terça-feira, 23 de setembro de 2008
Inumanos
E agora um livro editado pela Devir, já no fim da sua "época dourada": Inumanos!
Comprei já há uns anos porque sempre gostei daquelas personagens estranhas e poderosas do universo Marvel. Este "one-shot" dá a ideia de ser mais um "What If...", e ficam já a saber que eu não gosto deste tipo de abordagem que a Marval fez a algumas das suas personagens! As cronologias são importantes e devem ser seguidas o melhor posivel, embora eu saiba que no meio de tantos títulos que saiem no mercado norte americano, é muito dificil manter este aspecto de "telenovela" que são os comics americanos.
Falando um pouco dos Inumanos e da sua estória, estes estranhos seres, que eu comparo aos X-Men mas de origem Kree, tiveram como pais Stan Lee e Jack Kirby e têm como fulcro principal a sua família real encabeçada por Black Bolt (Raio Negro) e Medusa, sua esposa. Já se "atravessaram" por diversas vezes no caminho dos Fantastic Four (Quarteto Fantástico) e dos Avengers (Vingadores), inclusivamente Cristalys, irmã de Medusa, casou e teve um filho de Pietro Maximoff (Quicksilver). Estes seres vivem na cidade de Attilan, que já mudou várias vezes de sítio (desde a Lua, até aos Himalaias). Neste livro, Ronan, o famoso "Acusador" Kree, descobre os Inumanos e torna-os escravos na sua luta contra o Império Shi'ar, usando-os como "armas vivas". Basicamente é um livro sobre honra, tanto Kree como por parte dos Inumanos. No fim, grande parte deste povo prefere seguir Ronan na sua luta , do que Black Bolt e a sua família para uma vida na sombra dos Humanos. Eu gostaria que este livro fosse tomado em conta na cronologia Inumana, mas pelo que já li de World War Hulk e Secret Invasion, penso que passa um pouco ao lado disto.
É um livro com uma arte agradável e uma estória leve, ou seja um bom livro de entretenimento. Pode-se dizer que é um livro bem latino, pois os seus autores são dois espanhóis, um mexicano e um uruguaio!
TPB
Criado por: Carlos Pacheco, Rafael Marin, Jose Ladronn e Jorge Lucas
Editado em 2005 por Edições Devir
Comprado na Bulhosa
Nota : 7,5 em 10
Não gostei muito dessa...prefiro a do Jae Lee :)
ResponderEliminarNuma palavra:SECA. :(
ResponderEliminar"E agora um livro editado pela Devir, já no fim da sua "época dourada": Inumanos!"
Esse foi um dos livros na qual eles perderam tempo,ja na fase decadente da editora.
Nunca li por isso não posso dizer nada.
ResponderEliminarboa review by the way!
fica bem
Gostei do post. Tens muito geito para crítica de BD. gostei!!
ResponderEliminarSempre gostei da ideia dos Inumanos com personagens mas essa história não me entusiasmou muito, embora tenha gostado da arte. :-)
ResponderEliminarCrucios e Kitt
ResponderEliminarNa verdade não é nenhum livro de "encher o olho", mas também não o acho como merecedor de nota negativa... É um bom passatempo, e a BD deve ser também motivo de relaxe, ou seja, ler sem estar a pensar ou com muita atenção.
Radjack
Não perdes nem ganhas a ler este livro, não é negativo, mas tambem ... enfim...
Diana
Thanks
OCP
Também gostei da arte, aliás, é o mais positivo deste livro. Comprei-o, porque fiquei hipnotizado pela capa. Adoro aquela capa!
"Na verdade não é nenhum livro de "encher o olho", mas também não o acho como merecedor de nota negativa... É um bom passatempo, e a BD deve ser também motivo de relaxe, ou seja, ler sem estar a pensar ou com muita atenção."
ResponderEliminarPara mim nem para isso serve,é muito parado, e tem muito texto preferia o que tivesse editado o Planet X,e assim ja podia ter saido o Here Comes Tomorrow. :(
Repito foi uma perda de tempo numa editora em decadencia.
"Para mim nem para isso serve,é muito parado, e tem muito texto "
ResponderEliminarPor isso é que o mundo é cheio de cores, formas e feitios! Não temos que gostar todos do mesmo, e embora eu não goste especialmente deste, não o considero mau. Se assim fosse já estaria à venda, ou dado, ou na prateleira do meu filho!
Mas olha... ter muito texto não é defeito...
:P
Eu gostei. Depois de ter lido este teu post, fui reler pois já não me lembrava da história. O estilo Gimenez funcionou em grande. Embora não faça parte da cronologia, gostei. Sempre gostei dos Inumanos...já disse que gostei, não disse?! Na contra capa dizem que é ao estilo Moebius e Gimenez; o que deveriam ter dito é que é ao estilo Jodorwsky e Gimenez, pois de Moebius não tem nada.
ResponderEliminarEu acho que a Devir não se desperdiçou em coisa alguma. Fazem falta.
A arte é excelente, o argumento come-se.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar... até k'enfim, uma capa ao meu gosto ou não fosse... vermelha.
ResponderEliminarPS - Saudações benfiquistas do Reyes e Sidnei
Refem
ResponderEliminarCompletamente de acordo contigo em relação à Devir.......
Realmente o melhor do livro é a arte.
Celtic
Resumiste tudo!
:D
Jota
Aproveita o teu dia vermelho... terás poucos este ano !
:)
"Eu acho que a Devir não se desperdiçou em coisa alguma. Fazem falta."
ResponderEliminarNão não fazem falta,como não o ano de 2005 foi um fiasco,depois admiram-se de fecharem as portas como editora,a não ser que alguem ache que este tpb vendeu nais que aranha,batman ou x-men e novos x-men?
Kitt
ResponderEliminar... (suspiro)...
O que o refem estava a dizer , era que a Devir faz falta no nosso mercado, e é claro que faz falta! Quantas mais editoras (com vigor) existirem, melhores titulos serão editados!
Em relação ao livro, foi óptimo para quem gosta de Inumanos, a BD não é só "...que aranha,batman ou x-men e novos x-men?" Aliás, eu já estava a ficar um bocadinho enjoado desses títulos...
Mas ninguém lhe roga a praga dos chatos, com encurtamento de braços para que não se possa coçar??
ResponderEliminargrunfff
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNão li mas acho um piadão ao Black Bolt o Rei do Karaoke.
ResponderEliminarQualquer um capaz de derrotar o Apocalypse apenas com um suspiro merece respeito.
http://bp3.blogger.com/_pcF2UfHxWR8/RiK_rY_eq5I/AAAAAAAAANE/emC2g6dDrjk/s1600-h/blackboltfeat16gt.gif