sábado, 1 de dezembro de 2012
Ilustração: Intruder por Don Lawrence
Acabei de ler o 10º livro da colecção Complete Series Storm - The Collection, e cada vez mais gostaria de ter conhecido este artista inglês num festival. Agora já não é possível infelizmente...
Esta ilustração saiu da história "The Van Neumann Machine" (volume nº20 da série original), e é a primeira parte da trilogia final com que Don Lawrence se despediu de Storm, após lutar primeiro contra a cegueira, e depois contra um enfisema.
Quando tiver esta série completa (faltam-me "apenas" dois livros) irei fazer um super post de homenagem a Storm, e claro, também a Don Lawrence. Tentarei fazer o meu melhor nesse post, menos que isso será mediocre e Storm / Don Lawrence merecem mesmo o melhor.
O pormenor desta ilustração é brutal. Só estando com o livro na mão nos apercebemos da qualidade da imagem. Esta ilustração saiu de uma página do livro, mas também é oferecida num "ex libris artprint" de grande qualidade na compra deste livro. Todos os livros desta série trazem um artprint deste género!
Boas leituras
Comecei há muito pouco tempo a inteirar-me do excelente trabalho de Don Lawrence. Já deu para perceber que Storm é um caso impar no universo da Bd de ficção cientifica. Adoro o género mas é muito raro haver este tipo de qualidade. Era bom que houvessem mais Don Lawrence(s) por aí. Fico a aguardar essa tal merecida homenagem :)
ResponderEliminarMuito obrigado por me apresentar ao artista maravilhoso que é Don Lawrence! Isso foi acréscimo de vida!
ResponderEliminarRealmente uma arte de destaque!
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarVVV, a Editora Abril chegou a publicar algumas histórias do Storm em formato revista. Infelizmente não sei quantos números saíram, e também não me lembro de algumas vez as ter visto em Portugal.
ResponderEliminarLuis Sanches
ResponderEliminarAs duas primeiras histórias foram publicadas em português pela editora "Amigos do Livro".
É uma série excelente de ficção científica. Tem tudo o que o pessoal gosta. Viagens no tempo, mundo estranhos e originais e uma arte de babar.
Já só me faltam 2 livros, a ver se para o ano completo esta série!
;)
Venerável Victor
ResponderEliminarDon Lawrence também foi publicado no Brasil. Pensso que apenas o primeiro número.
;)
Guy Santos
A arte é maravilhosa e nesta colecção de luxo explode mesmo!
:)
Paulo Costa
ResponderEliminarNunca vi isso em Portugal, a única coisa que tenho em português foram os vol.1 e vol.2 pelos Amigos do Livro.
Sei que no Brasil foi publicado pelo menos a primeira história, mas não sei se foi em formato livro ou revista.
;)
Em resposta ao Paulo Costa, as edições do Storm da Abril foram também distribuídas em Portugal mas infelizmente foram poucas, acho que pouco passou da dezena e a história acabou abruptamente a meio.
ResponderEliminarEu tenho todos esses números que saíram no principio dos anos 90, penso... mas tenho que ver na minha colecção para dizer com certeza quantos foram.
Storm foi um dos meus personagens favoritos na época, tendo todos os ingredientes que adoro numa BD: muita Sci-Fi, boa história, excelente arte e personagens consistentes. :)
Cá fico à espera dessa homenagem ao Don Lawrence, Nuno. ;)
Abraço. :)
OCP
ResponderEliminarJá podia ter os dois que me faltam... mas tive de cortar no orçamento para livros!
:(
Quando acabar a série vou relê-la toda e depois faço o post!
:D
A imagem faz-me lembrar a urbanização de São Marcos...
ResponderEliminarTb gostava de os ler ( tenho os 2 primeiros dos "Amigos do Livro") mas a cerca de 50€ cada, está completamente fora do meu orçamento. E eu sei que não devia escrever isto, mas andei à procura em "formato digital" e nem en inglês os apanho, só holandês.
ResponderEliminarRafeiro
ResponderEliminarLOL
:D
Kapas
Muito dificilmente encontrarás estas edições digitalizadas em inglês, os livros são caros demais para serem digitalizados... Só apanhaste as holandesas porque são os trades normais (também há em capa dura). Também gostaria que esses fossem traduzidos para inglês, sobretudo os livros pós Don Lawrence (a continuação de Storm) que já vão em 4 volumes, em holandês...
:D
Pois, andei a ver no site e até me arrepiei com o preço... em virtude de não os poder comprar ( o fundo de desemprego não dá para tudo ) tentei achá-los scanados, mas pelos vistos tenho mesmo só uma hipótese: aprender holandês...:)
ResponderEliminarKapas
ResponderEliminarInfelizmente o leitor de BD em Portugal tem de saber francês, inglês e japonês... e agora mais o holandês!
:D
Um das melhores.. "coisas" de Sci-Fi de todos os tempos!
ResponderEliminarDe todos os universos, inclusive!!!
Alex Dátes
ResponderEliminarConheces a série? Sei que no Brasil foi publicado pelo menos o 1º volume...
:)
Não conhecia o trabalho de Don Lawrence. Mas pelo teor de suas palavras parece de fato ser muito bom.
ResponderEliminarJoão Roberto
ResponderEliminarFoi um fora de série, sim!
:)
Eu tenho os 2 primeiros livros em PT, capa dura, dos Amigos do Livro. vieram como parte de um pack, com 2 histórias do Storm, 2 do Danny Doodle, 2 do Agente 327 (um '007'), e 2 do Johnny Goodbye (um detective em Chicago no tempo dos gangsters).
ResponderEliminarGosto de todos, mas os meus favoritos são o Storm e o Agente 327.
Material bem bom, tudo em PT. Um dia destes, visto estes já não se encontrarem à venda e não haver scans em português, ainda os digitalizo e ponho online.
-Pedro ("conta google" o caneco)
Pedro
ResponderEliminarComo em comentários anteriores, também tenho os dois que saíram pelos "Amigos do Livro", mas a nível de qualidade de edição, quando se compara a edição de luxo de que eu estou a falar, com esses em português... bem, parecem livros diferentes!
:D
Já só me falta o último da série de luxo, o 13º, mas já estou em condições de fazer um grande post sobre esta série e Don Lawrence.
Espero ter a estaleca necessária para fazer uma homenagem dessas...
É muito material para um post, por isso só capaz de fazer um post com várias partes!
;)
Nuno,
ResponderEliminaracredito que a nova seja muito melhor, a minha é de papel normal (baço, não brilhante), mas tendo em conta que as antigas foram feitas nos inícios dos anos 80, até que nem está mal.
Cá espero o seu post ;)
Já agora, essas edições são A4?
Cumprimentos,
Pedro
Pedro
ResponderEliminarO papel não é muito brilhante (e ainda bem), mas é de alta gramagem. Muito brilho ia retirar muito do trabalho de Don Lawrence.
As dimensões são "generosas"... 35cm de altura por 24,5cm de largura! Estupidamente maravilhosos de grandes que são!
:D
Tal como prometido uns 5 posts atrás, cá vão os 2 únicos Storm que saíram em PT-PT pela editora "Amigos do Livro":
ResponderEliminarStorm #1 - O Mundo das Profundezas: https://app.box.com/s/56bqf3unkdlvxynyymdi
Storm #2 - O Último Campeão:
https://app.box.com/s/eegsgrkhjbr89sbsv6e2
Estão em formato cb7 (é um 7zip). Se não for suportado pelo vosso leitor, descompressem com o Winrar e re-compressem em zip ou rar, fazendo depois o rename à extensão zip (ou rar) para respectivamente cbz (ou cbr).
Acho que não há problema por os colocar aqui, pois não só já não se encontram à venda, como me parece que a própria editora já não existe.
Espero que gostem.
Pedro (a ver se o google finalmente posta com o meu nome em vez de "unknown")
Pedro
ResponderEliminarBem, ainda me falta o 13º... lol
E sim, esses livros já só se encontram à venda em alfarrabistas. Eu tenho esses dois guardados apenas como curiosidade, visto que com aquela colecção que estou a comprar a versão dos Amigos do Livro é completamente pindérica!
;)
Pedro, obrigado por teres disponibilizado aqui os links. Eu, como todos nós, preferimos a nossa Bd em papel, mas com certas gemas não me chateio nada de as ler digitalmente.
ResponderEliminarNuno, pindérica não diria, mas realmente a qualidade vista nos dias de hoje deixa um bocado a desejar: o papel é um bocado rugoso e o DPI dos desenhos podia ser maior. Nada de mal se estivéssemos a falar de desenhos de "linha clara", agora este tipo de arte exige outra coisa.
ResponderEliminarAté há nalgumas páginas do 1º livro um certo desalinhamento de filtros RGB (não sei o nome técnico); pouco se nota, mas em cenas que tenham pormenores "bicudos" como uma lança, nota-se que a ponta da lança tem uma ponta fantasma encarnada meio milímetro à esquerda, e outra azul à direita da ponta propriamente dita.
Mas olha, são as únicas que estão em PT-PT :D
Luís, ainda bem que gostaste, fiz o melhor que pude para limpar o ruído sem tirar nenhum detalhe à arte, acho que fui bem sucedido. Depois opinem.
Pedro
ResponderEliminarQuando falo em pindérica falo da resolução de imagem, papel, impressão... lol
Só me apercebi da arte Don Lawrence quando descobri os livros editora holandesa (que agora não me lembro o nome) em papel de alta gramagem, as dimensões são superiores aos nossos Príncipe Valente, excelente impressão, etc. E posso garantir que a diferença é brutalíssima. A arte de Don Lawrence vive ali naqueles livros, nos do amigo do livro nem 1/10 vocês se apercebem. São caros, é verdade, mas são pérolas! Estou a fazer essa colecção há anos (acho que 4 anos), e falta-me o último. Só capaz de o comprar no Natal. É imperdível!
;)
Luís Sanches
ResponderEliminarQuando não há hipótese...
:D
Nuno, claro, eu percebi.
ResponderEliminarMas agora já me estás a fazer água na boca :) Eles custam à volta de quanto? Também há edições dessa qualidade em inglês?
Pedro
Pedro
ResponderEliminarSão em inglês! Quer dizer existem em duas versões linguísticas: inglês e holandês.
Custam 50 EUR. Vou pôr o link:
http://www.donlawrence.co.uk/shop/index.php?hg=2&sg=25
Claro que opção para nós é inglês!
;)