sexta-feira, 28 de setembro de 2012
The Walking Dead Vol.3: Segurança na Prisão
A Devir publica o terceiro livro desta famosa série norte-americana em português. É de saudar esta continuação, e esperamos todos que não pare até nos aproximarmos da numeração da Image, a editora que publica no original, mas para isso acontecer pede-se que a Devir publique os seguintes com uma cadência superior ao que tem sido a norma.
A equipa criativa é a mesma do livro anterior, Robert Kirkman (argumento) e Charlie Adlard (desenho). Robert Kirkman continua a apresentar um argumento sólido, jogando com emoções levadas ao extremo numa situação extrema, e mais uma vez coloca os Zombies como personagens absolutamente secundárias.
Joga com monstros, mas os monstros não são Zombies… são pessoas bem vivas! O ambiente confinado da prisão presta-se a uma linha narrativa de terror físico e emocional, e Kirkman é mestre neste jogo de emoções e nervos à flor da pele!
Charlie Adlard tem um traço muito expressivo, mas penso que na representação humana por vezes confunde um pouco os leitores com algumas personagens muito parecidas facialmente. Quanto ao resto está muito bem, nas batalhas com Zombies, na representação gráfica de uma prisão de alta segurança, e sobretudo nos espaços muito confinados do interior da prisão. Muito bom!
O grupo sobrevivente está em movimento na busca de um local seguro e livre de Zombies para tentar viver o mais condignamente possível.
A gigantesca prisão tem quase todas as condições para tal, mas primeiro têm de se livrar de todos os Zombies que se encontram no seu interior!
Começa uma grande operação de investigação de instalações, aprovisionamentos, limpeza e caça aos Zombies que estavam no seu interior. Mas não havia só zombies no interior da prisão, quatro reclusos estavam fechados no refeitório…
Mais uma vez Kirkman joga bem com as emoções dentro de um grupo pequeno de sobreviventes, em que estes têm os nervos em franja depois todos os eventos que se seguiram ao holocausto Zombie!
Os desentendimentos sucedem-se inclusivamente entre Rick, o líder do grupo, e a sua mulher (grávida num mundo Zombie…). As terríveis decisões que ele tem de tomar a toda a hora estão decididamente a desequilibrá-lo, e nota-se que se começa a desprender um pouco da sua humanidade.
Existe uma maior interacção entre personagens secundárias neste livro, o espaço é restrito e estas conseguem ter um papel mais visível para o leitor.
De notar que este grupo não tenta apenas sobreviver, mas sim viver! Querem tornar a prisão a sua casa! Mas alguns crimes e preconceitos vão estragar esta visão…
O livro acaba em pleno “cliffhanger” deixando o leitor completamente pendurado à espera de mais!
E este é um dos problemas que eu já foquei noutros posts. A cadência de publicação da Devir é lenta de mais e leitores mais entusiastas irão ter o dilema de uma espera longa para talvez mais um livro, ou comprar o original que está ali logo à mão… eu prefiro ler em português, adoro a série, mas a Devir tem de encurtar o tempo de espera! Acho que dois ou três livros por ano era bom.
Boa série, e boa edição da Devir! O Leituras de BD recomenda.
:)
Podem ler a crítica aos dois primeiros volumes neste link:
The Walking Dead Vol.1 & Vol.2
Boas leituras
TPB
Criado por: Robert Kirkman e Charlie Adlard
Editado em 2012 pela Devir
Nota: 9 em 10
já comecei a comprar a versão original. ainda quero ler a série nesta década.
ResponderEliminarPaulo Brito
ResponderEliminarLOL
Por enquanto estou a dar o benefício da dúvida à Devir. Tenho estado a comprar em português, mas se o ritmo de publicação for sempre este...
:P
Walking Dead é muito bom! CHUPA Marvel que não apostou no projeto desse argumentista e perdeu de faturar milhões, para a Image e agora com o licenciamento para a TV!!!
ResponderEliminar@Nuno Amado
ResponderEliminarÉ um atraso enorme. Tirando a ASA que ainda me faz pensar em esperar, voltei a comprar as edições estrangeiras.
e fora do contexto
ResponderEliminaralguém tem reparado no puritanismo do facebook a censurar arte como o desenho de Bill Sienkiewicz??
Venerável Victor
ResponderEliminarA Marvel já tinha os seus Zombies, não deviam querer mais!
:D
Paulo Brito
Da ASA vou esperando nas séries que eles vão apostando na continuação. Das outras, bem para além de livros soltos tipo Blankets, estou só a fazer esta, o Death Note já tinha todo em inglês em muito tempo. De qualquer modo o mercado francês está-me vedado...
por enquanto!
:D
The Walking Dead é uma série que não me cansa nunca, curto demais a hq e o seriado televiso.
ResponderEliminarJoão Roberto
ResponderEliminarNão cansa mesmo, é difícil é estar à espera do próximo volume!
:D
A verdade e que o numero de fatalidades nao diminuiu e nesta historia vemos realmente o perigo que são as pessoas
ResponderEliminarPedro Pires
Pedro Pires
ResponderEliminarNa verdade o grande inimigo do homem é mesmo o homem. Mesmo num mundo Zombie continua a ser!
:(
Walking Dead é o melhor quadrinho (BD) que já li em décadas!
ResponderEliminarNuno Amado
ResponderEliminarTenho pena em dizer que vou continuar a colecção em inglês mas também a culpa é da Devir ... 1 por ano é ridículo ...
Pedro Pires
Pedro Pires
ResponderEliminarPois, eu penso o mesmo, mas por enquanto vou esperando que eles melhorem a cadência. Se continuar assim, provavelmente começo também a comprar no original...
:\
Até parece que voçes que ainda compram material tem a culpa mas se "bandearem" para o original a culpa é da editora e do seu ritmo leeennnntooooooo de edição,aproveitem e façam o upgrade para Hc com mais arcos por edição,ou Compediums que duma vez tem cerca de 25 numeros,e não 6 por ano.
ResponderEliminarUm pequeno aparte , o walking dead 100# foi até agora o comic mais vendido do século com mais de 300.000 vendas , de louvar o Robert Kirkman e o Charlie Adlard não?
ResponderEliminarPedro Pires
Optimus
ResponderEliminarDesta colecção, e se um dia comprar original, vou fazer em TPB para ficar igual à edição portuguesa!
;P
Pedro Pires
Já tinha feito menção a esse nº 100 de Walking Dead!
http://bongop-leituras-bd.blogspot.pt/2012/06/lancamento-image-walking-dead-100.html#axzz25dAl3pFU
;)
É bem interessante ver uma série de bd sobre Zombies durando tanto tempo!
ResponderEliminarGuy Santos
ResponderEliminarE é bem capaz de durar mais uns anos... :)
Pedro Pires
Guy Santos e Pedro Pires
ResponderEliminarEspero que não dure tanto, senão acaba por entrar em desgaste...
:\
Essa "febre pop" eu ainda não contraí, nem na série nem na hq. Me parece muitíssimo bem construiída, entretanto. :D
ResponderEliminarNão sei não Nuno Amado o Robert Kirkman é um excelente escritor e vai sempre haver mais coisas como por exemplo:
ResponderEliminarA reconstrução da sociedade
A eventual morte do Rick e o efeito no filho e nos membros do grupo
Entre outros ...
Pedro Pires
Alex D'ates
ResponderEliminarEu gosto. Mas já tinha muitos livros tipo Zombie, mas esta série é especial pelo seu impacto e densidade emocional.
;)
Pedro Pires
Não quero fazer spoilers, mas posso-te dizer que o Kirkman já disse em entrevistas que o Walking Dead iria durar até onde leitores quiserem, e também disse que apenas havia uma personagem âncora: Rick. Os outros todos são... pois... enfim... não digo mais nada!
:P
Nuno Amado ele até deu uma entrevista a pouco tempo sobre a milestone do comic nº 100 e ai ele disse que o Rick pode ir a qualquer momento :P
ResponderEliminarhttp://dailydead.com/exclusive-robert-kirkman-talks-issue-100-and-the-future-of-the-walking-dead/ (cuidado eu só pesquisei na net eu não vi mas isto tem quase de certeza spoilers)
Pedro Pires
Pedro Pires
ResponderEliminarLOL
Eu li uma entrevista dele o ano passado em que ele dizia que podiam morrer todos, e que o único fio condutor seria o Rick. Só se mudou de ideias para não cansar o pessoal!
:D
Nuno Amado
ResponderEliminarEstou só a supor mas é capaz de acontecer alguma coisa má ao Rick nos próximos arcos de historias para ele mudar a opinião assim tão de repente
;)
Pedro Pires
Pedro Pires
ResponderEliminarCoisa má já aconteceu ao Rick, ele estava completamente "louco" e desequilibrado há uns tempos, devido a algumas mortes (não vou "spoilar")...
Hummm... será que se vai suicidar!?
:D
Nuno Amado 1º tenho que dizer que esta fantástica esta conversa 2º acho que a intenção de Rick vai ser sempre proteger o Carl pois ele é a única coisa que ainda o mantém "são" por isso acho que suicídio esta fora de hipótese por agora...;)
ResponderEliminarPedro Pires
Pedro Pires
ResponderEliminarObrigado!
E quem te diz que o Carl fica vivo...?
:P
Nuno Amado
ResponderEliminarPois...não sei boa questão...;)
Pedro Pires
Pedro Pires
ResponderEliminarNão me obrigues a "spoilar"!!
:D
Nuno Amado
ResponderEliminarÉ só para avisar que já comprei o Walking Dead Vol 4 se quer que eu diga sinceramente valeu totalmente a pena , comecei a ler foi até acabar de seguida não vou spoilar nada mas devo dizer que vale a pena comprar
Pedro Pires
Pedro Pires
ResponderEliminarClaro que vale a pena!
Eu vou esperar até ao fim do ano. Se não sair mais nenhum em português começo a importar...
;)
Nuno Amado
ResponderEliminarAprovei-te e compre logo 2 :P
Pedro Pires
Pedro Pires
ResponderEliminarProvavelmente se começar a importar começo pelos primeiros volumes em capa dura e vendo estes em português.
:P
Acho mesmo muito triste a lentidão da Devir... ainda por cima, agora com a crise, não devemos ver o volume 4 até metades de 2013... o que me entristece pois mostra a lentidão de portugal... por isso recomendo comprarem as ediçoes originais porque custam o mesmo preço e já vao no volume 17 :D Mal posso esperar pelo 18...
ResponderEliminarEu deixei de comprar os livros quando cada um deles começou-me a sair páginas.
ResponderEliminarJá aconteceu a alguém?
Eduarda Alecrim
ResponderEliminarOlha a mim não me aconteceu nesta série. Pode ter sido um defeito no livro que compraste!
Essa situação só me aconteceu em dois livros da série Conan da Dark Horse, mas falei com algumas pessoas que faziam a série e ninguém tinha esse tipo de reclamação... por vezes temos azar naquilo que compramos.
:(