quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Bang Bang


Hugo Teixeira editou, por intermédio da Pedranocharco, o segundo volume da série Bang Bang.
Esta série foi lançada como a primeira Manga portuguesa. Essa parte não sei, mas investigações dão Bang Bang como a primeira obra género Manga, editada com ISBN e Depósito Legal. Este segundo livro livro vem provar que Hugo Teixeira quer mesmo continuar a série e a editora Pedranocharco está a ter uma atitude bem positiva em relação a essa continuidade.
Quanto à arte de Hugo Teixeira (Htx), eu sou fã das suas aguarelas, como esta , e serei fã de Bang Bang quando o Hugo cuidar da arte final de cada vinheta como cuida de um sketch! Nota-se perfeitamente que existem muitas vinhetas acabadas à pressa, acabando por ficarem com um traço fraco... quando o Hugo desenhar as pranchas da sua BD com a qualidade dos seus sketchs para os mesmo personagens, a arte ficará excelente! O problema não é tanto as paisagens ou locais onde a estória está a decorrer, penso que é mais o trabalho nos personagens... por vezes muito bem no traço e na expressão, outras vezes completamente a despachar.
A estória é centrada numa personagem feminina, Kitsune, que tem como ocupação profissional "caçar" criminosos perigosos em qualquer parte conhecida do Universo, seja numa galáxia ou noutra. O ambiente é pós-apocalíptico e no primeiro volume Kitsune reencontra outro caçador de prémios. Juntos vão tentar abandonar o desolado planeta em que se encontram. Claro que têm os seus percalços antes de atingirem os seus objectivos. Penso que estes dois primeiros livros servem para apresentar os protagonistas Kitsune e Tora, e também para dar uma "luzinha" sobre os verdadeiros motivos de Kitsune ao tornar-se uma caçadora de prémios... e aqui temos uma cena que vem de um filme. Penso que o Hugo podia ter "arranjado" outra maneira de traumatizar a pequena Kitsune!
Eu para o terceiro volume quero uma arte mais homogénea para o lado positivo, claro, pois sei que que o autor é capaz! Só tem de ter mais paciência, e não apressar o final de cada prancha... quem faz sketch´s daqueles, é capaz de fazer muito mais!
A nota final é um castigo para quem podia fazer muito melhor!

Softcover (TPB)
Criado por: Hugo Teixeira
Editado em 2008 por Pedranocharco
Comprado no FIBDA
Nota: 6,5 em 10

10 comentários:

  1. Folhei este número tal como já havia folheado o primeiro, e mantive a mesma primeira impressão que já anteriormente havia ficado: o desenho alterna em pranchas muito bem conseguidas com outras infantilmente desenhadas, e além de mais, perde bastante por se encontrar num registo a preto e branco. O autor, que consegue aguarelas estupendas, só tinha a ganhar se aplicasse esse talento a colorir as histórias. Quanto ao argumento, achei-o algo insípido e desinteressante. Não comprei! Concordo contigo, bongop quando afirmas que o autor é capaz de fazer muito mais, mas penso que talvez noutro género de história!

    ResponderEliminar
  2. Não sou um grande fã de Manga, no entanto existem excepções. Esta, do Hugo Teixeira, não é uma delas, infelizmente. Partilho a vossa opinião: falta trabalho. Comprei o primeiro; não comprei o segundo. Embora o Hugo Teixeira seja um artista de muito talento, aqui é timido a demonstrá-lo.
    Talvez sejamos demasiado exigentes. Acredito piamente que o Hugo Teixeira é capaz de muito melhor. Não obstante, irei sempre acompanhar o trabalho dele.

    ResponderEliminar
  3. Saudades daqui dos blogs, desculpa lá a ausência da blogosfera bongop, apesar de não comentar eu ainda leio os teus posts todos.
    fiquem todos bem.

    (ainda não li o Bang Bang por isso não comento acerca do livro).

    ResponderEliminar
  4. Não sigo,mas a Pedra e o BDjornal bem que podiam ter terminado o Brk,que começou antes ::X

    ResponderEliminar
  5. Fiquei curioso para ler esta obra. :)
    Gosto dos desenhos das capas. ;)

    ResponderEliminar
  6. Boceses são, maus, reles, ranhosos... sempre a bater no ceguinho! Fica-vos bem!! hihihihi Estão a treinar pa entrar no Inferno?

    Oh Hugo (sejas lá quem fores que eu nunca te li, pode ser que calhe um dia destes), tu não lhes ligues (muito), mas para fazeres frente a estas alcoviteiras má-língua, o melhor é dares igual atenção a todas as pranchas! (não sabendo eu, sequer, o que são pranchas, só conheço pranchas de piscina, mas não frequento)

    enxofre

    ResponderEliminar
  7. Diabba e pranchas de surf não? :P

    Ainda não li o vol. 2 apenas o 1 e este comentário refere-se apenas a ele.
    Em termos de história ela ainda está longe de estar desenvolvida, introduzem-nos a um determinado universo e aos dois protagonistas mas ainda falta ver aonde isto tudo irá dar, por isso espero que o Hugo edite os próximos números mais rápido :)

    Em termos de arte concordo, algumas pranchas podiam estar melhor trabalhadas e ninguém questiona as capacidades do Hugo.

    Sobre a cor, de facto ele é excelente mas não é por ser bom a colorir que tem de colorir tudo o que faz, pessoalmente eu gosto de manga a preto e branco :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pela crítica Nuno.
    Gostei bastante, apontaste o bom e o mau.

    Meteste-me realmente a pensar bastante no que posso vir a fazer nas próximas pranchas. E eu gosto disso ;)
    Permitir-me-à melhorar certamente.

    Vocês não descansam mesmo enquanto eu não fizer uma longa BD a cores EHEHEH! Ela virá.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  9. Ehh Hugo
    Eu não dise que tinhas de fazer uma BD a cores, embora reconheça que trabalhas muito bem a cor! :)
    Faz é os desenhos bem pormenorizados, tal como manda o estilo Manga e não tenhas pressa!
    :D

    ResponderEliminar
  10. "Eu para o terceiro volume quero..." Bem, o cliente és tu, vamos ver se ele cumpre a tua vontade!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]