quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
DC Comics volta atrás...
Quase que impensável... mas aconteceu!
A DC Comics voltou atrás no despedimento de Gail Simone.
A pergunta a fazer é: porquê?
Se o despedimento tinha sido feito de uma maneira perfeitamente anormal (por mail!!!), ninguém estaria à espera que esta editora voltasse atrás nesta questão!
O facto é que aconteceu mesmo.
Se a razão foi o protesto online (bastante grande diga-se), se foi a sua grande base de fãs ameaçar não comprar o título Batgirl (que até tinha boas vendas), ou se não estavam para levar com fãs vestidas de Batgirl nas próximas Comic-Cons a perguntar “Where’s Gail Simone?”... bem não sei.
Segundo parece, Gail Simone já tinha muitas ofertas de editoras, algumas rivais, portanto não iria fazer nenhuma "caminhada no deserto".
Uma coisa é certa, volta pela porta grande e com um poder negocial maior!
Falta saber se Ed Benes que também tinha sido "corrido" do título por mostrar simpatia com a autora também volta!
Boas leituras
A decisão que a DC tomou no inicio em demitir a Gail Simone já era estranha, agora se tornou ainda mais estranha voltando atrás, talvez tenha sido realmente a repercussão. E a DC achou que era uma escritora que tinha certo número de admiradores que não poderiam ser ignorados nas vendas do título.
ResponderEliminarEstão a ter aulas com o nosso Governo. Diz de manhã, diz o contrário à tarde.
ResponderEliminarPenso que a DC "pensou" melhor depois de muitos protestos e resolveu voltar atrás pelo menos por enquanto.
ResponderEliminarGuy Santos
ResponderEliminarAcho que considerar aquilo que fizeram uma aberração, isto agora parece-me muito mais perigoso a nível laboral!
Agora o "povo" pode achar que se a editora se encontra fragilizada para voltar atrás daquela maneira!
:D
Rui Esteves
LOL
:D
João Roberto
Olha não sei bem o que se passou, mas a DC acabou por ficar "por baixo" nesta volte face!
;)
Acho óptimo que os fãs se tenham manifestado, até porque é um livro que se está a sair bem nas vendas, e a autora segundo foi dito foi despedida sem "justa causa", e por "email", o que eu considero um acto covardia. Espero é que a Gail Simone tenha aproveitado bem este passo atrás na DC !
ResponderEliminarDespedimentos por e-mail não são válidos, nem nos Estados Unidos. Ela pode ter ameaçado processar.
ResponderEliminarNão seriam se ela fosse empregada da editora, mas ela não é. Todos os autores de BD da Marvel e DC são freelancers...
ResponderEliminarMuitos, aliás, são contratados por e-mail também. Para citar um exemplo, todo o meu trabalho de tradução para a Panini no Brasil há uns anos foi feito por e-mail!
Duarte P. Silva
ResponderEliminarOlha... eu aproveitava para pôr umas condições novas... lol
Sim, porque de certeza que foi a DC a voltar atrás e não ela a chorar à entrada da porta da DC!
;)
Paulo Costa
Desconheço completamente como este tipo de mercado é regulado nos EUA.
Mas despedir por mail, não sei se é legal!
:|
Hunter
Deves saber bem mais disso que eu!
lol
De qualquer modo aceito o mail para contratos internacionais, não para contratos dentro do próprio país, que inclusivamente se devem reger por normas diferentes. Mas isto sou eu a falar de cor, porque na realidade não tenho base para opinar com propiedade.
;)
As majors têm destas coisas:(
ResponderEliminarReparem que "dentro do próprio país" nos EUA pode ser uma distância meio bruta. Entre as duas costas americanas há uma distância que é mais ou menos aquela daqui a Moscovo!
ResponderEliminarHunter, mesmo os freelancers têm contratos, que indica quantas páginas eles são obrigados a fornecer e durante quanto tempo.
ResponderEliminarO e-mail não é considerado válido porque não há garantia de recepção do mesmo. Não estou a dizer que têm que ser despedidos em pessoa, precisamente por causa das distâncias que falaste, mas tem que ser feito por fax (cujo equipamento confirma a recepção do outro lado) ou por carta registada.
Não acredito que reclamações dos fãs e "má publicidade" sejam suficientes para causar mossa nas vendas da DC. Apenas uma questão legal com potenciais danos financeiros poderia fazer a DC voltar atrás.
Bacchus
ResponderEliminarAs "majors" deviam ter pessoas à frente que tivessem uma verdadeira linha editorial... e não têm!
:D
Hunter
Dentro do próprio país existem as próprias leis do país. Que neste caso desconheço relativamente a esta situação.
Não importa se um vive na California, e a empresa está em Nova Iorque! Existem contratos com certeza, que poderão ser enviados pelo correio com certeza. Mas é como te digo, desconheço a cena legal dos EUA em relação a isto!
;)
Paulo Costa
Penso que terá sido um pouco de tudo a fazer com que a DC voltasse atrás, agora com a agravante de a Simone ter entrado por cima com certeza...
:D
As majors são uma "desgraça"..
ResponderEliminarÉ só pura incompetência e vivem num mundo "á parte" ( á lá Hollywood).... e depois caem na real..
Bacchus
ResponderEliminarNa ânsia de obter o máximo lucro imediato, esquecem-se do médio e longo prazo; e é nestes planeamentos mais longos que se vai firmando pouco a pouco as bases de um público verdadeiramente fã com o qual se pode contar sempre.
;)
ResponderEliminarAo menos não foi despedida por SMS, ao menos um e-mail costuma ser mais elaborado.
-Bladder
Nuno: tens de ler o Secret Six, muito mais inspirado que esta incursão na Batwoman e que só foi cancelado devido a reestruturação dos 52 pois havia ainda muito para contar.
Mas estamos aqui a conjecturar, não tarda andamos a dizer que ela voltou porque o lobby gay é poderoso nos States (que o é).
ResponderEliminarApenas a Gail e a DC é que sabem o que se passou.
-Bladder
Bladder
ResponderEliminarPois estamos em conjecturas...
:P
Sabes lá tu se não foi o lobby gay!?
Ou o lobby das armas??
Ou a Hilary danada porque despediram uma mulher por mail!?
:D
Secret Six nunca li mas já vi boas críticas. A Batwoman nunca foi escrita por Gail Simone, penso eu... acho que te estavas a referir à Batgirl!
:D
ResponderEliminarBoas! Há um ângulo nisto que me deixa curioso: alguém que é despedido da forma que ela foi... aceitar voltar à mesma casa onde isso aconteceu... Sou só eu que acha isso estranho? O que impede de voltar a acontecer? De igual mau modo? Obviamente que não possuo nem de perto nem de longe a info que a Gail tem, mas creio que seria muito mais interessante que ela seguisse o seu caminho.
P.S. Secret Six é série que pretendo adquirir (não faço é ideia quando...) porque já li mesmo muita coisa boa sobre ela.
Cumps!
Francisco Quintana
ResponderEliminarSe ela voltou, foi por cima com certeza. Que se saiba ela teve imediatamente propostas de trabalho, portanto não estou a ver ela voltar tipo cordeirinho!
:D
Pois, lapso meu, é girl e não woman.
ResponderEliminarJá as confundo todas. O universo Marvel é mais simples :(
Recomendo mesmo o Secret Six, a série de 36 issues e a mini-série anterior aos 36. A arte é coesa e no mesmo estilo, sem aqueles inserts cartoonescos feitos por tarefeiros que dão cabo do ritmo da arte mais realista. Saca como toda a gente, se gostares compra, é como eu faço.
-Bladder
Bladder
ResponderEliminarO Universo Marvel não é mais simples... lol, estás é mais habituado a ele!
:P
Vou experimentar esse Secret Six...
;)