terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Vampirella Revelations


Como nome indica, este é um livro de revelações. Esta heroína tem sabido adaptar-se ao longo do tempo, e nada como um "twist" nas suas origens para renovar o personagem! Desta vez o guionista escolhido foi Mike Carey (Lúcifer, X-Men e Ultimate Fantastic Four), com arte de Mike Lilly (Nightwing) e Bob Almond (Black Panther).
Aos poucos as origens de Vampirella "Harris Comics" (de 1988 até hoje) vão-se distanciando da Vampirella "Warren Publishing" (1969 até 1983). Vão-se descobrindo novos pormenores da vida passada até se acabar neste livro, em que Vampi descobre que todo o seu passado é uma grande mentira...
Mais uma vez a arte usada em Vampirella é espectacular, tendo algumas pranchas de grande qualidade! Lilly e Almond fazem um trabalho de nível, quanto a Mike Carey, foi o escolhido para escrever uma estória que fosse sólida e credível, dentro do universo do personagem, claro, e que ao mesmo tempo fosse um marco de viragem e renascimento de Vampirella. Acho que foi bem sucedido!
Esta estória insere-se, mais uma vez, na grande luta dos editores actuais de Vampirella, para afastar o estigma da "bad-girl" deste personagem. Para isso Vampirella tem sido "escrita" por Alan Moore, Warren Ellis, Grant Morrison e Mark Millar entre outros, para demonstrar que o personagem tem densidade e estórias de qualidade, e não é só uma heroína de roupas mínimas.
Em Revelations, Vampi (depois de eliminar mais uns vampiros) decide ir falar com um místico para fazer uma regressão à sua infância, visto que as suas memórias estão cada vez mais confusas. Ao princípio tudo corre muito bem, mostrando imagens da sua mãe, Lilith, doente e do seu demoníaco amante Belial. É explicado que Lilith está a perder força devido à sua já longa prole de vampiros e demónios vários... todos eles ficam com um pouco da mãe! É então que que esta decide ter um filho com toda a sua força, puro, mais forte que todos os outros... por magia nasce Vampirella do solo de Drakulon e do sangue vertido de Lilith. É então criado um espelho que modifica ao longo do tempo as memórias de Vampirella, de maneira a elas serem sempre verosímeis para o personagem! Qual o verdadeiro objectivo de Lilith e Belial?
Isso cabe a vocês descobrirem. Já agora, e como nota de rodapé, este TPB tem alguns sketch lindos!
E já agora vão ao cinema ver um filme de vampiros diferente: Crepúsculo !

Boas leituras e um muito bom ano de 2009 para todos vocês!

Softcover (TPB)
Criado por: Mike Carey, Mike Llly e Bob Almond
Editado em 2006 por Harris Publications
Comprado em Vampirella.com Webstore
Nota: 8,5 em 10

14 comentários:

  1. Há personagens em que um "twist" na origem faz bem, outros nem por isso...
    Com a Vampirella, parece ter sido uma boa aposta modificar a sua origem, tirar aquela de ser vampira do Espaço de dar-lhe uma origem mais "vampiresca" e algo terrena.

    Pessoalmente, gosto mais desta versão da origem dela. ;)

    E com esta excelente critica a um personagem que é um dos meus favoritos desde que comprava à sucapa as revistas dela com as da Zakarella, terminaste o ano em grande, Bongop. :D

    Boas saídas e melhores entradas para ti e os teus. Que 2009 traga só coisas boas. :)

    ResponderEliminar
  2. Boas entradas para ti e para toda a tua família, são os votos sinceros deste teu amigo.
    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ah... ZaKarella e Vampirella!... Que sorte tenho em ter um irmão mais velho...;-)

    Boas Entradas para ti para os teus e um desejo de um Ano 2009 com muita saúde.

    ResponderEliminar
  4. Um excelentíssimo 2009 para vocês!

    Desculpa ASantos, mas por acaso colaboras nalgum forum de BD ou terás um blog? O teu nome não me é estranho, ou então estou só a fazer confusão...

    Boas entradas!

    ResponderEliminar
  5. Estou escrito no CC e no Fórum Mistério Juvenil além de outros de temas variados que por vezes até me esqueço... ( não digas nada a ninguém - só no CC é que utilizo o MGT...) :-)Tenho alguns trabalhos no MiniatureZone (António Santos) aonde comecei com o espanhol.

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está uma boa capa,sinceramente pareceu-me o melhor do livro inteiro, não me interesso muito pela vampirella...
    Fica bem Bongop.

    ResponderEliminar
  7. LOL agora é que reparei que já foste ver o Crepusculo xD É demais n é?

    ResponderEliminar
  8. ASantos
    Eu não tinha irmão mais velho... tinha carôlos do meu pai, quando descobria os livros!

    Radjack
    Normalmente as capas têm uma arte mais cuidada... mas neste caso o interior é melhor!

    Crucio
    Gosto de estórias de vampiros! Gostaste do "Crepúsculo"?
    (O meu próximo post Vampírico vai ser "Drain")!

    ResponderEliminar
  9. Um livro da Vampirella chamado "revelations" cheira-me a playboy da BD! Ou pelo menos eu gostava que fosse... ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  10. Já agora, metendo-me um pouco na conversa, para mim o crepúsculo é o pior filme que já vi em 2009!

    ResponderEliminar
  11. Celtic
    Não acho que o filme seja mau!
    Não é propriamente um filme de acção, com vampiros a rasgar gargantas em todas as esquinas, mas cola-se bem ao livros (excepto em alguns pormenores. E é apenas o primeiro de três!
    :)

    Rafeiro
    Gostrias de ter livros de BD, mas como o teu nome indica... nunca os irás possui-los!

    Crucios
    Ainda não li todo o Drain, mas a arte é fenomenal! Acho mal o Cebulski andar à procura de outro desenhador, Sana Takeda tem o perfil exacto para esta estória!

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Bongadas