sexta-feira, 2 de novembro de 2012

23º Amadora BD: Exposição Central


No Amadora BD eu tenho de tirar o chapéu sempre que se fala de exposições!
É  o ponto mais forte do festival, e disso não restem dúvidas. Mas para este sucesso são os cenografistas os grandes responsáveis. Não sei quem faz este trabalho mas tem os meus parabéns, aliás existem algumas exposições em que o cenário é bem melhor que os trabalhos expostos. Eu sei, eu sei... sou um ranhoso... mas, aquela exposição do Sapin? Que é aquilo? Folhas de rascunho?? Benditas as pessoas que "alindaram" aquela sala, senão era a desgraça, o horror! Sim, eu sei... lá estou eu a lamentar-me.
:P


Falando da exposição que dá o título ao post, a Exposição Central, esta é dedicada à autobiografia. Temos trabalhos de Paulo Monteiro, Ricardo Cabral, Art Spiegelman, Justin Green, Fabrice Neaud, Marco Mendes, Alison Bechdel, Marjane Satrapi entre muitos.
Paulo Monteiro é o autor em destaque com uma sala sóbria, mas muito intimista. Parabéns ao Paulo, que é um bom artista e uma excelente pessoa!

A pequena pecha desta exposição e a mesma do ano passado. É labiríntica! O ano passado houve uma sala que eu não consegui ver devido ao labirinto formado pela exposição. Este ano garanti que via tudo! Mas este labirinto não deixa de ser engraçado para quem vai ver apenas as exposições do piso superior, e foi o que fiz... ontem dediquei-me apenas a visitar com alguma atenção estas salas, bem... e descobri um idoso a dormir em cima da cama de uma das salas, não sei se o senhor também fazia parte do cenário ou se simplesmente aproveitou para "passar pelas brasas"... (foi fotografado)!

Chega de palavras e vejam algumas imagens fotográficas:























































E termino com o Pedro Cleto (foto da Diabba), que encontrei no fim de semana anterior na Exposição Central!

As exposições do Cyril Pedrosa e Paulo Monteiro terão um post só para elas, embora geograficamente façam parte desta Exposição Central.

Boas leituras e comprem um livro no festival!

10 comentários:

  1. Está exposição ficou muito bem construída, as fotos ficaram muito boas!

    ResponderEliminar
  2. Boas!
    É verdade, o AmadoraBD distingue-se cada vez mais pela qualidade das exposições e este ano não é excepção...
    Manda-me a foto por mail, por favor!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Essa exposição é tão fantástica que certos milagres até são comprovados ao se ler essa página. (apenas os fortes sabem). Sabe Nuno, fora isso, o mundo está perdendo um ótimo foto jornalista, sabia???

    ResponderEliminar
  4. Vou referir-me à foto em que o idoso se presume que esteja a "ferrar o galho".
    Não está.Escolheu apenas a forma ideal para ver os livros e cadernos expostos, em contra-picado, mas de baixo para cima.
    Talvez esta imagem tenha um pouco a ver com alguma nostalgia da BD que se vai apoderando, aos poucos, dos "cotas": queremo-la junto a nós e ela paira no espaço, como uma nave perdida em algures no sideral.
    Foste feliz nesta foto.
    Relativamente à caricatura prometida, esta tua foto permite variações sobre esse tema, tanto mais que já possuo outra, de perfil.

    ResponderEliminar
  5. Guy Santos
    A exposição conteve o maior número de "pilas" que eu já vi em exposição de BD desde sempre! LOL
    Mas estava muito bem apresentada sim.
    Obrigado pelo elogio às fotos!
    ;)

    Pedro Cleto
    Mando-te amanhã a foto.
    :)

    ResponderEliminar
  6. Venerável Victor
    Obrigado pelo elogio às fotos!
    :) Faço por estarem o melhor possível!
    :)

    Santos Costa
    Nah... ele estava mesmo a "ferrar o galho"... posso garantir!
    :D
    Ainda estou para ver o que vais fazer à minha bela face com a tua caricatura...
    :P

    ResponderEliminar
  7. Parabens a todos os envolvidos! Expografia muito interessante.

    E, aparentemente, uma variedade muito grande de estilos e autores, o que sempre amplia os olhares do público.

    ResponderEliminar
  8. Alex D'ates
    Muita variedade sim. Esta semana ainda vou pôr mais coisas relacionadas. O Amadora BD só fecha portas no próximo Domingo!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]