domingo, 8 de abril de 2012
Thorgal - Ciclo de Brek-Zarith
Apenas uma passagem sobre este ciclo que nunca foi editado em Portugal.
O primeiro livro é a Galera Negra, editado pela brasileira VHD, e depois Para Além das Sombras e A Queda de Brek-Zarith.
É durante este ciclo que se dá uma grande evolução gráfica de Rosinski em Thorgal, passando os desenhos a serem muito mais realistas ,e o nascimento do primeiro filho de Thorgal: Jolan.
Thorgal na sua viagem à procura de um sítio pacífico para viver com Aarícia, já grávida, encontra a paz numa pequena aldeia onde é aceite pela população que preza a sua presença devido à sua força, e do seu cavalo, que ajudam na tarefas agrícolas.
Mas há sempre uma tempestade à espera de Thorgal… e desta vez quem desencadeia o rumo dos acontecimentos é uma jovem adolescente (Shaniah) que vê em Thorgal o seu cavaleiro e o seu passaporte para fugir da pasmaceira da aldeia… Rouba-lhe o cavalo, e durante a sua fuga acaba por ser derrubada por um estranho. Thorgal volta à aldeia sem cavalo…
A aldeia vê no dia seguinte um grupo armado a perguntar por um fugitivo, que não era mais que o estranho que acabou por roubar o cavalo, a resposta vem de Shaniah que louca de raiva e ciúme acusa Thorgal de lhe ter dado o cavalo para ele fugir. Aqui começa mais uma odisseia para Thorgal. É preso, foge, dá luta, preso novamente e nova fuga. Quando chega à aldeia fica chocado com os escombros em que esta se tinha transformado. O Conde Ewing que o tinha capturado voltou à aldeia para fazer de Aarícia sua refém, mas esta preferiu lançar-se às águas do oceano a ser presa. Os soldados de Ewing destroem a aldeia, matando toda a gente menos Shaniah, que entretanto já tinha contado a verdade ao Conde. Este, perante a revelação, decide esperar por Thorgal para um duelo dando uma oportunidade a Thorgal de o matar, visto que foi ele o causador de toda aquela destruição sem sentido, mas quem sobrevivesse mataria Shaniah!
Thorgal ganha o duelo e deixa Shaniah para enterrar os mortos…
Depois entramos no segundo volume da trilogia, um álbum irrepreensível graficamente! Lindo! Cada página é para ser observada e atentamente, Rosinski deu aqui o salto que a série merecia, para além disso é mesmo dos meus livros preferidos da série! Para Além das Sombras é um livro notável, para além do grande trabalho de Rosinski, Van Hamme escreveu uma excelente estória…
Thorgal depois de se aperceber que tinha ficado sem Aarícia e o filho que esta carregava no ventre, entrou num autismo total. Andrajoso, sujo, gozado por bêbados, vivia da caridade e era Shaniah que ia tomando conta dele. Tudo muda quando sabe que afinal a sua mulher estava viva! Aí vai literalmente aos confins do mundo, submundo, terra de Deuses, enfim… revolve este mundo e o outro para saber onde se encontrava Aarícia e como salvar.
Brek-Zarith tornou-se o seu alvo e garanto que este ciclo é mesmo brutal! O último livro chama-se mesmo A Queda de Brek-Zarith!
A Galera Negra da VHD tem uma qualidade muito parecida com os anteriores da Futura, e completei o ciclo com um livro duplo da Cinebook (em inglês) que contém os dois álbuns seguintes, Para Além das Sombras e A Queda de Brek-Zarith. A grande pecha desta edição inglesa é o formato, TPB, fica tudo muito apertado…
Um excelente ciclo nunca editado em Portugal em álbum, embora tenha sido editado a preto e branco no Mundo de Aventuras (não sei se foi editado também nas Selecções BD).
Talvez se a edição ASA/Público tiver bastante sucesso o possamos ler mais tarde em álbum… quem sabe?
:)
Outras entradas de Thorgal no Leituras de BD:
Thorgal
Lançamento ASA / Público: Thorgal
Thorgal Vol.1 - A Feiticeira Traída
Thorgal Vol.2: A Ilha dos Mares Gelados
Thorgal Vol.3: Os Três Velhos do País de Aran
Thorgal: Aarícia
A partir daqui têm os quatro álbuns da ASA, e esses são para vocês lerem, visto que estão acessíveis em qualquer livraria.
O objectivo destes postes foi apenas dar a conhecer um pouco do início da série, em que os livros são um pouco mais difíceis de obter.
Boas leituras
Não esquecer que este mês vamos ter a feira do livro de Lisboa...
ResponderEliminarQué bueno ver que el ciclo de Thorgal continúa.
ResponderEliminarA arte ficou mais bela realmente...sabe, aqui no site estou toda semana, cada vez mais, um especialista em Thorghal! Como vou ficar quando você parar de falar dele? e vou te falar, a Aarícia dá um trabalho pro guerreiro...não falei??? Que toda revista alguém quer ou CONSEGUE sequestrar a moça?
ResponderEliminarLabas
ResponderEliminarPois vamos... quer dizer, espero que sim! Com toda esta crise nunca se sabe de nada em relação à cultura!
:\
Arion
Terminei de apresentar os livros mais antigos. Agora só pontualmente farei um entrada com os novos livros!
;)
Venerável Victor
Aarícia dá trabalho, mas também é uma guerreira! Sequestros acontecem à família de Thorgal com alguma frequência! É a "melhor" maneira de tentar fazer com que Thorgal tenha de trabalhar para alguém...
Os posts regulares de Thorgal param por aqui. Os livros de mais difícil acesso eram estes, por isso eu fiz esta série de posts. Agora só pontualmente farei entradas de Thorgal, e será com os livros novos!
;)
Se a arte já era boa, neste ciclo está fantástica.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarA arte está boa o bastante a ponto de me perturbar em alguns pontos... Uncanny Valley em efeito total no segundo quadro da terceira imagem... Mas me deixou tentado, preciso arranjar isso.
ResponderEliminarPedro Henrique Leal
ResponderEliminarA arte deste livro (Beyond the Shadows)está muito boa, pode-se que a espaços é belíssima! A resolução apresentada pelo blogger é não é grande coisa, as páginas aqui no blog ficaram com muito "ruído".
Se estiveres interessado no livro e se souberes inglês:
http://www.cinebook.co.uk/product_info.php?products_id=3978
ou
http://www.amazon.com/Beyond-Shadows-Thorgal-Vol-Cinebook/dp/1905460457/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1333985417&sr=1-1
ou
http://www.bookdepository.co.uk/Thorgal-Beyond-Shadows-v-3-Jean-van-Hamme/9781905460458
:)
Guy Santos
ResponderEliminarEstá mesmo fantástica!
;)
Gostei muito da arte!
ResponderEliminarA Arte é incomparável. Especialmente nas partes em traço apenas. Deus abençoe esse nanquim!
ResponderEliminarTarcísio Aquino e Alex D'ates
ResponderEliminarA arte está muito boa, e conjugada com uma boa estória... uiii!
Felicidade para o leitor!
:D
A arte está de cair o queixo... linda demais...
ResponderEliminarRodrigo Garrit
ResponderEliminarEstá, não está?
Para além das Sombras foi das estórias que mais me marcou do Thorgal há mais de 30 anos! É uma aventura belíssima.
;)
Acabei de receber uma encomenda vinda do Público com os... primeiros 6 da série. :)
ResponderEliminarMais o País Qâ de oferta
pco69
ResponderEliminarLogo 6!!!!!!!
Pensei que eles fossem mandando um a um...
:D
Não fiz a subscrição porque os álbuns oferta já os tinha e tenho medo dos correios, volta e meia estragam livros... na tabacaria se o livro não estiver como eu quero troco na hora!
:)
Vinham em 2 pacotes almofadados. 4 livros num e 3 noutro. Não noto qualquer problema nas lombadas. E eu também já tinha os de oferta, mas a livros de borla nunca digo não. Tenho sempre a quem oferecer :)
ResponderEliminarpco69
ResponderEliminarSe eu puder verificá-los "in loco" eu prefiro. A não ser que me saísse muito mais vantajosa a compra directa, o que não é o caso...
;)
Nuno,
ResponderEliminar"Convido-te" e restantes leitores, a visitar este link
http://nerdenthal.blogspot.pt/2012/05/thorgal.html
para conheceres as edições a P/B de Thorgal - não é por acaso que este coment veio parar aqui...bela imagem!
ASantos
ResponderEliminarJá te respondi no teu blog!
E já está linkado, e seguido.
;)