segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mijeong


Começo a pensar que o povo oriental é um pouco auto depressivo. Midjeong é um conjunto de oito estórias curtas, qual delas a mais triste, escritas e desenhadas por Byun Byung Jun excepto “Utility”, escrita por Yun In-wan. Este Sul-Coreano entrou no mundo dos Manhwa , BD Sul-Coreana e similar ao manga japonês, em 1995. O seu primeiro trabalho conhecido chama-se “Run, Bong-Gu, Run”, e é totalmente colorido. Este Midjeong é praticamente todo a preto e branco, excepto as 31 páginas da estória “Song for You”.
Embora pense que é um artista com muito potencial, acho que se perdeu um pouco nestas estórias curtas, que tratam sobretudo de problemas envolvendo jovens, submergidos por emoções violentas, incluindo suicídios, assassinatos e violações. Está implícito em quase todas as estórias uma juventude com mentes opressivamente depressivas e infelizes. Bom, mas este livro também consegue momentos de grande e pura sensibilidade, para a qual contribui o desenho do autor.
A arte deste tem a particularidade de procurar ser melhor, onde a estória é mais fraca, fazendo deste livro uma manta de retalhos bem uniforme. Usa a sua capacidade artística conforme a estória pede, ou desenhos esbatidos com um traço sujo, ora com um traço muito fino e cheio de detalhes. A sua capacidade de usar cor também é muito boa, como se poderá verificar em “Song for You”. Adorei os detalhes das paisagens urbanas (excelentes), em contrastando com a estilização simples de algumas vinhetas.
As estórias são:
- Midjeong
- Yeun-Du, 17 Years Old
- Utility
- A Song for You
- 202, Sinil Villa
- Courage, Grandfather
- A short Tall Tale
As estórias oscilam entre as 20 e as 60 páginas (o livro possui 240 páginas), e espera-se sempre mais deste autor de estória para estória. Está em principio de carreira, mas para já muito promissor, esperemos que se divorcie do lado negro e por vezes quase sádico de algumas das estórias, pois consegue fazer mais e melhor. Aliás, o espectro das emoções humanas não se resume só à parte escura da psique humana, mas tenho reparado nas minhas recentes incursões pelos Manga e Manhwa , que existe muito deste género, aliado a terror, thriller, etc. É provavelmente cultural… se eu estiver a dizer uma asneira, alguém me corrija! (Não é que eu não goste do género, porque gosto...)
:)
Boas leituras

TPB
Criado por: Byun Byung Jun
Editado em 2009 pela NBM Publishing
Nota : 7,5 em 10

13 comentários:

  1. Boas, andas com uns horizontes muito largos! Admiro essa tua capacidade de absorção, porque eu não consigo fugir ao eixo comics americanos-bd franco belga via Atlântico! :)

    Agora sobre Manga, apesar de manifestamente não ser grande adepto do género, reconheço e admiro o enorme talento ao nível do desenho dos autores orientais.

    PS vi que acrescentas-te "a" obra "V for Vendetta" na lista dos próximos livros (o meu absolute vem a caminho). Fico desde já curioso com a tua análise.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sou um pouco novo no mundo dos blogs e não tenho a certeza se este será o sítio para responder ao artigo anterior. Confesso que descobri o teu blog ao procurar comentarios sobre um trabalho meu e encontrei uma crítica tua pela qual te agradeço desde ja. è sempre bom saber que alguem se interessa pela produçao nacional. Continuarei a comunicar já que aqui se fala do que me apaixona.

    Jorge Miguel

    ResponderEliminar
  3. Haja pachorra :P hehehe!

    Estes (Sul)Coreanos são do mais deprimente que existe!
    O estilo é uma mistura de Mangá e de Manhua (chinesa), segundo dizem. Manhua nunca li (que eu saiba, de facto).Manhwa já li uma (Priest) que foge a este estilo deprimente abundante nos artistas Coreanos. Pelos vistos o estilo tipo seinen é o que mais se lê (talvez me engane).
    Como curiosidade, os Manhwa são elaborados como os livros ocidentais, isto é, são lidos da esquerda para a direita devido ao alfabeto Coreano, o Hangul.

    Agora este livro, segundo o que escreves dele, faz-me lembrar uma frase velha: "preferia c*g*r um pé todo...!" Já lá vai o tempo. hehehehe!

    ResponderEliminar
  4. PS: O meu V for Vendetta já chegou, mas sofreu no correio, vem com um canto todo deitado abaixo. O papel podia ser melhor, mas depois tú "critica-le-o" melhor.

    ResponderEliminar
  5. Verbal
    Sim tenho feito algumas incursões pela BD do sol nascente, e tenho lido algumas coisas bem fixes. O dificil é procurar, porque eu sou tudo menos entendido em Manga! E a maior parte dos putos gosta de Manga shounen, ou seja para putos do sexo masculino, tipo Naruto Dragon Ball, etc. Se eu tivesse 14 anos ia-me interessar de certeza, mas aos 45 já não tenho muita pachorra. Por isso procuro por Mangas "shounen advanced", para adolescentes mais crescido, ou "seinen" para adultos. E é aqui que se torna mais dificil, pois a maior parte das Bd´s traduzidas para uma língua ocidental são mesmo tipico para putos, ou raparigas adolescentes.
    O "V for Vendetta" ainda está no fim da fila :D

    Refem
    Este foi o primeiro livro Coreano, e não desgostei! Podia ter sido melhor, mas é um jovem artista. Agora eles serem deprimidos... tou a descobrir agora.
    Quanto ao ler "à maneira ocidental", ainda me fez mais confusão, pois estava sempre com a mente preparada para um Manga lido da esquerda para a direita.
    Quanto ao "V for Vendetta" apanhei uma carga de nervos, pois também chegou todo esmocado. Já reclamei e disse à Amazon que não lhes compro mais nenhum livro de grande porte. Já não é o primeiro, mas este foi um abuso... na caixa cabiam três ou quatro Absolutes!
    Por agora só posso falar do cheiro da tinta, que é horrível!
    :D

    ResponderEliminar
  6. Gio
    Só com este segundo comentário é que eu percebi que eras o autor do "Camões: De Vós Não Conhecido Nem Sonhado?"
    Bem vindo, e espero que aprecies o blog!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Eu não posso dizer que não gosto de manga, quando há muitos anos me passei a ler o Akira e foi há tantos anos que a história ainda não estava terminada e só muito mais tarde a acabei de ler :)

    Já agora fazias um bom serviço público se falasses naquela que é de longe uma das minhas obras preferidas e que está a ser reeditada a preços muito convidativos, falo dos passageiros do vento do Bourgeon.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Poças, vocês (Bongop e Refem) com essas noticias sobre o estado do "V" já me deixaram desconcertado!!!!

    "sofreu no correio, vem com um canto todo deitado abaixo", "chegou todo esmocado"....bem vou ter acreditar que o meu chega em estado "mint". Afinal desde que Jesus passou a Glorioso que me tornei um homem de fé! :)

    ResponderEliminar
  9. Pois é! O pessoal quando é jovem - e ao contrário do que é pensamento corrente - pensam demais. Ocupam-se demasiado com existencialismos e se a coisa corre mal (tipo "bad-trip"), pode acabar mesmo mal. Os "seinen" para jovens adultos sofrem muito disto, em especial na Coreia, que tem uma cultura muito própria e que se observa bem no comportamento social entre eles (!). No metro, ou noutro transporte, é muito raro ouvir alguém a falar com, por exemplo, um amigo ou um familiar que o acompanhe; são extremamente formais, mesmo quando são simpáticos. Eu nunca lá estive (o que é uma pena), mas aquando do Mundial de futebol tive lá alguns amigos, e todos foram unânimes em contar e estranhar o comportamento deles. A tensão Geopolítica deve-lhes mexer com os nervos!

    O livro que aqui nos trazes tem naquela primeira prancha um trabalho apreciável de pormenor que está muito bom mesmo. Agora o passarinho (que parece um pinto!) é que com aquela estrutura não levantaria voo...

    O meu "V" também veio num caixote com aqueles plásticos insuflados (que rebentaram todos) que não servem para nada, pelo que chegou como o teu: assassinado!

    ResponderEliminar
  10. LBJ
    Já tinha feito tempos atrás um post sobre esta série.
    Podes ir lá fazendo uma busca por "Passageiros do Vento", o se copiares / colares os link:
    http://bongop-leituras-bd.blogspot.com/2008/12/os-passageiros-do-vento.html
    :)

    Refem
    É claro que o desgraçado do pinto não consegue voar, o que não quer dizer que não houvesse uma mente perturbada que tentasse que eles voassem, mandando-os do último andar do prédio para eles se desenrascarem...
    :D

    Verbal
    Espero que tenhas sorte
    :D

    ResponderEliminar
  11. Tenho este livro lá em casa já há uns meses mas estou à espera que chegue o inverno a sério para estar no espírito ideal para o ler.

    ResponderEliminar
  12. Vidazinha
    Não sei se será bom leres este livro no Inverno... apanhas uma depressão!
    :D

    ResponderEliminar
  13. Eh pá, mas antes apanhá-la no Inverno que no Verão...

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]