quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Scott Pilgrim Vol.1 Vol.2 e Vol.3


Scott Pilgrim passou rapidamente a série de culto no continente Norte-Americano. E porquê?
Mescla excelente entre Manga e Comics, com uma estória centrada num romance difícil, mas divertido; passando pelos “vídeo games” e uma banda de garagem.
Só isto? Não. Para além de uma excelente planificação das páginas (ninguém se perde ali), trata e retrata as inseguranças da pós-adolescência, ou pré-idade adulta, uma altura difícil para a maioria dos jovens, pois ainda não conseguem ser adultos, mas também já não são adolescentes. Tudo isto com inúmeros “toques” na nossa memória musical, gráfica, asneiras ou manias que tivemos ou fizemos nessa altura, mas quando nos lembramos delas ficamos com um sorriso nos lábios! Por exemplo, um grande número de referências cinematográficas da altura estão lá, disfarçadas num pormenor de uma vinheta, escondidas num objecto ou gravadas numa T-shirt, e tudo isto passa quase despercebido! É aí que está a beleza e a arte do canadiano Bryan Lee O'Malley. Estas coisas não são óbvias, vão-se descobrindo! E de cada vez que se lê os livros desta série, mais pormenores vão aparecendo. A narrativa é excelente, as situações em que Scott Pilgrim se coloca são obviamente situações típicas dessa idade, mas estão tão bem retratadas que nos lembramos que nós próprios já tivemos em situações daquelas, sejam físicas ou emocionais. Não estou a falar, como é óbvio, das lutas “reais” tipo casa de jogos “insert coin”, em que quando vencemos se ganha um bónus! MAS… todas as pessoas da minha idade jogaram nesse tipo de máquinas! Lá está a referência! Mas para todas estas referências funcionarem a estória tem de ser sólida, tem de puxar pelo leitor a querer ler mais, e Bryan Lee O'Malley conseguiu. E talvez por isto tudo tenha tido a aceitação que teve, os milhões de livros vendidos e um filme adaptado. Scott Pilgrim foi em 2008 colocado em 85º lugar pela Wizard Magazine, na lista dos "200 Greatest Comic Characters of All Time".
Como já disse quando do lançamento desta série em português, pela mão da Booksmile, Bryan Lee O'Malley tem um traço simples, mas muito eficaz! As personagens são extremamente expressivas (o seu jeito de desenhar os olhos ajuda muito neste aspecto) são muito ricas psicologicamente, e as situações criadas, apesar de muitas delas serem inverosímeis, são capazes perfeitamente de caber num sonho de um jovem desta idade!
Nestes três primeiros livros são apresentadas praticamente todas as personagens chave da estória, excepto Gideon.
Temos Scott Pilgrim, um jovem um pouco preguiçoso e algo inseguro no que toca ao sexo oposto, toca viola baixo numa banda (os Sex Bob-omb) com os seus amigos Stephen Stills (guitarra) e Kim Pine (baterista e ex namorada). Começa a sair com uma jovem de ascendência oriental (Knives Chau), sendo criticado e gozado pelos seus amigos por ser mais nova… nesta idades um ou dois anos fazem toda a diferença! Partilha um quarto com um rapaz homossexual, Wallace, muito mais organizado que ele e possuidor de quase tudo quanto se encontra no quarto… desde a cama aos móveis. Wallace é quase como se fosse a sua consciência. É ele quem lhe dá a maior parte dos conselhos, sempre na esperança de ver Scott crescer definitivamente. A primeira reviravolta na “extraordinária” vida deste jovem é feita por Ramona Flowers, primeiro em sonhos, depois em carne e osso. Scott apaixona-se, mas esta jovem é uma fonte de problemas… primeiro não tem coragem para acabar com Knives Chau, e depois tem de se haver com os ex namorados maléficos desta. Estas lutas são completamente “vídeo games”, e quando Scott derrota um deles, este transforma-se em moedas (bónus máquina). LOL
Assim, a condição para Scott conseguir a sua namorada de vez é derrotar os sete ex namorados maléficos de Ramona, mas ainda tem de se desenvencilhar de Knives Chau e… da sua própria ex namorada, que tem a particularidade de não ser nada “boa de assoar)!
Acompanhem a vida conturbada deste jovem, e verão que se divertem.
A Booksmile tem boas notícias para todos os fãs da série, os restantes livros já têm todos data de distribuição:
Scott Pilgrim Vol.4 – 22 de Setembro
Scott Pilgrim Vol.5 – 5 de Outubro
Scott Pilgrim Vol.6 – 17 de Novembro
A capa do quarto volume, “Agora é a Sério” está aqui no fim do post à esquerda!
Esta obra no seu original foi publicada entre 2004 e 2010. Vencedora de inúmeros prémios, destaco o Eisner Award de 2010 na categoria "Best Humor Publication".
Outras menções a Scott Pilgrim neste blog:
Lançamento Booksmile: Scott Pilgrim
Lançamento Booksmile: Scott Pilgrim e a Tristeza Infinita
Parabéns à Booksmile pela aposta na série!

Boas leituras!

TPB
Criado por Bryan Lee O'Malley
Editado entre 2010 e 2011 pela Booksmile
Nota : 9 em 10

11 comentários:

  1. Parabéns à Booksmile pela arrojada aposta mesmo!

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião, Scott Pilgrim é uma cena marada, e vale a pena por isso, mas também peca por isso, pois torna-se marado em demasia, e o que é demasiado, também farta. Eu li bem o 1º e 2º volume, mas já li o 3º com menos entusiasmo. De qualquer das formas, vou concluir a série.

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei do que li da serie,e ainda bem que vai ser concluida pode ser que assim outras editoras aprendam algo.

    ResponderEliminar
  4. Hugo Teixeira
    Sim, estas coisas são sempre arriscadas!
    :D

    Reignfire
    Pois, a série é marada mesmo, mas muito divertida também! E lê-se muito bem.
    Bem, na capa está a dizer que a Amazon considera o 4º volume o melhor da série!
    ;)

    Optimus
    Em português é sempre de louvar uma série de BD terminada!
    :)

    ResponderEliminar
  5. esta novidade bem eu boa hora. já estava cansado de ver os outros volumes em inglês e a tentação de os comprar estava a ser enorme.

    ResponderEliminar
  6. Hasta ahora no he visto la película de Scott Pilgrim pero sí he leído uno de los tpbs.

    Por cierto, he colocado un nuevo dibujo mío en el blog. Déjame un comentario con tu opinión.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  7. Francamente com a publicidade que recebeu do filme (que eu adorei), não me surpreende de todo tenha chegado tão alto. Pessoalmente antes do filme nunca tinha ouvido falar nesse Scott. Claro que o Wallace era o meu preferido XD
    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito desse estilo de desenho, pelo jeito bem jogado de traços, e é uma serie bem divertida!

    ResponderEliminar
  9. Paulo Brito
    Já tens garantias de série acabada!
    ;)

    Arion
    Os livros são bem melhores que o filme!
    :)

    Psimento
    O filme só surgiu porque a BD foi um sucesso estrondoso no mercado do continente norte-americano.
    Eu sabia que ias gostar do Wallace...
    :D

    Flávio
    Podes crer que é diversão garantida!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Boa série publicada por uma boa editora. A Booksmile está de parabéns.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]