quarta-feira, 6 de maio de 2009

Lançamento ASA / Público: Clássicos Tintim


A ASA volta com o Público neste mês de Maio. E não, a nova série não tem a ver com a Votação Online para a próxima série Asa/Público, esta deve ter ficado para memória futura, pois nenhum dos heróis propostos para votação foi eleito para esta nova lista da parceria ASA/Público. A série a editar chama-se "Clássicos Tintim" e é composta por álbuns duplos de vários heróis, conhecidos entre nós por terem sido editados em português pela saudosa revista Tintim. A série tem começo em 20 de Maio e inicia com dois livros (num só) de Luc Orient, e logo com os dois primeiros livros da série, nunca editados em português. Há alguns títulos bastante apetecíveis para mim, mas não todos!
Ficam os livros e respectivas datas de lançamento:

1 - Luc Orient - Os Dragões de Fogo/Os Sóis de Gelo 20.05.2009
2 - Clorofila - Contra os Ratos Negros/Conspiradores 27-05-2009
3 - Jonathan - O sabor do Songrong/Ela ou Dez Mil Pirilampos 03-06-2009
4 - Michel Vaillant - O 8.º Piloto/Suspense em Indianápolis 10-06-2009
5 - Rock Derby - Os Tubarões do Ringue/Os Ladrões de Bonecas/Pânico no Paraíso 17-06-2009
6 - Bernard Prince - A Fortaleza das Brumas/Objectivo Cormoran 24-06-2009
7 - Clifton - Meu Caro Wilkinson/O Rapto 01-07-2009
8 - Vasco - O Ouro e o Ferro/O Prisioneiro de Satanás 08-07-2009

9 - Spaghetti - Spaghetti e os quadros a Óleo/Encontro de ciclistas/Em Paris 15-07-2009
10 - Ric Hochet - Uma armadilha para Ric Hochet/Ric Hochet contra "O Serpente" 22-07-2009
11 - Buddy Longway - O Vento Selvagem/O Manto Negro 29-07-2009

12 - Lester Cockney - A Ruptura/Oregon Trail 05-08-2009

Bastantes títulos desta série nunca foram editados em português, o que torna a série mais apelativa, quanto às imagem mostradas, referem-se às capas do primeiro e segundo volume .
De notar que alguns livros não são duplos, mas triplos: Spaghetti e Rock Derby !

Os inéditos em Portugal são Luc Orient, Jonathan, Michel Vailant, Ric Hochet, Buddy Longway e Lester Cockney. Os inéditos em álbum são Clorofila, Bernard Prince, Clifton e Spaghetti.
O preço de venda ao público será de 6,90 €
Boas leituras

31 comentários:

  1. ÀH CARAGO!!! Que prazer é engolir algumas das minhas palavras. Pode parecer estranho, ou incomum pelo menos, mas eu sou assim: reconheço quando erro (que não é o caso - lol)e reconheço quando algo é bem feito (que é o caso).
    Vou comprá-los todos, e sou da opinião que vai ser um sucesso de vendas (faço sinceros votos para que tal aconteça).
    Já tenho alguns, como os Rock Derby, os Bernard Prince (um deles rarissímo, só editado pela Íbis), o Spaghetti Em Paris.
    Os outros, alguns, tenho-os nas revistas do Tintin.
    Ver o Luc Orient como cabeça de cartaz é que me fez estremecer...foi uma emoção. Falta lá a continuação dos Senhores de Terango (espero ver isto numa segunda série desta colecção). Buddy Longway: espectáculo!
    Tudo, para mim é tudo um espectáculo.
    Grande iniciativa.
    Obrigado Bongop, por estas excelentes notícias. E...também...vá lá...obrigado à ASA e ao Publico (até me engasguei...hehehe)

    ResponderEliminar
  2. Álbuns inéditos, series e heróis para todos os gostos...ui jesus que a ASA tá doida!!! lol

    No entanto não posso deixar de notar que enquanto a ASA gastas as suas energias na edição de histórias soltas cuja continuação da serie não se prevê, outras séries do seu catalogo há das quais estamos à anos à espera de continuação! Por isso tudo isto parece-me a "sopa dos pobres" mas como a "fome é muita" fartemos-nos então!

    Sobre a colecção, bem haja Bernard Prince, Buddy Longway, Luc Orient!

    Refém, dos álbuns agora a publicar do Bernard Prince não existe nenhum editado pela IBIS, ou estou errado? Acho que as duas história são inéditas em álbum.

    ResponderEliminar
  3. Tens razão Verbal. Pela Íbis foi editado "A Fronteira do Inferno". O "Objectivo Cormorant" é que me soa a qualquer coisa. Tenho que ver lá em casa. Mas melhor, melhor...venham vindo.
    Concordo contigo, mas como os pardais, eu fico contente com algumas migalhas e estas são, para mim, de pão de leite.

    ResponderEliminar
  4. Clássicos do Tintin, que maravilha!
    Grandes nomes na colecção e álbuns inéditos em Portugal são excelente notícia.

    No entanto...
    No entanto, mais uma vez parece que a BD parou no tempo. Já viram a média da idade desses personagens?
    Não seria possível fazer uma colecção que juntasse clássicos a obras mais modernas? Assim, nunca se passa da cepa torta. São sempre os mesmos a aparecer ciclicamente.

    ResponderEliminar
  5. E o preço de cada álbum, sabes qual vai ser?
    É que no site do Público ainda não há qualquer informação acerca desta colecção.

    ResponderEliminar
  6. Bem, apesar de eu gostar que tivesse saído nesta colecção Thorgal(também é um herói Tintim), e poderiam ter aproveitado para editar o ciclo de Brek Zarith; ou que tivessem saído outros livros das nossas séries à espera de continuidade, penso que esta série é muito boa. Tem alguns livros que eu vou gostar muito de ler, como o Luc Orient e Buddy Longway (ambos inéditos)!
    Já coloquei a informação dos inéditos em Portugal e dos inéditos em álbum (já editados em português na revista Tintim).
    Quando souber o preço faço um update ao post :P

    ResponderEliminar
  7. Talvez compre o Ric Hochet o resto nºao me atrai.

    ResponderEliminar
  8. Finalmente boas noticias! E com Ric Hochet :)

    ResponderEliminar
  9. Clorofila é um nome lindo para um herói. Até aposto que a sua namorada se chama Fotossíntese.

    ResponderEliminar
  10. Como herói tradicional franco-belga, Clorofila tinha um parceiro chamado Minimum, não uma namorada...

    O mesmo autor fez uma "versão feminina" da série, protagonizada pela ratinha Sibilynne.

    De qualquer modo, é uma colecção de material MUITO antigo, feita visivelmente para coleccionadores e saudosistas. Não questiono a qualidade do material, mas ele tem apelo limitado para os leitores mais jovens.

    Vale notar que das doze séries apenas cinco ainda são produzidas hoje em dia (Jonathan, Michel Vaillant, Clifton, Vasco e Ric Hochet). Aliás, apenas cinco dessas séries têm seus autores originais ainda em vida (as mesmas, com Buddy Longway no lugar de Clifton, cujo autor original - Raymond Macherot - morreu ano passado).

    Mas vale reparar que a anterior colecção de clássicos do Público/Asa praticamente só tinha BDs mais recentes.

    Hunter (Pedro Bouça)

    ResponderEliminar
  11. Só para esclarecer, os desenhadores de três outras séries, Luc Orient (Eddy Paape), Bernard Prince (Hermann) e Spaghetti (Dino Attanasio), ainda vivem, apenas os argumentistas originais (Greg e Goscinny) já faleceram. Paape e Attanasio têm mais de 80 anos e estão reformados há tempos. Hermann tem 70 anos...

    Hunter (Pedro Bouça)

    ResponderEliminar
  12. Kitt
    Conheces o resto?
    ;)

    Crucios
    Estás vivo!!!!!!!
    Sim tens aqui alguns exemplares de BD FB que são muito bons, e que foram (ou são ainda) ícones da BD europeia.

    Rafeiro
    Não sejas reles... é uma boa BD para os mais novos!

    Olá Hunter
    Bem vindo aqui ao Leituras ;)
    Sim esta colecção contêm livros mais antigos, mas alguns deles são preciosos para quem quer completar mais um pouco as suas colecções!

    ResponderEliminar
  13. Tirando o Vailiant não,nem faço questão de conhecer BDs da PRE-HISTORIA,e bds de bang bang.

    ResponderEliminar
  14. Kitt: para quem gosta de comics dos quais os personagens foram criados décadas antes de muitos destes aqui assinalados,a tua resposta está carregada de ignorância. Mas, tudo bem. Gostos não se discutem. Os putos dizem que não querem porque não gostam, mesmo antes de provarem pela primeira vez. Na boa miúdo!

    ResponderEliminar
  15. Tecnicamente só há uma BD de "bang bang", que é o Buddy Longway. Que foge das convenções do género.

    As outras podem ser muito antigas (nem todas, Vasco é dos anos 80), mas algumas delas são clássicos atemporais.

    Hunter (Pedro Bouça)

    ResponderEliminar
  16. BD's da pré-história? Acho que não há. Há de ficção cientifica (Luc Orient), de aventura (Bernard Prince e Lester Cockney), western (Buddy Longway), humor (Spaghetti), policial (Ric Hochet),etc. Da pré-história nesta colecção não há mesmo!

    ResponderEliminar
  17. É isso mesmo Hunter! Buddy Longway é umas das melhores e mais originais (ainda hoje o é) séries de sempre na BD dita clássica. Se bem que tenha gerado alguns ódios de estimação por parte de alguns bedéfilos, que consideram o desenho demasiado infantil , não acompanhando o excelente argumento (o que eu até compreendo e talvez, de certa forma, também concorde).
    Se fosse desenhada por um Giraud (por exemplo) muito provavelmente seria melhor considerada.

    Já outro autor que aqui será relembrado, Greg, também é profícuo em ódios de estimação. Enfim...gostos. Eu gosto.

    Clássicos atemporais decerto são, a sua esmagadora maioria.

    Buddy Longway: 1972.
    Ric Hochett: 1958.
    Luc Orient: 1967.
    Jonathan: 1975 (serão publicados os álbuns números 13 e 14, sendo este último parte da selecção oficial do Festival de Angoulême 2009)
    Clorofila: 1954.
    Michel Vaillant: 1957.
    Rock Derby: 1960.
    Bernard Prince: 1966.
    Clifton: 1959.
    Spaghetti: 1957.
    Lester Cokney: 1980. (não continuam a série pela numeração da Meribérica, o qual seria "Arnold, o comando" - Selecções do Tintin).

    Comparados com o Superman, Batman ou Captain America, são uns miudos.
    Contemporâneos dos X-Men (1963).

    Será de salientar que muitas das séries que aqui estão já tiveram muitas das suas histórias publicadas nas revistas do Tintin, Selecção do Mundo de Aventuras, Zorro, Bip-Bip, Jornal da BD, Cavaleiro Andante, Falcão (1ª série), Mundo de aventuras, etc. Em álbuns da Íbis, Bertrand, Meribérica, Auto Sport, Circulo de Leitores, Distri, etc.

    O que mais me agrada é que alguns são inéditos e substituirão os "tapa-buracos" noutras línguas que não a nossa.

    ResponderEliminar
  18. lolo,bang bang é Western para mim,que tirando 2 ou 3 bds que eu ja tenho eu não gosto.Nem o Blueberry me atrai.

    "Será de salientar que muitas das séries que aqui estão já tiveram muitas das suas histórias publicadas nas revistas do Tintin, Selecção do Mundo de Aventuras, Zorro, Bip-Bip, Jornal da BD, Cavaleiro Andante, Falcão (1ª série), Mundo de aventuras, etc. Em álbuns da Íbis, Bertrand, Meribérica, Auto Sport, Circulo de Leitores, Distri, etc"

    "Os putos dizem que não querem porque não gostam, mesmo antes de provarem pela primeira vez. Na boa miúdo"


    Eu ja não sou tão novo lolo,mas obrigado na mesma,mas a geração net e ipod,tv 100 canais vai mesmo atras dessas bds ou então não.
    Eu apesar de não ser tão novo sei do que gosto e não que não gosto e os €s para gastar ou não ainda são meus.é um conflito geracional muito hiperbolizado pelas geraçoes mais antigas. :[
    E eu não me lembro de falar nos comics aqui alias nem sequer os citei ou comparei com nada.

    ResponderEliminar
  19. Mas Kitt, o que eu dizia era isso. O único western na lista é Buddy Longway. As outras séries têm temáticas diferentes.

    Algumas são extremamente respeitadas. Vaillant e Ric Hochet são duas das BDs mais duradouras da Europa. Clorofila é um dos maiores clássicos da BD dos anos 50. Jonathan foi candidato ao prêmio de Angoulême ESTE ANO. Portanto, há muito material digno de nota aqui.

    Hunter (Pedro Bouça)

    ResponderEliminar
  20. Vou passar esta, não é bem do meu agrado. Estava na esperança que escolhessem o XIII, mas fica para próxima!

    ResponderEliminar
  21. Será possivel ir colocando as capas dos diferentes volumes à medida que forem saindo?

    À semelhança do que aconteceu para os 2 primeiros volumes.

    Obrigado
    António Isidro

    ResponderEliminar
  22. Sr Isidro
    As capas que eu apresento aqui no blog foram fornecidas com o press release da ASA, poderei é fazer digitalização das capas quando saírem, e no final fazer um "mosaico" com elas todas juntas!Se entretanto na aSA me fornecer o conjunto de capas ierei de certeza fazer o tal "mosaico".
    Se eu decidir fazer crítica a algum livro saído desta colecção, então colocarei a capa e duas imagens de páginas interiores, como costumo fazer normalmente.
    Bem vindo aqui ao Leituras de BD!

    ResponderEliminar
  23. vou comprar, mas continuo a achar que a ASA continua distraída / presa a uma velha ideia editorial...

    gostava que se atrevessem era a publicar nesse mesmo formato a saga do tio patinhas do don rosa. venderiam muito mais, certamente!

    enfim, paciência.

    mas a apostar nos clássicos franco-belgas, preferia uma colecção com uma só personagem.

    ResponderEliminar
  24. Isidro
    Irei colocar as capas com duas semanas de antecedência da saída do livro, já fui autorizado...

    Stage Blood
    Bem vindo ao Leituras de BD!
    Sim, eu também gostaria de um herói só, e quanto a esse herói também tenho as minhas preferêrncias, claro!
    Gostaria que pegassem na série Thorgal e editassem todos os volumes que faltam, mas isto é só um desejo... claro!

    ResponderEliminar
  25. Stage Blood, eu também gostaria de ver uma colecção de luxo do Tio Patinhas do Don Rosa, mas quem tem de a publicar é a editora que detém os direitos de publicação de Disney em Portugal. Que NÃO É a Asa...

    Agora, falar de uma "velha ideia editorial" e sugerir no lugar uma das BDs mais antigas do mercado não me parece muito lógico.

    Hunter (Pedro Bouça)

    ResponderEliminar
  26. Eu tambem gostava muito que a ASA tivesse apostado em força no Thorgal, começando pela edição do ciclo de Brek Zarith.
    Mas de qualquer maneira acho esta iniciativa muito boa. São nomes firmes da BD franco-belga, que garantem uma edição cujo conteudo terá uma bela qualidade!
    Allez ASA e Publico allez!

    ResponderEliminar
  27. Pois... O Thorgal também é um "herói Tintim" e sendo o ciclo de Brek Zarith de três livros e o primeiro desse mesmo ciclo já editado em português (pela VHD), dava para uma compilação dos dois últimos. Assim ficariam todos os livros desta série editados em português até ao último que saiu: O País de Qâ

    ResponderEliminar
  28. Hunter:

    "De qualquer modo, é uma colecção de material MUITO antigo, feita visivelmente para coleccionadores e saudosistas. Não questiono a qualidade do material, mas ele tem apelo limitado para os leitores mais jovens.
    ".

    Discordo.

    Em primeiro, "antigo" não significa "obsoleto". O que caracteriza um clássico é, entre outras coisas, a sua resistência ao crítico mais exigente: o tempo. Por alguma razão, algumas destas colecções duraram (ou ainda duram há) décadas.

    Segundo, esta colecção é para coleccionadores e saudosistas, mas não só. É, também, para que os novos leitores possam ter acesso a obras que, de alguma forma, tornaram a bd franco-belga naquilo que ela hoje é.

    Terceiro: a colecção tem MUITO apelo, se para isso os leitores lhe derem uma oportunidade.

    O Público presta, mais uma vez, um excelente serviço à comunidade bedéfila portuguesa.

    ResponderEliminar
  29. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  31. Possuo uma colecao autentica destas revistas para venda, algum interessado está á vontade de contactar!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]