sexta-feira, 21 de agosto de 2015
Homem-Aranha: Tormento
Colecção Poderosos Heróis Marvel
Este livro saiu ontem na colecção “Poderosos Heróis Marvel” da Levoir, distribuído com o jornal Público.
Todd McFarlane, o “menino prodígio” dos comics nesta altura, estávamos em 1990, assumiu por inteiro o Homem-Aranha, escrevendo e desenhando este “Tormento”. Saiu na altura em cinco números, sendo compilado pela primeira vez em TPB no ano de 1992.O 1º número de Torment foi também a revista nº 1 da franquia Spider-Man.
Vou ser curto e grosso… isto foi um “tormento” para ler…
McFarlane dava cartas na altura como desenhador, não como argumentista.
Embora tenha assumido nesta revista toda a mitologia que estava para trás deste super-herói, caracterizou-o aqui num ambiente muito negro, a roçar o tétrico, perdendo o seu ar gozão e a piada fácil.
Depois, tudo o argumento é confuso… aparece o Lagarto como vilão inicial, ressuscitado do fundo do rio Hudson, porquê?? E já agora, este era um nº1! Não haveria na lista de vilões do Aranha um mais empolgante que o Lagarto? Posso estar a ser faccioso, o Lagarto nunca foi dos meus preferidos. Mas… Calypso? A feiticeira?
Bom, considero esta história bastante fraca (o Aranha tem tantas boas…). Todo o set me pareceu forçado, a narrativa gráfica é complicada demais e a certo ponto a história pareceu-me mesmo um pouco parva.
No que respeita a Todd McFarlane desenhador (que eu gosto) neste livro conseguiu um Aranha muito dinâmico sobretudo a balançar na teia. A sua visão do Aranha é forte, que eu gosto muito, fez uma excelente Calypso, e o Lagarto está de meter medo em bom!
Nas partes em que não há dinâmica, ou seja, pessoas retratadas a passear na rua, ou simplesmente Peter Parker a falar com a Mary Jane, já não é tão bom fazendo carinhas e caretas estranhas.
No final, considero este “tormento” mediano a roçar o fraco. A ver se isto melhora nos próximos números…
No que respeito ao livro em si, é mais uma boa edição da Levoir.
Boas leituras
Hardcover
Editado em Agosto de 2015 pela Levoir
Criado por Todd McFarlane
Sem comentários:
Enviar um comentário
Bongadas