quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Asterix - 50 Anos
Asterix só nasceu 5 anos antes de mim, como tal acompanhou-me um pouco por toda a vida. Banda Desenhada inteligente, em que para perceber as melhores piadas é quase obrigatório ter um pouco de cultura geral (talvez por isso os jovens de hoje em dia não gostem de Asterix... não percebem as piadas...). Infelizmente Gosciny desapareceu cedo e na realidade os textos de Uderzo não são a mesma coisa, sobretudo nos últimos tempos. Assim irá ser editado um álbum inédito para comemorar o meio século, para além de outras surpresas. Este álbum e feito por várias estórias curtas do personagem, e não o normal álbum de uma estória só.
Segue o "press release" da ASA:
EDIÇÕES ASA - INFORMAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL - 30 SET 2009
Uma conferência de imprensa em Paris com Uderzo, uma grande exposição dedicada a Astérix, uma grande Festa de Aniversário em Lisboa e o lançamento de um álbum de inéditos serão os pratos fortes das comemorações do meio século de vida do irredutível gaulês. Nas lojas portuguesas , serão muitas as surpresas e brindes para os fãs.
ASA COMEMORA OS 50 ANOS DE ASTÉRIX COM GRANDE FESTA E LANÇAMENTO DE LIVRO DE INÉDITOS
Alinhada com as suas congéneres internacionais, a Edições ASA está a preparar diversas iniciativas para assinalar os 50 anos das Aventuras de Astérix, personagem de banda desenhada que se estreou em Portugal em 1961, dois anos após a sua primeira publicação em França, o seu país de origem.
O primeiro momento tem lugar em Paris, no próximo dia 8 de Outubro, com uma conferência de imprensa de Albert Uderzo, desenhador e criador, em conjunto com René Gosciny, do personagem Astérix. A Uderzo juntar-se-à, na ocasião, Anne Gosciny, a filha do já desaparecido co-autor das aventuras do pequeno gaulês.
Alguns dias depois, a 22 de Outubro, chega o momento mais esperado por milhões de fãs em todo o mundo com o lançamento, em 18 países em simultâneo, incluindo Portugal, do novo álbum com pranchas e textos inéditos assinados pelos dois criadores. O título e a capa deste que será o primeiro álbum em quatro anos estão ainda envoltos em secretismo (sendo expectável que os mesmos sejam revelados a 8 de Outubro, em Paris).
Para os fãs portugueses, dois grandes momentos estão já agendados: a chegada do livro dos 50 anos, assinalada às 00h da noite de 21 para 22 de Outubro na loja Fnac do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, onde se espera que os fãs mais devotos se desloquem para dar as boas vindas à mais recente edição; e a festa dos 50 anos de Astérix, que terá lugar na Embaixada de França, em Lisboa, a 29 de Outubro, ao mais alto nível, como aliás o mais famoso herói da Gália merece!
Um dia antes inaugura em Paris uma grande exposição intitulada “Astérix au Musée de Cluny”. Patente ao público de 28 de Outubro a 3 Janeiro, este será um acontecimento que os organizadores descrevem como “inédito” e que promoverá o “encontro entre dois monumentos nacionais”: Astérix e o Museu Nacional da Idade Média, um dos mais emblemáticos Museus franceses. Ali serão apresentados “pela primeira vez, e em exclusivo” cerca de três dezenas de pranchas originais, textos dactilografados, desenhos e objectos que celebram o talento de Uderzo e o génio de Goscinny.
Muitas prendas para os fãs
Enquanto se aguardam os vários eventos, a ASA deu já início a outras iniciativas em livrarias de Norte a Sul do país onde peças exclusivas como postais, agendas, ímanes, tapetes de rato e outros brindes serão oferecidas a quem comprar livros das aventuras de Astérix durante este período de comemoração dos seus 50 anos. Em breve será também divulgado um concurso de desenho associado a esta efeméride que envolverá alunos e professores de escolas de todo o país. Entre os prémios contam-se, nada mais, nada menos, que viagens duplas ao Parque Astérix, em Paris. Para as iniciativas de comemoração do meio século do Astérix, a ASA contará com parcerias com a Eurest, a Abreu Viagens, o Parc Astérix e a Companhia aérea Aigle Azur.
Podem seguir as festividades promovidas para esta efeméride também no Amadora BD deste ano!
E este vai de certeza para a minha estante assim que por a vista em cima.
ResponderEliminarComo tu, o Asterix é um personagem que acompanho desde a minha infância, e possuo todos os álbuns saídos até ao momento. :D
Abraço. :)
O próprio Goscinny dizia do Uderzo: "Fico fascinado como o Albert consegue desenhar qualquer coisa que lhe peça.È capaz de desenhar um combate de polvos dentro dum frasco de geleia!"
ResponderEliminarabraço,
Gio
Aguardo com grande espectativa ;) Adore o Asterix! É incrível como ainda me faz passar uns bons bocados a reler e a ler livros que ainda não conheço destes personagens!
ResponderEliminarsee ya
MMorgado
www.manuelmorgado.com
OCP
ResponderEliminarEste é um livro de pequenas e inéditas estórias, e parece que tem estórias da autoria de Gosciny (que saudades...)
A obter para quem gosta, claro!
:)
Gio
Gosto do desenho de Uderzo, mas gosto muito mais dos textos do Gosciny!
:)
El Mo
Os únicos, e poucos, livros que eu não li desta série, são pós morte de Gosciny. Mas mesmo estes livros escritos e desenhados por Uderzo são bastante bons, excepto o último que é horrível...
:)
è bem simples: depois da morte do Goscinny, deixei de ler o Asterix. Passou de BD exepcional a uma farsa chegando em certos albuns a frisar o ridiculo.
ResponderEliminarGosto de Astérix, acho que existem naturalmente uns álbuns melhores que outros. Ainda assim é um álbum que vou ver se vejo numa livraria e se me agradar compro.
ResponderEliminarQue exagero, Gio...
ResponderEliminar