quinta-feira, 3 de julho de 2014

Lançamento Plana: Propaganda


"I can't believe I'm going to my first lesbian party ever and it will be in the most homophobic country in the European Union."

É a primeira incursão na BD pela editora Plana.
O livro escolhido foi Propaganda de Joana Estrela, num formato com agrafos. Penso que este livro saiu em Maio deste ano (2014), custa 10€ para 112 páginas a preto e branco.

É um diário gráfico de Joana Estrela, em que ela nos conta as suas experiências na Lituânia durante a sua estadia como voluntária na Liga Gay Lituana, nos anos de 2012/2013.

Trabalhou no movimento LGBT do país mais homofóbico da Europa colaborando com Liga Gay Lituana (LGL) e como contou Joana, “Apercebi-me que havia coisas que eu antes dava por adquiridas, como poder afixar na rua um poster para um evento LGBT, mas que lá são muito mais difíceis de concretizar”. 

Não deixa de ser um livro diferente no panorama da BD portuguesa. Fiquem com a pequena apresentação da Plana:

Propaganda

Propaganda, pela mão de Joana Estrela, é a mais recente edição da Plana. Trata-se de um diário gráfico singular que conta a historia de como a Joana se mudou para Vilnius e trabalhou um ano como voluntária na Liga Gay da Lituânia. 


O livro foi publicado em inglês, e Joana não descarta a possibilidade de o editar também em português se conseguir apoios para essa futura/hipotética publicação.
























Boas leituras

2 comentários:

  1. Fabiano
    Deve caber sempre ao consumidor fazer as escolhas e não às livrarias. Infelizmente a BD/HQ é sempre preterida ao nível da exposição relativamente aos livros "só de letras".
    Relativamente a este não sei qual é a força da editora Plana para que este livro esteja bem distribuído. Dentro deste género houve um lançamento tempos atrás pela Bertrand do Fun Home de Alison Bechdel, do qual eu fiz crítica:

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.pt/2013/01/fun-home-uma-tragicomedia-familiar.html

    Aconselho-te a leres esta minha crítica a Fun Home, onde a homossexualidade está bem presente.
    ;)

    ResponderEliminar
  2. Fabiano
    Se houver o Fun Home em português aí no Brasil, aproveita! Tenho a certeza que irias gostar!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas