sexta-feira, 27 de maio de 2011

Desafio Zakarella: Conclusão


Foram tantas e tão boas as colaborações no "Desafio Zakarella", que eu não evito em sentir-me orgulhoso!
:)
Parabéns a todos, e depois de muita violência conjugal, eu e a Diabba lá elegemos os vencedores, e os oito que levaríamos para Beja.
O meu muito obrigado a todos sem excepção!

Vejam neste link os dois vencedores do desafio: Desafio Zakarella: Conclusão
(Sim... eu apliquei um filtro para vocês não conseguirem ver aqui...
:P

PS: desculpem, mas houve uma falha de agendamento destes dois posts programados... este no Leituras de BD, que funcionou, e outro no blog da Zakarella que não funcionou!
Agora a falha está reparada!
;)
Deixa o teu comentário

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Autores: Liam Sharp


Liam Sharp é um artista inglês que acabou por vingar no mercado norte-americano, começando a sua carreira onde quase todos os desenhadores ingleses começam, ou seja na revista 2000 AD. Isto aconteceu em 1980. Durante uns tempos aprendeu com o grande artista Don Lawrence, autor da mítica série “Storm”, seguindo depois pelo seu próprio passo em séries como Judge Dredd. A oportunidade chegou quando começou a trabalhar para a Marvel UK na série Death’s Head II, seguindo depois disso para a aventura norte-americana propriamente dita.
Para este mercado pôs a sua assinatura em títulos como Superman, Batman, Spider-Man, Man-Thing e X-Men entre outros.
Também trabalhou para títulos bem menos “mainstream” como Death Dealer do grande Frank Frazetta, ou Goth da editora de títulos mais adultos Verotik. Passou também pela Vertigo (Testament) encontrando-se agora a desenhar Gears of War para a Wildstorm.
Detêm uma editora própria em conjunto com a sua mulher, a “Mam Tor”, onde publicou um Art Book da sua autoria.
Também trabalhou num crossover Vampirella / Witchblade - Trilogy que na realidade não gostei… foi dos piores livros que tive na minha prateleira até hoje!
Tudo isto para dizer que Liam Sharp vai estar este fim de semana no VII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, onde irá dar autógrafos e como é hábito neste festival com certeza que confraternizará com os visitantes que se deslocaram ao Alentejo.
No blog Notas Bedéfilas também têm informação sobre outro dos autores estrangeiros que se deslocará a Beja: Ivo Milazzo (autor de Ken Parker)




Para verem a programação do Festival de Beja têm estes links no meu blog:
VII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (com imagens)
ou
VII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (sem imagens, mas mais informação)

Boas leituras e divirtam-se em Beja!
Deixa o teu comentário

Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem: Às Quintas Falamos de BD


A seguir a mais um percalço do Blogger, finalmente estou apto a voltar às publicações neste Blog!

O Leituras de BD irá estar presente no último encontro, promovido pelo CNBDI "Às Quintas Falamos de BD"!
Este blog estará representado para falar sobre a divulgação da Banda Desenhada, sobretudo na forma de plataforma "virtual", como por exemplo Blogues e Redes Sociais.
Estarão presentes nesta mesa Luís Guerreiro, azulejista artístico, os autores João Amaral, José Pires e José Ruy e os divulgadores de BD Nuno Amado e Nuno Neves.
O texto seguinte foi enviado pelo CNBDI:

Caros Amigos,

No próximo dia 26 de Abril, pelas 21h00, no CNBDI, realiza-se o Encontro Novos Caminhos para a BD.
Esta iniciativa encerra o programa de encontros Às Quintas Falamos de BD, que o CNBDI organiza desde Fevereiro todas as últimas quintas-feiras de cada mês e conta com a participação de Luís Guerreiro, azulejista artístico, e os autores João Amaral, José Pires e José Ruy e os divulgadores de BD Nuno Amado e Nuno Neves.
Neste encontro de Maio pretende-se abordar os vários processos de criação artística da banda desenhada, através da exploração das diversas formas de fazer BD e ferramentas disponíveis, apresentando os diferentes suportes que os autores escolheram para as suas narrativas gráficas.

Na próxima 5ª feira convidamo-lo a tomar café connosco.
Apareça, contamos consigo.



Assim, quem estiver com a disposição de se deslocar até à Amadora será bem vindo, e espero que a discussão seja boa, informativa e útil para quem comparecer!

Boas leituras!
Deixa o teu comentário

terça-feira, 24 de maio de 2011

Lançamento Zona: Zona Gráfica 2


A aventura "Zona" continua, e não dá sinais de esmorecer!
Excelente projecto de dinamização dos nossos autores, que de outra forma muito dificilmente veriam os seus trabalhos editados, aproveita mais um evento para lançar um novo número: o Zona Gráfica 2.
Há um ano atrás neste mesmo festival foi lançado o Zona Gráfica, e vai fazer dois anos que saiu o Zona Zero. Os dinamizadores do projecto estão definitivamente de parabéns!
Fica o press release:

ZONA GRÁFICA 2
A Zona Gráfica 2 surge um ano após o lançamento da sua antecessora: a Zona Gráfica que foi lançada em dois volumes, um a cores e outro a preto e branco, no ano passado.
Este novo número será apresentado no Festival de BD de Beja, evento que está ligado ao “pontapé de saída” do projecto Zona em 2009, com a chegada da Zona Zero.
São, desta vez, 68 páginas a preto e branco sem um tema
específico mas com várias técnicas e abordagens gráficas.
A capa é de Pedro Carvalho, assim como a entrevista desta edição, e além de autores já habituais conta ainda com outros que fazem a sua estreia, muitos deles brasileiros.

FICHA TECNICA
CONTACTOS
Zona Gráfica 2, 27 x 19 cm;
capa a cores, com badanas;
68 pág. impressas P&B;
Maio 2011; PVP: 9€.
www.zonabd.blogspot.com
zona.bd@gmail.com

O PROJECTO ZONA
O projecto Zona foi fundado em 2009 e tem como objectivo principal o desenvolvimento e divulgação de banda desenhada e ilustração em Portugal. O projecto encontra-se no entanto aberto a participações de outras expressões artísticas, tais como fotografia ou prosa, por exemplo.
Este projecto tem contado com um amplo leque de colaborações de autores Portugueses e também com participações internacionais oriundas do Brasil, Argentina,
Estados Unidos e Espanha. Um dos objectivos principais é dar a conhecer novos autores, disponibilizando uma plataforma que permita dar maior visibilidade ao seu trabalho.
A Zona é actualmente editada por André Oliveira, Fil e Miguel Peres, através da Associação Tentáculo, uma associação cultural com o objectivo de apoiar este e outros
projectos, oficializando assim um caso de sucesso de colaboração entre autores.

ASSOCIACÃO TENTÁCULO
Inaugurada em Julho de 2010, a Associação Tentáculo, de cariz artístico e cultural, tem vindo a albergar e motivar o plano de jovens criadores de banda desenhada e ilustração na criação de novos suportes e desafios de exposição
comercial. Impulsionado pelo Projecto Zona, uma revista de banda desenhada e ilustração participante em variadas exposições nacionais, reuniu uma bolsa de artistas nacionais e internacionais que têm vindo a fundamentar um avanço
criativo e de colaboração entre amigos e desconhecidos movidos pela mesma missão: criar até cair.
associacaotentaculo@gmail.com

AUTORES PARTICIPANTES
Pedro Carvalho, Ricardo Reis, Carlos Páscoa, João Amaral, Fil, Vinicius Posteraro, Ricardo Sousa,
Carla Rodrigues, JB Martins, Xico Santos, Marcelo Saravá, Igor Shin, Alexandre Manoel
Matheus Moura, Abel, Luís Lourenço Lopes, Tiago Pimentel, André Araújo, André Oliveira, Cari Shrine

Outras "Zonas" aqui no Leituras de BD:
Zona 0
Zona Negra
Zona Fantástica
Zona Gráfica
Zona Negra 2

Boas leituras!
Deixa o teu comentário

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dark Horse Presents: As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy (1)


As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy chegam definitivamente ao mercado Norte-Americano em Outubro pela mão da Dark Horse!
A aventura de Filipe Melo, Juan Cavia e Santiago Villa com Dog Mendonça e Pizzaboy iniciou-se com As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy editadas em 2010 pela Tinta-da-China, e vai ter este ano a sua continuação. Espera-se que o segundo volume saia este ano, apesar de alguns percalços, sendo a imagem de topo uma possível capa.
Para além disso a Dark Horse para celebrar este seu aniversário da publicação Dark Horse Presents, vai incluir uma estória em três partes de oito páginas cada uma do Pizzaboy. Esta irá ser publicada em Outubro, Novembro e Dezembro na colectânea Dark Horse Presents. A aventura na Dark Horse irá ser uma prequela à estória do primeiro volume, em que seguimos a infância do Dog Mendonça em Tondela: a história vai desde o início do século até à actualidade. É uma espécie de livro de memórias do Dog Mendonça.
A imagem à esquerda é a página oito da primeira parte.
A Dark Horse é responsável por êxitos como Hellboy, Sin City, Star Wars, Aliens ou Akira, sendo uma das maiores empresas de BD independente da actualidade. Para celebrar o 25º aniversário da editora, será lançada uma nova antologia intitulada Dark Horse Presents. Este foi o título da série que inaugurou a Dark Horse em 1986 e foi aqui que Sin City viu a sua primeira edição. Vinte e cinco anos depois, a editora promete uma nova versão da linha, com 25 números. Entre outros autores, terá participações de Frank Miller (que aqui iniciará a sequela de 300 intitulada "Xerxes"), Mike Mignola (Hellboy) e Dave Gibbons (Watchmen).
Parabéns ao Dog Mendonça e Pizzaboy que conseguiram furar, e entrar, no meio destas celebridades!

Boas leituras!
Deixa o teu comentário

sábado, 21 de maio de 2011

VII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja


Fica aqui em modo simples e sem imagens todo o programa do próximo FIBDB, o sétimo!
Se quiserem ver imagens e ilustrações cliquem no seguinte link:

VII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja

Na sexta feira, dia 27 de Maio, lá estarei!
:)


VII FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA

PROGRAMAÇÃO PARALELA - DE 28 DE MAIO A 12 DE JUNHO




28 DE MAIO, SÁBADO

15h00 - ABERTURA DAS EXPOSIÇÕES NA CASA DA CULTURA, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE BEJA – JOSÉ SARAMAGO, NO MUSEU JORGE VIEIRA - CASA DAS ARTES E MUSEU REGIONAL DE BEJA
LANÇAMENTO DO SPLAFT!, CATÁLOGO DO FESTIVAL




CASA DA CULTURA

BEDETECA DE BEJA 1º ANDAR, ALA ESQUERDA
15H45 - LANÇAMENTO DA REVISTA ZONA GRÁFICA 2 (ASSOCIAÇÃO TENTÁCULO), COM FIL E ANDRÉ OLIVEIRA
16H00 - DOIS DEDOS DE CONVERSA - JOÃO MIGUEL LAMEIRAS COM LOUSTAL
16H30 - LANÇAMENTO DO LIVRO MUNDOS EM SEGUNDA MÃO (MMMNNNRRRG), DE ALEKSANDAR ZOGRAF, COM MARCOS FARRAJOTA E COM O AUTOR
16H45 - LANÇAMENTO DO JORNAL BDJORNAL N.º 27, E DO LIVRO LI MOONFACE (PEDRANOCHARCO), DE FERNANDO RELVAS, COM JORGE MACHADO-DIAS E COM O AUTOR
17H00 - DOIS DEDOS DE CONVERSA - JORGE MACHADO-DIAS COM FERNANDO RELVAS
17H30 - DOIS DEDOS DE CONVERSA - PEDRO MOTA COM IVO MILAZZO

CAFETARIA R/C, ALA DIREITA
DAS 16H30 ÀS 17H00 - VISITAS GUIADAS ÀS EXPOSIÇÕES – JOSÉ CARLOS FRANCISCO E PEDRO MOTA COM IVO MILAZZO (Encontro na cafetaria)
DAS17h00 ÀS 17h30 - VISITAS GUIADAS ÀS EXPOSIÇÕES - SARA FIGUEIREDO COSTA COM PABLO AULADELL (Encontro na cafetaria)

SALA DE ATELIÊS 1º ANDAR, ALA DIREITA
DAS 15H45 ÀS 17H00 - PORTFOLIO REVIEW COM LIAM SHARP, DESENHADOR DE BATMAN, HULK, SPAWN, SPIDER-MAN, E VENOM, ENTRE MUITOS OUTROS

JARDIM R/C, ALA ESQUERDA
DAS 15H00 ÀS 20H00 - OFICINAS LIVRES DE BANDA DESENHADA / BEDETECA AO AR LIVRE

MERCADO DO LIVRO EXTERIOR
DAS 15H00 ÀS 20H00 - MAIS DE 60 EDITORES REPRESENTADOS / 10 LOJAS (ASA NEGRA COMICS / DR KARTOON / INVICTA INDIE ARTS / KINGPIN BOOKS / LIVRARIA CONTRACAPA / MONGORHEAD COMICS / MUNDO FANTASMA / NCREATURES / O LOBO MAU / VOL) / WORKSHOP E MOSTRA DE MODELISMO COM JOÃO CALADO E SIMÃO MATOS (AMBA), E ALUNOS DO CLUBE DE MODELISMO DA ESCOLA MÁRIO BEIRÃO, DE BEJA / DESENHO DE MURAL AO VIVO, COM OS AUTORES DA ZONA / CARICATURA AO VIVO, COM OS AUTORES DA FECO / SESSÕES DE AUTÓGRAFOS COM OS AUTORES PRESENTES NO FESTIVAL / VENDA DE ORIGINAIS DE CARLOS PÁSCOA, SUSA MONTEIRO, VÉTE, VICTOR MESQUITA E VILAS, ENTRE OUTROS AUTORES / VENDA DE REVISTAS USADAS / MOSTRA DE TRABALHOS DO LEMON STUDIO – CLUBE DE MANGÁ, DA BEDETECA DE BEJA / VENDA DE CAMISOLAS ZAKARELLA / EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DO DESAFIO ZAKARELLA, PROMOVIDO PELO LEITURAS DE BD - READING COMICS / BANCA DA ESCOLA SUPERIOR E ARTÍSTICA DE GUIMARÃES – LICENCIATURA EM BANDA DESENHADA E ILUSTRAÇÃO (INFORMAÇÕES)

DAS 18H00 ÀS 19H00 - SESSÃO DE AUTÓGRAFOS “OFICIAL”, COM ALEKSANDER ZOGRAF, ANDREA BRUNO, BERNARDO CARVALHO, CARLOS RICO, FERNANDO RELVAS, FILIPE ANDRADE, INÊS FREITAS, IVO MILAZZO, JOÃO LEMOS, JOÃO MASCARENHAS, LIAM SHARP, LOUSTAL, NUNO PLATI, PABLO AULADELL, RICARDO CABRAL, RICARDO TÉRCIO, RUI LACAS, VICTOR MESQUITA E OUTROS AUTORES (Os autores representados nas exposições estarão nos locais assinalados para os autógrafos, fora deste horário, sempre que desejarem)




BIBLIOTECA MUNICIPAL DE BEJA - JOSÉ SARAMAGO

CAFETARIA 1º ANDAR,
DAS 15H45 ÀS 16H00 - APRESENTAÇÃO DA REVISTA BANZAI (NCREATURES), POR RICARDO ANDRADE
DAS 17H30 ÀS 19H00 - APRESENTAÇÃO DO LIVRO EDUCAÇÃO VISUAL ECO-NECESSÁRIA NA ADOLESCÊNCIA (MINERVACOIMBRA), POR ELISABETE SILVA OLIVEIRA

PÁTIO INTERIOR R/C
DAS 16H00 ÀS 17H30 - CONCURSO DE COSPLAY DA ANIPOP




TEATRO MUNICIPAL - PAX JULIA

CAFETARIA 1º ANDAR
21h45 - DOIS DEDOS DE CONVERSA - PEDRO MOTA COM VICTOR MESQUITA
DAS 22H15ÀS 22H30 - APRESENTAÇÃO DOS NOMEADOS PARA OS XI TROFÉUS CENTRAL COMICS, COM HUGO JESUS




GALERIA DO DESASSOSSEGO,

23H00 – FESTA NA GALERIA DO DESASSOSSEGO COM O CONCERTO DA BANDA ALEMÃ LA SUITE BIZARRE - PREÇO: 3,50 EUROS




BEDETECA DE BEJA

00H30 - LANÇAMENTO DO FANZINE VENHAM + 5 N.º 8, NA BEDETECA, SEGUIDO DE UMA PAVOROSA NOITE DE TERROR: EXIBIÇÃO DO PRIMEIRO FILME DE TERROR PORTUGUÊS, I’LL SEE YOU IN MY DREAMS, APRESENTADO PELO ASSUSTADOR PAULO MONTEIRO, SEGUIDO DE FILME SURPRESA APRESENTADO PELO SOMBRIO JOSÉ CARLOS OLIVEIRA
02H30 - CEIA - CALDO VERDE HORRIPILANTE NA SINISTRA BEDETECA (E, EVENTUALMENTE, INFERNAIS SANDES COM LINGUIÇA)
DAS 03H00 ÀS 04H30 - MAIS UM FILME SURPRESA, DESTA VEZ APRESENTADO PELO TENEBROSO HÉLDER CASTILHO
5h00 -RECOLHA AO SEPULCRO






29 DE MAIO, DOMINGO




10H00 - REABERTURA DO FESTIVAL, NA CASA DA CULTURA (Para os outros núcleos, consultar horários)

11H00 - VISITA GUIADA AO CENTRO HISTÓRICO COM FLORIVAL BAIÔA MONTEIRO – ENCONTRO NO LARGO DO MUSEU REGIONAL DE BEJA




CASA DA CULTURA

BEDETECA 1º ANDAR, ALA ESQUERDA
14H45 - APRESENTAÇÃO DO PROJECTO OBSCURUM NOCTURNUS, COM DIOGO CARVALHO
15H00 - LANÇAMENTO DO LIVRO FUTURO PRIMITIVO (CHILI COM CARNE), POR MARCOS FARRAJOTA, JOÃO CHAMBEL E JÚCIFER
15H15 – APRESENTAÇÃO DA REVISTA VOYAGER Nº.1,COM RUI RAMOS, DIOGO CARVALHO E SALVADOR POMBO
15H30 - DOIS DEDOS DE CONVERSA - TIAGO SÉRIO COM LIAM SHARP
16H00 - APRESENTAÇÃO DOS FANZINES FUNZIP N.º 6 E KZINE II, POR PAULO MARQUES E ANA SAÚDE, DO GRUPO ENTROPIA
16H15 – APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA “DOG” MENDONÇA PARA A DARK HORSE PRESENTS, POR FILIPE MELO
16H30 - DOIS DEDOS DE CONVERSA - O QUARTETO FANTÁSTICO À CONQUISTA DA AMÉRICA, COM FILIPE ANDRADE, JOÃO LEMOS, NUNO PLATI E RICARDO TÉRCIO
17H00 - DOIS DEDOS DE CONVERSA - ANA DE FREITAS COM CARLOS RICO
DAS 17H30 ÀS 18H00 - DOIS DEDOS DE CONVERSA - MARC FIGUEIREDO COM JOÃO MASCARENHAS
CAFETARIA R/C, ALA DIREITA
DAS 16H00 ÀS 17H00 - DOIS DEDOS DE CONVERSA - MARCOS FARRAJOTA COM ALEKSANDAR ZOGRAF E ANDREA BRUNO
DAS 17H00 ÀS 18H00 - VISITAS GUIADAS ÀS EXPOSIÇÕES - TIAGO SÉRIO COM LIAM SHARP (Encontro na cafetaria)

SALA DE ATELIÊS 1º ANDAR, ALA DIREITA
DAS 14H45 ÀS 16H00 - OFICINA DE BALONAGEM E LEGENDAGEM DIGITAL, POR HUGO JESUS

JARDIM R/C, ALA ESQUERDA
DAS 10H00 ÀS 20H00 - OFICINAS LIVRES DE BANDA DESENHADA / BEDETECA AO AR LIVRE

MERCADO DO LIVRO EXTERIOR
DAS 15H00 ÀS 20H00 - MAIS DE 60 EDITORES REPRESENTADOS / 10 LOJAS (ASA NEGRA COMICS / DR KARTOON / INVICTA INDIE ARTS / KINGPIN BOOKS / LIVRARIA CONTRACAPA / MONGORHEAD COMICS / MUNDO FANTASMA / NCREATURES / O LOBO MAU / VOL) / WORKSHOP E MOSTRA DE MODELISMO COM JOÃO CALADO E SIMÃO MATOS (AMBA), E ALUNOS DO CLUBE DE MODELISMO DA ESCOLA MÁRIO BEIRÃO, DE BEJA / DESENHO DE MURAL AO VIVO, COM OS AUTORES DA ZONA / CARICATURA AO VIVO, COM OS AUTORES DA FECO / SESSÕES DE AUTÓGRAFOS COM OS AUTORES PRESENTES NO FESTIVAL / VENDA DE ORIGINAIS DE CARLOS PÁSCOA, SUSA MONTEIRO, VÉTE, VICTOR MESQUITA E VILAS, ENTRE OUTROS AUTORES / VENDA DE REVISTAS USADAS / MOSTRA DE TRABALHOS DO LEMON STUDIO – CLUBE DE MANGÁ, DA BEDETECA DE BEJA / VENDA DE CAMISOLAS ZAKARELLA / EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DO DESAFIO ZAKARELLA, PROMOVIDO PELO LEITURAS DE BD - READING COMICS / BANCA DA ESCOLA SUPERIOR E ARTÍSTICA DE GUIMARÃES – LICENCIATURA EM BANDA DESENHADA E ILUSTRAÇÃO (INFORMAÇÕES)




TEATRO MUNICIPAL – PAX JULIA

AUDITÓRIO R/C
21H30 - EXIBIÇÃO DO FILME A MALDIÇÃO DO FARAÓ – AS AVENTURAS DE ADÈLE BLANC-SEC, DE LUC BESSON, BASEADO NA OBRA DE TARDI, APRESENTADO POR PAULO MONTEIRO - PREÇO: 3,00 EUROS




DIA 30 DE MAIO
SEGUNDA-FEIRA
BEDETECA DE BEJA - VISITAS GUIADAS PARA GRUPOS - DAS 9H00 ÀS 23H00



DIA 31 DE MAIO
TERÇA-FEIRA
BEDETECA DE BEJA - OURIÇO-DO-MAR – OFICINA DE BANDA DESENHADA, COM PAULO MONTEIRO - DOS 7 AOS 12 ANOS – DAS 19H30 ÀS 21H00



DIA 1DE JUNHO
QUARTA-FEIRA
GALERIA DO DESASSOSSEGO - NOITES DE POESIA - CINEMA DE ANIMAÇÃO – A PARTIR DAS 22H30



DIA 2 DE JUNHO
QUINTA-FEIRA
BEDETECA DE BEJA - CONVERSAS SOBRE CINEMA E BANDA DESENHADA, COM VÉTE – 21H30



DIA 3 DE JUNHO
SEXTA-FEIRA
BEDETECA DE BEJA - NOITE EXTRATERRESTRE, COM HÉLDER CASTILH0 - 21H30
KARAS – WARM UP SANTA MARIA SUMMER FEST, COM O DJ NUNO TRASHER - 23H30
DIA 4 DE JUNHO
SÁBADO
BEDETECA DE BEJA - MARATONA 12 HORAS A DESENHAR AO VIVO - DAS 14H00 ÀS 2H00



DIA 5 DE JUNHO
DOMINGO
BEDETECA DE BEJA - EXIBIÇÃO DO FILME O ENIGMA DO PORTAL – THRU THE MOEBIUS STRIP, DE GLENN CHAIKA, APRESENTADO POR PAULO NARCISO – 21H30



DIA 6 DE JUNHO
SEGUNDA-FEIRA
BEDETECA DE BEJA - VISITAS GUIADAS PARA GRUPOS - DAS 9H00 ÀS 23H00



DIA 7 DE JUNHO
TERÇA-FEIRA
BEDETECA DE BEJA - OURIÇO-DO-MAR – OFICINA DE BANDA DESENHADA, COM PAULO MONTEIRO - DOS 7 AOS 12 ANOS – DAS 19H30 ÀS 20H30



DIA 8 DE JUNHO
QUARTA-FEIRA
GALERIA DO DESASSOSSEGO - NOITES DE POESIA - GRAFITOSCÓPIO – DESENHO LIVRE A GRAFITE, COM PROJECÇÃO IMEDIATA – A PARTIR DAS 22H30



DIA 9 DE JUNHO
QUINTA-FEIRA
BEDETECA DE BEJA - TRAÇOS DO JAPÃO, SESSÃO DE ANIME DA NCREATURES - EXIBIÇÃO DO FILME STEAMBOY, DE KATSUHIRO OTOMO, COM APRESENTAÇÃO DE PAULO MONTEIRO – 21H30



DIA 10 DE JUNHO
SEXTA-FEIRA
GALERIA DO DESASSOSSEGO – CONCERTO – 23H00



DIA 11 DE JUNHO
SÁBADO
GALERIA DO DESASSOSSEGO – CONCERTO – 23H00



DIA 12 DE JUNHO
DOMINGO
CASA DA CULTURA – ENCONTRO – FESTA DE ENCERRAMENTO – 19H30
LANÇAMENTO DO FANZINE CAFÉ E CIGARROS N.º 2

_________________________________________________________________________________

EXPOSIÇÕES

Este ano, entre os dias 28 de Maio e 12 de Junho, Beja volta a transformar-se num ponto de encontro obrigatório para todos os que gostam de histórias em imagens (e não só).

São 17, as exposições de banda desenhada patentes ao público, mais de 60 autores de países como a Espanha, a França, a Itália, o Reino Unido e a Sérvia (além de Portugal, naturalmente), cerca de 70 editores representados no Mercado do Livro, e 15 dias de Programação Paralela a pensar em todos os gostos, com apresentação de projectos, cinema, conferências, cosplay, desenho ao vivo, lançamentos, maratona de desenho, oficinas, portfolio reviews, sessões de autógrafos, visitas guiadas, workshops, etc.

Como já é habitual o Festival estende-se por todo o centro histórico, partindo da Casa da Cultura (o núcleo central), para se estender até à Biblioteca Municipal, à Galeria do Desassossego, ao Museu Jorge Vieira - Casa das Artes, ao Museu Regional de Beja, e ao Pax Julia - Teatro Municipal.

15 dias de Festival, 15 dias sem descansar…


EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

ALEKSANDAR ZOGRAF – Sérvia

ANDREA BRUNO – Itália

BERNARDO CARVALHO (Ilustração) – Portugal

CARLOS RICO – Portugal

FERNANDO RELVAS – Portugal

INÊS FREITAS - Portugal

IVO MILAZZO – Itália

JOÃO MASCARENHAS – Portugal

LIAM SHARP - Reino Unido

LOUSTAL – França

PABLO AULADELL – Espanha

RICARDO CABRAL – Portugal

RUI LACAS – Portugal



EXPOSIÇÕES COLECTIVAS

À VOLTA DO MUNDO – Portugal
Com trabalhos os alunos das escolas de Albernoa, Baleizão, Beja, Beringel, Cabeça Gorda, Mombeja, Nossa Senhora das Neves, Quintos, Salvada, Santa Clara de Louredo, Santa Vitória, São Brissos, São Matias, Trigaches e Trindade

FUTURO PRIMITIVO – Portugal
Com Afonso Ferreira, Ana Menezes, Ana Ribeiro, André Coelho, André Lemos, André Ruivo, Andreia Rechena, Bráulio Amado, Bruno Borges, Cláudia Guerreiro, Daniel Lopes, David Campos, Filipe Quaresma, Inês Silva, Jarno Latva-Nikkola, Joana Pires, João Chambel, João Maio Pinto, João Ortega, João Paulo Nóbrega, John P-Cabasa, José Feitor, Jucifer / Pedro Brito, Lucas Almeida, Manuel Pereira, Marco Moreira, Marcos Farrajota, Margarida Borges, Mattias Elftorp / Sofia Lindh, Natália Andrade / Christina Casnellie, Nevada Hill, Ondina Pires, Pedro Sousa, Pedro Zamith, Pepedelrey, Rafael Gouveia, Ricardo Martins, Rita Braga, Rudolfo, Silas, Sílvia Rodrigues, Stealing Orchestra, Susa Monteiro, Uganda Lebre e Valério Bindi / MP5

PORTUGUESES NA MARVEL – Portugal
Com Filipe Andrade, João Lemos, Nuno Plati e Ricardo Tércio

VENHAM + 5 – Portugal
Com Agonia Sampaio, André Lima Araújo, António Pedro, Carlos Apolo Martins, Carlos Páscoa, Diniz Conefrey / Maria João Worm, Fil / Rui Alex, Inês Freitas, Luís Lourenço Lopes, Marco Silva,Sérgio Chaves / Kari Murakami, Sónia Oliveira, Teresa Câmara Pestana e Véte


OUTROS AUTORES PRESENTES

VICTOR MESQUITA - Portugal


Divirtam-se, e boas leituras!
Deixa o teu comentário

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Lançamento ASA: Asterix - Tudo Sobre... (Obelix, Cleopatra e Atrevidix)


No âmbito das comemorações dos 50 anos de Astérix a ASA vai editar uma série de livros inéditos, que contam a estória de algumas das personagens mais carismáticas do mundo dos irredutíveis gauleses. A colecção chama-se "Tudo sobre...".
São 18 livros e a ASA até ao fim do ano irá editar 9. O preço destes livros irá ser de 10,99 EUR, sendo os três primeiros comercializados a partir de 18 de Maio.
Fica a apresentação da ASA referente a estes três livros!

Resumo da colecção "Tudo sobre o Mundo de Asterix" (este nome fui eu que adaptei... a ASA que me desculpe a liberdade!)

Esta colecção é composta no total por 18 títulos, 9 dos quais publicaremos até ao final de 2011 (ano em que se comemoram os 50 anos de Astérix em Portugal);
Trata-se de uma colecção que, em França, foi reservada apenas à Edição em Clube (France Loisirs), não se encontrando disponível no circuito normal de livrarias;
Nesta colecção, através de textos e imagens que frequentemente fazem referência aos álbuns de BD, são retratadas as características dos principais personagens da série.


TUDO SOBRE OBÉLIX
(Imagem de topo)

Inseparável amigo de Astérix, a quem complementa na perfeição, Obélix é uma fonte inesgotável de “gags”. Espécie de criança crescida que manteve reacções infantis, percorre o mundo alegrando-o com os seus disparates e lançando-lhe um olhar ternamente incrédulo.
Pândego e brigão, caçador e excepcional dançarino, romântico inveterado, Obélix marca todas as suas aparições com o seu temperamento inesquecível.
Com ele, tudo é levado para a brincadeira e nunca se preocupa com as consequências, pois são os outros, todos os outros, que são “loucos”... Dir-se-ia que os efeitos da poção mágica lhe conferiram, para sempre, o encanto e a inocência da infância!


TUDO SOBRE CLEÓPATRA


Rainha pela graça divina e com fúrias assassinas, Cleópatra, a lendária soberana do Egipto, entrou em 1963 para o panteão das mais importantes personagens de BD.
Testemunha do talento da dupla Goscinny/Uderzo, esta colorida figura feminina pode dar-se ao luxo de ser caricaturada sem sacrificar a consistência de uma personalidade rica e complexa. Caprichosa, colérica e impetuosa, Cleópatra é também uma rainha leal e generosa, empenhada acima de tudo em defender a grandeza do seu povo submetido à dependência de Roma. Esta Cleópatra da banda desenhada dá a volta à História, de nariz empinado. Um nariz muito bonito, diga-se de passagem, mas isso é outra história...


TUDO SOBRE ATREVIDIX


Uma chegada repentina a bordo de um espampanante carro desportivo, agitadas sessões de dança, um comportamento rebelde, um visual descuidado... A entrada do jovem luteciano Atrevidix na aldeia dos Irredutíveis Gauleses não passa despercebida!
Na época em que o “ié-ié”, os “mods” e outros “betinhos aburguesados” povoam a França de De Gaulle, a juventude oriunda do “baby-boom” usa o confronto de gerações para gracejar com os nossos heróis. Sobrinho do chefe Matasétix, Atrevidix é “despachado” para a Armórica pelo pai, para que se torne um verdadeiro guerreiro gaulês. E isto não vai ser fácil... Obstinados, Astérix e Obélix inventam o “coaching” à moda antiga. Os resultados são diversos e variados, mas as gargalhadas são garantidas!


Boas leituras
Deixa o teu comentário

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Assassino Vol.3: A Dívida / Vol.4: Laços de Sangue


O Assassino, Le Tueur no original, é um excelente “Thriller” criados pelos autores franceses Matz (textos) e Jacamon (desenho). Foram editados pela Booktree os dois primeiros volumes à volta de dez anos, não tendo tido nenhum desenvolvimento desde essa altura. Felizmente a ASA pegou no Assassino e aproveitando a série Os Incontornáveis da BD em parceria com o jornal O Público, publicou no décimo segundo, e último, volume dessa série o terceiro e quarto volumes colectados em conjunto. Os volumes editados pela Booktree são:
- Debaixo de Mira
- Engrenagem
A estória que Matz projectou está muito bem conseguida, o perfil do assassino frio (mas não cruel), metódico (mas não psicótico) que quer parar por um pouco, para poder viver um pouco como qualquer indivíduo comum e tentar saborear um pouco da vida, embora lhe seja muito difícil, pois existe sempre uma ponta solta que o impede de atingir essa pequena felicidade…
O excelente desenho e cor de Jacamon compõe o resto! A sua arte é forte assim como as suas personagens, mas no seu desenho nada é deixado ao acaso. Por vezes o detalhe com que constrói determinada página ou vinheta não deixa muito à imaginação do leitor! O seu desenho e a sua cor mesclam-se harmoniosamente numa paleta de cores muito bem conseguida. Por tudo isto O Assassino vale a pena ler e apreciar.
Ele é frio, calculista, não deixa nada ao acaso nos seus “trabalhos” não se importando em saber quem o contrata ou porquê. Querem que alguém desapareça completamente? Ele é o homem certo! Apesar disto tudo consegue criar empatia no leitor, pois para todos os efeitos ele faz o seu trabalho desapaixonadamente… é apenas uma profissão! Mas nos seus muitos monólogos ou pensamentos vai sempre deixando criar a ilusão no leitor que quer mudar de vida, quer ter uma vida normal… Não se pense que ele é um “anti-herói”, porque não o é. As suas acções são frias e bem premeditadas… profissionais. Mas Matz consegue que a estória se entranhe no leitor, ficando este sempre com a esperança que o assassino se torne num homem bom, só que este homem não o é! Apesar disso, nos seus pensamentos, lá vai deixando um rastro de esperança relativamente a uma mudança na sua vida. Para isso muito contribui uma personagem por quem eu me apaixonei logo: a jovem que o vai acompanhando quase sem falar, mas sempre muito presente. Não o questiona, está apenas ali ao lado dele. É ela que o faz sonhar em abandonar a solidão da carreira de assassino, poder viver um pouco… mas as coisas nunca correm de feição, o passado deixa sempre marcas, que se fazem sentir no presente de uma vida como aquela, e o Assassino quer proteger os seus novos amigos: “ela”, o polícia despedido e o filho do traficante, e produtor de droga. No final deste quarto volume percebe-se que o próximo será jogado com mais personagens e que a intriga se vai aprofundar.
Boa série esta, para quem gosta do romance policial negro!
Já agora informo que a Paramount comprou os direitos desta série, O Assassino para adaptação ao cinema. O realizador será David Fincher (Alien 3, Fight Club, Zodic, Panic Room e Seven); a produção estará a cargo da Brad Pitt’s Plan B Entertainment e de Alexandra Milchan; o argumento será de Alessandro Camon.

Boas leituras!

Softcover
Criado por Matz e Jacamon
Editado em 2011 pela ASA/O Público
Nota : 9 em 10
Deixa o teu comentário

quarta-feira, 18 de maio de 2011

As Águias de Roma - Livro I


Marini está a tornar-se num dos meus autores e eleição! Todas as séries editadas em português, à excepção de Gipsy, estão nas minhas prateleiras e é notável a sua evolução como artista. Marini tem a sua assinatura n’O Escorpião, Rapaces, Gipsy e A Estrela do Deserto. Penso que são todos os que estão editados em português (agora mais este Águias de Roma…), com a grande diferença de que neste título é também o autor dos textos.
As Águias de Roma vêm na senda de Murena, Império Romano mas enquanto esta se passa nos primeiros anos depois de Cristo, Águias de Roma passa-se antes.
Esta série está ainda no segundo livro no original em França, ficando a ASA com a série “em dia” para o próximo mês com a saída do Livro II, se nada correr mal.
Penso que Enrico Marini se saiu muito bem com esta aventura como autor do argumento e guião. É agradável de ler, bem compassado entre cenas de algum humor e outras de violência extrema. Já li críticas em relação à linguagem e às cenas de sexo… bem, acho a linguagem perfeitamente normal dentro daquele contexto, e as cenas de sexo… estávamos em Roma! Ora… Toda a gente sabe como os romanos gostavam de brincar com a carne, e não eram esquisitos quanto ao sexo do parceiro! Penso que as cenas de sexo estão perfeitamente dentro do contexto, assim como a “linguagem”.
Quanto à arte, que é que se pode dizer… que é muito boa? Claro! Melhor que nos volumes do Escorpião que estão editados em português, e as melhorias em relação aos traços fisionómicos são muito boas! Marini já se está a libertar da expressão de Draco Molina e de sua Irmã Camila! Vê-se bem o esforço que ele fez para procurar novas fisionomias, e acho que não se saiu mal, inclusivamente os corpos femininos já não têm aquela “chapa” característica das mulheres de Rapaces e do Escorpião.
Quanto à estória propriamente dita, inicia-se durante a infância de Ermanamer. Os povos germânicos estão a ser conquistados pelos romanos, e príncipes destes bárbaros são enviados para Roma como “reféns” para garantirem as alianças entre romanos e germânicos.
Em Roma o jovem Marco cujo pai, um valoroso soldado romano mas agora incapaz de combater, possuía largas propriedades, e estava casado com uma princesa germânica, tendo assim sangue bárbaro nas veias também. Conhece Ermanamer durante um encontro entre o seu pai e o Imperador. Ermanamer, é filho de um príncipe, e também rumou para Roma para garantir a aliança entre o seu pai e o Império. Conhecem-se no átrio, e a primeira coisa que fazem é travarem-se de razões fisicamente… O Imperador dá o nome romano de Arminio a Ermanamer e confia a educação do jovem príncipe germânico ao pai de Marco, Tito Valério Falco.
Os dois rapazes sempre que podem pegam-se, mas a mão pesado do romano castiga-os sem piedade… no meio desta férrea recruta os dois jovens criam laços de profunda amizade, e respeito. Quanto ao resto… está no livro!
:P
Aconselho!

Boas leituras!

Hardcover
Criado por Enrico Marini
Editado em 2011 pela ASA
Nota : 9 em 10
Deixa o teu comentário

terça-feira, 17 de maio de 2011

Lançamento ASA: Tintin Rumo à Lua - Explorando a Lua - O Caso Girassol


Aproveitando o embalo do primeiro trailer do Tintin (poster no topo), divulgo aqui mais três livros desta série reeditada pela ASA em formato mais pequeno e compacto. Já estão à venda e são os números 16, 17 e 18!
Esta fase do Tintin é aquela pela qual eu tenho mais carinho, porque foi com o Tintin na Lua que eu conheci a Banda Desenhada e adorei os desenhos animados, também do Tintin na Lua, que davam na televisão quando eu tinha 8 anos, a preto e branco e na RTP (só havia um canal nesta altura :P).
Fica a informação da ASA sobre os três livros, e o link para o primeiro trailer do filme de Steven Spielberg e Peter Jackson: Les Aventures de Tintin : Le Secret de la Licorne
O link encontra-se no final do post...

Coleção: TINTIN

TINTIN – RUMO À LUA


Ao regressar do país do Ouro Negro, o capitão Haddock fica a saber que o professor Girassol partira havia três semanas com um estrangeiro desconhecido. Logo em seguida recebe um telegrama do professor, no qual diz que se encontra na Sildávia e pede ao capitão e ao Tintin para lá irem ter com ele. Os dois partem de imediato. No aeroporto da capital da Sildávia, um motorista espera-os e leva-os para o que parece ser uma instalação militar ultra-secreta. Lá encontram o professor a trabalhar num foguetão a bordo do qual partirá rumo à Lua. E ele quer que Tintin e Haddock participem na expedição! Nem é preciso dizer que Dupond e Dupont aparecem desastradamente para tratarem da segurança dos três. Enquanto isso, agentes de uma potência inimiga fazem de tudo para roubar o projecto e sabotar a expedição da Sildávia.



TINTIN - EXPLORANDO A LUA


Os inimigos da Sildávia fracassam, e a expedição liderada pelo professor Girassol finalmente consegue partir. Mas, estranhamente, também agentes estrangeiros, fazem de tudo para que a expedição seja bem sucedida. Porque será que eles desejam tanto que o foguetão chegue à Lua? Os perigos que os nossos astronautas vão enfrentar durante a viagem não serão nada comparados com aquilo que os espera na Lua…



TINTIN - O CASO GIRASSOL


Nesta aventura, uma série de misteriosos acontecimentos assombra o castelo de Moulinsart. Vidros e espelhos que se partem de repente, copos que se estilhaçam e as preciosas louças da colecção do capitão ficam em pedaços. Para piorar, ouvem-se tiros no parque. Guiados por Milu, o capitão e Tintin encontram um homem ferido, caído numa moita. No meio desta confusão, o professor Girassol viaja para a Suíça e, após a sua partida, verifica-se que os estranhos acontecimentos cessam. Desconfiado, Tintin resolve visitar o laboratório do professor, onde encontra um mascarado, mas o homem consegue escapar. Pressentindo que Girassol possa estar em perigo, os nossos amigos partem para a Suíça. Mas não conseguem encontrar o professor. Escapam a atentados e ciladas, e na pista do Girassol, chegam à Bordúria, que é dominada por um tirano com planos sinistros em mente.


E o link para o trailer do filme é:
Les Aventures de Tintin : Le Secret de la Licorne

Outras passagens de Tintin neste blog:
Tintin Vol.1 - Tintin no País dos Sovietes
Tintin no Congo

Boas leituras!
Deixa o teu comentário

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Murena Vol.5: A Deusa Negra


E Nero está a ficar louco!
A ASA continua a série Murena entrando no seu segundo ciclo: O Ciclo da Esposa!
O argumento de Dufaux está cada vez melhor, gostei mais deste primeiro volume do 2º ciclo que dos anteriores. Está mais sólido, as teias urdidas entre os vários personagens estão ainda encobertas e ele só vai largando aos poucos o necessário para manter o interesse, ficando já eu a babar pelo próximo, pois os desenvolvimentos deste tomo fazem antever o fervilhar dos volumes seguintes! Será que é desta que Murena deixa de ser um “puto abananado” e parte para a luta?
Passando à arte… mais uma vez Delaby muda de colorista, agora é Jérémy Petiqueux. Hummm… gostava mais da colorista anterior! É impressionante como um colorista deixa a sua marca no produto final! Não estou a dizer que é mau, é apenas diferente e eu gostava mais do estilo de Dina Kathelyn! Pormenores…
O livro começa com uma dose de humor negro de que eu não estava à espera… isto após mais um combate de gladiadores, desta vez particular e só para ricos.
Enquanto Popeia se vai divertindo nestas festas, Nero resolve descer até ao seu povo para uma corrida de quadrigas, que não lhe corre bem. Entrou em cena uma personagem misteriosa que o humilha, sobretudo porque fica mal a um Deus ser vencido daquela maneira!
A sua personalidade está a ser completamente tomada pela “forma divina”, ao mesmo tempo que a sua mulher Popeia começa os seus jogos de bastidor com vista a enredar Nero, e ser ela o verdadeiro poder.
Outro ponto de interesse que vai fazer despoletar bastante a acção para o futuro é a relação entre Acté e Murena. Isto vai acabar por apimentar a intriga, sobretudo quando a mulher mais bela de Roma (Popeia) gosta de jogar com os piores sentimentos…
A série continua interessante, talvez um pouco mais, e posso estar a enganar-me mas os próximos volumes terão bastante mais acção! Este volume colocou as pedras em movimento e agora só nos resta ver como vão ser jogadas nos próximos volumes. Espero que saia depressa, este ciclo já está completo em França, tendo igual número de volumes relativamente ao primeiro, ou seja, quatro volumes.
Informação relativa aos outros volumes em:
Murena
Murena: Vol.3 - A Melhor das Mães
Murena: Vol.4 - Os que Vão morrer...
Leituras de BD no You Tube: Murena

Boas Leituras

Hardcover
Criado por Jean Dufaux e Philippe Delaby
Editado entre 2011 pela ASA
Nota : 9 em 10
Deixa o teu comentário

domingo, 15 de maio de 2011

Pluto プルートウ

Decididamente foi a série Manga que mais gostei de ler até hoje. Guardei-me até receber o oitavo volume, para poder ler tudo seguido, e a espera valeu a pena!
Baseada na estória “O Melhor Robô da Terra” da série Astro Boy de Osamu Tezuka (手塚 治虫), mas agora com a interpretação de Naoki Urasawa, supervisionada pelo filho de Osamu Tezuka e com a ajuda de Takashi Nagasaki.
De uma maneira simplista esta é a versão dessa estória de Astro Boy mas para adultos.
Todas as personagens de “O Melhor Robô da Terra” estão aqui representadas mas muito mais densas e bem tratadas psicologicamente, assim como o tema base e as suas implicações filosóficas. Outra grande diferença está na personagem principal, deixou de ser Atom (Astro Boy) para ser outro robô: Gesicht.
Este robô é um dos sete mais poderosos, tendo um aspecto perfeitamente humano. É um robô de investigação alemão pertencente à Europol! É ele que nos faz seguir ao longo de toda estória, mesmo depois de … (spoiler alert!)… pois…, é difícil escrever sem fazer descobrir alguns dos pontos de grande interesse da trama! Assim, e numa primeira análise, o tema roda à volta de uma investigação policial em que vários robôs e humanos ligados a causas relacionadas com robôs, são destruídos. E é Gesicht o responsável por toda a investigação, e é durante esta investigação que se vão tocando temas sensíveis como a guerra e o racismo. Isto para além de uma extrapolação de como uma sociedade que usa os robôs indiscriminadamente para todas as tarefas, desde mulher-a-dias até à guerra, convive com robôs cada vez mais difíceis de distinguir do humano normal. Mas não só isso… os robôs cada vez mais avançados e parecidos com os humanos têm a outra contra-parte, robôs de tarefas especificas, menos avançados e nada parecidos com a forma humana. Existem leis que impedem na programação de um robô, o ataque a um ser humano. E porque não haver leis que impeçam os robôs de se atacarem uns aos outros a mando do ser humano, ou leis que impeçam os humanos de destruírem um robô? Ou entre humanos? Como os robôs mais avançados lidam com estas situações? Sim, porque cada vez mais evoluídos e por tentarem imitar os humanos nos seus hábitos diários começam a desenvolver eles próprios emoções proibidas como o amor e o ódio! Pluto não é apenas um romance gráfico de investigação policial situado no género ficção científica! Lida com muitas emoções proibidas, jogos de poder, vingança, amor… e por vezes é de uma profunda tristeza.
O início do primeiro livro, desta série de oito, inicia-se praticamente com a “assassinato” de um dos mais amados e poderosos robôs da Terra, o robô suíço Mont Blanc. Gesicht é chamado a investigar, mas ao mesmo tempo também humanos são assassinados e o ponto comum são as suas ligações aos mais poderosos robôs… existe outro ponto comum, quase todos eles estiveram na 39th Middle East War na Persia. Sim, Urasawa coloca bem o cenário… temos a Europa, Persia, Japão e os United States of Thracia (EUA). É claro que o cenário de guerra foi no Extremo Oriente, temos os terroristas na pele de Dr. Abullah e do seu super robô Pluto, e temos um presidente dos Estados Unidos, um fantoche nas mãos de um cérebro virtual criado pelos próprios United States, que não tinham aparentemente nenhum super robô…
Não vou falar mais deste Pluto, leiam-no, não apenas superficialmente, mas tudo o que está subjacente ou “debaixo” da escrita de Urasawa e Takashi Nagasaki.
A arte é muito boa, não tem pontos fracos. É mesmo muito boa, e isso torna esta obra perfeita! Para fazer uma analogia, pode-se talvez comparar a importância desta obra, como o “Watchmen” do género Manga, mas desculpem-me os fãs dos comics Norte-Americanos, acho “Pluto” muito superior a “Watchmen", tanto graficamente, como nos textos que lhe dão vida. O último volume (oitavo) é simplesmente excelente, sem falhas no final! Ata todas as pontas soltas sem pressas ou golpes de magia… muito bom!
Aconselho vivamente, foi uma das melhores séries que li ultimamente (de longe).

Boas Leituras

Tankobon
Criado por: Naoki Urasawa 浦沢 直樹, Osamu Tezuka 手塚 治虫 e Takashi Nagasaki
Editado entre 2003 e 2009 pela Viz Media
Nota: 12 em 10
Deixa o teu comentário

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Autores: Milo Manara


Milo Manara (Maurilio Manara) é talvez o mais conhecido autor da chamada Banda Desenhada erótica. Consegue desenhar com meia dúzia de linhas simples o corpo de uma mulher muito sensual, até parece fácil!
A face tem sempre um ar angelical, com os olhos rasgados e um pouco afastados, sendo a boca a dar-lhe normalmente o ar “travesso” que normalmente necessita para as suas estórias. O corpo normalmente esguio e firme com peitos grandes e umas nádegas estreitas. È assim a “mulher Manara”. Este é também o reparo que eu faço, ou seja, ele chegou à perfeição dentro deste registo, e nunca mais saiu dali… muda a cor da pele, dos olhos e a forma e cor do cabelo.
É um autor que normalmente trabalha sozinho, e diga-se de passagem que as suas estórias deixam sempre algo a desejar, sendo o desenho e a cor o seu grande ponto forte. Mas não se pense que Manara apenas sabe desenhar mulheres, o seu trabalho em paisagens, sejam elas urbanas, na selva, no campo, no mar, ou registos históricos são sempre uma maravilha para os olhos! E para ser o artista completo só falta dizer que se sente à vontade tanto no registo a preto e branco, seja com traço simples ou pontilhado, como a pintar a aguarela. E como eu gosto das aguarelas deste senhor…
Começou a sua aventura artística em 1969 depois de ter tirado um curso de arquitectura. O seu primeiro grande personagem é Giuseppe Bergman, e é também a melhor série a solo que ele criou! Esta personagem foi criada inicialmente para a revista francesa “À Suivre”, e é aqui que ele presta a sua homenagem ao seu grande amigo Hugo Pratt.
O seu maior sucesso comercial será talvez o “Clic”, com quatro volumes editados até agora, mas tem inúmeros livros neste género de registo em que o sexo está presente, explicitamente ou implicitamente, em quase todas as páginas do livro! Para além da parte sensual em que as aventuras dos seus personagens se movem, está sempre presente um fino humor negro, que para quem o aprecia joga extremamente bem com as perversidades sexuais, que chegam por vezes ao total sado-masoquismo!
As obras “a dois” serão talvez as melhores da sua lista. Trabalhou em “Viagem a Tulum” com Fellini, em “El Gaúcho” e “Verão Índio” com Hugo Pratt e por fim com Jodorovsky na série Bórgia. Estou a referir apenas obras traduzidas para português.
A sua obra está amplamente difundida por todo o mundo, e Portugal não é excepção! Grande parte dos seus livros e séries está traduzido para a nossa língua, embora se percam por uma série de editoras, sendo por vezes difícil conjugar uma série na prateleira… exemplo: Giuseppe Bergman!
Vou colocar uma lista, que eu penso estar bastante completa, das suas obras em português. Se faltar algum, por favor não se coíbam de me informar!
- HP e Giuseppe Bergman: O mestre de Veneza
- HP e Giuseppe Bergman:O Caminho para Macondo
- Giuseppe Bergman: As Aventuras Asiáticas (Perfume de um Sonho)
- Rever as Estrelas ou: As Aventuras Urbanas de Giuseppe Bergman
- Giuseppe Bergman: A Odisseia de Giuseppe Bergman
- Clic
- Clic 2
- Clic 3
- Clic 4
- Câmara Indiscreta
- As Mulheres de Manara (Art Book)
- Kama Sutra
- Encontro Fatal
- Gulliveriana
- Metamorfose de Lucius
- O Homem de Papel
- O Perfume Invisível
- O Perfume Invisível 2: Nua pela Cidade
- Curtas-Metragens
- O Pintor e a Modelo
- Viagem a Tulum
- El Gaucho
- Verão Índio
- Bórgia Vol.1: Sangue para o Papa
- Bórgia Volume 2: O Poder e o Incesto
- Bórgia Volume 3 - As Chamas da Pira
- Bórgia Vol.4: Tudo é Vaidade
Bem… se não estão todos, faltarão poucos!
Uma das suas últimas obras foi “X-Women” com Christopher Claremont. Este eu tinha bastante curiosidade de o ler em português!
:D
Podem clicar nos links dos livros (que o têm...) se quiserem obter mais informações sobre obras já referidas neste blog.
Como poderão verificar, algumas das imagens apresentadas são de uma grande beleza, sendo as duas últimas referentes a páginas do livro X-Women.
Com um bocadinho de sorte será editado em português... quem sabe!
Penso que os livros de Manara vendem relativamente bem, portanto será uma boa aposta para quem o queira editar!






Superman





Vampirella





X-Women





X-Women


Boas leituras!
Deixa o teu comentário

Blogger


O Blogger lixou-me!
Um post e bastantes comentários...
Peço desculpa a quem comentou e foi apagado pela incompetência da manutenção ao sistema do Blogspot.
Vou tentar refazer o meu post perdido, e recuperar a cadência das postagens.

Boas leituras
Deixa o teu comentário

terça-feira, 10 de maio de 2011

VII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja: Programa


DE 28 de Maio a 12 de Junho irá decorrer o VII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, e mais uma vez eu irei lá estar.
Continuam a estar presentes autores importantes, tanto ao nível nacional como internacional.
Quase todos estes autores trazem trabalhos que irão ser expostos na Casa da Cultura (pólo principal), na Biblioteca Municipal de Beja e no Museu Jorge Vieira – Casa das Artes.
Quero salientar a nível internacional Liam Sharp, Melinda Gebbie e Ivo Milazzo. No panorama nacional vamos ter Victor Mesquita, Rui Lacas e Ricardo Cabral.
Estou a referir estes nomes, mas sem menosprezo para os restantes… referi estes porque são aqueles que eu conheço melhor!
Não esquecer que estes autores estarão todos presentes em Beja no primeiro fim de semana, 28 e 29 de Maio.
Este é um festival a não perder!
Dito isto, vamos ao programa!

VII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja
Casa da Cultura

Exposições Individuais:









Aleksandar Zograf – Regards from Serbia




















Andrea Bruno – Brodo di Niente




















Fernando Relvas – Em Desgraça

















Ivo Milazzo – Ken Parker, Mágico Vento, Tex




















João MascarenhasO Menino Triste - A Essência



















Liam Sharp - Judge Dredd, X-Men, Venom, Spider-Man, Hulk, Satanika, Spawn, JLA, Testament, Gears of War





















Loustal - Coeurs de Sable, Barney et la Note Bleue, Un Jeune Homme Romantique, Kid Congo




















Pablo Auladell - Cuentos Completos De Grimm, Piel De Oso Y Otros Cuentos, Mar de Sabanas




















Ricardo Cabral – Everest, Israel: Sketchbook, New Born























Rui Lacas – Obrigado Patrão, Asteroid Fighters











Exposições Colectivas:

Futuro Primitivo
Portugueses na Marvel
Venham +5


Biblioteca Municipal de Beja - Saramago

Exposições Individuais:







Bernardo Carvalho – Planeta Tangerina





















Inês de Freitas – Colectivo Toupeira












Exposições Colectivas:

À Volta do Mundo


Museu Jorge Vieira - Casa das Artes

Exposições Individual:









Carlos Rico – Autor de cartoon












Outros Autores Presentes - Conferências










Victor Mesquita – Eternus 9













Como vêem o cartaz de autores está muito bem composto, abrangendo grande variedade de estilos!
Aproveito para relembrar que os oito melhores trabalhos do Desafio Zakarella serão expostos na zona comercial! E haverá camisolas da Zakarella à venda!







Frente














Verso








Digam lá se não ficaram lindas!? A parte da frente tem um desenho do criador da Zakarella, Carlos Alberto dos Santos, tratado e retocado digitalmente por Hugo Teixeira.

Divirtam-se!!
Deixa o teu comentário