sábado, 16 de janeiro de 2010

Fables Vol.1 Deluxe Edition


A Vertigo, imprint da DC, é provavelmente a melhor editora norte-americana de BD, isto na minha humilde opinião. Haverá outros leitores que se rirão na minha cara depois desta frase, pois os comics de super-heróis e seus relacionados absorvem praticamente todo o mercado desta região. Felizmente nos EUA também se faz BD sem ter tipos de collants e “spandex”! Na lista de títulos da Vertigo encontram-se Sandman, Transmetropolitan, Hellblazer, 100 Bullets, Y: The Last Man, Swamp Thing, Lucifer, Preacher, DMZ, V for Vendetta, etc. Infelizmente não é meu costume comprar os livros “on-going” desta editora porque não gosto do seu papel (como já disse algures neste blog) embora isto seja apenas uma mania minha pois muitos leitores não ligam a esse pormenor! Assim costumo esperar pelas edições “Deluxe” ou “Absolute”. Chegou a vez da super premiada série Fables ter a sua versão “melhorada”, e é sobre esta que vou falar.
Existem séries/livros que me fazem gostar verdadeiramente de Banda Desenhado e que puxam o meu lado “nerd” sem apelo. A série Fables é uma delas.
Tomei contacto com esta série através da editora portuguesa Devir, e da sua edição “Fábulas – Lendas no Exílio” que corresponde ao primeiro volume da série norte-americana. Esta edição portuguesa é de Abril de 2004 e infelizmente ficou para a história da BD traduzida para português como mais uma série descontinuada, e a razão provável é a normal: falta de vendas…
Adorei logo de início o conceito base, e as estórias estão muito bem escritas e interligadas. É uma série para adultos, embora os personagens venham do nosso imaginário infantil. As personagens principais são bem conhecidas por todos: Branca de Neve, o Lobo Mau, os Três Porquinhos, o Barba Azul, o Príncipe Encantado, a Bela e o Monstro, etc., etc. … Estão lá todos!
O autor que imaginou esta “fábula” é Bill Willingham e tem no seu “curriculum” a série “Elementals”, e participou em títulos como “Sandman”, “Batman: Legends of the Dark Knight”, “X-Men Unlimited”, “Day of Vengeance” e “Shadowpact”. É uma excelente estória com um excelente conceito. Foi estruturada para 10 livros, mas o sucesso foi tão grande que continuou para além deste número, a colecção “Deluxe” compila dois números em cada livro.
A série é desenhada principalmente por Mark Buckingham e Lan Medina. Ambos são extremamente competentes na vertente artística desta série e uma das suas mais-valias. Mark Buckingham tem o seu nome inscrito em séries como “Hellblazer” e “Miracleman”, quanto ao filipino Lan Medina participou nos títulos “American Century”, “Aria” e “Storm”.
Daqui para a frente vou referir-me ao nome das “fábulas” em inglês, para evitar confusão. Como premissa inicial da estória as “fábulas” vivem escondidas ou disfarçadas no nosso mundo (New York e Animal Farm), fazendo todo o possível para passarem despercebidas. As “fábulas” que de todo não o podem fazer por não terem forma humana (gigantes, dragões, porcos, tigres, etc.) estão “presas” em Animal Farm, uma quinta escondida por meio de magia aos olhos dos humanos. Vivem no nosso mundo, porque no mundo da fantasia uma personagem apelidada de “Adversary” declarou-lhes guerra sem quartel, destruindo-as e obrigando as sobreviventes a um exílio forçado. Todas as rivalidades e inimizades acabaram havendo leis para regular a coexistência entre estas personagens “imaginárias”.
Neste primeiro livro, que compila “Legends in Exile” e “Animal Farm”, a intriga roda sobretudo entre Snow White (Branca de Neve), a directora do mundo das fábulas; Bigby Wolf (Lobo Mau), aqui ele consegue mudar a sua aparência para a forma humana e é o detective de serviço; e Rose Red, a irmã de Snow White. Como principal vilão nesta compilação temos Goldylocks (originária da Fábula dos Três Ursos).
Na primeira parte, “Legends in Exile” é feita uma primeira apresentação das personagens e explicado o porquê da sua presença no mundo dos humanos. Aqui são explicados muitos dos seus costumes actuais e leis vigentes! E a primeira intriga, que serve como uma excelente apresentação das personagens principais, roda à volta do pretenso assassinato de Rose Red e da investigação policial correspondente.
“Animal Farm” apresenta as restantes fábulas (as não humanas) e a trama é gerada pela tentativa de uma revolução muito “Orwelliana” (faz lembrar um pouco o “Triunfo dos Porcos”), que tem à sua cabeça Goldylocks (uma esquerdista radical e perigosa) e dois dos “Três Porquinhos”: Dun e Posey. Estas tentam armar-se para fugir da quinta e recuperar os seus territórios originais do reino da fantasia, combatendo o "Adversary".
Convido-vos a experimentar esta excelente série, bem escrita e bem desenhada!
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Bill Willingham, Mark Buckingham e Lan Medina
Editado em 2009 por Vertigo
Nota : 10,5 em 10

14 comentários:

  1. Já tinha ouvido algumas boas opiniões desta serie e já vi alguma da arte que contém, infelizmente nunca tive a oportunidade de lhe por a unha em cima. :D

    Mas depois deste resumo que lhe fazes, quero ver se consigo ler alguma coisa.

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu ando há anos para me dedicar a isso mas ainda não aconteceu. Só li um issue de teste (não costumo comprar issues mas quando quero experimentar uma série nova compro um pra testar) e o primeiro volume da compilação. E já isso foi antes da Devir o editar, portanto já lá vão bons anos.

    Acho que como o primeiro volume é mais ou menos auto-conclusivo, apesar de ter gostado bastante não fiquei com aquela "urgência" duma história que ficou a meio e o tempo foi passando...

    ResponderEliminar
  3. Vertigo bombeia qualidade!!

    ResponderEliminar
  4. E a deluxe edition é coisa para custar quanto? :P

    Também ando para me dedicar a isto há tempos

    ResponderEliminar
  5. Faço minhas as palavras do Loot, é coisa para custar quanto?? grrrr (tridente escondido atrás das costas mode)

    enxofre

    ResponderEliminar
  6. OCP
    Podes sempre experimentar a edição portuguesa da Devir. Se não quiseres pensar que é uma série, quase que é um arco que se fecha por ele mesmo (mas não é...)
    :D

    Vidazinha
    Acho que irias gostar!
    :)

    Vertigo bombeia qualidade, infelizmente o "embrulho" normal da Vertigo quase que faz com que não se ligue nenhuma aos seus livros... o papel chega a ser pior que o papel dos Manga!
    Felizmente começaram a aparecer estes versão mais "jeitosas!
    (Isto é uma opinião pessoal, há pessoas que gostam deste tipo de papel)
    ;)

    looT e Diabba
    Custou 18 EUR!
    (agora retiraram um pouco da percentagem de desconto no Book Depository, maneira que está a 19 EUR)
    :P

    ResponderEliminar
  7. Uma série absolutamente essencial pela melhor editora de BD do mundo (será que exagero???? :-)

    Se querem comprar TPB's e Edições Hardcover acho que o que vale mesmo a pena é comprar na Amazon UK. Sempre mais barato que em Portugal! Exemplo: comprei o primeiro volume do Absolute Edition do Sandman por metade do preço que em Portugal.

    ResponderEliminar
  8. Concordo em absoluto com a tua nota; é do melhor que se tem feito. A figura do Bigby Wolf(Big Bad Wolf) está excelente, a do Jack tembém (mereceu ser o, até agora, único spin-off desta série). Rever estas fábulas, lendas e mitos num registo tão pouco expectável é obviamente surpreendente, mas acima de tudo é altamente viciante! Desde as fábulas de La Fontaine às histórias dos Irmão Grimm, passando pelas narrativas de Kipling e Anderson, estão todas lá. Para laém do spin-off Jack of Fables, existe ainda one-shots e contos ilustrados. Esta edição de luxo, até agora, é a melhor de todos os títulos que a mereceram.

    ResponderEliminar
  9. Sam
    Mas ao preço do livro tens juntar os portes... não a fica a metade do preço. :)
    E sim, a Vertigo tem das melhores séries editadas nos EUA!

    Refem
    Eu andava há anos à espera de uma edição especial de Fables! Já tava desespero e a pensar comprar os TPB... xiça do que eu me livrei!
    :D

    ResponderEliminar
  10. Bongpop: Paguei mesmo 50% do valor dests BD. :-) Os outros TPB's os descontos não são tão grandes mas compensa sempre. E convém estar atento às pechinchas que, por vezes, ainda apanhamos coisas mais baratas que os descontos normais. mesmo com portes!

    ResponderEliminar
  11. Sam em Absolutes normalmente rende mais na Amazon US do que na UK e por vezes o Bookdepository tem umas valentes promoções. No fundo é ver em todo o lado lol

    Bongop ouvi dizer que ia haver uma nova edição de Fables, isso não é esta deluxe edition certo? Quantos volumes de fables contém?

    ResponderEliminar
  12. Sam
    Eu não disse que não acreditava... por vezes eles fazem grandes descontos!
    :)

    looT
    Penso que a "nova" edição de Fables é esta mesmo! Não tenho conhecimento de outra!
    Cada um contem dois TPB.
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Eu quando me passo dos carretos, é a sério.

    Mandei vir esta Deluxe Edition.

    Mais o nº2 e já agora também o nº3 e só para chatear, também o Deluxe Edition nº 4 e ainda para irritar, vem também o Deluxe Edition nº 5 e para assumir de vez que de vez em quando me passo dos carretos.... já fiz a pré order do Deluxe Edition nº6 que só sai em dezembro....

    ResponderEliminar
  14. pco69
    ahahahahhah
    Passaste-te mesmo!
    Mas a série vale MUITO a pena!
    É muito boa.
    ;D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]