sábado, 28 de junho de 2014

Exposição Portugal e a Europa em Cartoons


Inaugurou ontem a exposição "Portugal e a Europa em Cartoons", com o apoio do CNBDI, Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal e Instituto de História Contemporânea.
Estará aberta ao público até ao final do ano.
Fiquem com a nota de imprensa:

Inauguração da exposição Portugal e a Europa em Cartoons

A um ano do 30º aniversário da assinatura do Ato de Adesão de Portugal à atual União Europeia e em ano de eleições para o Parlamento Europeu, o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, o Instituto de História Contemporânea e o Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem da Câmara Municipal da Amadora, apresentam uma exposição original sobre a Europa em cartoons desenhados por artistas portugueses na última década.

Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer a visão de conceituados autores desta arte – António Jorge Gonçalves, Cristina Sampaio, Fernando

Relvas, Rodrigo de Matos e Telmo Ferreira – sobre a União Europeia e a participação de Portugal na mesma, abordando-se temas concretos como o alargamento, o Tratado de Lisboa, o Euro e a Estratégia 2020, numa seleção de 28 trabalhos.

Propõe-se uma abordagem inovadora, um outro meio de contar os acontecimentos mais recentes do processo de construção europeia, e da própria história da integração europeia, que se pretende tão familiar quanto possível. Recorrendo a um registo iconográfico atual e visualmente apelativo, apresentam-se fragmentos da evolução da União Europeia através do traço singular e crítico dos cartoons e do conceito que cada autor lhes imprimiu.

A exposição será inaugurada a 27 de Junho, às 10h30, no piso 1 do edifício I&D da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e ficará patente até final do ano.

Organização:

Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal
Instituto de História Contemporânea - NOVA
Câmara Municipal da Amadora/Centro Nacional de BD e Imagem

FCSH, Edifício I&D, piso 1
Av. de Berna, nº 26, Lisboa
ENTRADA LIVRE

Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas