sábado, 16 de março de 2013
Margot Vol.2 - As Deusas da Estrada
Margot. Série desenhada dentro da escola "linha clara" clássica franco-belga, mas com uma data de publicação recente.
Foi uma das três apostas da NetCom2 para Portugal.
Esta série tem quatro livros publicados em França, que a NetCom2 se comprometeu a publicar integralmente em Portugal. Neste momento já se encontram publicados em português os dois primeiros, “O Mistério do Traction 22” e agora este segundo livro:” As Deusas da Estrada”.
Não dei a minha opinião publicamente do primeiro volume aqui no Leituras de BD, porque quis verificar se se ia manter o mesmo nível gráfico e narrativo, ou se iria haver melhoria.
Felizmente houve uma grande melhoria gráfica do primeiro para o segundo volume.
Esta série tem argumento de Olivier Marin e desenhos de Emilio van der Zuiden e conta as aventuras de uma jovem e bonita jornalista que cai no mundo automobilístico por acaso no primeiro volume. O Traction 22 é uma história um pouco mais a atirar para o policial, este segundo volume, Deusas da Estrada, é mais aventura e acção que policial, embora esse “bichinho” ainda esteja lá.
Em relação ao argumento… este é muito simples, por vezes mesmo “naive”, não tem grandes voltas, ou segundas linhas de acção fortes. Simples e eficiente para aquilo que se propõe, ou seja entreter o leitor durante um bocado, sem ter de se fazer grandes esforços para entender a linha narrativa.
Claro está que para isso funcionar decentemente o desenhador tem de ser bastante competente!
Porque é que não fiz crítica ao primeiro volume? Por isto mesmo. Um argumento leve para entreter, mas com graves lacunas no desenho. Preferi esperar pelo segundo…
Este segundo volume graficamente é bastante superior ao primeiro, as páginas são bastantes melhor no capítulo do planeamento, e dentro do estilo o desenho da personagem humana está bem melhor.
Zuiden é muito bom a desenhar os carros. Este segundo volume exigiu dele muito mais nesta vertente automobilística que o primeiro, visto que temos uma corrida como pano de fundo à intriga, e na realidade ele é bastante bom neste tipo de desenho. Outra melhoria foi o corpo humano, sobretudo o feminino. Os homens continuam a ser muito básicos, na escola clássica de Blake & Mortimer, mas as mulheres ganharam bem mais em curvas que no livro anterior…
Falando neste aspecto. Não faz muito sentido este pudicismo apresentado. Bolas… o livro é recente e em França não há estes problemas de andar a tapar o corpo com balões, ou tapar o peito com uma toalha ao leitor, mas mostrando aos outros personagens do livro! Para mim, ou se tapam, ou se destapam! Agora destapar e não deixar ver com recurso a balões ou “toalhas” para o leitor não ver… bah… nem os putos de 14 anos vão "nessa" neste momento!
Os autores quiseram criar uma personagem super coquette, que acaba por não ser carne, nem ser peixe! Ou bem que dispam a rapariga em paz e sossego, ou então deixem-na estar vestida… esta é a minha sugestão!
A história deste segundo volume começa com um despique na estrada entre Margot e outra mulher ao volante. Acabam por enveredar num estilo de condução perigoso, para desgraça dos seus penduras masculinos, e Margot vai “parar às couves”…
O outro automóvel acaba por parar e ajudar no salvamento, apresentam-se, e para gáudio de Margot a condutora do outro veículo é uma condutora desportiva que se encontra em treinos para uma corrida só de mulheres. Adivinhem o que se vai passar?
Claro… Margot aproveita para correr também e experimentar os novos pneus da Michelin, de concepção do seu namorado.
E claro… nesta corrida haverá espionagem industrial, acidentes, e adversárias(os) peigosas(os).
Como disse atrás, este livro não é nenhuma obra de arte mas melhorou em relação ao primeiro. O objectivo do livro é apenas entreter o leitor durante algum tempo sem o maçar, ou fazer pensar. Não é nenhum Michel Vaillant, mas o objectivo é minimamente atingido: diversão!
Como nota extra positiva tenho de salientar e destacar o livro "per se". Está muito bem acabado e com um bom papel! Também gostei da inclusão de uma galeria de arte onde Margot é "vista" por outros desenhadores.
Este livro peca no mesmo sítio de todos os outros desta editora: no lettering!
Continua bastante deficiente e aqui não houve melhorias. Entreguem o lettering a um profissional por favor! Quando existe um bom lettering ninguém nota, um mau lettering salta logo à vista!
Fica mais uma vez esta dica. Se precisarem de um homem bom nisso eu conheço!
:D
Boas leituras
Hardcover
Criado por Olivier Marin e Emilio van der Zuiden
Editado por: em 2013 pela NetCom2 Editorial
Nota: 7 em 10
Gostei da arte, o corpo feminino e os carros ficaram muito bons!
ResponderEliminarGuy Santos
ResponderEliminarOs carros estão muito bem sim!
O corpo feminino também não está nada mal não... Um livro de apenas entretenimento, mas será que isso basta para um mercado como o português que não tem vendas que se possam considerar "boas"?
;)
Carros? Quais c... ah, os carros... sim, os carros!
ResponderEliminarDeu-me uma vontade doida de comer cheesecake.
Paulo Costa
ResponderEliminarCheesecake???
LOOOL
:D
Procura no Google por imagens de cheesecake girls ou cheesecake pinups. Não vais encontrar cheesecake nenhum.
ResponderEliminarPaulo Costa
ResponderEliminarahahahahah
Não conhecia essa denominação, e fiz a pesquisa! lol
Mas para tua informação lá no meio havia um verdadeiro cheesecake!
:D
Parece ser interessante.
ResponderEliminar"Um livro de apenas entretenimento, mas será que isso basta para um mercado como o português que não tem vendas que se possam considerar "boas"?"
O pvp não ajuda e sem distribuição.
"Gostei da arte, o corpo feminino e os carros ficaram muito bons!"
ResponderEliminarNão me parece que muitos users reparem nos carros.
Optimus Prime:
ResponderEliminarSe tivesse robots do tamanho de casas já reparavas, né?
Fico espantado com os teus novos super-poderes de articulação, nada a ver com o user Optimus Prime do Fórum Central Comics, serás um clone?
-Bladder
"Pudicismo" é provavelmente a invenção do milénio, até ao momento... :P
ResponderEliminarOptimus
ResponderEliminarTu e o Paulo Costa estão quase a convencer-me que meti as imagens erradas... devia ter colocado mais carro!
Quanto à distribuição, é só ires ao site e ficas logo a saber os pontos de venda.
;)
Bladder
Se fossem Mechas o Optimus não olhava para mais nada...
:P
Mário Freitas
Não gostaste de "pudicismo"??
Estás a cercear a criatividade linguística...
:P
"Fico espantado com os teus novos super-poderes de articulação, nada a ver com o user Optimus Prime do Fórum Central Comics, serás um clone?"
ResponderEliminarNão não sou clone,e não tenho Super poderes.lolo
Bladder obrigado pelos elogios.
"Se fossem Mechas o Optimus não olhava para mais nada..."
Nuno calhou mesmo bem dizeres isso no dia que o Panda Biggs estreou a 2a temporada de Transformers Prime.
Deusas da Estrada, venham abençoar as nossas aqui do Brasil também? Só podem ser as da Bélgica, França ou Portugal??? Sabe Nuno, letrista é isso mesmo, letrista bom é aquele que a gente nem vê que existiu esse profissional na revista. Margot é uma leitura divertida mesmo. Muitas vezes quadrinhos assim como o teatro, só precisam entreter, não transformar todas as vezes que são feitos.
ResponderEliminarConheces um gajo que sabe fazer lettering, Nuno? Mas isso existe em Portugal? ;)
ResponderEliminarOptimus
ResponderEliminarNão costumo ver o Panda Biggs...
:P
Mário Freitas
Olha, por até conheço!
:D
Venerável Victor
Tens razão, o entretenimento também é importante e a BD também tem essa vertente!
;)