segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Absolute Planetary Vol.1


Grande livro! Grande estória! Excelente arte! Só depois de ler, é que percebi o porquê de esta saga se ter tornado em serie de culto!
Planetary é um grupo de pessoas que se auto-intitulam "Arqueólogos do Impossivel", investigando a História recente, mas secreta, essencialmente depois do ano de 1900. O grupo é formado por Elijah Snow (consegue controlar a temperatura), The Drummer ("fala" com computadores e outros mecanismos em que hajam ondas eléctricas) e Jakita Wagner (uma senhora practicamente indestrutivel). Elijah, neste primeiro volume, anda à procura da sua memória, investigando estranhos fenómenos, seres extraterrestres, relíquias e grandes segredos, que outros tentam manter afastados do conhecimento público. O grupo antagónico, "The Four", tem um objectivo exactamente oposto, esconder para proveito próprio estes segredos! Este grupo dá a ideia de ter sido baseado nos Fantastic Four (Quarteto Fantástico), embora sejam os vilões da estória...
Espero que Warren Ellis acabe o comic nº 27 (último), que já foi reescrito várias vezes... segundo consta, é em 2008 que tudo isto vai acabar, espero também que depois, então, "saia" o Absolute Planetary Vol. 2 !
Este volume compila os números 1 até 12 (já estão editados até ao nº 26...).

Slipcased Hardcover
Criado por: Warren Ellis e John Cassaday
Editado em Janeiro 2005 por Wildstorm
Comprado em EBay
Nota : 10 em 10

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Daredevil & Captain America: Segunda Morte


Eis um título no mínimo interessante! A BDMania inaugurou a sua linha Marvel Transatlântico com o título Wolverine: Saudade e agora é a vez de Daredevil e Capitão América juntos. Para quem não sabe, a linha Marvel Transatlântico é uma linha em que estórias de herois da Marvel são escritas e desenhadas por artistas europeus! Eu tinha ouvido dizer há uns tempos atrás que o segundo volume desta série seria Girls on the Run (penso que baseado em caracteres femininos dos X-Men) desenhada por Manara... mas não interessa! Saiu este!
Porque é que eu digo que é um título interessante? Porque são dois artistas, Tito Faraci e Claudio Villa, de uma vertente da BD chamada "Fumetti" (Tex, Julia, Mágico Vento), que é BD de escola Italiana, a escrever e desenhar num formato Franco-Belga hérois Americanos! Ahh ... e a cores (Fumetti por norma é a preto e branco)!
A estória é baseada na volta de um vilão, antigo inimigo de estimação do Daredevil, que retorna do outra dimensão para se vingar do nosso heroi invisual! O Cap. América mete-se no meio disto tudo para evitar que o Demolidor mate esse vilão, Death-Stalker, pois um cérbero da Agência Shield vaticinou o fim do mundo, tal como é conhecido, se tal acontecer!
A arte é excelente, segundo o meu ponto de vista, e a estória peca por "pequena", ou seja , sabe a pouco e podia ser mais bem explorado, dá a ideia que foi escrito à pressa!

Mais uma vez peço desculpa pelo scan, que corta parte da capa do livro, devido às suas dimensões!

Hardcover
Criado por: Tito Faraci e Claudio Villa
Editado em 2007 por BDMania
Comprado na Bulhosa
Nota : 5,5 em 10

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

JLA / Avengers : Collector´s Edition


Penso que este crossover foi o primeiro e único entre a Justice League of América (DC Comics) e os Avengers (Marvel).

O Vol. 1 desta "slipcase box" contém as quatro revistas desta mini-série, escrita por Kurt Busiek e arte de George Pérez. O Vol. 2 é um "Compendium" de 64 páginas, oferecendo as 21 páginas originais da primeira tentativa de crossover (foi cancelada em 1980), mais alguns sketchs! Assim, em 2003/2004 sai esta mini-série nas quatro referidas revistas com 48 páginas editadas em "prestige format"! A nº1 e a nº3 foram publicadas pela Marvel, sendo as restantes pela DC Comics. Em 2005 foi editado o "Absolute" de dois volumes hardcover: Collectors Edition!Em relação à história... eu gostei, embora seja um pouco intrincada de mais!.

 Tudo inicia com Krona, um vilão do universo DC, que começa a destruir mundos (multiversos), na sua obsessão do descobrir como eles foram criados. Um ser do universo Marvel, também com uma obsessão (jogos), o Grandmaster, oferece a Krona possibilidade de obter o conhecimento que este persegue! Em contrapartida, ele não destruirá mais mundos, claro... só se ele o bater num jogo...

O jogo consiste na obtenção de seis objectos de poder em cada universo, DC e Marvel. Para isso contam com a manipulação dos dois grupos de super heróis destes dois universos! Como terão de obter os objectos no universo rival, JLA e Avengers vão-se defrontando assiduamente! É claro que no fim se vão unir contra estes dois vilões...

Existem alguns confrontos curiosos:
- Mercúrio vs Flash
- Arqueiro Verde vs Hawkeye
- Super Homem vs Thor
- Hércules vs Wonder Woman

Bem... não vou fazer spoilers (acho que tenho tido sempre esse cuidado ultimamente), mas quem é que vocês acham que se aliou logo no primeiro confronto? Humm, quem foi? Foram dois quase equivalentes, mas diferentes! Palpites?

Lamento a digitalização não ficar perfeita, mas os livros eram grandes demais para o meu scanner... mas de qualquer maneira "postei" a versão "expandida" da box (que é linda)

Slipcased Hardcover
Criado por: Kurt Busiek e George Pérez
Editado em 2005 por DC Comics e Marvel Publications


Gato Fedorento: Fede mesmo !

Sim, eu sei... isto não é BD!
Mas eu tinha de ter este desabafo... há uns anos atrás (cerca de sete), fui apanhado numa operação STOP com excesso de alcool. Tinha 0,7 g/l , fica muito aquém de ser crime! Mas aqui o jeitoso apanhou inibição de condução de 1 mês e teve de pagar uma multa de 90 000 Escudos (450 € , na altura ganhava muito menos e o dinheiro valia muito mais, tive de pagar a prestações...). Bem, não me consegui safar! Parece que o Luisão do Benfica foi apanhado com um excesso de alcool que passava de 1,2g/l (que é crime) e safou-se com uma multita ligeira (ele ganha mais num mês do que aquilo que eu ganho num ano) , mas não tenho nada contra! Tinha conhecimentos e safou-se !
Agora, um tipo que faz parte de um grupo de artistas que APONTA O DEDO A TODA A GENTE QUE CONSIDERAM CORRUPTOS não é admissivel a mesma situação!

Constituição da República Portuguesa:
Artigo 13.º(Princípio da igualdade)1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.2. (...)

Este é um Princípio Constitucional que, pensei eu, era de aplicação a todos os tugas, sem excepção!Pensei, mas não devia ter pensado, porque se se for famoso, ou se se pertencer a um clube de futebol que até mereça as simpatias do julgador, as coisas não são bem assim.
O
JDQ – Gato Fedorento de apelido, cometeu um crime! O crime de “condução sob o efeito do alcool”, e a Lei é clara quando diz que: comete um crime, quem for encontrado a conduzir com uma taxa de alcoolémia no sangue, igual ou superior a 1,20g/l de sangue.Ora o José Diogo Quintela no dia 1.Jan.2008, foi apanhado a conduzir nessas condições, uma vez que após fiscalização, o aparelho (devidamente homologado) acusou a taxa de 1,60g/l.
E não me venham com a treta do “ai e tal, como foi a primeira vez aplicaram o regime do processo sumaríssimo, porque o procurador do Ministério Público e o Juiz de Instrução, concordaram que era a melhor via”.Uma merda é o que é, fosse o
José Diogo Quintela um Zé da Couves qualquer e lerpava com uma multa bem superior ao salário de um mês (e não com 400€ como foi o caso dele), e no mínimo com 3 meses de inibição de conduzir!!

Este Gato Fedorento fez com que eu nunca mais tencione ver Uma Especie de Magazine, um dos meus programas preferidos! Não iria achar nenhuma piada a um gajo que fala do diploma do Sócrates, dos presidentes de Junta, dos presidentes de Câmara, nos presidentes dos clubes de futebol, nos tráficos de influências, nos agentes da autoridade que não cumprem o seu dever, no Alberto João Jardim, etc, apontando o dedo e gozando com alegada corrupção e tráfico de influências ligadas a estas a estas pessoas ou instituições, e acabam por ser corruptos ou traficar influências também !
Esse tipo devia pensar bem antes de fazer tal! Tendo um programa televisivo daqueles, só tinha de se aguentar à "bronca"!
Para mim esse programa de televisão passou a ser " Uma Espécie de Hipocrisia"
Ufa... já desabafei!
Fica aqui o link do O Inferno da Diabba onde terão também outro desabafo ( o texto de cor azul, é parte do post da Diabba)!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Lost Girls Collected


Será esta a obra de Banda Desenhada mais controversa dos últimos anos? Provavelmente é! O Sr Alan Moore brinda-nos com uma estória, desenhada e pintada por Melinda Gebbie, em que Alice (Alice no País das Maravilhas), Dorothy (O Feiticeiro de Oz) e Wendy (Peter Pan) se encontram já adultas num hotel onde partilham as suas aventuras sexuais! Alan Moore disse numa entrevista acerca deste livro, classificado por ele próprio como pornografia, que o sexo estava considerado um género inferior neste tipo de arte... portanto eu tenho de depreender que Alan Moore tentou com esta obra elevar este tipo de Banda Desenhada para um patamar superior. Bom ... tenho a dizer que se não fosse o peso do nome de Alan Moore este livro nunca tinha sido editado! As três estrelas femininas do livro fazem questão em chocar o leitor, temos sexo muito explícito delas com outros conhecidos destas três estórias da nossa infância, temos sexo muito explícito entre elas e temos sexo muito explícito entre eles... isto para além de Alice e Dorothy serem viciadas em Ópio e Láudano! A estória está muito bem escrita por este senhor, que é tambem o autor de Watchmen, Liga dos Extraordinários Cavalheiros, V de Vendetta, Promothea e Swampthing entre outros! A nivel da arte, Melinda Gebbie penso que desenhou esta estória de uma maneira "infantil" (tudo pintado a lápis de cor) propositadamente! A única coisa que eu vou dizer sobre o enredo do livro é que não deixa ninguem indiferente! Ou se gosta, ou se sente repulsa, ou então se fecha o livro repentinamente após a leitura dos primeiros dois primeiros capítulos! Para se conseguir ler o livro o leitor tem de se livrar de todos (todos mesmo) os preconceitos existentes!
Este livro teve de passar no "teste de Miller" (teste para verificar se existe conteúdo pedófilo), mas mesmo assim as livrarias dos EUA não têm normalmente este livro em stock, uma vez que têm medo de serem processadas por venderem "obscenidades", apenas o fazem por encomenda! Mas não foi o único problema, a nivel de copyright (Wendy - Peter Pan) também houve entraves e por isso o livro foi posto fora de circulação na Grã-Brtanha (problema para ser resolvido durante o ano de 2008).
Para finalizar, Alan Moore e Melinda Gebbie casaram-se durante a fase de criação artística! (eheheheh)
Ahh... e também quero dizer que é o livro mais luxuoso a nível de acabamentos, capas , etc. que eu tenho! É simplesmente fantástico!
Ahh... e também não ponho nenhuma página do interior para ninguem marcar este Blog como sendo de "conteúdo impróprio"...

Slipcased Hardcover
Criado por: Alan Moore e Melinda Gebbie
Editado em 26 de Agosto de 2006 por Top Shelf Productions

Nota : 8,5 em 10

domingo, 6 de janeiro de 2008

Virgin Comics



Esta editora quer ser diferente e eu acho que está a conseguir! Depois dos títulos com base na mitologia Indiana (Ramayan, Devi, Snake Woman, Shakti entre outros), traz agora o grande heroi da revista Eagle na década de 60 : Dan Dare, o piloto espacial da altura (não se lembram dele no saudoso Mundo de Aventuras?) e Shadow Hunter que tem a particularidade de a protagonista ser baseada "fisicamente" na actiz porno Jenna Jameson (escusam de fazer cara de parvos!). E tenho de dizer... ela fica mesmo bem na pele da personagem (ehehehe). Nunca li, mas para quem tenha curiosidade tem aqui o link : http://www.virgincomics.com/jenna.html (cliquem que está giro).

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

GIRLS: The Complete Collection Deluxe Hardcover Numbered & Signed


Elas são belas, elas são de sexo fácil, elas são perigosas... mortais!
Quando Ethan, jovem habitante de uma localidade rural perdida no meio dos EUA, depois de uma grande e problemática bebedeira no bar da aldeia, e de ser expulso violentamente deste, encontra uma bela rapariga nua e ferida no meio da estrada. O que é que acontece ? Leva-a para casa para tratar dos ferimentos da pobre moça, e estando naquela fase da vida de um rapaz em que as hormonas estão em alta... ora , não se pensa duas vezes... o problema é de manhã em que ele descobre que a jovem pôs uns quantos ovos (sim, ovos) na sua casa de banho ! O problema maior ainda não tinha acontecido... dos ovos nascem mais umas quantas belas e completamente iguais raparigas. Mas pior, elas atacam mortalmente e de mãos nuas, toda e qualquer mulher que lhes surja no horizonte, ao murro, à dentada, enfim... conforme calha, mas sempre selvaticamente e sem remorso! Mas ainda pior, a aldeia (Pennystown) fica "fechada" ao exterior por um gigantesco campo de força semi-esférico, em que de fora para dentro não se consegue ver nada, e nada funciona ao nivel das telecomunicações! Querem ainda pior ? Na tentativa de fuga um dos aldeões cai e é apanhado pelas "jeitosas"... o que é que ele fez ? Ora, o desgraçado nunca tinha estado tão perto de uma rapariga tão bela e tão fácil! Façam a conta aos ovos... elas são gentis para qualquer homem, mas para as mulheres ... bem...
Agora que fiz uma pequena introdução a esta obra de 624 páginas, quero dizer que as relações entre os habitantes que vão sobrevivendo sofrem transformações drásticas! As relações são amplificadas, positivamente ou negativamente conforme o caso, as diferenças sexuais e psicológicas entre homens e mulheres sofrem dramáticas confrontações, a estória dá voltas e reviravoltas... enfim, um grande livro em todas as suas vertentes! Os irmãos Luna estão de parabéns.
Na realidade este livro é muito dificil de classificar, é um drama, é um thriller psicológico, tem a sua parte romântica, a sua parte de sci-fi e um absoluto terror cómico !


P.S. : Os meus parabéns à Image Comics que conseguiu editar e vender nos EUA uma série de 24 comics (aqui reunidos nesta compilação), com cenas de nudez não censurada! Afinal, chego à conclusão que a Marvel e a DC apenas não têm coragem, preferindo jogar com o puritanismo instaurado ao nivel da censura, apenas para não ter aborrecimentos!

Slipcased Hardcover
Criado por: Joshua Luna e Jonathan Luna
Editado em Novembro de 2007 por Image Comics
Comprado em Forbidden Planet
Nota : 10 em 10

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]