quinta-feira, 31 de julho de 2008

Green Lantern: The Sinestro Corps War Vol. 2


A guerra dos anéis continua aqui, e continua épica! Aconselho sempre a leitura de outros posts mais antigos: Green Lantern, de Geoff Johns e Green Lantern: The Sinestro Corps War Vol. 1, para melhor compreenção desta review.


Continua a violenta batalha entre os Green Lanterns e Yellow Lanterns Corps. A batalha torna-se ultra violenta ao redor do planeta vivo Mogo, local onde são "fabricados" e direcionados os novos anéis verdes, devido à alteração de uma das leis dos Lanterna Verdes: a partir daquele momento poderiam atacar com força mortal qualquer Lanterna Amarelo. A partir do momento que o Green Lantern Corps pode atacar com força total, a batalha inverte o sentido, e as forças de Sinestro têm de recuar! Hal Jordan tinha partido em direcção à Terra para buscar reforços, quando é informado de que a próxima batalha entre as forças do "poder da vontade" (verde) e "poder do medo" (amarelo) iria ter lugar exactamente no seu planeta natal: a Terra...
Acontecem três combates épicos, e com desfechos diferentes: entre Hal Jordan e Sinestro, Superman-Prime e Sodom Yat (novo portador de Ion), Anti-Monitor contra todos (Liga da Justiça e Green Lantern Corps, incluindo os Guardiões!). Não vou fazer spoiler disto... mas que valem a pena, valem!
Hal Jordan é informado por Ganthet da profecia "Blackest Night" e da futura existência da guerra entre os portadores dos aneis, cujas cores seriam todas as do espectro luminoso, sendo que quanto mais longe do centro, mais influenciavam o seu portador! Os extremos seriam:
- Violeta: Amor
- Vermelho: Ódio
Sobre a profecia "Blackest Night" e os restantes aneis... terão de ler o livro!
Geoff Johns já disse que "Blackest Night" ainda iria ser mais épico! (Mas só sairá lá para 2010...)
Vou terminar dizendo que toda esta saga desde Green Lantern: Rebirth até aqui, é muito boa. A estória é muito sólida, Geoff Johns está em grande forma, e a arte de Ethan van Sciver e seus pares está extraordinária.
Boa leitura!


Hardcover
Criado por: Geoff Johns, Ethan Van Sciver, Peter Tomasi, Ivan Reis e David Gibbons
Editado em 2008 por DC Comics
Comprado em Amazon
Nota : 11 em 10

terça-feira, 29 de julho de 2008

Catwoman: When in Rome


Depois de "Batman: The Long Halloween" e "Batman: Dark Victory", a dupla Jeph Loeb (estória) e Tim Sale (desenho), juntou-se também para este livro, Catwoman: When in Rome. O título vem do dito "When in Rome, do as Romans do", ou seja "Em Roma sê Romano"... Selina viaja para Roma na estranha companhia do vilão Riddler, para descobrir alguma prova da identidade de seu pai, para isso quer encontrar-se com o chefe máximo da máfia Italiana. Conhece o assassino a soldo "The Blonde" que prepara o seu encontro com Don Verinni. Infelizmente este cai envenenado pelo veneno típico do Joker... para "embrulhar" a estória mais um pouco, o apartamento de Selina arde sem se saber por quê, é atacada pelo filho de Don Verinni com uma arma do Mister Freeze, um roubo seu tem uma tentativa frustrada de Cheetah para se apoderar do seu trabalho e de vez em quando tem pesadelos com Batman... com beijos à mistura, mas não é o Batman... é o Riddler!!! Isto dá a ideia de alguém andar a usar produtos do Scarecrow! Quem estará por detrás disto tudo? E no meio disto, qual é o papel do "The Blonde"?
Bem, será que a Catwoman, ou seja Selina Kyle, consegue provar que o chefe mafioso Carmine Falcone era seu pai?
A estória está interessante, mas só isso... a arte, não sei o que pensar! Tim Sale tanto consegue ser genial, como completamente desproporcional!

Hardcover
Criado por: Jeph Loeb e Tim Sale
Editado em 2005 por DC Comics
Comprado na Amazon
Nota : 7,5 em 10

domingo, 27 de julho de 2008

VI Troféus Central Comics : O Dia !


E já está! Cumpri pela primeira vez, e de seguida, com todos os grandes eventos da BD em Portugal: Amadora, Beja e Troféus Central Comics!
Falando dos Troféus Central Comics, que já foram distribuidos por seis vezes, estes têm um sentido especial para mim... pois foi o Portal Central Comics e a editora Devir que me fizeram voltar a interessar pelo mundo da BD, passados muitos anos de ausência desta arte na minha vida... isto está a parecer um bocadinho lamechas... eheheh
Outra das razões que fizeram com que estes Troféus Central Comics fossem "mais" especiais para mim, foi a minha inclusão no painel que escolheu os seis finalistas de cada categoria na primeira fase, ou seja antes da votação do público. Os outros elementos do júri foram o Hugo Jesus (livreiro e admnistrador do Portal de Banda Desenhada Central Comics), Daniel Maia (desenhador e ilustrador), Pedro Cleto
(crítico especializado) e Sara Figueiredo Costa (divulgadora de BD e ilustração). Depois da confusão do costume provocada pela loja concorrente à Central Comics no Porto, o Mundo Fantasma, em que, como de costume resolveu injuriar o jurí (esta aliteração foi bonita...) e desta vez comigo incluído, estes troféus foram um sucesso com o auditório da Casa da Animação do Porto completamente cheio, estando as escadas ocupadas com pessoas que não tinham lugar sentadas. Estes Troféus estão a pedir uma sala um pouco maior! Em relação ao despeito da casa concorrente do Porto, apenas tenho a dizer que considero triste que rotulem negativamente e grosseiramente pessoas que não conhecem e tentem rebaixar um evento que apenas quer dinamizar o nosso pequeno mundo da BD. Considero que a primeira fase foi limpa e clara nas escolhas e que a segunda teve o mesmo sucesso da primeira, pois os impressos de voto, eram muito fiáveis em relação a tentativas de viciar a votação. É claro que nem tudo é perfeito e para o ano será ainda melhor seguramente!
Para além dos lançamentos e exposições presentes, tive o prazer de conhecer pessoalmente o Daniel Maia, o Gustavo Carreira (Requiem - blog Gustavices ) e o artista Hugo Teixeira (Bang Bang) também sócio da loja de BD Asa Negra .
Deixo agora os vencedores dos Troféus Central Comics!
Melhor curta não editada em álbum:
- Adeus tristeza de Suza Monteiro (Venham+5)
Melhor projecto em BD:
- Série Documental VerBD (Pedro Moura)
Melhor Fanzine:
- Venham+5 (Bedeteca de Beja)
Melhor Revista:
- BDjornal (Pedranocharco)
Melhor Livro Técnico:
- Hergé, Filho de Tintim (Verbo Difusão)
Melhor Argumento Estrangeiro:
- Mike Mignola (Hellboy 4)
Melhor Argumento Nacional:
- José Carlos Fernandes (A Pior Banda do Mundo 6)
Melhor Desenho Estrangeiro:
- Frank Miller (Elektra – O Regresso)
Melhor Desenho Nacional:
- Luís Louro (O Corvo v3)
Melhor Cartoon Estrangeiro:
- Peanuts – Obra Completa 1957-1958 (v4) (Afrontamento)
Melhor Cartoon Nacional:
- Os Portugas no Dakar 2 (Plátano Editora)
Melhor Publicação Estrangeira:
- HellBoy 4 – A Mão Direita do Apocalipse (Devir/G-Floy)
Melhor Publicação Nacional:
- Obrigado, Patrão (Asa Edições)
Melhor Editora:
- Vitamina BD
Troféu Especial do Júri:
- Manuel Caldas (editor da Livros de Papel)

Como notas finais, adorei a apresentação do livro Murmúrios das Profundezas (que ainda não li...), e a postura da G-Floy mais a editora Afrontamento e a Verbo, que não enviaram um bilhetinho de agradecimentos, mas se fizeram representar. Menos bem esteve o apresentador que teve alguma dificuldade em representar o seu papel, felizmente o Daniel Maia serviu de rede.
O grafismo da apresentação projectada no ecran estava excelente (penso que foi o apresentador que o fez... neste campo, os meus parabéns!). Menos bem esteve também Manuel Caldas que iria receber o único prémio não sujeito à votação, o Troféu Especial do Jurí, não compareceu depois de ter dito que sim ...

Mais uma foto...

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Rapaces


Rapaces, mais uma grande série de BD europeia! Pela mão de Jean Dufaux (estória) e Enrico Marini (desenho) em 1998 o primeiro volume desta série ficou completo, sendo editado no mercado português pela Meribérica em 1999. A série é composta por quatro volumes e está toda editada em Portugal, os dois primeiros volumes pela já referida e extinta Meribérica, e os seguintes tomos pela ASA.
Este par criativo tem-se mostrado imbativel, pois Dufaux tem alcunha de "o Profícuo", devido há quantidadede criações de que é autor (ex. Jessica Blandy), e Marini é detentor de vários prémios (ex. Player One em Angoulême) e muitas criações famosas: "A Estrela do Deserto", "Gipsy" e "O Escorpião".
Neste "Rapaces" é bem visivel que Marini não se sujeita a fórmulas pré-estabelecidas e é bem visivel a vertente Franco-Belga misturada com Manga, isto para além da cor directa e sobretudo a partir do terceiro volume as cores base são o vermelho e o negro... isto para acompanhar uma estória sólida e diferente de Vampiros, sempre com muito erotismo, que está latente ao virar de cada página.
A estória gira ao redor dos irmãos Camila e Draco Molina, do jovem Aznar Akeba e da detective Vicky Lenore. No prmeiro volume são apresentados os personagens e algumas linhas de acção, no segundo descobrem-se os motivos, e as histórias particulares de cada um começam a misturar-se... para o terceiro volume temos muita acção, traição e misturas explosivas, ficando para o quarto o desenlace...
Esta é a estória da vingança da família Molina (isto está a ser dificil para mim, pois não quero fazer spoiler a potenciais interessado na série...) contra todo o mundo Vampiro... estes mandam no mundo, sendo a espécie Humana relegada para Jardins Zoológicos como vulgares animais em vias de extinção. Mas os Vampiros com tantos anos de decadência física começam a fraquejar...
É mais uma grande estória, ainda se conseguem arranjar facilmente os volumes da ASA, os da Meribérica já será mais complicado mas ainda se vêm com alguma frequência!
Boas leituras!

Softcover (Meribérica)/Hardcover (ASA)
Criado por Jean Dufaux e Enrico Marini
Editado entre 1999 e 2003 por Meribérica e ASA
Comprado na FNAC
Nota : 10 em 10

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Universal War One Vol.4: O Dilúvio


Finalmente esta série de culto tem a sua finalização agendada! Universal War One ( UW1 ) uma das grandes série de Ficção-Ciêntifica existentes no mundo da Banda desenhada, vai ter, como anunciado no post Edições BD Mania / Vitamina BD , a saída do sexto e último volume na Páscoa do próximo ano. Esta grande obra de FC de Denis Bajram tem finalmente novo desenvolvimento, eu tinha apontado a saída deste livro para o princípio de 2008 (ou fim de 2007) num post mais antigo, Universal War One ( UW1 ), mas tal só vai ocorrer agora no fim de Setembro.
Continua a saga da Esquadrilha Purgatory, agora dividida depois de Amina ter baleado em pleno asteróide ao redor de Urano o seu companheiro Milorad. Para relembrar... Milorad tinha tentado violar Amina anteriormente, e para situar-mos estes dois protagonistas, eles ficaram de fora aquando da destruição da estação orbital que formou "O Muro", devido ao despenhamento da nave de Amina. Relembrar que este "Muro" provocava uma contracção espaço-temporal enorme e na sua origem era tão fino quanto uma linha na sua origem! Ora, como esta estação orbitava Urano, acabou por cortar o planeta em dois!!!!
Aqui a Confederação Terrestre termina com as suas dúvidas quanto ao seu inimigo, as "Companhias Industriais de Colonização", CIC, e estas ficando desmascaradas ameaçam fazer à Terra o que fizeram a Urano, se o Governo Central da Terra não se render!
Bom... os restantes quatro membros da Esquadrilha Purgatory "surgiram" três dias no passado, junto a Titan (satélite de Saturno), derivado à destruição da fonte do wormhole que provocou toda a confusão no Sistema Solar. Ao saberem da ameaça das CIC, rumam clandestinos ao planeta de origem... a Terra!
Kate consegue arranjar maneira de obter uma larga soma de dinheiro, visto que para viajarem incógnitos precisariam de passaportes falsos... assim Kate, Kalish, "Mário" e Williamson rumam à Terra para tentar localizar a estação destruidora de planetas! Gostei do pormenor de irem comprar uma nave velha... um Space Shutlle !!!
Agora, será que vão ser bem sucedidos? Para saberem isso terão que ler mais este excelente desenvolvimento da série. Vou lembrar novamente os outros três volumes desta série:
- Génesis
- O Fruto do Conhecimento
- Caim e Abel

Só uma explicação... eu tenho este livro, porque sendo um indefectivel fan da série e porque andei sempre a perguntar quando saía este volume, o editor da Vitamina BD teve comigo esta amabilidade, mas como já tinha dito no post Edições BD Mania / Vitamina BD , só sairá para distribuição em Setembro. Obrigado !
Recomendo, boa leitura!
PS: Leiam o prefácio de Denis Bajram... é muito interessante!

Hardcover
Criado por Denis Bajram
Editado em 2008 por Vitamina BD
Comprado na BD Mania
Nota : 11 em 10

domingo, 20 de julho de 2008

VI Troféus Central Comics


Este ano vai decorrer na Casa da Animação do Porto mais um evento de entrega dos sextos Troféus Central Comics. O popular portal de Banda Desenhada e relacionados, tem a decorrer há já algum tempo a votação da 2ª fase deste evento, ou seja a votação! Sendo estes os dois últimos dias para se votar (dia 21, segunda-feira, acaba), irei deixar aqui alguns links para o efeito:
- Para conhecer os candidatos por categoria e votar clique aqui!
- Para conhecer os regulamentos têm este link : Procedimentos & Metodologia da Votação.
No dia 26 vai decorrer a entrega dos prémios e naturalmente espera-se que seja um sucesso, para isso existe uma programação excelente para quem gosta de Banda Desenhada.

Este ano, a Cerimónia de Entrega dos troféus será no dia 26 de Julho (sábado), pelas 16h, na Casa da Animação do Porto, situada perto do Palácio de Cristal.A organização tem preparado um evento variado, encabeçado pelo anúncio dos vencedores do VI Trófeus Central Comics , que também conta para já com exposições de Manuel Morgado, Marco Mendes, Roberto Macedo Alves, e dos projectos All-Girlz e Murmúrios das Profundezas. Serão também atribuídas as insígnias ao Curso de BD promovido pela Casa da Animação e coordenado por Paulo Patrício, e projectadas as curtas-metragens de animação “O Menino Triste”, “Melodia Amarga”, junto com uma antestreia cinematográfica. Estão igualmente previstos lançamentos oficiais e apresentações de projectos.
____________________________________________________________________________________
É obrigatório o preenchimento da zona de dados pessoais, não apenas para validação do boletim e para segurança do concurso mas também para habilitar o leitor ao sorteio do cabaz de oferta, este ano cortesia da Central Comics e da Castello Lopes.
O período de votação é de 26 Junho a 21 de Julho.


Em cor azul está um Copy & Paste do programa disponivel, até agora, para os amante de BD usufruirem neste dia de festa! Deixo aqui o link do Portal Central Comics
Comparece! É um dia de festa da BD ! Um dos lançamentos vai ser este :


Murmúrios das Profundezas

:)



sexta-feira, 18 de julho de 2008

Edições BD Mania / Vitamina BD


Como o prometido é devido, apresento a capa do 3º volume dos Astonishing X-Men, que vai sair para o fim de Setembro e lá mais em baixo fica também a capa d´O Diabo dos Sete Mares (primeira parte de duas), de Hermann! Este irá ser editado em Outubro.
Em relação aos Astonishing X-Men Vol.4, está apontada a sua edição para o fim do ano, terminando assim a "run" Joss Whedon / John Cassaday!
Também lá mais para o fim do ano será editado o Volume nº5 da série Universal War One, ficando o 6º desta série para o primeiro semestre de 2009, finalizando a série! O quarto volume, O Dilúvio, será editado em fins de Setembro.
Para vos dar só boas noticias, que eu tenho de agradecer ao editor Pedro Silva, em princípio a série Senda terá o seu 6º volume também para o fim do ano!
Korrigans está prestes a sair o 3º volume... a BD na nossa língua vai ter bastantes álbuns editados este ano, são ou não são boas notícias??

Boas leituras!!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Astonishing X-Men: Vol.1 (Regresso) e Vol.2 (Perigo)


A BD Mania edita de uma vez só um ano inteirinho de Astonishing X-Men da "run" de Joss Whedon (Buffy, A Caçadora de Vampiros e Firefly/Serenity) e John Cassaday ( Planetary)!
No prmeiro volume, "Regresso", Whedon agarra-nos à narrativa de uma maneira viciante, pois sendo ele um fan do Universo X-Men, respeita a sua "mitologia" e não se dispersa com muitos mutantes no jogo... cria uma pequena equipa, com alguns "pesos-pesados" e ainda vai recuperar o mutante que "deu a vida" para curar os portadores do gene "X" do virus Legado. Com uma pequena equipa é mais fácil a um bom escritor fazer o detalhe psicológico da trama e é isso que acontece! Whedon lentamente e com pequenos pormenores deixados aqui e acolá, vai envolvendo o leitor de maneira a que não se consegue deixar de ler! Para além disso não é chato... tem sempre uns "gags" espalhados um pouco por todo o livro. Assim neste livro de apresentação temos como linhas principais: uma "cura" para o gene "X", o ressuscitar de um gigante e depois no meio disto tudo aparecem uns extra-terrestres, aliados a uma obscura facção da Shield para assuntos extraterrenos, que querem eliminar todos os X-Men por razões que vocês só vão saber se comprarem o livro!
No segundo livro, "Perigo", continuam as linhas de acção do primeiro volume, mas com um desenvolvimento muito importante... devido à "cura" forçada de um estudante,
Wing, este não suporta o que lhe aconteceu e suicida-se na sala de perigo... este acto vai catapultar a estória para outro nivel!
Falando de John Cassaday, é na verdade um dos grandes desenhadores da actualidade! Esta é a minha opinião, e não vale a pena dizer mais nada... o detalhe gráfico que ele pôs em Planetary transpôs para estes Astonishing X-Men. Esta dupla era só para fazer um ano de X-Men, mas o sucesso foi tão grande que foi contrado mais um ano. Toda esta "run" com estes dois criadores vai ser editada em português pela BD Mania. Portanto é aproveitar!
A capa "provisória" do volume nº3, com o nome "Sob Ataque" será apresentada neste blog amanhã à noite! Tenho de dizer que estas edições estão muito boas mesmo.
Falta-me dizer que os X-Men têm um espião, ou talvez mais que um! Um saberemos quem é neste segundo volume...







Hardcover
Criado por: Joss Whedon e John Cassaday
Editado em Julho de 2008 por BD Mania (original da Marvel)
Comprado na Tabacaria 202 do Centro Comercial Galerias do Alto da Barra
Nota : 10 em 10

segunda-feira, 14 de julho de 2008

O Terceiro Testamento


Mais uma grande série de BD completamente editada na nossa língua! Infelizmente a editora Witloof já não existe, mas pelo menos conseguiu oferecer duas pérolas ao nosso pequeno mercado de BD em português: "O terceiro Testamento" e "Sambre", esta última também será sujeita a post!
Eu penso que esta série fica lindamente depois de "Revelações", ou seja, mais uma intriga religiosa! Para além disso, quem gostou do filme "Em Nome da Rosa" vai adorar esta série... (porque é que será que teimam em por as feições do Sean Connery em tudo o que é série deste género??)
Esta série é formada por quatro livros:
- Marcos ou o Despertar do Leão
- Mateus ou a Face do Anjo
- Lucas ou o Sopro do Touro
- João ou o Dia do Corvo

A intriga começa com o julgamento inquisitório do Conde de Marbourg, ele próprio um inquisidor mas caído em desgraça por perseguir quem não devia... é salvo pelos seus amigos (e inimigos também, pois está-lhe destinado um lugar de destaque no futuro de seus adversários...). É convidado passados vinte anos (dado como morto num incêndio) pelo seu amigo o Arcebispo d´Elsenor, que lhe vai confiar uma investigação. Infelizmente os perversos "homens do Corvo", assim lhes chamei eu quando li pela 1ª vez o livro (risos), acabam por assassinar este Arcebispo e Conrad foge com a filha adoptiva deste, Elisabeth d´Elsenor. Estes partem rumo a uma grande aventura com muita intriga, ficção, meias-verdades, Templários... enfim tudo o que uma estória com muitos codex e cadernos religiosos proibidos nos pode oferecer, e no cerne disto tudo temos Julius da Samaria e os seus escritos, que levavam ao Terceiro Testamento e à 13ª tribo de Israel!
Já perceberam que adorei esta estória, mas ainda não disse que a arte de Alex Alice é fenomenal! E as cores... meu Deus, as cores são celestiais! (Convêm este tipo de arranjo, com palavras deste género numa estória com muitos motivos religiosos) eheheh...
Já agora, de notar que as datas são sempre referentes à datação utilizada nos Cadernos de d´Elsenor (são verdadeiros), em que o Ano Novo era fixado no dia de Páscoa... isto até 1564 em França! Curiosidades...
Eu recomendo vivamente esta série, é muito boa e encontram-na a preços de super saldo, visto que Witloof já não existe!
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Alex Alice e Xavier Dorison
Editado entre 2000 e 2004 por Witloof (original pelas Éditions Glénat)
Comprado na Bertrandt
Nota : 10 em 10

sábado, 12 de julho de 2008

Revelações


De volta aos comentários e a lembrar aos distraídos que por cá também se edita BD, em português, e boa!
E não há fome que não dê em fartura... a BD Mania edita sem respirar quatro livros!! Quatro!! Ele foram dois TPB (Wanted e este Revelações) e dois excelentes HC (Astonishing X-Men, "Regresso" e "Perigo"). Estes livros, e não me perguntem porquê, foram distribuídos apenas para papelarias/tabacarias. Não sei se irão ter distribuição para livrarias e lojas especializadas também (se o editor Pedro Silva assim o entender, poderá "botar faladura" neste cantinho acerca desta dúvida).

Bom, em relação a Revelações (e desculpem ter saltado a lista das "Próximas Críticas", mas não resisti...) fiquei com uma relação de amor/ódio. E porquê? Porque adorei a história e depois o final... foi "estranho"! A estória de Jenkins tem ritmo, por vezes consegue surpreender o leitor com desenvolvimentos de que não se estava à espera e ... depois o final que me pareceu forçado para "caber" na estrutura normal de uma mini-série Norte-Americana, ou seja, seis comics (revistas)! Pena, pois eu penso que se fossem sete ou oito números Paul Jenkins poderia "estender" melhor o fim deste thriller!

A história conta como o detetive Charlie Northern (solteiro, fumador e apreciador de "teorias da conspiração") é envolvido numa trama dentro do próprio Vaticano! O primeiro Cardeal na linha de sucessão para ocupar o lugar do moribundo Papa, morre misteriosamente... aqui um amigo de infância de Charlie viaja para Londres, para se encontrar com o referido detetive. É o Cardeal Marcel Leclair que lhe pede ajuda para solucionar o misterioso suicídio/assasinato de um Cardeal, que mesmo depois de morto alguém tentou ainda esfaquear.

Aqui a trama ganha velocidade e adensa-se o mistério! Quem são os adoradores de Satã? Porquê matar um morto? Qual é o papel no meio disto tudo do Cardeal Toscianni? E a bela contabilista Lucille Pellicia, afinal quem é ela? E o 4º segredo de Fátima? Para responder a isto tudo deverão adquirir este livro num quiosque perto de si!

Agora uma palavra para a arte de um autor, de que eu na generalidade não gosto, Humberto Ramos! Decididamente não gosto da arte dele na Marvel, ou seja, no que toca a super-heróis. Agora neste tipo de registo surpreendeu-me positivamente, continua a não ser dos meus autores de eleição, mas aqui gostei! A cor está excelente, parabéns a Leonardo Olea. A pontuação podia ser melhor, não fosse o final...
Boas leituras!

PS: A linguagem usada neste livro, embora não tão forte como em Wanted, não é para leitores abaixo dos 15/16 anos! Minha opinião, claro. Está uma recomendação na contra-capa acerca deste assunto, assim como no livro Wanted (a recomendação está muito pequena, por isso não reparei...)

Softcover (TPB)
Criado por: Paul Jenkins e Humberto Ramos
Editado em 2008 por BD Mania (original pela Dark Horse)

Ilustração: Woman por Frank Cho


E agora a última desta série de três!
Espero que estas minhas férias vos tenham agradado, e que esta "coisa" dos posts programados tenha funcionado!
:-)

sexta-feira, 11 de julho de 2008

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Ilustração: Woman por Frank Cho


Os dois posts anteriores foram programados como este, e assim irão ser os próximos dois (visto estar de férias), por isso desculpem a minha falta de diálogo nas Bongadas (comentários...).
Com este serão três as ilustrações de Frank Cho que eu irei postar. Espero que vos agradem!

terça-feira, 8 de julho de 2008

1º Aniversário !


Viva!
O primeiro aniversário deste blog!!!! Foram muitos posts e muitos livros, espero que vos tenha agradado tanto quanto a mim!

Neste exacto minuto faz um aninho certo da minha primeira review: Snake Woman !

sábado, 5 de julho de 2008

Wanted


Bem... esta edição da BD Mania "sofreu" uma série de reviews nos blogs amigos da BD, portanto eu não me vou alongar muito.
Vou apenas dar a minha opinião sucinta sobre o livro e porei os links de três blogs que já fizeram crítica exaustiva sobre o assunto.
Primeiro ponto: a "linguagem" e violência! Atenção aos pais, tios e avós que queiram oferecer um livro de BD aos mais pequenos. Este livro, apesar de ser de super seres não é de alguma maneira leitura para menores de 16 anos (digo eu)... não, não tem sexo explícito, mas esse não é o único parâmetro de decisão quanto à idade própria para uma qualquer obra. O livro contêm muita violência, alguma dela gratuita e uma linguagem muito agressiva! A página exposta é a prova disso...
Posto isto tenho de dizer que é um dos melhores livros que li nos últimos tempos em português! Grande Mark Millar nos textos, grande JG Jones no desenho e grande Paul Mounts na cor.
Quanto aos links prometidos:
Área Negativa
Reféns da BD
Notas Bedéfilas
Se me esqueci de algum não foi por mal...
Boa leitura!

Softcover (TPB)
Criado por: Mark Millar, J G Jones e Paul Mounts
Editado em 2008 por BD Mania (original pela Top Cow)
Comprado na Press Linha Oeiras Parque
Nota: 9 em 10

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Mother Sarah


Obra japonesa de Katsuhiro Otomo (narrativa) e Takumi Nagayasu (arte). Destes dois conhecemos por cá o primeiro, pois é também autor da série "Akira" que teve publicação integral pela Meribérica. Infelizmente "Mother Sarah" não teve essa sorte e ficou-se pelos três volumes publicados em português, penso que os preços absurdos de lançamento também não ajudaram... agora estão a preços de saldo, e embora sejam apenas três por cá, valem a pena!
A edição tem o tamanho de um TPB americano normal e lê-se de maneira ocidental, não está ao "contrário". Como na generalidade dos mangas, apenas as primeiras páginas e a capa do livro são a cores, sendo todo o resto a p&b... mas um p&b excepcional! Tem todas as caracteristicas de um manga: detalhe e "velocidade"!
Novamente Katsuhiro Otomo (大友克洋) retoma um cenário pós-apocalipse (como em Akira) e com muito sucesso, pois a acção é avalassadora e junta com a arte do veterano Takumi Nagayasu (匠長泰), riquíssima em detalhe e sensibilidade conseguem prender o leitor irresistivelmente, até que no fim surge a frase "ora bolas!" porque acabou em português e em inglês não se consegue obter... Apesar de tudo o terceiro volume acaba de uma maneira que não deixa o leitor a vociferar, pois acaba um ciclo por ali.
No que diz respeito à estória, a Terra está praticamente inabitável devido a um conflito nuclear e a raça Humana teve de se refugiar em gigantescas estações orbitais. A guerra entre as duas facções rivais Époque e Mother Earth surge devido à descoberta de que se despoletasse uma bomba de grande potência, mas de pouca
radiação no polo norte, o respectivo hemisfério gelaria mas o hemisfério sul tornar-se-ia habitável! A bomba, apesar de não autorizada, foi lançadas por extremistas da Époque mas, segundo os cientistas, só passados três anos é que se poderia voltar à Terra... as acções de terrorismo por extremistas das duas facções provocam um retorno à Terra antes de tempo, e é aqui que Sarah vê a morte do marido e no meio da confusão é separada dos seus filhos. Aqui começa a saga de Sarah em busca dos filhos perdidos...
Foram editados em Portugal:
- Regresso à Terra
- A Cidade das Crianças
- Manipulações

Nunca foram editados em Portugal:
- Sacrificies
- Suspicion
- Deserters
- Peace Talks
- Betrayal
- Deflagration

Não vou fazer a scan a páginas interiores, pois temo pela integridade destes TPB, a cola parece-me muito seca e estaladiça (até parece que estou a falar de comida...). Ficarão com aquela que eu tirei no post sobre Manga , é a única página a p&b deste post de Maio/2008!
Boas leituras !
Este é a última review antes das férias (vivam as férias!), mas vou deixar algumas coisas programadas para os visitantes deste bloguezinho!

Softcover (TPB)
Criado por: 大友克洋 e 匠長泰
Editado entre 2000 e 2003 por Meribérica (original por 講談社(株)
Comprado na Bertrandt
Nota: 7,5 em 10

terça-feira, 1 de julho de 2008

Sky.Doll 3: A Cidade Branca


Sky.Doll... grande série editada entre nós pela Vitamina BD e da autoria de Barbara Canepa e Alessandro Barbucci, que já faz parte da minha prateleira há uns anos!
Acho que é a altura de fazer umas reviews de algumas séries de qualidade que foram editadas em Portugal e em que os volumes editados cá são os que existem lá fora! Isto é raro no nosso panorama BD e há poucos exemplos disso... d´outros exemplos irei falar mais para a frente.
Esta série tem editados três volumes, e vou repisar: em todo o mundo, ou seja ... Portugal acompanha internacionalmente esta série, e são:
- A Cidade Amarela
- Aqua
- A Cidade Branca
Este post vai incidir sobre o terceiro volume, se quiserem saber o que está para trás terão de comprar... eheheh
Bom... resumidamente, Noa, a nosssa heroína, depois das aventuras/desventuras em Aqua continua na companhia de Roy e Jahu, sendo estes convidados do programa de super audiência de Frida Decibel, chamem-lhe Teresa Guilherme ou Júlia Pinheiro, os ingredientes são os mesmos. Durante a preparação para a entrevista dos "heróis" de Aqua acirra-se a luta entre os seguidores da Papisa Ludovica, no poder, contra os acólitos de Agape, irmã de Ludovica e assassinada por esta, segundo se pensa... Os seguidores de Agape entram armados na estação de TV de Frida e atiram a matar sobre Roy! Aqui, e perantes as câmaras, Noa faz outro milagre ressuscitando Roy... os seguidores de Agape pensam ter encontrado a encarnação da sua santa! Bom, afinal o trio consegue fugir com uma quarta personagem, Cleopatra, fan de Jahu e que por "acaso" também é filha de Frida Decibel!
Assim os heróis desta saga politico/religiosa conseguem fugir das garras da Papisa usurpadora, Ludovica, e dos fanáticos seguidores de Agape!
Os livros desta série para além de apresentarem um grande detalhe, tanto na arte como na narrativa, são também muito equilibrados entre estas duas vertentes que formam um livro de Banda Desenhada.
Para quem desconfia sempre da descontinuação das séries em Português, foi-me dito pelo editor da Vitamina BD, Pedro Silva, que mal saia um novo livro é para editar também em Português! Também tenho de dizer que foi das primeiras escolhas para edição da Marvel nos EUA, ao abrigo da sua parceria com a Soleil.
Recomendo, e está na nossa Língua!
Boa leitura

Hardcover
Criado por: Barbara Canepa e Alessandro Barbucci
Editado entre 2002 e 2006 por Vitamina BD (original por Soleil Productions)
Comprado na FNAC, Bulhosa e Central Comics
Nota : 8,5 em 10

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]