terça-feira, 3 de março de 2009

O Quarto Poder



Juan Gimenez é um dos grandes artistas da BD mundial, tendo iniciado o seu caminho de sucesso na década de 80 em que criou "Le Etoile Noire", sua primeira obra conhecida e também "Leo Roa", este editado em português. 
O seu primeiro trabalho completamente a "solo" foi "Titania", seguido pelo já citado "Leo Roa". 

Depois tem como desenhador séries consideradas de culto, como "A Casta dos Metabarões", editada pela Meribérica até ao seu 5º volume e neste momento a Vitamina BD, que se propôs a editar toda a série em três compilações, estando já a primeira (que inclui os três primeiros volumes) nas livrarias. 

De notar que ele é desenhador e também o colorista dos seus livros. O Quarto Poder é uma obra em que Gimenez faz tudo, textos, desenho e cor, e que foi projectada para ser um "one-shot" (livro único). 

Este livro data na sua edição francesa de 1989 e foi editado em português pela ASA em 2002. O segundo volume, nunca editado em português, tem a sua data de edição (francesa) em 2004, portanto data quinze anos depois d´"O Quarto Poder"... penso que Gimenez deve ter descoberto o potencial desta sua história, e acabou por fazer muito melhor ao nível da narrativa, do que fez neste primeiro livro. 

A história é Ficção-Científica pura, ambiente onde ele se sente muito à vontade, e conta a história do choque entre duas civilizações humanóides, a Terrestre e a Krommium, no planeta Nebulae Alpha. Existe uma voz ao longo de toda a narrativa pertencente a uma organização pacifista, a Bluespace, que conta como evoluíram desde o passado os contactos entre as duas civilizações. 

Após centenas de anos de guerra, mantida apenas para os lucros da indústria de guerra, os Krommiuns decidem partir para uma arma, que se pode chamar de "biológica", que uniria quatro super-cérberos femininos num só corpo e que teria uma capacidade de destruição total... a indústria de implantes mecânicos estava no seu auge, mas não só! 

A capacidade de manipulação do corpo humano e a ausência de limites deontológicos, aliadas a uma inteligência acima do normal, levaram esta raça a criar esta aberração! 

O Quarto Poder é uma jovem, Exether Mega, a única que ainda não havia sido capturada para esta experiência, conta a história da sua vã tentativa de escapar aos seus perseguidores, e depois a sua vingança.

 Devo dizer que a arte é estrondosa, mas a narrativa é por vezes inconsequente e desconexa... enfim dificil de seguir. Já ouvi dizer que nos três livros seguintes melhorou muito, e passou a ser uma série a ler definitivamente! 

 Hardcover 
Criado por: Juan Gimenez 
Editado em 2002 pela ASA 

Boas leituras

4 comentários:

  1. Chiça! É que quando entrei li as palavras "QUARTO" e "PODER" e a segunda pareceu-me ligeiramente diferente, já ia carregar na bandeirinha lá em cima...

    ResponderEliminar
  2. Excelente como sempre. :D

    O Gimenez é um dos meus desenhadores favoritos desde o tempo do Leo Roa e em termos de arte só tem melhorado.
    A Saga dos Metabarões foi uma das series mais bem desenhadas que li e embora ainda não tenha tido a oportunidade de pôr as mãos neste Quarto Poder, a arte continua a manter o mesmo nível.

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  3. Está mais exigente nas pontuações. Eu dava-lhe um 9...mas eu sou um mãos-largas :P
    Pois eu gostaria bastante de ver editado em Português o segundo volume. Já este que aqui mostras gostei bastante , mais do que o Leo Roa.

    ResponderEliminar
  4. Rafeiro
    Só te danas porque o livro tem algumas lindas ao "léu" e eu não postei nenhuma imagem dessas páginas... um dia destes "flagam-me"! É só aparecer uma "mãe de Bragança" ou um "pai de Braga"...

    OCP
    Este volume está a preços de rebaixa em todo o lado... aproveita!

    Refem
    Só não dei 9 porque achei que ele não esteve tão bem no argumento, se fosse só pela arte levava um redondo 10! Dessa série que continua o "Quarto Poder", já sairam mais três livros, ou seja, vai no nº4 (em França...). Aqui provavelmente nunca irá passar de um "one-shot".

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]