quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Israel: Sketchbook


Israel…
Terra envolta em mistério para a maior parte dos portugueses, apenas conhecida pelo português comum pelas notícias “bombásticas” que passam pelos nossos órgãos de comunicação social.
Ricardo Cabral com este diário de viagem ilustrado, mostra aquilo que não vemos, não sentimos e não cheiramos. Mostra um Israel real, a vida do um povo no seu dia-a-dia e o seu quente quotidiano.
Este autor teve a sua primeira edição com o livro Evereste, este focado nos Himalaias e homenageando o alpinista João Garcia, em 2007. Ricardo Cabral começou o seu percurso em direcção às artes frequentando a Escola António Arroio, licenciando-se mais tarde em pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Neste momento trabalha como ilustrador “freelancer”.
Este livro é um olhar muito pessoal sobre o país e o quotidiano do povo israelita. O autor visitou Israel durante o Verão de 2007, voltando lá mais duas vezes depois desta, para concluir o projecto.
É um livro muito bonito e do qual não há muitas palavras para dizer. As ilustrações estão muito boas retratando a alma dos locais representados, negligenciando propositadamente o rigor real da fotografia.
À qualidade deste artista pede-se mais Banda Desenhada! Não sei se está nalgum projecto de BD, mas gostaria de algo mais de Ricardo Cabral neste registo.
Ficam cinco ilustrações pertencentes a este “sketchbook” para vocês apreciarem a arte presente em ”Israel”.






E pronto, neste livro as ilustrações são raínhas, ocupando quase tudo, não valendo a pena dizer muito mais :)

Em relação aos sketch/autógrafos feitos no Amadora BD por este autor, estes ficam um pouco aquém das expectativas dos proprietários dos livros... atenção Ricardo, penso que não é por mal, mas provavelmente os possuidores do livro Israel deviam ter outras expectativas em relação aos sketchs feitos...

Hardcover
Criado por: Ricardo Cabral
Editado em 2009 pela ASA
Nota : 8 em 10

8 comentários:

  1. Que capa tão realista! Parece uma foto...
    ;))

    ResponderEliminar
  2. Gata
    Mas não é! É uma excelente ilustração.
    :*

    ResponderEliminar
  3. Para a Gata Verde ver se aprende qualquer coisa...
    http://becodasimagens.wordpress.com/2009/10/26/fibda-2009-ricardo-cabral/

    ResponderEliminar
  4. Pedro Matias
    Acho que tiveste a entrada mais foleira neste blog desde sempre. Até os poucos "spammers" que apareceram aqui foram mais simpáticos e educados.
    Embora a minha minha mulher fosse da opinião (correcta) de que eu deveria apagar o teu comentário, eu vou deixá-lo, porque não quero privar ninguém do link do blog da Sara Figueiredo Costa.
    Talvez, se leres isto, penses:
    - O que é que eu fiz de mal???
    Que eu me lembre nunca comentaste nada no meu blog, e quando comentas pela primeira vez é para indirectamente chamares ignorante a uma das minhas visitas assíduas (A Gata Verde), e o meu blog será um local desprezível onde não se aprende nada... por isso deixar um link para outro blog dizendo que nesse é que se aprende!
    Talvez tenhas que aprender a ser educado na casa dos outros!
    Êlá cum cadaum...

    ResponderEliminar
  5. Olá Bongop!!
    Primeiro de tudo concordo inteiramente com o teu comentário, acerca da "boca" foleira desse visitante... realmente que falta de gosto, enfim!!
    Vamos ao que importa... fiquei fã do trabalho do Ricardo devido ao excelente Evereste, mas sou sincero, estava à espera de outro tipo de livro, quando peguei pela primeira vez no Israel.
    As ilustrações são magnificas, mostram muita da qualidade técnica do autor, mas é só. É bonito como panfleto de turismo, mas para pagar o preço que pedem, era preciso muito mais!!
    Sou a favor de títulos diferentes (ninguém é obrigado a seguir sempre os mesmos conceitos), mas têm de ter um preço adequado, isto parece conversa de pobre mas é a vida!!
    Gostaria de ver mais projectos do Ricardo Cabral, será que não há nada planeado?? Bongop, tens de descobrir ;).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Sim concordo contigo e com o Lucaimura: bonitas ilustrações. Pelo preço e não só, não o comprei, mas desfolhei-o largamente. Gostei bem mais do trabalho Evereste, pese o facto deste Israel ter muito mais qualidade gráfica. São gostos. Israel não é assim tão misteriosa para mim (salvo seja, pois nunca lá estive!), por ter dois amigos Israelitas e outros que lá estiveram em ambientes diferentes, e por já termos falado bastante sobre o País, numa perspectiva diferente daquela a que estamos tristemente habituados a falar ou a ouvir falar. Aliás, o mesmo se passou, e confesso com surpresa minha, com outros países como a Siria e o Líbano. As notícias não nos dão um retrato fiel, apenas o lado sombrio e quase sempre menos real de um qualquer País. O livro do Ricardo abona por isso, tornando-se num livro de viagens raro neste registo nas publicações Portuguesas.
    Enquanto estva na fila do Achdé ia dando uma olhada nas ilustrações do Ricardo...realmente! Ou estava (muito)pouco inspirado, ou então não sei! Um ilustrador de mão cheia e limitou-se a ilustrar o que estava em cima da mesa?! Bem...lá que ilustrou, ilustrou, hehehe!

    ResponderEliminar
  7. Refem
    Se eu soubesse que ele ia fazer isso, pelo menos tinha feito uma composição com os meus objectos pessoais, para ser mais personalizado!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]