quinta-feira, 4 de junho de 2009

Luc Orient


Luc Orient surgiu em 1966 na revista Tintim, e era uma aposta para colmatar uma "falha" na grelha da revista: a ausência de ficção-científica! Greg, um dos autores mais solicitados de sempre da BD europeia (já citado no post Comanche), com Eddy Paape no desenho, criou esta série baseada num trio: Luc Orient (um 007 interplanetário), Hugo Kala (o super-cientista) e Lora (a menina bonita, que não é parva de todo).
A série resistiu bem ao tempo, com as suas limitações, claro, e a prova disso são as reedições francesas. Em Portugal foram editados:
- Os Dragões de Fogo (Clássicos Tintim Vol.1, ASA/Público)
- Os Sóis de Gelo (Clássicos Tintim Vol.1, ASA/Público)
- O Senhor de Terango (Bertrand e revista Tintim)
- O Planeta da Angústia (revista Tintim)
- A Floresta de Aço (revista Tintim)
- O Segredo das 7 Luzes (Bertrand e revista Tintim)
- A Cratera dos Sortilégios (revista Tintim)
- A Legião dos Anjos Malditos (revista Tintim)
- O Vale das Águas Turvas (revista Tintim)
- A Porta de Cristal (revista Tintim)
- Na Forja da Tempestade (revista Tintim)
- A Margem da Violência (revista Tintim)
- 24 Horas para o Planeta Terra (Bertrand e revista Tintim)
- O 6º Continente
(revista Tintim)
A série terminou em França em 1994 no seu 18º volume.
Verifica-se, e apesar de muitas estórias traduzidas para português, que a dificuldade em adquirir livros ou revistas desta série é enorme, e por norma estão em extremo mau estado, ou com preços exorbitantes... cheguei a mandar para o lixo o "Segredo das 7 Luzes", por ter um cheiro horrível, meia lombada e ovos de bichos aos montes! Assim se vendem alguns livros no Miau, e tenho de agradecer a este amigo a oferta do atrás referido livro em condições minimamente decentes para ser guardado..., obrigado! :)
Esta série foi bastante original para o seu tempo, assistindo-se depois disso a uma grande proliferação de títulos dentro do género. A acção passa-se quase sempre no planeta Terra, mas o nosso trio de heróis gosta de fazer umas fériazitas fora do planeta de vez em quando! O ciclo de Terango é a melhor parte de Luc Orient, minha opinião, tendo ficado este ciclo completo em português com a edição do álbum duplo "Os Dragões de Fogo/Os Sóis de Gelo", na colecção Clássicos Tintim pela ASA/Público. Assim, os primeiros cincos álbuns contêm as aventuras de Luc Orient com os "Teranguianos", tanto na Terra como em Terango.
A estória continua a ser fácil e "gulosa" de se ler, quanto aos cenários de Paape, estes são bastante bons e originais, sem serem espetaculares. Provavelmente, se Paape tivese acesso às ferramentas que os desenhadores e coloristas possuem agora, passaria a ser uma série excepcional (e provavelmente Greg não teria de fazer discursos explicativos tão grandes para os personagens).
É uma série com uma leitura bastante fácil, e a qual, inevitavelmente, me faz lembrar a minha juventude...
Boas leituras.

Hardcover
Criado por: Michel "Greg" Reignier e Eddy Paape
Editado entre 1969 e 2009 por Bertrandt (revista Tintim) e ASA/Público
Comprado na Tabacaria 212 do C.C. do Alto da Barra e oferta de amigo
Nota média da série : 8 em 10

4 comentários:

  1. Tás velho!!

    Aquele que tinha um cheiro medonho, parecido com o estar enterrado com um bicho morto, era este??

    enxofre

    Refém,
    Não há por aí umas prateleiras de sobra??

    ResponderEliminar
  2. Foi uma das melhores séries de ficção-cientifica que eu já li, considerando a idade dela. É como dizes, de leitura fácil e gulosa. A criação destes personagens Europeus teve a mesma receita de sucesso de outros Norte-Americanos (ex:Flash Gordon). O desenho era inconstante, mas evolui, a meu ver, favoravelmente. Gostava de ver toda este série (re)editada em Português em formato álbum. Teria muito boa aceitação, creio.

    Foi uma oferta feita com muito boa vontade. Estarem protegidos da luz é essencial, pois este papel envelhece muito mal; os meus estão apenas muito ligeiramente melhores.

    Diabba: neste momento já não tenho prateleiras. Tenho que convencer a esposa a deixar-me plantar no corredor de acesso aos quartos um móvel com mais uma dúzia e meia delas.

    ResponderEliminar
  3. Diabba
    Sim era este o do cheiro a urina de rato misturado com comida podre...
    (Tou velho, e sim, preciso de prateleiras...)

    Refem
    Obrigado Refem! Eu sei que foi com boa vontade e fiquei muito agradecido! Estes, comparado com o que eu tenho visto por aí, estão novos.
    Eu também gostaria de uma reedição, pelo menos do ciclo de Terango!

    ResponderEliminar
  4. Pois é Nuno, não fosse o teu "problemazito" com o francês e podias ter aí em casa as belas reedições da Lombard que reunem 4 aventuras do Luc Orient em cada volume a um preço "trés bon marché" :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]