceu antes ! Este livro reporta e finaliza os problemas causados pela instabilidade emocional da Feitiçeira Escarlate ( que já vem da saga House of M) que escreve o presente da maneira que lhe dá mais "jeito". No acto final, e com a ajuda do Dr. Estranho conseguem minimizar os estragos , mas não a dissolução do grupo mais famoso de Super Herois ! Existe um arco , penso eu que irá ser seguido na série Young Avengers, que são os dois filhos da Feiticeira (afinal existem mesmo - Young Avengers : Familly Matters) , que provalvelmente continuaram a existir para alem da paranóia da Feiticeira! Os Young Avengers terão direito a um post só para eles !!
De notar que gostei muito da publicação das 500 capas da série Avengers, isto nesta versão HC !

Hardcover
Criado por: Bendis e Finch
Editado em Janeiro de 2007 por Marvel Publications
Nota : 7 em 10
Deixa o teu comentário

sábado, 28 de julho de 2007

Universal War One ( UW1 )


A aclamada série FC, Universal War One irá ter o seu desenvolvimento, com novo volume " O Dilúvio" . Está agendado para o fim deste ano , ou para o 1º semestre de 2008, com edição da Vitamina BD. Posso dizer que esta é uma série para seguir até final, portanto os seguidores desta série podem descansar !! Segundo Pedro Silva (Vitamina BD/BD Mania) U.W.1 Vol.4 está em produção para edição e a série é para ir até ao fim. Isto é uma optima noticia !
Para quem não conheçe deixo aqui uma pequena e resumida sinopse dos três tomos já editados :

Entre Saturno e Júpiter, no seio dos jovens estados mais prósperos da Federação das Terras Unidas, a terceira frota da United Earths Force velava incansavelmente na periferia do sistema solar. Pelo seu gigantismo, conferia aos seus habitantes uma incrível sensação de segurança.Mas eis que surgiu o MURO.Tão grande e sombrio.Insondável.Assim começou a Primeira Guerra Universal.
Entre Saturno e Júpiter, no coração dos jovens estados mais prósperos da Federação das Terras Unidas, a terceira frota da United Earthes Force conseguiu o impossível : abrir um vórtice no MURO.
Mas a esquadrilha Purgatory pagou com a vida de um dos seus pilotos essa primeira vitória.
Uma vitória? Contra Quem? E se o conflito ainda não tiver verdadeiramente começado? 

Cortando o sistema solar em dois, o MURO surgiu, não obstante, a esquadrilha Purgatory conseguiu forçar a entrada, mas pegou essa primeira pequena vitória com a vida de um dos seus pilotos. E quando, por fim, os sobreviventes conseguem destruir definitivamente o muro, desaparecem com ele.No meio desta estranha odisseia, o destino oferecer-lhe-á a terrível chance de reescrever a sua própria história.Poderá a Primeira Guerra Universal ser evitada?

Reafirmo novamente : é uma excelente série, e para quem for viciado em FC, tem de ter lugar cativo na estante !
Volumes editados
- Génesis
- O Fruto do Conhecimento
- Caim e Abel

Hardcover
Criado por: Denis Bajram
Editado em Fevereiro de 2006 (3º Volume) por Vitamina BD
Comprado FNAC - € 13,50
Nota : 11 em 10
Deixa o teu comentário

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Ultimate Galactus Trilogy



Estas são as Crónicas da vinda de Gah Lak Tus (Galactus) no universo Marvel Utimate . Este Hardcover de luxo compila a trilogia Ultimate de Galactus : Ultimate Nightmare, Ultimate Secret e Ultimate Extinction (mais alguns extras) !
No Ultimate Nightmare as comunicações ao nível global entram em falha geral, e a fonte da anomalia está em Tanguska (Russia). Nick Fury lidera uma força composta por Capitão América, Sam Wilson e Black Widow para investigar o fenómeno... em paralelo e sem mútuo conhecimento os X-Men levam a sua própria equipa, Jean Grey, Wolverine e Colossus. O que eles descobrem ali, desafia tudo aquilo em que eles sempre acreditaram !
Em Ultimate Secret uma raça alienígena (Kree) tenta impedir desesperadamente que a raça Humana atinja o espaço profundo. O cientista Philip Lawson (Capitão Mahr Vehl – espião Kree) conhece o plano malévolo da sua própria raça, e tenta com o seu poder impedir a finalização dos planos Kree.
Finalmente, em Ultimate Extinction, Gah Lak Tus chega ao limiar do planeta Terra ! A sua chegada pode implicar o fim deste planeta. Nem o poder da Shield, ou a capacidade de lidar com este tipo de ameaças do Quarteto Fantástico, parece ser capaz de parar a marcha inexorável de Gah Lak Tus para o planeta Terra !
Bom , para saberem o final desta edição de luxo terão de a ler... mas posso adiantar que os X-Men terão um papel importante no finalizar da história e que Gah Lak Tus não tem a forma habitual (é uma entidade colectiva formada por inúmeras unidades – quase parecido com o filme do Quarteto Fantástico , aliás alguns diálogos são quase iguais ao filme, ou o filme igual ao livro !)


Hardcover
Criado por: Warren Ellis
Editado em 2007 por Marvel Publications
Comprado na BD Mania - À volta de € 30
Nota : 7 em 10

Deixa o teu comentário

terça-feira, 24 de julho de 2007

O Regulador


Para quando a edição deste Volume, o terceiro, desta excelente série "O Regulador" ?
É dos álbuns que mais ansiosamente eu estou à espera !
Aconselho vivamente os dois álbuns editados pela Vitamina BD, Ambrosia Vol nº1 e Héstia Vol nº2, pois são do melhor do que se já editou nos ultimos tempos em Portugal ! Mesmo para os amantes da BD Americana eu aconselho esta série (é na verdade muito boa).
Já li críticas desfavoráveis ao terceiro volume - Ophídia - mas tenho de ver com os meus olhos !
Espero mesmo que a Vitamina BD ainda este ano ou no princípio de 2008 edite a continuação desta série !
Sejam curiosos, espreitem estes livros... o que salta imediatamente à vista é a arte, para conhecer a história... comprem os livros ! ehehehe , mas eu vou dar uma ajuda em relação à história...
O Regulador ! O que é a Regulação ? O que é um Regulador ?
A seguir à terrível catástrofe ecológica que "engoliu" 3/4 da população terrestre, e que não varreu a Terra do sistema Solar por pura sorte, os políticos em vez de tomarem uma atitude solidária e responsável, para a sobrevivência da espécie Humana, afundaram-se numa verdadeira lixeira de burla e mentira, e , ao contrário dos antigos, os novos eleitos não se poupavam a nenhum sacrifício para satisfazer a sua sede de poder. Conspiração, corrupção e abusos de todo o género, eram um desporto violento e amoral, que só tinham uma regra : ganhar !
Para obstar a essa falta de consciência foram criados organismos de Regulação ! Quando a lei está do lado dos ricos e protege os privilegiados, o crime torna-se o recurso dos pobres .
Recorrendo ao terrorismo e ao assassinato politico sistemático esses organismos serviram para fazer uma primeira limpeza. Pensava-se que este método iria assustar os eleitos, e julgava-se que iria ajudar a reconstrução social ... enganaram-se, pois este processo violento de Regulação abriu a porta a mais abusos !
É neste contexto social e num ambiente neo-industrial que vive (ou sobrevive) Nix, Regulador classe A !
No primeiro tomo (Ambrósia) dá-se a conhecer toda esta realidade, e gizam-se os planos para acabar com a liberdade dos Reguladores e a sua "iniciativa privada", ou seja começa a guerra à Regulação não controlada pelo Estado. Dá-se também a conhecer a triste juventude de Nix e do seu irmão (siamês ligado pelo peito), na qual a única pessoa que lhes deu alguma alegria foi a jovem Ambrósia, também internada na clínica. Esta apenas se serviu da confiança dos gémeos para um espectáculo macabro que marcou muito a vida do gémeos. Por doença do seu irmão Nix foi separado cirurgicamente, mas ficou dependente de uma máquina para regular o seu coração.
Voltando à trama, Nix é informado pela sua colega e amante Héstia, que deveria Regular uma Reguladora : Scorpia . Esta não era mais que a sua conhecida de infância Ambrósia... Depois de conseguir encurralar Ambrósia, esta conta-lhe toda a conspiração ao redor da Regulação e apresenta-lhe provas filmadas, sendo este o motivo de a quererem morta !
A trama segue para o tomo segundo (Héstia) com o furto da prova incrminadora e do aparelho de regulação do coração de Nix, sabendo este que não conseguia sobreviver mais de 24 horas sem ele !
Toda esta história é acompanhada por uma arte excelente, os seus criadores são Corbeyran (argumento) e Marc Moreno (arte).
Vou dar uma nota conjunta aos dois albuns já editados por cá :

Hardcover
Criado por: Marc Moreno e Eric Corbeyran
Editado pela Vitamina BD
Nota : 10 em 10
Deixa o teu comentário

domingo, 22 de julho de 2007

Pergunta

Queria saber a vossa opinião... que acham da encadernação de comics, ou similares ?
Vêjo algumas desvantagens (os comics poderão perder valor), mas tambem tem algumas vantagens (mais facil arrumação, pois qnando é preciso tirar tudo para mudar de sítio torna-se muito mais prático).

O que é que vocês acham ?
Deixa o teu comentário

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Capas


Outra grande capa (eu acho), pertence ao Volume 4 da saga Kingdome Come , editado entre nós pela Vitamina BD
Deixa o teu comentário

Vampirella / Witchblade - Trilogy



Vou dizer... Eu tinha três livros de que me tinha arrependido de comprar, e este foi o 4º com a particularidade de entre todos ser o pior ! Eu tenho livros da Vampirella que estão no meu lote de preferidos (Vampirella : Blood Lust , Vampirella : Revelations Book 1), agora isto são três estórias sem pés nem cabeça e a arte está deploravel. Estava à espera de um bom "crossover", havia todas as condições para isso e sai um verdadeiro........ enfim, não me vou alongar mais !!

Softcover

Criado por: Justin Gray, Steve Pugh, Brian Wood, Joyce Chin e Liam Sharp
Editado em 2006 por Harris Publications
Comprado na Central Comics - €12.95
Nota : 4 em 10
Deixa o teu comentário

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Secret Wars


Isto é uma delicia meus senhores(as), voltar ao passado com esta bela reedição de "Secret Wars" pela Marvel !! É uma sensação de volta ao passado maravilhosa, pois eu tive os doze comics à cerca (e se não me engano) 30 anos atrás - sim estou velho, eu sei - e descobri esta reedição por acaso na Amazon (num mail tipo spam) , não perdoei e encomendei imediatamente com mais uns livritos à mistura (dos quais falarei noutros posts). Penso que este foi o 1º grande "crossover" da Marvel e tambem onde o simbionte (mais tarde chamado Venom) se agarrou ao Homem - Aranha (o fato negro), no Planeta formado pelo Beyonder, para esta disputa entre super-herois e super-vilões !
Softcover
Criado por: Jim Shooter, Mick Zeck e Bob Layton
Editado em 2005 por Marvel (2ª Edição)
Nota : 8 em 10
Deixa o teu comentário

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Capas


Capa Premiere Edition Spider - Woman : Origin
Gosto muito da coloração desta capa
(e da Spiderzinha tambem...)
Deixa o teu comentário

domingo, 15 de julho de 2007

Aquarofilia - Discos


Não resisti e vou postar sobre aquarofilia... o texto seguinte foi retirado do site Aquarofilia On-Line:

O Disco é um peixe sensível, sendo por isso mais aconselhado para aquariofilistas experientes. No entanto se seguirmos algumas regras fundamentais, como a verificação constante dos parâmetros da água e se necessário, proceder ao seu ajuste, não é muito difícil de se conseguir manter estes peixes. Note-se que os Discus são oriundos da bacia do Rio Amazonas, onde as águas são calmas e pouco profundas, sendo também quentes e de características ácidas. Para evitar situações de stress, que levam o Disco à doença e morte, deve-se manter o aquário perfeitamente limpo, e efectuar mudanças frequentes da água, este peixe é altamente sensível à amónia, e também aos nitritos e nitratos. Tenha atenção sempre ao PH (nunca deve estar acima dos 6.5). É um peixe de cardume, deve sempre ser mantido com outros da mesma espécie. Quanto à sua sociabilidade no aquário, o Disco inicialmente pode parecer um pouco tímido, é pacífico e como tal, deve ser mantido com peixes que para além de pacíficos, tenham as mesmas necessidades em relação ao tipo de água: Ácida, relativamente quente e mole (baixa dureza). Um cardume de Tetra Neons fica sempre bem e algumas Corydoras ajudam na limpeza do fundo. Após estarem habituados ao aquário, e, obviamente desde que as condições deste sejam as correctas, os Discus perdem a sua timidez e logo os verá nadando felizes. Na loja, tal como quaisquer outros peixes, deve observar atentamente os Discus antes de os comprar, pois para além de ser sempre uma desilusão perder um peixe, os Discus costumam ser bastante dispendiosos, chegando a custar dezenas de contos. Sendo assim, pontos que deve observar atentamente ao comprar estes peixes: Verifique se as barbatanas não estão deformadas, os olhos deformados ou uma forma assimétrica dos dois lados do corpo, evite os Discus com uma forma demasiado oval, ou, quando ainda pequenos (menos de 7 centímetros) sejam demasiado coloridos, pois isso pode ser indício da utilização de hormonas (o Peixe-Disco quando jovem não é muito colorido). Observe outros eventuais sinais de doença, como a respiração ofegante, buracos na cabeça, pontos brancos ou outros sinais de parasitas na pele.
Existem no mercado, alimentos preparados próprios para o Peixe-Disco, tais como flocos, granulados, congelados, patês, etc... Desde que se escolha uma boa marca, esses alimentos fornecem todos os nutrientes necessários para que os Discus vivam saudáveis. Quando jovens, os Peixes-Disco devem ser alimentados várias vezes por dia, cumprindo a famosa regra da pequena quantidade de cada vez. Ao crescerem e atingir o tamanho de adulto, a necessidade de nutrientes diminui e pode ser alimentado apenas uma ou duas vezes por dia.
Normalmente os Discus são fáceis de se reproduzir no aquário, desde que as suas características sejam as exigidas por este peixe (ver os tópicos acima). A distinção do sexo é difícil nestes peixes, por isso o melhor, caso queira tentar a reprodução, será juntar vários exemplares adultos e esperar que estes formem os seus pares. O ritual do acasalamento é caracterizado pela limpeza do local de desova (também chamado de "ninho"), as bocas do casal unem-se e dá-se então a postura dos ovos por parte da fêmea, numa pedra, planta, num bocado de madeira ou mesmo no vidro do aquário. Logo após a postura e o macho proceder à fertilização, surge o primeiro perigo para os ovos: o ataque por fungos. Caso isso aconteça, a vigilância e ventilação dos ovos por parte dos progenitores, de nada irá servir... Caso tudo corra bem, após cerca de dois dias e meio dá-se a eclosão. Nas primeiras semanas, os alevinos alimentam-se de uma secreção que os pais libertam pela pele e poderemos então ver uma enorme invasão de alevinos cobrindo quase totalmente os seus progenitores. Após algumas semanas do nascimento, os pequenos Discus começam a procurar alimento por outros locais, começando então a aventura da vida... aí, deve servir artémia salina recém eclodida como alimento aos jovens peixes.


É lindo quando se consegue ter peixes deste tipo saudáveis em aquario !
Para quem estiver interessado, tem o link logo ali à direita !
Deixa o teu comentário

sábado, 14 de julho de 2007

O Ciclo de Cyann - As Cores de Marcade


Este é o quarto volume da série em título. Acho que é o mais fraco dos quatro, mas penso que dá o balanço para um quinto e último volume em grande, como é normal em Bourgeon. A parte final de volta ao planeta natal será o princípio do fim desta série, que eu estou a acompanhar com ansiedade, pois Bourgeon é um dos meus criadores de eleição ("Os Companeiros do Crepúsculo", "Os Passageiros do Vento" - Grandes Séries de Banda desenhada).

Cyann consegue sair de Aldaal (onde deixou a sua companheira de infortúnio, Aieia) através de uma porta da Rede do Grande Orbe que a leva até ao surpreendente planeta Marcade. Cyann depressa descobre que aterrou num mundo assumidamente desumano e codificado onde qualquer troca se paga, nem que seja uma pequena conversa... Um mundo completamente inadequado à natureza voluntariosa da antiga princesa de Olh que depressa traça um objectivo: partir! Regressar a um planeta de que ela nunca pensou vir a ter saudades: o seu planeta, a sua família. Mas, afinal, a decepção que enfrentou em Marcade em nada se compara com a que a aguarda em Olh... Neste álbum descobrimos que Cyann está cada vez mais bela e Bourgeon e Lacroix cada vez mais talentosos...

Os outros volumes desta série são:
A Fonte e a Sonda - Meribérica
Seis Estações em Ilo - Meribérica
Aieia de Aldaal - Asa

Hardcover
Vol 4
Criado por: Bourgeon e Lacroix
Editado em Junho de 2007 por ASA Editores sob licença de Editions Vent D`Ouest
Comprado na FNAC - €15
Nota : 7 em 10
Deixa o teu comentário

Cañari - As Lágrimas d`Ouro


A Vitamina BD aproveitou a Feira do Livro de Lisboa para fazer mais este lançamento.
É uma boa BD para a faixa etária dos 11 / 13, ou seja leitores novos ou que se estejam a iniciar na Banda Desenhada . A arte é vistosa (um pouco tipo desenho animado) e a estória simples.
É tambem um nº 1 , temos de esperar para ver como se vai desenrolar a estória.

México. Antes da invasão dos conquistadores. Na véspera do dia de Ik. Quando os homens encontram os seus deuses. O pequeno Kaotil desaparece. A bela Cañari, responsável pelo seu irmão, parte para a selva em busca dele.
Século XXI. Wayne um jovem surfista, regressa uma vez mais à mesma praia sem ondas estranhamento atraído por este lugar desde o dia que recebeu um postal misterioso. Talvez consiga encontrar a chave das suas origens.
Assim começa uma fabulosa viagem através do mundo de lendas.


Atenção às capas na compra, pois já várias pessoas que compraram o livro se queixaram do mesmo - montagem da capa deficiente (assimetria e cola onde não devia haver).
O livro tem data de edição Portuguesa de Dezembro de 2006, mas só foi apresentado ao público na feira do Livro de Lisboa (Maio / Junho)

Hardcover
Vol 1
Criado por: Didier Crisse e Carlos Meglia
Editado em Dezembro de 2006 por Vitamina BD sob licença de MC Productions
Comprado na Feira do Livro, no stand da BD Mania entre os €12/ €13
Nota : 6 em 10
Deixa o teu comentário

Delethes - A Caravana



Ora aqui está um lançamento da Vitamina BD interessante ! A edição da Vitamina BD acompanha o lançamento internacional (ainda só saiu este), e para mais informações sobre este livro fui ao site da "Bedetheque" - penso que é assim que se escreve - e ainda não estava sequer mencionado na longa lista deste site Francês.
Gostei muito da arte e a estória tem muito potencial !
Vou deixar aqui a sinopse, ou o resumo do livro (como queiram):

Desde sempre, as populações dos Doze Confederados, temem as caravanas de nómadas que atravessam ameaçadoras os territórios livres.Mas ninguém conhece verdadeiramente as intenções das Populações Errantes.Ninguém imagina quem são estes inimigos sem rosto. Para alguns, o mistério em seu torno é razão suficiente para lhes mover guerra.
Hoje, um homem, um músico entregue ao álcool, olha, por entre as lanças e os estandartes, para a caravana inimiga pronta para a batalha.
Não sabe ainda que será ele a determinar a sorte do conflito. Não conhece ainda o seu poder. O poder de Delethes.


Fico à espera do 2º volume para ter uma opinião mais cimentada

Hardcover
Vol 1
Criado por: Paolo Martinello
Editado em Junho de 2007 por Vitamina BD sob licença de Vittorio Pavesio Productions
Comprado na Feira do Livro, no stand da BD Mania entre os €12/ €13
Nota : 7 em 10
Deixa o teu comentário

domingo, 8 de julho de 2007

Capas


Capa da saga Annihilation : Silver Surfer
Foi esta capa carregada de raiva e poder que me fez começar a ler uma das melhores sagas que a Marvel editou nos últimos tempos (mas isso fica para um outro post), a saga
ANNIHILATION
Deixa o teu comentário

Livros recomendados: plano nacional de leitura - Ruca


Este meu post não tem muito a ver com este livro do Ruca ( e sim , está muito bem para a idade dos leitores alvo), mas sim com o autocolante "Ler+"! Se no caso do Ruca eu não tenho nada contra, tenho sim e muito no último nº do Asterix "O Céu Cai-lhe em Cima da Cabeça", que é um livro com muita falta de qualidade (inclusivamente alteraram os nomes de algumas personagens típicas) , muita falta de imaginação, enfim ... banalíssimo ! Eu gostava de saber se quem decidiu por o autocolante percebia alguma coisa de BD, ou se alguma vez leu BD ... é que do Asterix há muitos livros em que se podia por o autocolante (pelo menos nas traduções Bertrandt e Meribérica) ! Será que é com exemplos destes que querem que as crianças e pré adolescentes começem a ter gosto em ler BD ou o que quer que seja ? Deixem estes autocolantes em Banda Desenhada (9ª Arte) nas mãos de especialistas, e atenção eu não me considero um especialista ! Sou apenas um leitor atento !

Hardcover
Vol 1
Editado em Novembro de 2005 (1ª edição) e em Janeiro de 2007 (4ª edição) por ASA Editores sob licença de Editions Chouette
Comprado na loja Central Comics - €5.25
Nota : 6 em 10
Deixa o teu comentário

Samurai : Céu e Terra



Com inicío no Japão feudal de 1704, Shiro, um Samurai solitário que jurou reunir-se com a sua amada (raptada por inimigos) dá inicio a uma perseguição que levá-lo-á mais longe do que poderia imaginar ! Do Japão nativo até Paris, passando pela grande China, Ásia e Europa, Shiro vai "cair" nos salões de Versalhes do Rei Luis XIV. Terá de cruzar espadas e caminhos com os melhores espadachins da época, se quiser almejar a reclamar a sua amada.

Softcover (TPB)
Vol 1
Criado por Ron Marz e Luke Ross
É composto pelos cinco primeiros números da revista Samurai : Heaven & Hearth, mais sketchs e capas dos autores
Editado em Portugal em Março de 2007 pela BD Mania sob licença da Dark Horse
Comprado na Feira do Livro, no stand da BD Mania entre os €12/ €13
Nota : 9 em 10
Deixa o teu comentário

Capas




Capa do Green Lantern : No Fear (Hardcover Edition)
A capa está "brutal"
Deixa o teu comentário

Snake Woman Vol. 1: A Snake in the Grass


Foi com alegria que verifiquei que a Virgin Comics editou este TPB que contem os primeiros números da série em título. Não posso dizer que gosto especialmente da arte , mas a estória tem potencial ! Tenho direcionado as minhas compras neste formato (EUA) para sagas que não tenham Super-Heróis (começa a tornar-se cansativo). Nesta editora a arte e a narrativa são essencialmente de autores com origem Indiana, sendo para mim uma lufada de ar fresco no panorama dos comics.
Resumindo; a estória tem origem numa vingança de muitos anos e reencarnações, em que a maldição só parará quando a sempre reencarnada Snake Woman conseguir eliminar os 68 profanadores de um templo da antiga Índia,e ... para mais pormenores é favor comprar o livro !!

Softcover (TPB)
Criado por: Shekhar Kapur
É composto pelos cinco primeiros números da revista Snake Woman, mais sketchs dos autores
Editado em Junho de 2007 pela Virgin Comics
Nota : 7 em 10
Deixa o teu comentário