Mauzarte é uma obra publicada pela editora Arte de Autor no passado mês de Maio, 2022. Originalmente publicado pela Delcourt em dois volumes (2018 e 2019), tem como autores o belga Thierry Joor na escrita e o sérvio Gradimir Smudja na arte.
Joor sempre esteve mais dedicado à coordenação, publicação e edição de obras, acabando neste momento por ser o editor das Éditions Delcourt.
Mauzart é o seu primeiro trabalho profissional como argumentista de BD.
Smudja era um desconhecido para mim, este livro serviu para eu pesquisar sobre a sua obra, e que obra! Não sabia que o seu livro Vincent e Van Gogh tinha sido publicado em português pela Witloof, em 2003, e agora tenho um bicho aqui a mexer para tentar ver se esse livro ainda existe por aí. :D
Mauzart é um díptico formado pelos livros Mauzart e Mauzart em Veneza, sendo a capa da edição portuguesa a do segundo livro, que é lindíssima devo acrescentar. O livro chamou-me a atenção nas bancas do Festival Internacional de BD de Beja quando o folheei, porque assim à primeira vista a arte pareceu-me muito boa.
E podemos começar por aí. As personagens do livro são todas antropomorfizadas à semelhança de Blacksad, mas é só isso de semelhança, a antropomorfização, porque o estilo é completamente diferente.
O desenho em alguns animais é puxado para o lado do cartunesco sobretudo para aumentar a sua expressão, sendo os gatos um bom exemplo disso. As páginas são ricamente coloridas e ornamentadas por muitas texturas na cor.
Pelo que li sobre Smudja ele desenha com uma caneta de mangá e faz a colorização com aguarelas. Simplesmente neste livro não consegui perceber se é aguarela, porque tem tantas texturas e pequenos pormenores que com o meu (pequeno) conhecimento do assunto acabo por não perceber qual a técnica.
Se alguém me quiser informar, agradeço 😊
Relativamente ao argumento de Joor. É um argumento muito básico, que pega com o trocadilho da palavra alemã maus (rato) e com o nome Mozart. A partir daí temos os ratinhos dentro do piano, e um lobo Salieri como antagonista, e um Mauzart vitorioso perante a Corte Real, tudo isto baseado em cima de algumas pessoas que cruzaram com a vida Mozart, e contado de uma maneira muito livre.
Com isto não estou a dizer que o argumento é mau, não é o caso, mas lá está… penso que o objectivo é uma faixa etária mais infanto-juvenil, aí está perfeito, agora para um adulto, pronto, é um pouco básico. Digamos que é perfeito para os nossos filhotes mais novos.
Este livro da Arte de Autor vale mesmo pela arte, que achei fabulosa, e tenho a certeza que se o comprarem se irão deleitar com as páginas de Smudja, e a história será excelente para os vossos filhos.
É a leitura que faço desta boa edição da Arte de Autor, que mais uma vez nos presenteia com uma excelente publicação. A capa, o papel e todo o design deste livro está com o extremo bom gosto a que nos têm habituado.
Formato: 232 x 310
Número de páginas: 88
Data de Edição: Maio de 2022
ISBN: 978-989-9094-08-6
PVP: 25,00 €
Boas leituras
Sem comentários:
Enviar um comentário
Bongadas