domingo, 25 de setembro de 2011
Scott Pilgrim Vol.4: Agora é Sério
Já li e já gostei!
Muito.
Não sei se é o melhor livro da série, como muitos dizem, mas não há dúvida que é o melhor até agora, na minha opinião. Bem... também não é assim tão melhor que os anteriores, mas é mais bem conseguido na sua totalidade.
Já falei em alguns posts de Scott Pilgrim, portanto nada disto é novo aqui no Leituras de BD.
O que é novo aqui é que Bryan Lee O'Malley eleva o jogo, literalmente e metaforicamente, a um novo nível deixando quase um pouco de parte a luta contra os ex. namorados maléficos de Ramona, centrando-se mais nas vivências e relações entre os vários protagonistas da série. A narrativa é mais forte, o humor marca uma presença de excelência, o grafismo está mais forte também, e a série ganha muito mais coesão e interesse.
O cenário é cada vez mais um jogo sério e difícil, e Scott como um dos protagonistas principais ganha cada vez mais armas e pontos de experiência cada vez que “sobe um nível”!
E os níveis deste jogo, que ao fim e ao cabo é o jogo da vida, são vencidos com acções em que a verdade, relações pessoais/emocionais, objectivos na vida são superados positivamente!
A caracterização das personagens está cada mais profunda, sobretudo no que toca a Scott e Ramona, entrando já naquele tipo de “problemas” típico daquela geração.
Como notas diferentes temos uma primeira parte a cores, o ex.namorado maléfico desta vez é do sexo feminino, Scott aprende a “viajar no sub-espaço”, Scott arranja um emprego e é perseguido por um estranho de aspecto oriental (LOL). A banda não tem dado espectáculos ao vivo e aparece uma rapariga que vai baralhar ainda mais a vida deste rapaz… para além disso, temos a letra “L” e a idade de Ramona! Há mais para além disto, mas para o descobrirem terão de ler o livro…
Basicamente este é o livro onde Scott começa a crescer como pessoa, começando a abandonar a figura do adolescente irresponsável. Neste livro existem várias estórias paralelas, que lhe dão riqueza e substância, e não permitem ao leitor começar a ficar enjoado com as figuras de Scott e Ramona. Com isto, Bryan Lee O'Malley não deixa cair a estória naquela pasta maçuda que acontece quando os protagonistas começam a ficar desgastados!
A série está a atingir a sua maturidade, ao mesmo tempo que o próprio Scott, e definitivamente começa-se a perceber o porquê do seu enorme sucesso no continente norte-americano! Scott começa a aproximar-se da idade adulta, superando as armadilhas do final da adolescência, mas não sem algumas amarguras.
A capa do livro encontra-se no post de lançamento deste volume e podem ver, para além da dita capa, mais algumas páginas. Optei por colocar no topo as páginas iniciais, por que já tinha colocado a capa deste livro em dois posts anteriores.
Podem consultar neste link:
Lançamento Booksmile: Scott Pilgrim Vol.4 - Agora é a Sério
E neste, sobre os primeiros três volumes:
Scott Pilgrim Vol.1 Vol.2 e Vol.3
Outras entradas:
Lançamento Booksmile: Scott Pilgrim
Lançamento Booksmile: Scott Pilgrim e a Tristeza Infinita
Recomendo!
Boas leituras!
TPB
Criado por Bryan Lee O'Malley
Editado em 2011 pela Booksmile
Nota : 9 em 10
Podemos dizer que a série é uma surpresa. Confesso que não dava muito por ela no início mas com o tempo fiquei fã.
ResponderEliminarÉ caso para dizer "...primeiro estranha-se depois entranha-se!!"
Um abraço.
Por acaso, acho que depois do 1º livro, a seguir gostei mais deste. Consegue aquele equilíbrio que antes reclamava: tá marado, mas sem exageros, e mostra episódios na relação entre os jovens que realmente retrata mas também caricatura a geração de jovens da América do Norte dos anos 90, início do século XXI.
ResponderEliminarLucaimura
ResponderEliminarPara mim não foi surpresa porque já tinha lido um pouco online muito tempo atrás e estava para os comprar em inglês, quando saiu o anúncio da Booksmile de que iriam editar em português! Boa série!
:)
Reignfire
Também acho o melhor de todos os volumes até agora. Apenas não sei se é mesmo o melhor da série, como muita gente diz.
Achei-o mais bem estruturado que os outros, o que como dizes (e eu concordo) dá um maior equilíbrio ao livro!
E também como dizes, é um bom retrato, e ao mesmo tempo caricatura, dessa geração dos "90".
;)
Olha o Sonic digo Scott. :)
ResponderEliminarOptimus
ResponderEliminarSonic???
LOL
Porquê?
:)
Por causa disto;
ResponderEliminarhttp://www.sistemagames.com/sistemasonic/img/sonic1.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-M4a6rh1FzLM/Tn-gMVs3X0I/AAAAAAAAFq0/sY6jptcydAc/s1600/Scott%2BPilgrim%2BVol.4%2B-%2BAgora%2B%25C3%25A9%2Ba%2BS%25C3%25A9rio%2B-%2BP%25C3%25A1gina%2B2%2B-%2B3.jpg
semelhante não é??
Optimus
ResponderEliminarSim são semelhantes, mas de propósito!
É mais uma homenagem a um jogo célebre!
;)
Onde eu acho para baixar o vol.2 em portuges?
ResponderEliminarAlexandre
ResponderEliminarNa realidade não conheço nenhum link para poderes fazer o download deste livro em português. Eu tive de comprar!
:D