terça-feira, 14 de janeiro de 2014
Super-Homem: Herança Vermelha
Muito bom!
Foi uma excelente surpresa para mim este livro da Levoir. Já sabia que tinha sido muito bem recebido pela crítica quando saiu, mas é sempre muito satisfatório quando o hype existente à volta de um livro não o estraga na leitura.
Red Son, no original de 2003, é mais uma excelente história de Mark Millar neste caso inserida na linha Elseworlds da DC Comics. Esta linha conta histórias alternativas de heróis bem conhecidos, colocando-os em situações, tempos e espaços fora das cronologias normais da editora.
Assim Mark Millar coloca a questão… e se a nave do Super-Homem, por uma questão de horas, em vez de aterrar no Kansas aterrasse numa quinta da URSS?
Premissa genial se for bem trabalhada. E foi!
É uma história alegórica de Millar, muito bem estruturada, onde ele vira o mundo ao contrário. Temos versões de várias personagens do DCU vistas de um modo completamente diferente, como Lex Luthor, Green Lantern, Batman, Wonder Woman entre outros, e temos um desenvolvimento geopolítico e económico completamente diferente daquele a que estamos habituados.
Millar dá as ferramentas necessárias a Kal-El para a grande utopia comunista, e à escala global!
Os EUA são resistentes, entram em decadência política e económica, enfim, representam o caos capitalista a bater no fundo… mas temos um salvador: Lex Luthor!
E Batman? Pois, Batman é russo e luta clandestinamente contra a situação de controlo politico do Super-Homem, que subiu ao poder depois da morte de Estaline. Superman e Wonder Woman levam a utopia ao extremo, mas o preço a pagar é alto. O controle é total, inclusivamente são colocados implantes nos elementos da sociedade mais recalcitrantes com esta nova ordem mundial.
Batman está do outro lado da barricada! E Lex Luthor luta com toda a sua força contra este Superman. Desde que se torna presidente, este cientista brilhante consegue reerguer os EUA e com isto estragar os planos do verdadeiro grande vilão por detrás do Superman.
Não me vou alongar com a história, apenas vou dizer que adorei o final. Acho que foi um momento alto de Millar, este final!
Os desenhadores foram Dave Johnson e Kilian Plunkett, que trabalharam bem, com competência, dando o “ar” gráfico que esta história precisava. Aliás, adorei as versões do Batman e do Green Lantern deles! Muito bons.
Este livro está à venda nas bancas e quiosques portugueses desde sexta-feira passada (10 de Janeiro 2014), e o Leituras de BD aconselha vivamente este livro.
O desenvolvimento é muito bom, mas o final do livro para mim é nota 10!
Хорошо читает
Hardcover
Criado por Mark Millar, Dave Johnson e Kilian Plunkett
Editado em 2014 pela Levoir
Nota: 10 em 10
O desfecho é maravilhoso! Já recomendei o livro a vários amigos.
ResponderEliminarJá vai algum tempo desde que li esta história, mas concordo contigo. É fantástica.
ResponderEliminarEngraçado como estes universos alternativos acabam por ser, muitas vezes, mais interessantes que o "real".
Bem vindo de volta às críticas.
história muito boa, Mark Millar acertou a mão nesta BD.
ResponderEliminarO País Cinzento
ResponderEliminarFoi um dos melhores livros do Superman que li. Gostei mesmo!
;)
Rui Esteves
ResponderEliminarEstes universos alternativos só conseguem ser interessantes porque modificam o status quo da personagem, refrescando o leitor saturado de muitas histórias a "bater no mesmo".
;)
João Roberto
ResponderEliminarPenso que sim. Mark Millar esteve muito bem, mas parece que teve ajuda do Grant Morrison no excelente final que nos foi proporcionado neste história!
;)
Não só Nuno. Também vão mais além. Consequências que nunca seriam aceites (editorialmente) no "normal" são exploradas abertamente nestes alternativos.
ResponderEliminarE isso por si só já vale a pena.
Rui Esteves
ResponderEliminarSim, e a prova é o livro de que eu hoje iria fazer crítica, mas que vou deixar para amanhã... só foi publicado muitos anos depois porque em 1986 era impossível devido à cronologia da DC... depois acabou por ser publicado tipo Elseworlds!
;)
JL: NAIL?
ResponderEliminarRui Esteves
ResponderEliminarNão... lol
É mais fraco que esse. Aliás vou só fazer crítica por uma questão de curiosidade!
;)
bolas... acerto para a próxima :)
ResponderEliminarEsta es, sin dudas, una de las más geniales historias de Superman. Y una de las mejores obras de Mark Millar.
ResponderEliminarBoa história com um curioso final que Grant Morrison deu uma mao ao Millar mas que ate é ironico.Pena que o volume anterior tenha sido fraco.
ResponderEliminarRui Esteves
ResponderEliminarlol
Pode ser que sim!
:D
Arion
ResponderEliminarTambém gostei muito. Aliás, para além de gostar foi uma excelente surpresa!
;)
Optimus
ResponderEliminarHummm... qual foi o volume anterior?
:)
O Sja/Lja: Virtude e Vicio.
ResponderEliminarOptimus
ResponderEliminarSim, este é muito superior.
;)
Nuno Amado:
ResponderEliminarSei que não será da tua competência, mas se me pudesses dizer onde poderei adquirir este livro quando for a Portugal, ou se existe algum modo de o encomendar à Levoir, ficar-te-ia, novamente (primeiro é pelo blog), eternamente grato!
PS: tenho esse livro aqui numa loja da especialidade que , por sinal, até é fantástica; mas a realidade é que qcompletar essa colecção e ajudar a que se repita no futuro, com mais e melhores publicações em apresentação de qualidade.
ResponderEliminarA
ResponderEliminarO problema desta última colecção é que o jornal (Sol) com que é distribuída não tem lojas próprias, nas outras colecções os números atrasados resolviam-se nas lojas do jornal Público...
De qualquer modo podes sempre comprar na loja da especialidade de Coimbra: Dr Kartoon.
Eles têm tido à venda todos os números. Penso que seria a melhor opção. Não tens de ir a Coimbra, podes encomendar à loja e eles mandam para casa com certeza.
O mail de contacto é:
geral@drkartoon.com
O link do site é:
http://www.drkartoon.com/
;)
Fantástico, essa é uma boa opção. Obrigado!
ResponderEliminarA
ResponderEliminarPenso que será mesmo a melhor opção!
;)
Boa noite. Sou do Brasil e gostaria de saber como posso comprar esse livro. Alguma loja virtual? Obrigado
ResponderEliminarWell666
ResponderEliminarPodemos fazer um negócio. Eu mando-te um Herança Vermelha e tu mandas-me o:
Astronauta - Singularidade, por Danilo Beyruth e Cris Peter (Sequência de Magnetar).
:)
Well666
ResponderEliminarMas o Astronauta - Singularidade em capa dura. O capa mole não me imteressa
;)