quinta-feira, 2 de abril de 2009

Superman : All Star Superman Vol.2


O objectivo de Grant Morrison quando foi convidado a escrever uma estória com o Super-Homem como protagonista, foi fugir ao universo DC e recriar este herói de uma maneira intemporal, sem ficar preso à sua história passada ou o que estivesse agendado para o futuro.
Assim, Morrison criou provavelmente a melhor estória de sempre do Super-Homem! Não se focou directamente nos seus poderes estupidamente poderosos, mas sim na sua intrínseca bondade (que também é estupidamente grande) e amor pelo mundo adoptivo. Desde o início do volume nº1 que o Super Azul está a morrer, mas estava destinada a realizar dez grandes proezas antes de falecer devido à “overdose” de energia solar que recebeu logo no início de All Star Superman Vol.1. É claro que tudo isto provocado por uma armadilha urdida por Lex Luthor…
A estória continua neste volume com uma visita forçada ao mundo Bizarro, em que tudo é muito complicado visto que tudo funciona ao contrário! O belo é o feio, a negação é uma afirmação! Adorei ver um Flash super lento, e bem no meio do mundo ao contrário a aberração de uma cópia do Superman normal, que inclusivamente fazia poesia… ou seja era gozado por todos os habitantes deste mundo. O Super lá consegue fazer-se entender no meio da confusão de linguagem ao contrário e os Bizarros ajudam-no a sair daquele “subverso”, é claro que o Bizarro “normal” quererá sair dali com o Super…
Depois disto tudo ainda temos dois Kriptonianos, que sobreviveram à explosão do planeta, e durante a ausência do Superman, tomaram o seu lugar, temos o fim da cidade miniatura de Kandor, milagres, e claro um final épico contra Lex Luthor que conseguiu enganar toda a gente.
Esta dupla de autores funciona muito bem, Frank Quitely a demonstrar porque é um dos melhores “lápis” do mundo dos comics Norte -Americanos, ilustrando esta magnífica estória de Morrison que abrange vários ramos temáticos da Banda Desenhada desde a Ficção-Científica à mitologia antiga.
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Grant Morrison e Frank Quitely
Editado em 2009 por DC Comics
Comprado no Book Depository
Nota : 9,5 em 10

11 comentários:

  1. Uma das melhores "sagas" do Super, sim senhor. :)

    Frank Quitely é um dos artistas de mais talento na actualidade e aqui ele realmente deu azo a tudo que consegue fazer. Claro que a história também é excelente e no conjunto merece ser o objecto de culto que se tem vindo a tornar entre os leitores. :D

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Não percebo nada deste universo All Star (sei que é um género de Ultimate).
    Se eu quiser acompanhar esta história do Superman desde o início, que HC é que eu devo comprar? Mto obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Só nove??? Mas a última parte é a melhor! lol

    ResponderEliminar
  4. Para variar, ainda não li este. Tenho de reclamar com a FNAC, estou farto de ler os livros que lá têm, a renovação de stocks deixa muito a desejar...

    ResponderEliminar
  5. OCP
    Concordo perfeitamente!
    :)

    Refem
    Não "tejas" medo :D
    O All Star Superman não tem ramificações com nada da DC, é uma estória contida nestes dois volumes e acabou! Nem sequer tem nada a ver com o All Star Batman & Robin... é uma boa compra Refem (eu acho...).

    Crucios
    Tens razão! Depois de pensar um pouco, decidi aumentar a nota para 9,5. :)

    Rafeiro
    Bem feita... Toma!
    :D

    ResponderEliminar
  6. Já os mandei vir. O primeiro já me foi ao bolso, pois já esgotou!

    Medo?!!! Quantos são...quantos são?! hehehe!

    ResponderEliminar
  7. Grande história... para mim é nota 10 (em 10). Das melhores histórias do Superman, a par das histórias do Geoff Johns. Esta deve ter sido das melhores fases do Superman nos últimos anos.

    Leiam o Superman Brainiac e o Legion of Super-Heroes, e garanto-vos que não vão dar o vosso dinheiro como perdido.

    ResponderEliminar
  8. Refem
    Eu sabia que não tinhas medo !
    LoL
    :D

    Dinis
    A minha reticência em dar mais é sempre a mesma... o Superman a "solo" nunca foi da minha eleição! Podes chamar-me preconceituoso (LoL), mas para eu dar 9,5 a uma estória do Super-Homem, é porque é muito boa!
    :)

    ResponderEliminar
  9. O que eu adorava ler estas histórias, até sonhava.

    ResponderEliminar
  10. É uma óptima historia estou totalmente de acordo com o Dinis que é mesmo nota 10 (em 10). :p

    ResponderEliminar
  11. Até eu, que confesso não ser uma grande fã do Super-Homem, gostei imenso desta saga! Terminei de ler há uns dias e foi sem dúvida uma excelente história do Super. Boa review :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]