segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Silver Surfer: The Coming of Galactus
Esta saga também chamada “The Galactus Trilogy”, foi considerada uma das melhores estórias da Marvel e um marco na história dos comics norte-americanos. A responsabilidade disto coube a uma das mais míticas duplas da Marvel: Stan Lee e Jack Kirby!
A sua publicação inicial data de 1966 na revista Fantastic Four, do número 48 ao 50. Introduziu duas personagens novas no universo Marvel: Silver Surfer e Galactus! A publicação aqui apresentada é um TPB que reúne os três números e data de 1992.
Stan Lee faz um óptimo trabalho no desenvolvimento das personagens, conseguindo envolver o leitor naquele mundo imaginário! Textos quanto baste, nem a mais nem a menos, e uma acção por vezes repartida em espaços diferentes, mas sem deixar quebras na linha principal.
Jack Kirby é o artista, e sente-se que o seu trabalho está um pouco datado. Não esquecer que estamos a falar da “Silver Age” e eu tinha dois anos de idade! O Silver Surfer e os cenários estão um pouco “suaves” e com alguma falta de definição, mas os vinhetas e suas transições estão excelentes. Galactus, pelo contrário está perfeitamente definido com óptimos pormenores! Como é apanágio de Jack Kirby, a acção e sequências estão excelentes. E estamos a falar de “Silver Age”!
A divisão desta trilogia é feita da seguinte maneira:
- The Coming of Galactus
- If This Be Doomsday
- The Startling Saga of the Silver Surfer
A estória basicamente começa com o Silver Surfer a viajar pela Galáxia de Andrómeda, chamando a atenção dos Skrulls, que segundo as suas lendas sabiam que a seguir ao arauto prateado surgiria o devorador de mundos Galactus, mas estes conseguem esconder-se do Surfer!
Este continua o seu caminho… e na Terra passam-se fenómenos estranhos presenciados pelos elementos dos Fantastic Four, primeiramente o céu fica envolto em chamas sendo estas substituídas posteriormente por detritos espaciais, tipo pequenos asteróides!
O gigante Watcher é o responsável por isto numa tentativa infrutífera de esconder a Terra do Surfista. Mas este consegue penetrar neste escudo! Infelizmente este consegue mandar o sinal a Galactus antes de ser combatido pelo Quarteto Fantástico.
A partir daqui é a luta desigual entre estes 4 valentes heróis e o gigante Galactus, com a posterior redenção do Surfista que combate o seu amo.
É uma saga que ainda hoje se lê perfeitamente, apesar de já ter 45 anos de idade! Aqui se mede a qualidade de um trabalho, que consegue desta maneira não ser esquecido no tempo. Este arco de estórias também está reeditado em várias colectâneas como “Essencial” Fantastic Four nº3 e “Marvel Masterworks” Fantastic Four nº5.
De notar que esta estória serviu de base para a Ultimate Galactus Trilogy e para o filme Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer.
Boas Leituras
TPB
Criado Stan Lee e Jack Kirby
Editado em 1992 pela Marvel (originalmente em 1966)
Nota BD: 9 em 10
Os desenhos do Kirby podem estar datados, mas não deixam de ser excelentes. As coisas, naturalmente, evoluem, e a BD não é excepção. Há quem diga que antes se desenhava "pior", mas os argumentos eram melhores. Talvez haja uma razão nisso tudo, mas eu acho que há bons trabalhos em todas as épocas, que se tornam intemporais. E este teu post prova isso.
ResponderEliminarAproveito para te dizer que hoje irei voltar a publicar BD (argumento meu, desenho de 3 diferentes autores) no meu blog. Dá lá um saltinho. Será um Agosto com BD. Abraço
Acho que tenho este livro. E sim, é uma das minhas histórias de BD preferidas.
ResponderEliminarAbraço!
João Figueiredo
ResponderEliminarPor estarem datados não quer dizer que sejam maus, como eu frisei o problema maior é o detalhe, sobretudo nos cenários, que por vezes são bastante incipientes. Mas a construção das páginas e a estória estão muito boas! Foi aqui que se iniciou uma escola!
É um dos meus livros preferidos!
:)
Rafeiro
Tens bom gosto!
;)
uma história de ouro com umas das Minhas personagens.
ResponderEliminarPaulo Brito
ResponderEliminarDeixe-me adivinhar, a TUA personagem é o Galactus!
:D
@Nuno Amado, pois pois.
ResponderEliminarRealmente é uma boa história apesar de ter a arte um pouco datada e acho que até saiu no 2 Origens dos Super Herois Marvel da Abril/cj.Porque foi ai que a li.
ResponderEliminarPaulo Brito
ResponderEliminarPronto... enganei-me... é o Surfer!
:P
Optimus
Esta mini-série já saiu em inúmeras compilações e revistas, é pois provável que tenha saído também nas publicações da Abril/ACJ!
É um marco!
;)