segunda-feira, 24 de novembro de 2008

História de O por Guido Crepax

Aviso! Esta estória não é para qualquer um ! É chocante, tem muita violência sexual e é tudo muito explícito, inclusivamente as imagens abaixo poderão chocar alguns leitores, embora tendo sido escolhidas entre as mais "leves".


A História de O! Um livro escrito por Anne Desclos, com o pseudónimo de Pauline Réage, que provocou bastante polémica em França aquando da sua publicação. Este livro em 1955 ganhou o prémio da literatura francesa Prix des Deux Magots, mas não se livrou de uns quantos processos por obscenidade movidos pelo estado Francês!
Este livro foi editado a partir da compilação de "cartas de amor" de Pauline Réage para o seu amante,Jean Paulhan, que era grande amante da obra do Marquês de Sade. Este disse-lhe que ela nunca seria capaz de criar nada semelhante à obra do seu ídolo, e aqui nasce a História de O, com o prefácio "Felicidade na escravidão".
Este livro ainda teve uma sequela, Retour à Roissy, mas que eu saiba nunca foi adaptado à Banda desenhada.
Guido Crepax, autor italiano nascido em 1933 em Milão, é um dos três grandes mestres do erotismo/pornografia na Banda Desenhada, isto é a minha opinião... claro! Os outros dois são Milo Manara e Eleuteri Serpieri. O seu grande ícone é Valentina, de qual eu penso que nada foi editado em Portugal, existindo deste personagem cerca de 21 uma estórias editadas entre 1968 e 1996. Crepax falece em 2003 com 70 anos de idade.
Este autor sempre teve preferências por estórias violentas, com raparigas sofrendo (ou não) sexualmente em "teatros" sado-masoquistas e com muito grilhões, chicotes e queimaduras... daí que não teve grandes problemas em pegar nesta estória polémica e adapta-la à Banda Desenhda.
Pelo expressivo traço de Crepax é contada a estória da uma linda fotógrafa de Paris com o nome de O, cujo objectivo na sua vida é tornar-se escrava sexual do seu grande amor! Este leva-a para o castelo de Roissy onde ela vai ser iniciada em submissão sexual. Aqui, O, é acorrentada, chicoteada, violada por inúmeros homens... enfim, seviciada por toda a gente naquele castelo!
O deixa fazer tudo com o objectivo de agradar ao seu namorado, mas quando sai do castelo, já convenientemente versada em submissão sexual, o seu namorado oferece-a ao seu melhor amigo, que tenho de dizer que é um sádico de primeira... o resto da estória e outros pormenores estão no livro! :)
Este livro tinha sido editado pouco depois do 25 de Abril de 1974, (1976) pela editora "Edições Sergio Guimarães"!
Boas leituras (e cuidado com esta...)!

Softcover (capa mole)
Criado por: Guido Crepax
Editado em 2006 pela Marginália
Comprado no MIAU
Nota : 8 em 10

Deixa o teu comentário

Enviar um comentário