sábado, 24 de novembro de 2007

Trilogia Nikopol



O Celtic, Área Negativa, pediu , e então aqui está a minha opinião sobre esta compilação de três volumes escritos, desenhados e pintados pelo artista sérvio Enki Bilal . "A Feira dos Imortais", "A Mulher Armadilha" e "Frio Equador" são os três títulos que compõem esta magnífica trilogia de ficção científica.
Com um cenário futurista pouco encorajador, com lugar para fascistas, divindades mitológicas e para um astronauta do século XX – Alcide Nikopol – esta trilogia é uma obra incontornável da BD de ficção científica. O livro começa com um pequeno escrito: "A imortalidade é uma forma de ditadura da vida sobre a morte. Sendo ditador e vivo só me resta tornar-me imortal. E hei-de sê-lo! Nem que morra para isso!" - J.F.Choublanc (Escritos diversos, Paris 2023).
Todo o livro vive de um ambiente caótico, negro e sujo... o futuro em 2023 não é um lugar bom para o comum dos mortais viver! A estória é toda ela muito boa no seu conjunto, embora eu goste muito de "A Feira dos Imortais"! Em relação à arte, é a arte de Bilal, o seu estilo é inconfundível, ou seja, quem gosta ama, quem não gosta detesta!
Em relação à estória propriamente dita começa com o aparecimento de uma pirâmide Egipcia (nave espacial), carregada com deuses do antigo Egipto que necessitam de combustível para continuar viagem. O ditador/governador de Paris, Jean Ferdinand Choublanc está disposto a negociar esse combustivel pela sua... imortalidade! Entretanto Horus sai da nave e procura um humano em que pudesse encarnar para por em prática o seu próprio plano. Subitamente aparece nos céus de Paris uma outra nave, nave esta que é abatida pela Força Aerea local... é desta nave que é ejectado e sai de para-quedas o nosso heroi principal, Alcide Nikopol! Este encontrava-se em estado de hibernação (congelado) e na queda perde uma perna, aqui que se trava o primeiro contacto entre Nikopol e Horus... a partir daqui vocês leitores terão de adquirir, pedir emprestado ou ir a uma biblioteca para saber o resto desta magnífica estória !

Hardcover
Criado por: Enki Bilal
Editado em 2005 por ASA Editores

Nota : 10 em 10
Deixa o teu comentário

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

terça-feira, 20 de novembro de 2007

O Desafio da Página 161

Resposta ao desafio do Celtic, deixado no blog Área Negativa , desafio este que consiste em abrir o livro que estiver mais próximo de vocês na página 161 e transcrever a 5ª fala dessa mesma página. No fim, terão de referir 5 blogs ao qual vão passar este desafio, e visto não querer "furar" aqui vai :

"Aconselho-o a não se aproximar dele, a ir-se embora daqui, a esquecê-lo..."
Trilogia Nikopol - Enki Bilal

Para :
Diabba - O Inferno da Diabba
Mauro - Nona Arte
Halotuga - World of Banda Desenhada
Deixa o teu comentário

domingo, 18 de novembro de 2007

Stephen King´s The Dark Tower : The Gunslinger Born



"The man in black fled across the desert, and the gunslinger followed." Com estas palavras milhões de leitores foram apresentados a Roland - o implacavel Gunslinger - na sua procura pela enigmática Dark Tower, encontrando pelo caminho tecnologia antiga, o amor e magia mortal. Esta é uma maravilhosa adaptação desta obra de Stephen King à 9ª Arte, pelo traço gótico de Jae Lee e pelo colorista Richard Isanove, para quem gosta do género é incontornavel!! Já tinha este livro há uns tempos, e já merecia um post !
Contém - Dark Tower: The Gunslinger Born #1-7.

Hardcover
Criado por: Peter David, Robin Furth, Jae Lee e Richard Isanove
Editado em 2007 por Marvel Publishing
Comprado Amazon- € 10
Nota : 8 em 10
Deixa o teu comentário

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Justice



Série fantástica, que terminou agora com o terceiro volume! A arte de Alex Ross (que tambem é um dos argumentistas) é impressionante, e juntando isso a um bom argumento, temos a 9ª Arte no seu melhor!

Tudo começa com sonho (pesadelo) comum a todos os grandes vilões do universo DC, a destruição do Planeta Terra e os seus heróis, além de não conseguirem deter a destruição, tambem perecem na tentativa de salvação do planeta (excepto o Super Homem, eventualmente).

Para evitar que esse pesadelo se torne realidade, estes vilões tentam desacreditar os heróis, fazendo obras de beneficência ( !!! ) e eliminando os principais heróis um por um !

Claro que Lex Luthor e Brainiac são os cérebros de toda uma trama extremamente bem orquestrada, em que só não contaram com os heróis "secundários", e isso sai-lhes caro no fim !


Não vou contar a história toda, se não não tem piada para quem quer comprar estes títulos, apenas digo que tem um final feliz ( eheheh) !



Hardcover
Criado por: Alex Ross, Jim Kruegar e Doug Braithwaite
Editado entre 2006 e 2007 por DC Comics

Nota : 9 em 10
Deixa o teu comentário

sábado, 10 de novembro de 2007

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Marvel X DC



Não... não vou fazer um review de mais uma estória ! Depois de ler várias sagas destas duas grandes editoras, venho dar a minha opinião sobre a qualidade da edição/estória .
Ao nivel dos comics tenho de abster-me de dar opinião, pois não compro por serem demasiado frágeis !

Edição
TPB (Trade Paperback - softcover): aqui a Marvel ganha por KO à DC, pois a qualidade da Marvel é muito superior ! Só há pouco tempo a DC deixou de editar este tipo de livro em "papel de jornal" !
Harcover: bom, são bastante equiparados, embora eu prefira os Hardcover da Marvel, pois gosto mais do tipo de papel destes em relação aos da DC
Hardcover "de Luxo": aqui a DC é superior, as edições "Absolute" são fantásticas ! Isto não menosprezando as edições da Marvel, que tambem são muito boas... mas aqueles grandes Hardcover da DC ... humm ... e o cheirinho daquela mistura de papel novo com tinta fresca ? Só encontro quando desembalo um Absolute da DC !

Estória
É complicado falar disto ! O que eu acho é que na generalidade das estórias que eu possuo, as melhores estórias pertencem à DC, mas os herois da Marvel são muito mais apelativos !

Isto foram só as minhas opiniões, dêm a vossa !
Deixa o teu comentário

domingo, 4 de novembro de 2007

Capas: Shi : Ju-Nen




Já tinha decidido há uns tempos atrás que tinha de fazer menção a este livro, porque para além de ter uma estória de um género que eu gosto (tradição Oriental, leia-se Samurais...), tem uma das coleções de capas mais bonitas que eu conheço !
Deixo aqui as quatro capas para vocês apreciarem!



























Basicamente Shi (Ana Ishikawa ) faz uma viagem ao Japão para tentar resolver questões familiares (ou seja, guerras entre grupos rivais... Kyoto e Nara Sohei, para além da máfia japonesa) , o resto é muita espadeirada e sangue quanto baste !
Deixo tambem duas pranchas deste TPB, para poderem apreciar a arte no seu interior !
















Boas leituras
Deixa o teu comentário