domingo, 9 de agosto de 2015

Homem de Ferro: Semente de Dragão



Na passada 5ª Feira saiu o 3º número da colecção “Poderosos Heróis Marvel” pela Levoir, e distribuída pelo jornal Público: Homem de Ferro – Semente de Dragão.

Este livro compila o arco Iron Man: The Dragon Seed publicado originalmente nas revistas da franquia Iron Man #270 a #275 (1991).
O argumentista foi John Byrne, desenho por Paul Ryan (Mark Bright #274), arte-final por Bob Wiacek e cor de Paul Becton.

John Byrne é mais conhecido pelo seu trabalho como desenhador pelo seu grande Superman (ainda hoje muitos fãs dizem que foi o melhor de sempre), e também para a Marvel em X-Men e Fantastic Four. Aqui tentou fazer um revamp ao Homem de Ferro, mas já lá vamos.
Paul Ryan já se tinha mostrado aos leitores como desenhador em Títulos como Squadron Supreme, Fantastic Four e fora desta caixa nas tiras do Fantasma.
Esta dupla criativa tentou fazer algo para fazer renovar o Iron Man, mas é difícil com toda a história de sucesso que este título já tinha tido no passado.

Para mim a parte positiva deste livro não é o trabalho feito em cima do Homem de Ferro, mas sim o trabalho com os vilões: Mandarim e Fin Fang Foom (adoro este nome…) :D
O Mandarim é bem trabalhado, sobretudo no que toca ao seu passado, a origem do seu poder. Claro, a origem do dragão Fin Fang Foom também é mostrada neste livro!

De resto o livro está muito cheio de clichés políticos da época, industriais e amorosos… é o perigo amarelo, o comunismo, a tentativa de espionagem industrial (embora não muito aparente neste arco), e claro… a tipa gira do outro lado do muro que fica apaixonada pelo playboy americano apesar das diferenças de ideologia entre ambos, e claro (novamente) o amor impossível porque ela era casada… Duhh…

Devia ter sido explicado no prefácio do livro de onde era oriunda a doença do Homem de Ferro, visto que ele vai à China para ser tratado desse problema por uma das maiores sumidades em neuropatias do mundo (e neste caso passa a ser o interesse amoroso do livro também). Basicamente na Saga Armor Wars II, que foi o início de John Byrne no Homem de Ferro, os gémeos Marrs conseguem tomar controlo do sistema nervoso de Tony Stark paralisando-o e deixando-o com perdas de memória. E é também aí nesse arco que se forja a aliança entre o Mandarim e Fin Fang Foom.

O Homem de Ferro conta como aliado principal o seu amigo James Rhodes, que é quem está a usar a armadura devido ao problema neurológico de Stark, mas a sua maior aliada acaba por ser a sua própria tecnologia, a usar armaduras por controlo remoto.
De resto temos pancadaria total durante a maior parte do livro, o que não deixa de ser divertido (Paul Ryan tem um trabalho sofrível, na minha opinião), e fico por aqui para evitar spoilers (apesar disto já ser antigo…).

Já agora… Byrne comete várias gaffes no argumento relativamente aos dragões… nem se percebe como é que se esburaca o argumento relativamente aos amigos de Fin Fang Foom.
Claramente são 10 de início, é mostrado no livro. Também é mostrado que que um deles morre logo no início, ou seja ficariam 9, mas são desenhados 10 na luta final! Para cúmulo do desleixo, na página 105 é dito que eles eram 16, mas que 6 tinham sido mortos às mãos de humanos… MAS SÓ EXISTEM 10 ANÉIS PÁH!
Sinceramente gosto mais de Byrne como desenhador…
:D

Já agora, o sub-plot com o Capitão América, Mulher-Hulk e Viúva Negra não está lá a fazer nada... só atrapalha na compilação.

Este é um arco claramente para entreter, acharia muito mais interessante como clássico a publicar do Homem de Ferro outros títulos. Não sei quais os constrangimentos de direitos para publicação, mas Armor Wars, War Machine ou Doomquest seriam bem mais interessantes.

Boas leituras

Hardcover
Criado por John Byrne e Paul Ryan
Editado pela Levoir em 2015




Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]