terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Palavra dos Outros: Armazém Central por Aida Maria Teixeira




Armazém Central é uma óptima série feita colaborativamente entre os excelentes artistas Régis Loisel (Peter Pan e Em Busca do Pássaro do Tempo) e Jean-Louis Tripp. Decidiram fazer uma obra toda ela em dupla cooperação, sobre a vida de uma aldeia na província do Quebeque. Loisel desenha, e Tripp trabalha a arte final. A história em si também tem os créditos dos dois. No início de cada livro é exemplificado o método de trabalho que utilizam durante a série! 


Quem irá falar deste livro é a minha mulher, a Aida, que se dispôs, e acabou por se surpreender durante a leitura (o que não é fácil)! Fica a crítica da Aida: 

Por indicação (foi mais a pedido, hihihihi) do marido li os três livros (editados em português) “Armazém Central” de Loisel & Tripp. Comecei logo por esbarrar no “afinal qual é o 1º volume?”, “ahhh é este” respondeu, indicando o “Maria”, “como sabes?” inquiri eu, “sei”, respondeu ele. Meus amigos, é assim: Eu não percebo um corno (literalmente) de BD, e como eu estarão uns 95% dos portugueses. Não acham que tal informação deveria constar da lombada, ou, no mínimo, na primeira página deveria constar “volume 1 de X” ou simplesmente “volume 1”? Reparem, eu que não percebo nada de BD entro numa livraria, pego num dos 3 livros (ao calhas), e gostando dos desenhos penso “ahhh giro para oferecer ao primo da tia que casou com o engenheiro que é irmão da sogra”, e compro. Agora imaginem que comprei o volume “Os Homens” que, não por acaso, até é o último volume editado. A pessoa que o vai receber, não vai perceber nada (nem conseguirá descobrir que aquele é um volume de vários), não gostará da história, e não percebendo nada de BD (pertence aos 95% de ignorantes bedéfilos, onde me incluo), também não sentirá nenhuma vontade de continuar a ler “bonecada”. Faz falta numerar os volumes. 

Agora quanto à história, confesso que comecei por não gostar do desenho, achei que tinha riscos a mais, gosto de desenhos limpinhos e bonitos (o marido falou-me numa tal “linha clara”), mas depois acabei por entranhar o estilo e gostar. A história é quase contada por um espírito, ainda demasiado apegado aos bens materiais e à mulher que deixou, e vai acompanhando a Maria na sua viuvez, no seu crescimento como pessoa que já não vive dependente de um homem. 

A Maria conhece Serge, alguém que foge de si mesmo, mas que adora cozinhar, e põe uma pequena aldeia a comer como se estivessem no melhor restaurante de Paris. Depois os homens regressam do seu trabalho de inverno, homens duros (lenhadores), que não vêem com bons olhos a popularidade que um homem desconhecido, mas bem parecido, culto, e bom cozinheiro tinha granjeado junto de todas as mulheres, bom de quase todas as mulheres. 


Tem um final surpreendente que me pôs a sorrir. Vão ler sim? 
Pontuação: 7,5 em 10 

Digamos que eu daria (pela minha escala que não tem máximo) 8,5! Mas como o post é dela… 
Estão editados em português: 
Marie
Serge
Os Homens 

Hardcover 
Criado por: Régis Loisel e Jean-Louis Tripp 
Editado entre 2007 e 2011 pela ASA 

Boas leituras!









15 comentários:

  1. Boa escolha Diabba ;)

    Eu adoro essa dupla, gosto bastante da arte.

    Agora pede ao diabo marido o Peter Pan :D

    ResponderEliminar
  2. Hugo Teixeira
    ...
    Se quiseres a critica ao Peter Pan devias ter lido o post, pois se o tivesses feitos poderias clicar no link Peter Pan e irias parar mais um post maravilhoso do Leituras de BD!
    :P

    ResponderEliminar
  3. Eu disse emprestares ou dares isso à tua diabbba ;)

    ResponderEliminar
  4. Hugo Teixeira
    Não lhe vou fazer isso por uma simples razão... só estão editados 4 volumes em português de seis que perfazem a série. Ora como eu penso que esses dois nunca irão ser publicados em português, nunca lhe irei passar esses livros para a mão (ela quando chegasse ao 4º livro dar-me-ia com ele na cabeça...
    :P

    ResponderEliminar
  5. Meus amigos, é assim: Eu não percebo um corno (literalmente) de BD, e como eu estarão uns 95% dos portugueses. Não acham que tal informação deveria constar da lombada, ou, no mínimo, na primeira página deveria constar “volume 1 de X” ou simplesmente “volume 1”?

    Pois é a falta de informação no Fb é gritante apesar de ser o que tem mais tempo de livrarias em PoRtugal,numeração identificação se é um tomo isolado se é um one-shot,etc
    Ou les as informações no interior ou andas as cegas,cá para mim quando a editora não numera algo é nakela de vai sair 1 e ficar por aqui senão que logica tinha a não numeração.
    Quanto a serie eu achei que teve 2 tomos bem fraquitos e que só começa no 3 volume os 2 primeiros serviram só para apresentação dos personagens e ambiente da serie.
    Bongo agora achas Paletes de Peter Pans nas Bertrands.

    ResponderEliminar
  6. Optimus
    Por acaso tenho de te dizer que de há bastante tempo para cá é muito raro um série não vir numerada. Esta não foi, não sei porquê!
    :\

    ResponderEliminar
  7. Estava eu a pensar com os meus botões em que é que ia gastar os meus primeiros euros no mundo da BD digital quando li esta crítica pouco ortodoxa. Está decidido, vou mesmo ler esta história. :)

    (Em Novº de 2010 foi editado em França o 6º volume. Portugal verá mais algum além do 3º?)

    ResponderEliminar
  8. Filipe Azeredo
    Só sou adepto do digital para experimentar uma série... de resto gosto muito do meu lindo livro em papel!
    :P
    A ASA vai editando e continuando as suas séries, não ao ritmo que gostavam, e os leitores portugueses também, mas ao ritmo possível!
    Se não fosse para continuar não teriam editado este 3º volume!
    Vou tentando que a minha família vá fazendo umas críticas pouco ortodoxas. Já o meu filho do meio fez do Yu-Gi-Oh! Vol.1, agora foi a minha mulher neste livro. Vou ver se o meu filho mais velho também faz uma, e também (porque não) a minha filhota mais pequena que aprendeu a ler há um ano!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Ora eu comecei por comprar o segundo volume e depois o terceiro e só recentemente descobri que havia um primeiro e na realidade não me fez falta na altura para que tivesse adorado e entendido a história e se calhar não é por acaso ou desmazelo que os livros não são numerados.
    Por outro lado há certas pessoas a quem não podem ser dadas a ler pérolas de banda desenhada deste calibre porque não as vão conseguir entender, quem foi formatado a direito nunca terá a capacidade de perceber a beleza do enviesado :P

    ResponderEliminar
  10. Uma das minhas BD's preferidas. O que mais gosto nela é cadência ultra lenta do tempo que decorre. Dito assim até parece uma coisa má mas, pelo menos para mim, não o é. Adoro como a acção decorre lentamente, ao ritmo da realidade. A atenção ao detalhe é mais que muita. Fiquei completamente viciado e só espero que a ASA termine a colecção.

    ResponderEliminar
  11. LBJ
    Acho que neste tipo de séries se deve começar a ler pelo primeiro, porque embora possas pensar que não perdes nada por não ter lido "Marie" existes sempre pormenores que te ajudam a perceber ou entender melhor factos futuros.
    Acho que esta é uma série universal, tanto para "direitos" como para "eviesados", desde que tentem entender e se envolvam emocionalmente com o livro. Claro que os "direitos" têm sempre mais dificuldades, mas poderão começar-se a aperceber da beleza do "enviezado"!
    :D

    H.
    Também gosto muito. É uma BD que fala de factos da vida e de pessoas com uma vida que pode ser adaptada à de muitas pessoas, e como em qualquer povoação do interior. E como neste tipo de povoações a vida decorre mais lentamente, a acção também é lenta na história. Gostei muito! Um grande trabalho de dois grandes autores!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Bongop e Diabba,
    Bem esta critica está bem salutar..
    Então esta trilogia é para ser lida ao "calhas":)?
    Eu adoro este tipo de coisas, nunca saber onde começo uma coisa e acabo outra.
    Vou ter de ler isto.
    Adorei o Peter Pan, mas isto nunca li.
    A Diabba tem um humor bastante engraçado e utiliza bem as palavras.
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Oneiros
    LOL não leias "ao calhas"!
    :D
    Começa no 1º se faz favor... é uma excelente estória.
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Bongop,
    Só lá para abril é que poderei ler isto:) (é que inclusive não tenho nem os livros e tempo é coisa que me falta também:))
    Mas quero ler como é obvio.
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Oneiros
    Lê quando já estiveres relaxado, depois do stress do festival!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]