segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Lançamento Polvo: Deixa-me Entrar



Decididamente estamos em maré de lançamentos. O 25º Amadora BD foi escolhido para todo este movimento editorial este ano!
Agora, e depois de Cachalote, é a vez do livro a solo da talentosa Joana Afonso com o seu "Deixa-me Entrar"

Passemos à nota de imprensa da Polvo e algumas páginas:


DEIXA-ME ENTRAR
JOANA AFONSO

O LIVRO
ALBERTO anda pela casa dos 40 e sente-se desconfortável com tudo o que o rodeia. Uma mudança para Lisboa, um novo trabalho, novas vivências e, sobretudo, conhecer a Dona Fernanda, irá ajudar a alterar esta situação?
Livro de estreia a solo de Joana Afonso, “Deixa-me entrar” mostra uma autora sensível a alguns dos problemas que assolam a sociedade actual: a solidão e os transtornos mentais, que acometem, em algum momento da vida, pelo menos 20% da população mundial.

A AUTORA
JOANA AFONSO (n. 1989) licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e é professora na mesma instituição. Faz também trabalho freelance nas áreas de ilustração e banda desenhada. Venceu, com “O Baile” (argumento de Nuno Duarte), a categoria de “Melhor Álbum Português” dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada do AmadoraBD 2013 (PNBD) e as categorias “Melhor Desenho” e “Cor” dos Prémios Profissionais de BD 2013 (PPBD). Em 2014, com “Living Will” (argumento de André Oliveira), ganhou o PPBD de “Outras Publicações” e o Troféu de “Melhor Arte” da Central Comics.

É membro do colectivo The Lisbon Studio. Conta com colaborações em jornais, revistas e produtoras, com trabalhos de vária ordem, de ilustração a concept artist. Publicou internacionalmente na revista polaca “Ziniol” e na antologia “Outlaw Territory 3”, tendo exposto em Varsóvia (Polónia) e em Treviso (Itália).
Em 2014 foi seleccionada como autora portuguesa em destaque pela organização do 25º AmadoraBD, tendo elaborado a imagem que deu origem ao cartaz do evento e realizado uma exposição retrospectiva do seu trabalho, que integrou pranchas de “Deixa-me entrar”.

Edição - Polvo
Autora - Joana Afonso
Data - Novembro 2014
Formato - 170 x 240 mm
Páginas 64
ISBN 978-989-8513-24-3
PVP (IVA incluído) 11,98 euros



O livro está disponível desde o dia 1 de Novembro no stand da Polvo no AmadoraBD e terá apresentação no dia 8 pelas 17 horas. A Joana Afonso vai estar a dar autógrafos, claro :)

Boas leituras

3 comentários:

  1. Nuno
    Venho aqui para te dizer que a Joana Afonso supera-se a si mesmo e os seus trabalhos, em equipa ou a solo, merecem atenção especial. Por isso, este é mais um da Polvo que levo para casa.
    Não sei como, mas a Polvo e a Kingpin já conseguiram colocar obras suas na Bertrand do Vivaci da Guarda, um feito extraordinário dado que a BD ali apenas ocupa uma estante com cerca de um metro de prateleira.
    Também chego aqui, porque reparo no marcador deste blog, que me disse ser o visitante 1333331 (uma curiosa capicua) ;)
    Abraço
    Santos Costa

    ResponderEliminar
  2. Santos Costa
    Uma bela capicua! :D
    Já me gabaram este livro mas na realidade ainda não o tenho, nem ainda conheço o seu conteúdo. Mas garantidamente a Joana Afonso está em ascensão!
    As editoras "pequenas" (não sei é justo chamar-lhes isso neste momento) estão fazer um enorme esforço para que a BD chegue e penetre o mais possível por todo o país. Que eu saiba as "grandes" (não sei é justo chamar-lhes isso) pouco fazem pela BD neste momento...
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Já o tenho (creio mesmo que fui a primeira pessoa a comprá-lo, mal o Rui Brito chegou à Amadora com ele), já o li e gostei muito. Nota-se muito na Joana influências dos argumentistas com quem trabalhou, nomeadamente o André Oliveira. Se o desenho dela não me surpreende (cada vez melhor), o que me conseguiu espantar foi a qualidade suplementar da cor, com uma palete e uma subtileza do outro mundo.

    Quanto à distribuição, a distribuidora da Polvo e da Kingpin é a Europress, que começou também entretanto a distribuir a El Pep e a Chili. Méritos, nesta questão, terão de ser atribuídas à dita distribuidora.

    ResponderEliminar

Bongadas