quinta-feira, 5 de abril de 2012
Thorgal: Aarícia
Hoje seria dia para eu falar do ciclo de Brek-Zarith, mas é impossível passar por cima do belo livro Aarícia, número 1 da colecção ASA/Público e 14 na cronologia geral. Saiu ontem!
Já agora como nota posso dizer que levei o último livro por pura sorte, pois tinha reservado e afinal não mo guardaram… esgotou no meu quiosque!
A imagem do topo é a capa do livro mas limpa de qualquer inscrição (excepto o logotipo LBD…). É belíssima!
A par do livro número 7, O Filho das Estrelas, é um livro chave! O Filho das Estrelas é um livro de estórias curtas passadas na infância de Thorgal, onde é levantado o véu sobre alguns dos mistérios da sua origem. Neste livro deixam-se pontas que irão ser agarradas noutros livros, e uma delas passa por este Aarícia.
Aarícia foi imaginado à semelhança do Filho das Estrelas, e a base é a mesma, só o protagonista muda. Agora é a infância da mulher de Thorgal que é descoberta pelos leitores em estórias curtas, e interligada sempre com o incontornável Thorgal. É aqui que eles descobrem que o seu futuro é indissociável, estão amarrados pelo destino e até os Deuses Nórdicos entram neste jogo!
As estórias são curtas mas muito bem planificadas, Van Hamme é um verdadeiro mestre da narrativa gráfica, e Rosinski está aqui num plano muito alto como artista. As suas páginas conseguem aliar simplicidade a uma grande eficácia, e de repente saímos dessa simplicidade para vinhetas altamente elaboradas, com cenários lindíssimos.
Pode-se dizer que não é o livro certo para um novo leitor iniciar a colecção. Talvez. Mas penso que foi a única oportunidade viável de se editar grande parte da série! Os novos leitores irão ter muito mais acção nos próximos livros com certeza!
O livro como objecto está muito bom. É uma edição muito cuidada pela ASA, de capa dura e preços muito acessíveis. O papel é de qualidade, assim como a impressão! Não há desculpas para não gostar…
Não vou adiantar muito mais sobre as pequenas estórias que compõem este livro, comprem-no, apenas posso dizer que recomendo. Não é um livro de grande acção, suspense ou heróico.
É apenas um livro de contos de infância de uma mulher muito importante em toda a série: Aarícia!
Recomenda-se!
Outras entradas desta série:
Thorgal
Lançamento ASA / Público: Thorgal
Thorgal Vol.1 - A Feiticeira Traída
Thorgal Vol.2: A Ilha dos Mares Gelados
Thorgal Vol.3: Os Três Velhos do País de Aran
Boas leituras
Hardcover
Criado por: Van Hamme e Grzegorz Rozinski
Editado em 2012 pela parceria ASA/Público
Nota: 9 em 10
Esta história é inédita em Portugal?
ResponderEliminarPergunto porque comprei o livro e parece-me que já tenho essa história.
Talvez não seja é em álbum mas em alguma revista mensal. Tenho que ir ver a minha BD para confirmar.
Abraço. :)
Penso ser um álbum lindo e fiquei agradado. Penso seriamente em adquirir a colecção.
ResponderEliminarOlha, a arte desse cara é realmente magnífica!
ResponderEliminarOCP
ResponderEliminarÉ inédito, novinho e lindo!
Não sei se alguma destas estórias saiu nalguma revista, mas penso que não!
;)
Rui Alex
Penso que deves fazer a colecção e deves tentar arranjar os que já saíram. É daquelas coisas raras em Portugal, uma série grande e de qualidade praticamente toda editada em português!
Guy Santos
Rozinski é grande! Aliás, esse senhor tem a mania de desenhar grandes séries como o O Grande Poder do Chninkel ou Hans.
Para além disso tem trabalhos nos comics como no Capitão América ou Abe Sapien!
:)
Gostei da arte simples, porem bem feita, e a história parece ser boa, só não conheço muito sobre os autores.
ResponderEliminarTadeu Elias
ResponderEliminarA arte é simples quando o artista quer que ela seja simples, porque tens páginas muito elaboradas também.
Rosinski alterna sempre entre os dois registos, dependendo do efeito que pretende!
;)
Estou babando nesse autor! O cara é muito bom mesmo! A arte então, é de cair o queixo!
ResponderEliminarAlguém sabe se essa publicação apareceu, aparece ou aparecerá em Terras Brasilis?
No quiosque onde fui o livro que comprei era o último (ou único) exemplar, às 9.20h da manhã!...
ResponderEliminarFui supreendido muito favoravelmente e as minhas expectativas já eram altas, mesmo considerando que não seria um dos melhores da série...A última história sobre as aventuras de um deus na terra dos homens é sublime, pelo ambiente, pela mitologia envolvida, pela pureza do argumento...Fez-me reler "O Filho das Estrelas" e valorizar ainda mais este albúm!
Ouve uma outra curta história publicada em Portugal, do 3º ao 5º numeros do 15º Ano do "Tintin" e que foi "Quase o paraíso..." Penso que em França esta história foi publicada incluída no albúm de arranque "A Feiticeira Traída".
Através de um post neste blog fiquei muito interessado nos "Passageiros do Vento", que não conhecia. Na época tinha acabado de fazer a coleção "Clássicos do Tintin" e não queria dispender mais dinheiro, pelo que a série me passou despercebida...
Alguém sabe onde adquirir todos os 7 (?) albuns? Na net só aparecem conjuntos incompletos...
Dervich
Alex D'ates
ResponderEliminarThorgal foi publicado no Brasil pela VHD até ao 4º volume. Depois disso parou! Parou exactamente quando a série elevou a sua qualidade, tanto narrativa como gráfica!
Os que foram editados pela ASA, penso que pela LEYA Brasil se possam importar. Não sei, só perguntando!
:(
Dervich
ResponderEliminarOlha, eu pensei que tinha ficado sem livro quando perguntei pelo meu e o homem me disse que na gaveta já não estava nenhum! Só sobrou mesmo o que estava em exposição em cima do Jornal Público!
Os Passageiros do Vento podes comprá-los numa loja do Público (só conheço a do Colombo, mas há mais), ou no Stand da ASA na Feira do Livro de Lisboa. Depois mais tarde costuma aparecer no Stand da ASA no Amadora BD.
;)
Olha, eu tenho me tornado fã de Thorgal, mas Aerícia é uma mulher muito disputada, valha-me Deus! Em duas edições anteriores, como ela deu trabalho para nosso herói, por mais que não tenha sido culpa direta dela (em termos, porque aquele lance da última resenha, dela cortar com a ponta da flexa as linhas que pendiam o objeto e que gerou grande confusão, foi totalmente desnecessário) e agora com essa arte linda, seria muito interessante ver um pouco da infância dessa moça e descobrir o que faz dela tão importante para Thorgal (fora o motivo óbvio que não é de bom tom falar aqui), afinal crianças devem ler o LdeBD também!!! : )
ResponderEliminarInfelizmente na minha zona ninguém se interessou por esta colecção.
ResponderEliminarSó tive oportunidade de ir ao quiosque depois das 18H00 e fui o único a comprar.
Gostei bastante do álbum e a qualidade de publicação em capa dura também é muito boa.
Venerável Victor
ResponderEliminarEntão irás ver na próxima entrada... O Thorgal atrás da mulher dá cabo de um reino!
:D
E sim, a arte vai sempre melhorando, embora aqui neste livro seja tudo aparentemente suave porque é a história de uma criança...
;)
Operário
Bem... aqui tenho de me pôr a pau, e reclamar porque não me guardaram o livro!
E sim, o a edição deste livro está um mimo, até o preço!
:D
Boas,
ResponderEliminarMuito boa edição da ASA/PUBLICO em que junta tudo: boa impressão, boa qualidade, grande historia... BD FB ao mais alto nivel :)
Já conheço Thorgal há bastantes anos e é verdade que algumas das historias curtas deste Aaricia já foram antes publicadas em Portugal...pelas Selecções BD 2ª serie salvo erro.
Abraços
Bouncer
PS. É com todo o gosto que me estreio aqui nos coments deste blog que é sem duvida nenhuma do melhor que nesta terra se publica sobre BD. Parabens!
Bouncer
ResponderEliminarBem vindo aos comments do Leituras de BD!
:)
Não sabia que algumas estórias deste livro teriam saído nas Selecções BD!
Presumo que a preto e branco?
:)
Bouncer tem razão, (pelo menos) a última história publicada neste albúm foi antes publicada a cores pelas Selecções BD (2ª Serie), Nº6 - Abril 99
ResponderEliminarDervich
Bom dia,
ResponderEliminarAs lagrimas de Tjakzi, A Montanha de Odin (com texto de introducao de João Miguel Lameiras) e Primeiras Neves foram publicadas a cores nas SBD.
Sera que algum dia ira existir a 3 serie desta revista? :) já lá vai mais de uma década desde a 2 serie...
Bouncer
Dervich
ResponderEliminarNão sabia! As selecções BD saíram numa altura complicada da minha vida e em que a BD fez um interregno grande.
;)
Bouncer
Pois, não sabia...
Acho que muito dificilmente irá haver mais alguma revista desse género a ser editada em Portugal.
:(