segunda-feira, 31 de Janeiro de 2011

Angoulême 2011 - A Cidade


Esta cidade de Angoulême não tem só BD para mostrar! Tem os seus monumentos e ruas típicas. Neste post irei fazer uma vista geral sobre esta agradável localidade!
A câmara albergou a exposição Le Monde de Troy, a igreja Saint Martial uma exposição de BD educativa sobre a evolução, o museu da cidade uma exposição sobre a BDs contadas no espaço do Egipto antigo e as ruas... as ruas são espectaculares! Murais sobre murais, bem pensados ao contrário de 95% dos graffiti que conspurcam as nossas ruas.
As pessoas são extremamente simpáticas e atenciosas, todo o esquema montado no festival está fácil de entender para um turista como eu que não sabe falar francês. A BD está presente em galerias comerciais, cafés, restaurantes, supermercados, farmácias, vende-se em quase todo o lado!
Este é na realidade um local onde a BD é rainha! Panfletos indicativos não nos deixam perder nada sobre o festival e quase todos os pólos deste grande festival são acessíveis a pé sem algum problema, excepto o Museu da BD e o espaço Barou. De qualquer maneira a organização põe à disposição dos visitantes autocarros sem custo de bilhete para quem deseje visitar os locais mais distantes, ou que que não queira andar a pé!
A comida era boa, a cerveja assim/assim e o café e a água horríveis...
De notar que os nomes das ruas se encontravam em forma de balões de Banda Desenhada!
Estive com o Hugo Teixeira, a Maria José (ASA) e marido, Nelson Dona e Lígia (Amadora BD),João Amaral e respectiva mulher e a melhor das companhias: a minha mulher, mais conhecida aqui na net por Diabba!
Quando saí do hotel na quinta feira a cidade estava a acordar para o festival, mas já com bastante gente na rua, aproveitando eu para visitar mais sossegadamente a cidade. De dia para dia aumentava consideravelmente o número de visitantes, chegando a Sábado em que quase não se conseguia andar em nenhum local onde se encontrasse BD!
Ficam algumas fotos da cidade!












Ólhó o Hugo!





Estas foram fotos da Câmara Municipal de Angoulême onde se encontrava a exposição dos "Le Monde de Troy"!





Uma Farmácia!





Estátua de Hergé.







Igreja de Saint Martial onde havia mais uma exposição de BD!











Algumas ruas de Angoulême.









Arredores de Angoulême.













Um detalhe do mural anterior!










Espero que tenham gostado das fotos da cidade de Angoulême!!
Boas leituras!

sexta-feira, 28 de Janeiro de 2011

Angoulême 2011 - Le Monde de Troy


Exposição espectacular na Câmara de Angoulême!
Esta exposição retracta o universo de Troy, universo este construído por Christophe Arleston (textos) e Didier Tarquin (arte). O primeiro volume desta série foi editado em português pela Devir há uns anos e tem o título de "Lanfeust de Troy: O Marfim de Magohamoth". Infelizmente esta série de super sucesso ficou-se pelo primeiro volume porque os portugueses mais uma vez não aderiram... perdem aqueles que não sabem francês!
A primeira série deste mundo em expansão chama-se Lanfeust de Troy, seguindo-se a esta todo um conjunto de novas séries paralelas que enriqueceram os universo de Troy e fizeram as delícias dos muitos milhares de amantes desta grande saga. Assim temos:

Lanfeust de Troy -1- L'ivoire du Magohamoth
Lanfeust de Troy -2- Thanos l'incongru
Lanfeust de Troy -3- Castel Or-Azur
Lanfeust de Troy -4- Le paladin d'Eckmül
Lanfeust de Troy -5- Le frisson de l'Haruspice
Lanfeust de Troy -6- Cixi impératrice 10/1998
Lanfeust de Troy -7- Les pétaures se cachent pour mourir
Lanfeust de Troy -8- La bête fabuleuse

Lanfeust des Étoiles -1- Un, deux... Troy
Lanfeust des Étoiles -2- Les tours de Meirrion
Lanfeust des Étoiles -3- Les sables d'Abraxar
Lanfeust des Étoiles -4- Les buveurs de mondes
Lanfeust des Étoiles -5- La chevauchée des bactéries
Lanfeust des Étoiles -6- Le râle du flibustier
Lanfeust des Étoiles -7- Le secret des Dolphantes
Lanfeust des Étoiles -8- Le sang des comètes

Lanfeust Odyssey -1- L'énigme Or-Azur - (1)
Lanfeust Odyssey -2- L'énigme Or-Azur - (2)

Gnomes de Troy -1- Humour rural
Gnomes de Troy -2- Sales mômes

Trolls de Troy -1- Histoires trolles
Trolls de Troy -2- Le scalp du vénérable
Trolls de Troy -3- Comme un vol de pétaures
Trolls de Troy -4- Le feu occulte
Trolls de Troy -5- Les maléfices de la thaumaturge
Trolls de Troy -6- Trolls dans la brume
Trolls de Troy -7- Plume de sage
Trolls de Troy -8- Rock'N Troll Attitude
Trolls de Troy -9- Les prisonniers du Darshan (I)
Trolls de Troy -10- Les enragés du Darshan (II)
Trolls de Troy -11- Trollympiades
Trolls de Troy -12- Sang famille (I)
Trolls de Troy -13- La guerre des gloutons (II)
Trolls de Troy -14- L'histoire de Waha

Les Conquérants de Troy -1- Exil à Port-Fleuri
Les Conquérants de Troy -2- Eckmül le bûcheron

Les Guerrières de Troy -1- Yquem le généreux

Cixi de Troy -1- Le secret de Cixi (I)
Cixi de Troy -2- Le secret de Cixi (II)

Les Légendes de Troy -1- Les Chevaucheurs des vents
Les Légendes de Troy -2- La Cité engloutie

Como podem verificar, nenhuma série chega a este nível de quantidade de edições (41 até agora) se não tiver qualidade, e não for ao encontro do público!
A exposição tem pranchas, armas, artefactos mágicos, posters gigantes, quadros adaptados a figuras da série, cabanas em tamanho real, estátuas gigantes, bustos, pequenos bonecos, mapas, etc... tudo super completo para adultos e crianças obterem o mesmo prazer, embora com entendimentos diferentes!

Será essa a razão daquela exposição estar a abarrotar de gente durante todo o dia? Bem, o que é bem feito terá sempre meio caminho andado para ser um sucesso, mas para o sucesso completo precisamos do público! Público que gosta de arte e a aprecia! E não posso deixar de referir a diferença de actuação dos professores das várias turmas de estudantes que eu vi em Angoulême, e o respectivo interesse que vi por parte dos alunos. Nada a ver com os congéneres portugueses... nem uns, nem outros!


Eu convido os leitores a verem as fotos desta extraordinária exposição. É a única coisa que posso fazer! As fotos que eu tirei não são as melhores (a quantidade de público não dava tréguas), mas acho que podem fazer uma ideia.


















Aqui vocês percebem a minha dificuldade em tirar fotografias! Isto estava sempre assim, tinha de esperar que educadamente as pessoas parassem para eu conseguir tirar uma foto.
Esta exposição tinha no seu final uma super-banca de livros desta saga, as duas últimas imagens referem-se a esta zona de propósito. Eu fui dos primeiros a entrar nesta área de vendas da exposição e tirei uma foto (a seguinte), dois minutos depois tirei outra... conseguem reconhecer aquela sala? Pois é a mesma, mas completamente cheia de compradores! É esta a diferença entre nós e os outros... nós preferimos roupas de marca e telemóveis de última geração, outros preferem cultura. Os preços são os mesmos das nossas livrarias!





Boas leituras!

quinta-feira, 27 de Janeiro de 2011

Angoulême 2011 - 1º Dia


Ahhh... pois é!
Já cá estou desde ontem (mas net, só hoje)!
:)
Depois de umas horas de avião e de TGV cheguei a esta pacata cidade que vive e respira BD!
A BD está presente em todo o lado, desde cabeleireiros, farmácias a lojas de roupa! Não há dúvida que esta cidade é a capital mundial da BD.
Fica só uma foto minha com um Troll para marcar o acontecimento! Posso dizer que esta exposição - Le Monde de Troy - é espectacular e irá ter um lugar de destaque neste blog.
Amanhã vai haver mais!
(Tenho aqui na mão o convite para ir ver a ante-estreia mundial do filme "Largo Winch", mas o francês não é o meu forte...)
:P

Boas leituras!

terça-feira, 25 de Janeiro de 2011

Lançamento ASA: Armazém Central Vol.3 - Os Homens


A terceira obra editada a ser editada este mês é a continuação de Armazém Central, uma história realista do quotidiano rural do Quebeque nos anos 20. Tem a assinatura de Régis Loisel e Jean-Louis Tripp.
Estão editados em português os dois primeiros volumes, pela ASA. São eles:
- Marie
- Serge
Fica um pequeno press release feito pela ASA:


ARMAZÉM CENTRAL - Os Homens (tomo 3)

“É uma história realista do quotidiano rural do Quebeque, passada nos primeiros anos do século passado. No fim do Inverno, os madeireiros regressam finalmente a Notre-Dame-des-Lacs e descobrem que Serge, um estranho para eles, é muito apreciado pelos habitantes que ficaram na aldeia. Como vão eles aceitar a “intromissão” deste homem que foi recolhido por Marie?”



Boas leituras!

Lançamento ASA: Dragon Ball Vol.4 & 5


A ASA dá o pontapé de saída este ano com 3 livros. Destes, dois são referentes à famosa série Manga: Dragon Ball!
Fica um pequeno press release da ASA:


DRAGON BALL 4 – O Torneio dos Melhores

“Continuam as eliminatórias no Torneio de Artes Marciais. Krillin e Yamcha são vencidos por Jackie Chun, (um participante desconhecido, que é nem mais nem menos que o Tartaruga Genial disfarçado). Goku vence o monstro Giran, o índio Nam e consegue chegar à final. Ficam frente a frente Goku e o seu mestre. Será que Goku vai descobrir a falsa identidade de Jackie Chun? “
P.V.P. – 9,60€


DRAGON BALL 5 – A Temível Torre Músculo

“Continua a decorrer o Torneio de Artes Marciais para encontrar o grande vencedor. Após vários combates, a Lua aparece e Goku transforma-se, mas o seu mestre consegue ultrapassar o problema e vencer o Grande Torneio. Goku decide então ir à procura da bola de dragão que o seu avô lhe tinha deixado e acaba por ter de enfrentar o poderoso exército da Red Ribbon… “
P.V.P. – 9,60€

Boas leituras!

segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011

Sorriam!


De volta para muitos mais posts sobre BD e assuntos agregados!
Começo este ano com um pouco de humor, porque dizem que a vida está má...
Amanhã terão direito a outro post, e isto porque se tudo correr bem na quarta-feira rumarei a Angolême para o maior festival de Banda Desenhada do mundo!
Assim fiquem com este Batman e o amigo cogumelo...




Boas leituras!