Juan Gimenez é um dos grandes artistas da BD mundial, tendo iniciado o seu caminho de sucesso na década de 80 em que criou "Le Etoile Noire", sua primeira obra conhecida e também "Leo Roa", este editado em português.
Depois tem como desenhador séries consideradas de culto, como "A Casta dos Metabarões", editada pela Meribérica até ao seu 5º volume e neste momento a Vitamina BD, que se propôs a editar toda a série em três compilações, estando já a primeira (que inclui os três primeiros volumes) nas livrarias.
De notar que ele é desenhador e também o colorista dos seus livros.
O Quarto Poder é uma obra em que Gimenez faz tudo, textos, desenho e cor, e que foi projectada para ser um "one-shot" (livro único).
Este livro data na sua edição francesa de 1989 e foi editado em português pela ASA em 2002. O segundo volume, nunca editado em português, tem a sua data de edição (francesa) em 2004, portanto data quinze anos depois d´"O Quarto Poder"... penso que Gimenez deve ter descoberto o potencial desta sua história, e acabou por fazer muito melhor ao nível da narrativa, do que fez neste primeiro livro.
A história é Ficção-Científica pura, ambiente onde ele se sente muito à vontade, e conta a história do choque entre duas civilizações humanóides, a Terrestre e a Krommium, no planeta Nebulae Alpha. Existe uma voz ao longo de toda a narrativa pertencente a uma organização pacifista, a Bluespace, que conta como evoluíram desde o passado os contactos entre as duas civilizações.

A capacidade de manipulação do corpo humano e a ausência de limites deontológicos, aliadas a uma inteligência acima do normal, levaram esta raça a criar esta aberração!
O Quarto Poder é uma jovem, Exether Mega, a única que ainda não havia sido capturada para esta experiência, conta a história da sua vã tentativa de escapar aos seus perseguidores, e depois a sua vingança.
Devo dizer que a arte é estrondosa, mas a narrativa é por vezes inconsequente e desconexa... enfim dificil de seguir. Já ouvi dizer que nos três livros seguintes melhorou muito, e passou a ser uma série a ler definitivamente!
Hardcover
Criado por: Juan Gimenez
Editado em 2002 pela ASA
Boas leituras
Chiça! É que quando entrei li as palavras "QUARTO" e "PODER" e a segunda pareceu-me ligeiramente diferente, já ia carregar na bandeirinha lá em cima...
ResponderEliminarExcelente como sempre. :D
ResponderEliminarO Gimenez é um dos meus desenhadores favoritos desde o tempo do Leo Roa e em termos de arte só tem melhorado.
A Saga dos Metabarões foi uma das series mais bem desenhadas que li e embora ainda não tenha tido a oportunidade de pôr as mãos neste Quarto Poder, a arte continua a manter o mesmo nível.
Abraço. :)
Está mais exigente nas pontuações. Eu dava-lhe um 9...mas eu sou um mãos-largas :P
ResponderEliminarPois eu gostaria bastante de ver editado em Português o segundo volume. Já este que aqui mostras gostei bastante , mais do que o Leo Roa.
Rafeiro
ResponderEliminarSó te danas porque o livro tem algumas lindas ao "léu" e eu não postei nenhuma imagem dessas páginas... um dia destes "flagam-me"! É só aparecer uma "mãe de Bragança" ou um "pai de Braga"...
OCP
Este volume está a preços de rebaixa em todo o lado... aproveita!
Refem
Só não dei 9 porque achei que ele não esteve tão bem no argumento, se fosse só pela arte levava um redondo 10! Dessa série que continua o "Quarto Poder", já sairam mais três livros, ou seja, vai no nº4 (em França...). Aqui provavelmente nunca irá passar de um "one-shot".