terça-feira, 26 de julho de 2011

Autores: Stan Lee


Stanley Martin Lieber nasceu em Nova Iorque no ano de 1922, mas o nome provavelmente não diz nada a ninguém. Se eu falar em Stan Lee de certeza que meio planeta Terra sabe de quem eu estou a falar! Este homem mudou para sempre, e irreversivelmente, os comics e cultura norte-americana, ao reinventar o mundo dos comics! Ele, em conjunto com Steve Ditko e Jack Kirby, inventou uma grande parte dos super-heróis que catapultaram a Marvel de uma pequena editora para o gigante mundial que é neste momento. Só para terem uma ideia aí vai uma lista das personagens que saíram da cabeça deste homem:
- Black Marvel
- Mister Fantastic
- Invisible Woman
- The Thing
- Human Torch
- The Hulk
- Ant-Man
- Spider-Man
- Thor
- Doctor Strange
- Iron Man
- Nick Fury
- Wasp
- Cyclops
- Professor Charles Xavier
- Angel
- Iceman
- Magneto
- Beast
- Marvel Girl (Phoenix)
- The Avengers
- Black Widow
- Daredevil
- Hawkeye
- Quicksilver
- Scarlet Witch
- Wonder Man
- Black Phanter
- Silver Surfer
- Captain Marvel (Mar-Vell)
- Falcon
- She-Hulk
Nos anos 40 do século passado o mercado de BD norte-americano era dominado pela DC comics em pontificavam Superman e Batman. Stan “The Man” Lee começou a escrever nos anos 30 para uma pequena editora a Timely Comics. Esta editora viria a tornar-se mais tarde a Marvel Comics! O seu primeiro trabalho foi uma página para a revista Captain America, criação de Joe Simon e Jack Kirby, onde assinou pela primeira vez como Stan Lee. Foi no nº3 desta revista.
Stan Lee voltou para a “sua” editora no final da 2ª Guerra Mundial, onde se deparou com uma crise de moralismo, em que se dizia que a BD corrompia a juventude. Foi um período muito negro desta arte nos EUA, que ainda se repercute nos dias de hoje! O nome da censura chamava-se Comics Code Authority.
Nos anos 50 Martin Goodman incumbiu Lee de “responder” à renovada DC com uma equipe nova de super heróis, assim surgiu o Quarteto Fantástico! De seguida veio o Hulk, Iron Man, Thor, X-Men, DareDevil e por fim… o maior sucesso da Marvel: Spider-Man!
Os heróis criados por Lee foram recebidos de braços abertos pelo público norte-americano, pois eram humanos! Tinham problemas existenciais, alguns eram violentos e possuidores de mau feitio! Tinham namoradas e de trabalhar para viver.
Esta foi a revolução de Stan Lee! Acompanhado pelos míticos artistas Jack Kirby e Steve Ditko, Lee levou a Marvel para o top de vendas.
Para além do seu trabalho como criador de personagens e estórias, tornou-se editor chefe da Marvel durante muitos anos.
Mas apesar de estar intimamente ligado à Marvel também trabalhou para a sua concorrente já neste século, criando a conhecida série “Just Imagine Stan Lee’s...” onde personagens da DC tinham aventuras alternativas.
Agora, Stan Lee vai passeando a sua fama em programas de televisão e em pequenas cenas nos filmes rodados pela Marvel. Arranja sempre maneira de figurar no meio dos seus heróis que saltaram com grande êxito para o ecrã. A sua melhor aparição é mesmo no 2º filme do Quarteto Fantástico, onde aparece como ele próprio e tenta penetrar na festa de casamento entre Sue e Reed Richards…
É sem dúvida um dos maiores vultos ainda vivos dos comics norte-americanos!


Boas leituras!

12 comentários:

  1. Se existe uma definição de "Deus" no universo dos comics, ele tem o nome de Stan Lee. Não estou a dizer que é o único responsável mas os comics existem por causa dele. Se não fosse pela sua determinação e, podemos dizer, pela sua genialidade, os comics não teriam a dimensão global que têm nos dias de hoje.

    Para além de tudo o que referiste, ele ainda está (ou esteve) por detrás da Pow Entertainment, criando uma série de novos personagens como por exemplo, Soldier Zero e o Starborn. Esteve ainda envolvido com os estúdios Bones a criar um anime (género que ele muito admira) chamado Heroman, que é simplesmente fantástico (eu também adoro anime!!). Curiosamente ele aparece no anime como um dos personagens em vários dos episódios.

    Stan Lee mudou não só o mundo dos comics mas também a vida de várias gerações (eu incluído).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a retrospectiva. É sem dúvida um grande homem! Apesar da idade continua a trabalhar sem parar. É incrível a sua genica!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ainda temos muito a aprender com o "Rei". Pena é que os Comics não se publiquem cá como se publicaram até ao fim dos anos 90. Porque o "Rei" inspirou, de facto, gerações de jovens e menos jovens por todo o mundo. Não são os meus super-heróis favoritos (prefiro, sem dúvida, a DC), mas é inegável o trabalho de Stan Lee. O que será que a Marvel reserva para o ano, quando ele fizer 90 anos?

    ResponderEliminar
  4. Lucaimura
    Sim, eu poderia ter aprofundado mais mas o post ficaria muito extenso, e poderia tornar-se "chato" de mais!
    Houve alguns pormenores que eu não referi, preferi ficar-me pelo essencial.
    E sim, Lee influenciou muito o meu gosto por comics!
    ;)

    Paulo Brito
    Um verdadeiro senhor cheio de genica!
    :D

    X
    Utilizaste o adjectivo certo: genica!
    Ainda tenho mais umas retrospectivas preparadas.
    :)

    João Figueiredo
    Ele criou o "core" central de personagens que a Marvel ainda hoje usa e infelizmente abusa, não tendo os criadores de hoje a capacidade de reinvenção para as tornarem mais frescas, ou de criarem novas personagens que possam criar empatia com o público, de modo a serem tão bem sucedidas como foram as do passado (não só as criadas no passado por Lee, como a de outros autores/artistas).
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida um dos meus super-heróis preferidos é o grande Stan Lee. Sem ele nada existiria e a grande maioria das minhas personagens preferidas foi ele que as criou. A Wasp, o Iceman e o Angel só para citar alguns ali da lista

    ResponderEliminar
  6. Ey genial! muy buena entrada, te sigo ahora mismo.

    Tambien tengo un blog y escribo entre otras cosas sobre comics y mangas: www.portalpandemonio.blogspot.com

    :)

    ResponderEliminar
  7. José Ricardo García Corcuera
    Obrigado!
    Com certeza que irei visitar o teu blog, visto que o tema é Banda Desenhada!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. A censura do CCA foi criada pela própria industria dos comics e não por uma autoridade federal qualquer, para fazer frente aos ataques dos moralistas conservadores e assim melhor se defenderem.

    O Stan the Man Lee é mesmo The Man. Deverá fazer-se alguma justiça à DC, em especial ao Julius Shwartz, que ao ressuscitar e reinventar velhos personagens da era dourada dos superheróis da DC, forçou a mão do "boss" do Lee para lhe dar a luz verde que este precisava para avançar com o seu velho desejo de humanizar e actualizar os comics de super-heróis.

    ResponderEliminar
  9. Uma pequena correcção, se me permites: a linha da DC em que o Stan Lee colaborou chama-se "Just Imagine Stan Lee’s..." e era uma reinvenção dos personagens mais famosos da DC (eu tenho o Batman, afro-americano, e autografado pelo homem!)
    A "What if..." era da Marvel e normalmente mostrava uma história famosa se a acção tivesse tido outro desfecho, tenho alguns e lembro-me de um que me marcou na época "What if Gwen Stacy didn't die".

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Refem
    Corrigido amigo!
    É sempre um prazer voltar a ver-te por aqui!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]