
Foram mais dois dias extremamente bem passados! Desta vez fui na Sexta-Feira e acabei por me aperceber de uma coisa muito importante, o trabalho que dá organizar um evento destes. E o sucesso que este festival tem junto do pessoal que gosta de BD tem uma razão,

Mas o que é impressionante é a força do director do festival, que já tinha passado a noite anterior sem dormir, que se preparava para mais outra! Pregos, parafusos, martelos e ferramentas várias, era esta a companhia do Paulo Monteiro para o resto da noite! O Director do Festival! Pode-se dizer que a organização do Festival Internacional de Banda desenhada de Beja transpira bastante pelo seu Festival! Este é um dos segredos deste Festival. A alma deles está lá!
Bem… eu não andei a suar… parei mais pelas esplanadas e comi uns caracóis, servindo mais tarde de companhia, durante um par de horas, a alguns autores convidados para este festival, assim no restaurante estava eu, a Diabba, Ivo Milazzo (e esposa), Loustal (e esposa), Andrea Bruno e Zograf. Foi tudo agradável menos a comida… Este restaurante, e não me importo de fazer publicidade negativa, não presta. Chama-se Alcoforado e serve comida de má qualidade, mal confeccionada e acompanhada por alguma indelicadeza. Acho que a organização do Festival deveria rever o “acordo” que tem com este restaurante.

No Sábado de manhã penduramos os oito quadros referentes à Zakarella, e descobrimos que poderíamos ter levado mais alguns… foi pena! De qualquer maneira a Zakarella está convidada para uma grande exposição em Outubro / Novembro, e aí queremos que estejam todos e mais alguns! Daqui por uns tempos acertaremos isto, quero uma grande e boa exposição para a Zakarella no ano do seu 35º aniversário.
A festa abriu oficialmente da parte da tarde depois de um óptimo almoço no restaurante “A Pipa”! Excelentes exposições, uma zona comercial alargada e muito convívio! De notar que nuns festivais a parte comercial vai diminuindo, neste vai aumentando e mesmo não tendo resultados comerciais na minha mão arrisco-me a pensar que os números de itens vendidos são capazes de não ter sido maus. Infelizmente não vi o stand da Kingpin que costuma estar presente em tudo quanto é festa da BD! Pena. Negativamente na parte comercial, foram os livros da BD Mania que não tinham o preço marcado, impedindo a venda de muitos deles… não se compreende…
Infelizmente falhei muitos eventos neste dia por falta de tempo, as exposições e o convívio ocuparam quase tudo!
Mais para a noite houve o tradicional beberete no Museu, mas eu estava mais virado para o restaurante “A Pipa” e para as suas deliciosas “Presas de Porco Preto”. O cansaço chegou, e dispensei a animação nocturna na Galeria do Desassossego e a noite de terror regada a caldo verde… (hehehehe)

Domingo… bem, foi essencialmente dedicado a convívio e algumas compras de livros. À parte isso ainda desenhei uns rabiscos no mural promovido pelo grupo “Zona”! Na parte “da manhã” acompanhei a tradicional visita guiada pelo professor Baioa Monteiro, sempre muito interessante e cheia de humor, desta vez dedicado aos azulejos de Beja e sua história.
O almoço… o almoço foi no restaurante “A Muralha”! Foi assim no Domingo do ano passado, e este ano não desiludiu! Excelente restaurante! O grupo do costume este ano foi alargado com Ivo Milazzo e a sua mulher, que não quiseram ir para o já falado restaurante Alcoforado…
Para o ano estou lá, se não suceder nenhum problema, e neste momento considero este festival o mais agradável de Portugal!
Foi pena que muitas fotografias de exposições não tenham ficado satisfatórias, a minha máquina… enfim… é pequena!
:D
Ficam as fotos de mais um excelente festival:
Zona Comercial





Para finalizar só posso escrever isto: grande Paulo Monteiro, e grande equipa de trabalho!
Haveria muitas mais coisas a dizer, mas o post já vai ficando longo…
Parabéns!
Boas Bongop. Outra bela fotoreportagem! Eu já deixei de levar máquina. Entre as tuas fotos e as do Verbal, faço o meu arquivo :-). Foi, mais uma vez, muito muito muito bom. E realmente o convívio é uma das mais valias deste festival. Não só entre o pessoal que gosta de BD, mas entre estes e os autores. Para não me alongar, dizer que, apesar de não ter seguido o trabalho do Paulo Monteiro tão de perto como tu, consigo ver o cuidado e, porque não dizê-lo, o amor a esta arte, nas esposições, no trato com artistas e bdéfilos, até na forma comprometida e "triste" como interrompe as apresentações quando já estão a passar do tempo agendado: "desculpam lá, estou sempre a fazer o papel de mau!" :-). Como diria o novo ícone do momento: "Fantástico!!" e nem foi preciso trazer os chineses!
ResponderEliminarcomo é que corrijo esposições para exposições? :-)
ResponderEliminarBoa reportagem que ilustra bem um festival onde aconteceu tanta coisa que o fim-de-semana soube a pouco... a muito pouco. E o tempo não passou, voou... Um abraço. :0)
ResponderEliminarLuís
ResponderEliminarNão podes alterar, assim toda a gente vê como escreves mal!
(Ehehhehehe)
Infelizmente houve muitas fotografias que ficaram mal, e não as pude utilizar...
:(
João Amaral
Pois foi... o tempo passou a voar, e no Domingo tive de sair cedo para ir buscar os meus filhos! Mas enquanto estive lá foi fantástico!
:)
Ena andarama a divertir-se o fim de semana todo.
ResponderEliminarOptimus
ResponderEliminarPois foi!
:D
Pode ser que para o ano possamos contar com a tua companhia...
:P
Eu juro, mas juro mesmo.... que um destes anos... ei-de ir a Beja!!!!!
ResponderEliminarpco69
ResponderEliminarVê lá... Portugal não é muito grande, antes pelo contrário, portanto a desculpa do "é longe" não serve...
Espero ver-te em Beja para o ano!
:P
Aqui a dicotomia capital / interior não existe. Se me dissessem que estava a ver algumas destas exposições na Gulbenkian ou no CCB não estranhava.Estão fantásticas. Só posso dar os meus parabéns à Câmara Municipal de Beja e à equipa que organiza o Festival.
ResponderEliminarAfinso Cruz
ResponderEliminarNão, essa dicotomia não existe!
Podia ser num grande centro, esta exposição,aliás neste momento outros eventos fora dos grandes centros,como o Salão de Moura estão francamente bons!
Gostava de ver como o Paulo Monteiro faria um Festival de BD se tivesse um plafond igual a outros que se fazem na capital e arredores! Acho que seria um espectáculo!
;)