quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Lançamento ASA: Israel


A ASA continua a editar! Agora é "Israel - Sketchbook" de Ricardo Cabral. Este autor português iniciou a sua carreira no circuito comercial da BD portuguesa com o álbum "Everest" à dois anos, e agora acrescenta mais este livro ao seu curriculum.
Segue o "press release da ASA:

Trata-se de um livro de autores Portugueses, e de grande qualidade. São as impressões de um viajante que não conhece nada de Israel, a não ser o que passa na imprensa portuguesa. As imagens do livro mostram-nos a vida, as cores, as pessoas, as vivências de um País do qual conhecemos tão pouco.

Autor: Ricardo Cabral
Colecção: Autores Portugueses
Tiragem: 1500 exemplares cartonados
Nº págs: 216
ISBN: 978-989-23-0644-5

O autor está disponível para realizar sessões de autógrafos.

Ricardo Cabral
(Argumentista e desenhador)
Nasceu em Lisboa em 1979.
Andou na escola de artes António Arroio e, em 2005, licenciou-se em Pintura pela faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde foi um dos fundadores do núcleo de BD-BLAST. Em 2007, publica o seu primeiro álbum de BD “Evereste”.
Actualmente, trabalha como ilustrador freelancer.

Só me resta desejar boa sorte a mais este autor português. Dois lançamentos de livros com autores portugueses no espaço de um mês é bom!
O livro irá para as livrarias por volta do dia 22 de Outubro.
Boas leituras

11 comentários:

  1. Nada como ver que a Bd nacional está em alta com novos talentos. ;)

    ResponderEliminar
  2. OCP
    Mais perto da data de lançamento irei postar umas páginas interiores, para se aperceberem da qualidade desse livro!
    :)

    A ASA ainda este ano vai editar mais obras de autores portugueses (plural).

    ResponderEliminar
  3. Acho muito bem...mas e o resto, onde está? A Leya foi o pior que nos podia ter acontecido.
    "LEYA é uma marca com a grandiosidade da alma portuguesa, mas engravidada de um sentido que a consegue transportar do mundo linguístico dos homens para o mundo da linguagem das marcas.", lê-se no site. O que eu digo é que, infelizmente, no caso da BD só tem dado em projectos mal-paridos!

    Fica, no entanto, a mais valia de se editar autores Portugueses. Vamos a ver é se a qualidade se vai manter.

    No caso desta edição, não percebi se é um livro de BD ou se é um livro de viagens ilustrado.

    ResponderEliminar
  4. Dois lançamentos de livros com autores portugueses no espaço de um mês é bom!. Bongop isto não é bom, é um milagre :D.

    Existem vários autores portugueses que merecem mais oportunidades, e o Ricardo Cabral é um deles. Confesso que sou um fã do seu estilo e adorei o Everest.

    Concordo com o refemdabd sobre a Leya, este é mais um caso de uma montanha que pariu um rato...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Boas, o Ricardo Cabral é um autor com bastante talento, como se pode confirmar (e eu confirmei) no livro "Everest" publicado pela CML e não naquela edição manhosa da ASA, que em termos de cores que se não era(foi) um desastre andou lá perto. Esperemos que desta vez a ASA, em termos de qualidade, tenha mais respeito não só pelo autor mas também pelos leitores que compram os seus livros.

    Agora, parece-me que a decisão do autor em fazer publicar um livro de ilustrações em vez de uma banda desenhada, denota uma certa preguiça artística e um desperdício de tempo e de talento, o que é manifestamente uma pena.

    Para a Leya, ou ASA, na esperança que alguém responsável leia este blogue, deixo as perguntas: o porquê de um catalogo cheio de autores estrangeiros? E se não querem publicar porque que não deixam para os outros publicarem?

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Refem
    Sim, estou à espera de Thorgal, Murena, Bórgia (espero que saia este ano), Escorpião, XIII... etc.
    :D
    Bem, enquanto estes não vêem a luz do dia , e tenho esperança que alguns sejam continuados, vão saindo outros. Uns agradam-me mais que outros, mas é bom ver que a BD de autores nacionais começa a dar passos firmes, sem ser no género histórico.
    Penso que é um livro ilustrado, mas não tenho a certeza.

    Paulo Brito
    Completamente de acordo!
    :)

    Luca
    No aspecto de autores portugueses, ainda vai haver mais nomes e estou desconfiado de um, mas guardo isso só para mim...
    ;)

    looT
    Em Outubro, a data certa, certa ainda não sei.

    Verbal
    Sim também gosto muito do Ricardo Cabral. Gostei muito do Everest e só me apercebi do falhanço das cores na impressão quando vi as pranchas originais, na exposição dos Troféus Central Comics de há dois anos.
    Ainda não sei se é apenas ilustração ou se é composto por pequenas estórias. Em breve saberei e darei a informação!
    Para a pergunta que fazes, não te posso responder pois não pertenço a nenhuma das duas empresas visadas. Apenas faço divulgação do que sai ou vai sair!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Conheço bem Israel, onde estive muitas vezes por motivos profissionais noutra vida que já acabou, sei que não voltarei lá e agora fiquei muito interessado neste livro, vou procurar folhear e provavelmente comprar :)

    Ainda não te disse mas este teu espaço é um excelente espaço de divulgação desta arte que me apaixona há tantos anos, parabéns :)

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  8. Este livro vai levar-me a tentar encontrá-lo e se gostar vou comprar jáque é um assunto que me interessa.

    ResponderEliminar
  9. LBJ e Forteifeio
    Como já disse atrás, mais perto da saída para as livrarias irei meter aqui umas páginas, para melhor se aperceberem da excelente arte de Ricardo Cabral.

    LBJ
    Obrigado
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas