
O Celtic, Área Negativa, pediu , e então aqui está a minha opinião sobre esta compilação de três volumes escritos, desenhados e pintados pelo artista sérvio Enki Bilal . "A Feira dos Imortais", "A Mulher Armadilha" e "Frio Equador" são os três títulos que compõem esta magnífica trilogia de ficção científica.
Com um cenário futurista pouco encorajador, com lugar para fascistas, divindades mitológicas e para um astronauta do século XX – Alcide Nikopol – esta trilogia é uma obra incontornável da BD de ficção científica. O livro começa com um pequeno escrito: "A imortalidade é uma forma de ditadura da vida sobre a morte. Sendo ditador e vivo só me resta tornar-me imortal. E hei-de sê-lo! Nem que morra para isso!" - J.F.Choublanc (Escritos diversos, Paris 2023).
Todo o livro vive de um ambiente caótico, negro e sujo... o futuro em 2023 não é um lugar bom para o comum dos mortais viver! A estória é toda ela muito boa no seu conjunto, embora eu goste muito de "A Feira dos Imortais"! Em relação à arte, é a arte de Bilal, o seu estilo é inconfundível, ou seja, quem gosta ama, quem não gosta detesta!
Em relação à estória propriamente dita começa com o aparecimento de uma pirâmide Egipcia (nave espacial), carregada com deuses do antigo Egipto que necessitam de combustível para continuar viagem. O ditador/governador de Paris, Jean Ferdinand Choublanc está disposto a negociar esse combustivel pela sua... imortalidade! Entretanto Horus sai da nave e procura um humano em que pudesse encarnar para por em prática o seu próprio plano. Subitamente aparece nos céus de Paris uma outra nave, nave esta que é abatida pela Força Aerea local... é desta nave que é ejectado e sai de para-quedas o nosso heroi principal, Alcide Nikopol! Este encontrava-se em estado de hibernação (congelado) e na queda perde uma perna, aqui que se trava o primeiro contacto entre Nikopol e Horus... a partir daqui vocês leitores terão de adquirir, pedir emprestado ou ir a uma biblioteca para saber o resto desta magnífica estória !
Hardcover
Criado por: Enki Bilal
Editado em 2005 por ASA Editores
Nota : 10 em 10