domingo, 20 de novembro de 2011

Marvel anuncia mais cancelamentos!


Depois de Spider-Girl, foi a vez de Ghost Rider, X-23 e Black Panther: The Most Dangerous Man Alive. Agora veio o anúncio de mais uma série "on-going" cancelada: Daken: Dark Wolverine!
Digamos que ficam poucas séries de continuação regular nas bancas... escapam os Avengers, Spider-Man e os títulos X-Men! Pouca coisa fica de uma editora que até há bem pouco tempo tinha o mercado na mão. Daken caiu de 48.000 cópias para menos de 20.000, o que justificou mais este cancelamento.
Com isto tudo será a "Casa das (?) Ideias" vai imitar a DC e teremos brevemente os "New Marvel 52"??? Acho que pouco falta para isso, visto que a nova maquilhagem da DC provou ter sido uma boa ideia, relançando a editora para a conquista do top de vendas, e de onde saíram alguns bons novos títulos.
Opiniões?
:D








X-23




Ghost Rider




Black Phanter

Boas leituras

31 comentários:

  1. Boas Nuno.

    Eu da Marvel gosto muito dos X-Men. Também gostava do Daredevil do tempo do Frank Miller.

    Mas acho que nos ultimos anos "a casa das ideias" anda com poucas. Talvez pudessem apostar fortemente numa linha alternativa a Super-heróis, como a DC tem a Vertigo. Quem sabe se não sairiam daí algumas séries mas interessantes?

    ResponderEliminar
  2. Muito simples. As histórias dos super-heróis vão entrar em declínio (Já entraram há muito). Vai haver um nicho de pessoas a gostar disto mas já não será a mesma coisa com era décadas atrás.
    Além do mais, gente normal não fica toda a vida a gostar de super-heróis.

    ResponderEliminar
  3. "Além do mais, gente normal não fica toda a vida a gostar de super-heróis."

    LOLOLOLOL! Muito bom! :)

    Há boas histórias de Super-heróis que dão sempre gosto ler (desde os clássicos Watchmen, Dark Knight Returns e Batman: Year One; até aos mais recentes Superman: Red Son, Kingdom Come, o All Star Superman do Grant Morrison ou os X-Men do Joss Whedon, para referir apenas algumas).

    Mas também acho que o género de super-heróis farta um bocado. Por mais séries e continuidades que se façam, as coisas acabam por ir dar ao mesmo - é um pouco mastigar, mastigar e saber sempre ao mesmo. O que levanta uma questão interessante: até que ponto se pode realmente inovar em histórias de super-heróis para que não seja sempre mais do mesmo?

    Cada vez mais, há séries que não são histórias de super-heróis a ganhar terreno no mercado da bd. Só para referir alguns exemplos:

    - A Vertigo tem séries que alcançaram sucesso comercial e apreciação da crítica tais como o Sandman do Neil Gaiman, o 100 Bullets, Scalped, Transmetropolitan, Hellblazer, Fables, Preacher, Y: The Last man, entre tantas outras. Parece-me que a aposta da DC na linha Vertigo é claramente ganha.

    - A Image tem The Walking Dead que acabou mesmo por ser adaptado à tv.

    - A Black Horse tem-se destacado por publicar séries diferentes das restantes editoras mainstream norte-americanas, como Sin City, Hellboy (que, há que dizer, também acabou por se tornar uma "marca" da editora tal como são os super-heróis para as outras), Solomon Kane e The Goon.

    De referir ainda o trabalho do Naoki Urasawa, recomendado mesmo para quem não gosta de Manga, uma vez que as histórias dele agarram o leitor desde a primeira página.

    Estes são apenas alguns exemplos de que há vida no mercado da bd para histórias que não são de super-heróis. Basta estar atento.

    ResponderEliminar
  4. "Gente Normal" é um termo que não se aplica seja em que contexto for... Ninguém é "Normal" mas deixemos a psicologia de lado...

    Destes títulos, tenho pena da X-23 e principalmente do Daken serem cancelados. Contudo não tenho a mesma preocupação que tu. A Marvel tem alguns dos super-herois mais emblemáticos de sempre e nunca desaparecerão nem deixarão a Marvel com prejuízo, até porque nem só de Bds vive esta empresa. É pena é que estes personagens mais "pequenos" não tenham a oportunidade, para já, de virem a ter o mesmo protagonismo. Sou da opinião que a Marvel, desde a Civil War, tem vindo a decair no que toca à qualidade das historias. Embora considere os títulos dos X-Men um caso à parte.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. "Com isto tudo será a "Casa das (?) Ideias" vai imitar a DC e teremos brevemente os "New Marvel 52"??? Acho que pouco falta para isso, visto que a nova maquilhagem da DC provou ter sido uma boa ideia, relançando a editora para a conquista do top de vendas, e de onde saíram alguns bons novos títulos.
    Opiniões?"

    Um reboot da Marvel seria ridículo. Já existe um universo Ultimate.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo
    Tenho 47 anos e continuo a ler estórias com super-heróis. O problema parece estar nas estórias em si, que têm vindo a mastigar muito... como eu costumo dizer: arroz com massa!
    Penso que se se conseguir reinventar sobre esse assunto haverá interesse novamente. Por exemplo, um excelente título da Marvel (cancelado....) era Guardians of the Galaxy. Os personagens foram todos reinventados e funcionaram extremamente bem. Pena o cancelamento
    :(

    ψ Psimento ψ
    Essa é uma diferença para a DC. Na DC personagens individuais costumam ter mais sucesso que o mesmo na Marvel. Ultimamente na Marvel dá um ar que só as revistas de grupos sobrevivem! Spider-Man é um caso à parte.
    E tenho a mesma opinião, depois de Civil War foi sempre a cair...
    :\

    ResponderEliminar
  7. Miguel Antunes
    Sempre disse que a BD não vive só de super-heróis. Estes são apenas uma fatia do universo da BD.
    O problema destes está na inovação, sobretudo para os leitores mais novos. Por exemplo, penso que a DC apostou mais em leitores mais "velhos", ou seja aqueles que gostavam de comics na adolescência mas agora precisam de mais qualquer nesse tipo de registo. Com isto descurou a criação de novos leitores. Espero que a Marvel não caia nessa armadilha, e seja mais equilibrada quando fizer uma reformulação de título, porque tenho quase a certeza que isso vai acontecer!
    É claro que a DC descobriu que fazendo comics mais adultos, sobretudo ao nível da sexualidade, conseguiu ir buscar uma boa fatia de mercado e que tem dinheiro para comprar.
    Falaste numa série de registos de BD, inclusivamente em Manga, mas esqueceste-te de um mercado importantíssimo que produz BD a todo o vapor (e de qualidade), o mercado Franco-Belga!
    Para a virtude está no equilíbrio por isso leio de todos os tipos de BD, não importa de onde venham!
    :)

    Reignfire
    Tenho quase a certeza que irão fazer um reboot. Tudo aponta para isso. Aliás a coordenadora para a comunicação social da Marvel(Janna O'Shea), que costuma ser muito activa na quantidade de notícias passagem para o público, está um pouco calada já há uns tempos. Por isso ou estão a preparar uma remodelação, ou então estão simplesmente a preparar novos títulos! A Marvel precisa de se "refrescar", está muito desgastada.
    Minha opinião, claro!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Concordo com o Reign a Marvel não faz rebbots faz é retcons,e fazer isso seria um tiro no pé visto que inumeros comics já recomeçaram do 1 nem há 2 meses,o que a Marvel está a fazer é cortar as gorduras e clones das suas principais marcas.

    ResponderEliminar
  9. Optimus
    Eu não sei se vão fazer reboot ou retcon... mas que vão fazer qualquer coisa, vão! A Marvel está com uma grande crise de ideias, e muito desgastada por explorar sempre as mesmas situações.
    A Marvel vai mesmo ter de fazer alguma coisa se quiser recuperar a fatia de mercado que tinha. E espero que o faça, porque neste momento compro muito pouca coisa desta editora.
    :\

    ResponderEliminar
  10. Nuno,

    Eu não conheço muito de BD franco-belga (para além dos inevitáveis Tintin, Astérix, Blake & Mortimer, Alix e tantas outras personagens mais do que conhecidas). Gostei da Trilogia Nikopol, dos Meta-barões e do Incal, mas outras coisas que li de franco-belga não gostei porque achei que se focavam mais na arte do que na história. Também conheço alguma coisa vinda da argentina. Ah, e adoro o Corto Maltese! :)

    Mas exceptuando isso, leio mais bd vinda dos EUA. Acho que há uma concentração maior na história por parte do argumento e da arte. Foi por isso que os exemplos que referi foram do mercado norte-americano - porque é o que conheço melhor. Referi o Naoki Urasawa porque me parece que é um autor capaz de agradar a quem está habituado a super-heróis e histórias de acção e intriga. Como não sou muito dado ao mercado franco-belga, optei por não falar do que não sei (coisas que se aprendem com o trabalho). ;)

    ResponderEliminar
  11. Miguel Antunes
    Tens de ler mais FB!
    Se gostas de aventuras tens excelentes traduzidas em português (sem ser infanto-juvenis). Experimenta Bouncer, Murena, Águias de Roma, O Assassino, etc...
    ;)

    ResponderEliminar
  12. O Optimus tem razão. A Marvel apenas tem cancelado títulos de personagens secundários como Hercules, Iron Man 2.0, Daken, Black Panther, X-23, etc... ou títulos secundários de personagens, como Punisher MAX ou os vários mensais do Deadpool, devido a baixas vendas. O que me surpreende mais nesta onda de cancelamentos é o de Ghost ider que ainda é bem recente e que pró ano terá o seu 2º filme. E verdade seja dita: a Marvel tem excesso de títulos e tem que cortar neles. Tão simples quanto isso. Este é um cenário que já eu previa há muito.

    Bongop, o melhor da Marvel é o Invincible Iron Man de Matt Fraction e Salvador Larroca. É mesmo muito bom e isso valeu-lhe o prémio Eisner. Já saiu o 1º HC oversized e o 2º sairá em Janeiro. Podes comprar à confiança, digo-o eu que não curtia nada o Iron Man e agora adoro.

    ResponderEliminar
  13. Esta fase de cancelamentos da Marvel, penso que nada tem a ver com a nova DC. Acho que é mera coincidência. São títulos que já se adivinhava que seriam cancelados.

    E penso que a Marvel já tentou fazer face a esta nova DC. Reiniciando Uncanny X-Men e Incredible Hulk do #1 e fazendo surgir Avenging Spider-Man e Wolverine & X-Men.

    ResponderEliminar
  14. Reignfire
    Eu compreendo que se cancele o que não se vende. Mas cancelar porque "só" vende 20.000 exemplares... LOL
    :D
    Bem, mas o que eu acho mesmo é a Marvel precisa de sangue fresco rapidamente! Está tudo muito desgastado, é a minha opinião.
    Vou ver esse Invincible Iron Man! Pode ser que me convença. Já cancelei tantos títulos da Marvel, pode ser que haja alguns a "bombar" como deve ser!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Eu também acho que a Marvel precisa de agitar as coisas.
    Não tenho sido grande seguidor actualmente não sou a pessoa indicada a falar, mas a DC está a chamar muito mais a atenção.

    A marvel tem de arriscar mais. De momento desta editora mantenho-me a seguir o Moon Knight que provavelmente terminará no final deste arco, juntando-se a estes títulos.

    ResponderEliminar
  16. Pessoalmente não fiquei com pena de nenhum dos títulos cancelados... ora pela qualidade da equipa associada, ora pela personagem em si. Black Panther ainda tenho alguma simpatia, maioritariamente pela fase do Christopher Priest, e Ghost Rider pela fase muito boa do Jason Aaron. O resto servia apenas para encher as estantes das lojas de comics... e não nos podemos esquecer que antes desta onda de cancelamentos já Alpha Flight, Herc e Iron Man 2.0 tinham ido à vida, e Destroyers e Victor Von Doom nem viram a luz do dia. Mas sinceramente quais destes tinham boas críticas? Herc talvez fosse o melhor... o resto, pelo que li, não passavam da mediania.

    E provavelmente na calha já estão Thunderbolts, X-Factor ou Avengers Academy. Estes posso certificar que são efectivamente bons, principalmente X-Factor de Peter David que acompanho desde a mini do Madrox.

    Mas deixem passar mais algum tempo, e veremos onde estarão alguns dos novos títulos secundários da DC, como Exterminator, Captain Atom, Grifter, Mister Terrific ou outros do género. A menos que as vendas do formato digital sejam muito boas, depressa chegarão aos mesmos níveis dos títulos da Marvel.

    Só o formato digital poderá suportar a edição destes personagens no futuro... porque comics com 20 páginas a 3 ou 4 dólares, têm o destino traçado logo à nascença.

    Nota: O Iron Man do Fraction era realmente muito bom, tanto que ganhou o Eisner de Best New Series. No entanto perdeu muita qualidade nos últimos números... não sei se pelas constantes sagas, se pela forma como o Fraction estende os story arcs. Continuo a achar a fase dos Knauf muitíssimo superior à fase inicial do Fraction... para começar, aconselho os trades que compilam esta fase.

    ResponderEliminar
  17. Já li o Invincible Iron Man até à saga Stark Resilient, ou seja, desde o #1 ao 33, equivalendo aos 6 (de 8) TPB's/HC's já à venda, ou os 2 Oversized HC's (1º já há venda, 2º em Janeiro), e devo dizer que está brutal. Se a seguir a estes, a qualidade diminui, não sei porque ainda não li.

    ResponderEliminar
  18. Dinis
    É muito natural que metade dos novos 52 títulos da DC vão à vidinha!
    :D
    E se eles não esperavam por isso é porque são tótós! Daqui por mais uns meses devem fazer a primeira triagem. Penso eu.
    Quanto ao Homem de Ferro tenho de ver isso! Nunca fui de comprar Iron Man a "solo"...
    ;)

    ResponderEliminar
  19. Reignfire
    O primeiro OHC ainda não está esgotado?
    :\

    ResponderEliminar
  20. Aqui não.

    http://www.bookdepository.com/Invincible-Iron-Man-v-1-Matt-Fraction/9780785142959

    ResponderEliminar
  21. Ah e sugestão de leitura para Invincible Iron Man: ler o IIM até ao #24 (já no 2º OHC); a seguir ler o Siege HC/TPB e depois recomeçar com o IIM #25.

    ResponderEliminar
  22. Ah, e mais uma sugestão de leitura para Invincible Iron Man (que não me lembrei há bocado): ler o IIM até ao #7; a seguir ler o Secret Invasion HC/TPB e depois recomeçar com o IIM #8.

    ResponderEliminar
  23. Reignfire
    Essas interrupções não têm problema, pois tenho esses dois livros: Civil War e Siegue. Obrigado pela info.
    ;)

    ResponderEliminar
  24. Verdade verdadinha é que não tem aparecido algo verdadeiramente acima da média.

    Estamos a referir aqui histórias, arcs, graphic novels já antigas tanto na Marvel como na DC. O que tem saído verdadeiramente interessante nos últimos tempos? o Joker de Bermejo? mais? Quanto à linha Vertigo pouco a pouco começa a desaparecer ficando apenas o Hellblazer. Quanto às DC 52, há ali boas ideias como a série Voodoo que tristemente vai ser reciclada para seguir outro rumo (estava a ficar demasiado provocante?), que mais? as do Batman são francamente medianas, escapa a arte. Grifter? lol. etc... etc...

    Não, super-heróis não é só para crianças mas os adultos acabam por se fartar das histórias mais simples e até aparecer algo mais digamos estimulante passamos muito tempo sentados.

    Safo-me lendo e procurando mais independentes, por exemplo descobri o "Leviathan" de Ian Edginton e Disraeli que recomendo vivamente.

    Bladder

    ResponderEliminar
  25. Bongop, eu não disse Civil War, mas Secret Invasion.

    ResponderEliminar
  26. Bladder
    Estás quase como eu! Procuro activamente no mercado norte-americano livros fora da DC e Marvel. E posso dizer que felizmente já descobri algumas belas pérolas na Archaia, DDP, IDW, Dark Horse e Zenescope entre outras editoras consideradas menores.
    ;)

    Reignfire
    Sorry, enganei-me! Estava com o livro Civil War à minha frente e depois deu para isto!
    :D

    ResponderEliminar
  27. Também vou descobrindo coisas novas.

    Por acaso esbarrei com este: ASH T1 - Anguis Seductor Hominum. O 2º Tomo deverá sair este mês. Acho que irás gostar.

    Depois coloca aqui a crítica :P

    Bladder

    ResponderEliminar
  28. Bladder
    Enquanto estava a ler o teu comment estava a pesquisar no Google, e para já gostei muito da capa!
    Vou fazer o download, fiquei interessado...
    :D
    Se me agradar tanto o interior como a capa devo comprar!
    ;)

    ResponderEliminar
  29. ASH T1 - Anguis Seductor Hominum existe em PT?

    ResponderEliminar
  30. Ricardo Alexandre
    Infelizmente não...
    :(

    ResponderEliminar

Bongadas