Stephen Platt apareceu de rompante nos anos 90, associado à Image e a Rob Liefeld na sua maneira de desenhar. Aliás, penso que levou os “estilo” de Liefeld ao extremo!
“Splatt” é um desenhador norte-americano que se começou a tornar conhecido pelas capas que fez para Marc Spector: Moon Knight, para além da arte-final, e pela “Soul Saga” para a Image. Soul Saga é uma obra sua, creator owned, mas que a final issue nunca saiu…
Para a Image trabalhou também em Prophet. E desenhou para Alan Moore Supreme: The New Adventures…
O seu estilo caótico representava anatomias impossíveis, musculaturas hiperbólicas, mulheres completamente deformadas que deixariam Rob Liefeld corado de vergonha!
Os seus desenhos cheios de hormona foi do pior que surgiu nos anos 90, mas ao mesmo tempo (e porque não dizê-lo) também foi do melhor!
Tinha uma legião de fãs, que foi diminuindo conforme a febre dos anos 90 foi desaparecendo, acabando por desaparecer tranquilamente…
Mas acabou por descobrir mercado para si na indústria cinematográfica... se não vejam:
- Esquecido - Oblivion (storyboard artist)
- O Dia em que a Terra Parou - The Day that Earth Stood Still (storyboard artist)
- Outlander - A Vingança (concept story artist: Ninth Ray Studios)
- Homem de Ferro - Iron Man 2008 (storyboard artist)
- O Nevoeiro - The Fogg (storyboard artist)
Recentemente a Marvel acabou por ir recuperar este desenhador para os seu título X-Sanction, dentro do espírito Avengers Vs X-Men.
Visto que ele é um artista muito "gráfico", espero que estas imagens “impressionantes” de Stephen “Splatt” vos tenham agradado!
:D
Podem ver as outras entradas nesta rubrica nos links aqui em baixo:
Os Comics e os Anos 90: Image Comics - Youngblood
Os Comics e os Anos 90: DC Comics - A Morte do Super-Homem
Os Comics e os Anos 90: DC Comics - A Queda do Morcego
Os Comics e os Anos 90: Dark Horse - Hellboy
Os Comics e os Anos 90: Marvel - Onslaught
Os Comics e os Anos 90: DC Comics - Elseworlds: Golden Age
Os Comics e os Anos 90: Marvel - Heroes Reborn
Os Comics e os Anos 90: Wizard Magazine
Os Comics e os Anos 90: Marvel - Os Monos da Marvel
Os Comics e os Anos 90: DC Comics - Hal Jordan: Ascensão, Queda e Redenção
Os Comics e os Anos 90: Alex Ross
Os Comics e os Anos 90: A Falência da Marvel
Os Comics e os Anos 90: Top Cow - The Darkness & Witchblade
Os Comics e os Anos 90: DC Comics - Sidekicks
Os Comics e os Anos 90: Marvel - New Warriors
Os Comics e os Anos 90: WildStorm - Planetary & Authority
Os Comics e os Anos 90: Substitutos
Os Comics e os Anos 90: Vertigo - Origens
Os Comics e os Anos 90: Swimsuit Editions
Os Comics e os Anos 90: As Sagas que toda a gente quer esquecer...
Os Comics e os Anos 90: Novos universos de super-heróis
Os Comics e os Anos 90: Top Cow - Fathom
Os Comics e os Anos 90: Marvel - Saga do Infinito
Os Comics e os Anos 90: Marvel - Saga do Clone
Os Comics e os Anos 90: DC Comics - Superman Red/Superman Blue
Boas leituras
Eu gosto bastante.
ResponderEliminarLBJ
ResponderEliminarEu também, sobretudo daquela do tipo a montar uma bomba!
A primeira vez que que vi aquilo ia caindo da cadeira a rir!
:D
Alguns destes gajos não têm espaço no meio das pernas para terem testículos! Como é que eles conseguem dobrar as pernas com tanto músculo?
ResponderEliminarE porque é que aquela arma tem uma faca no carregador? No carregador!
Fantástico, esse Wolverine, também. Os braços dele são mais largos que o tronco!
Why? WHY??!!
Eu tive esse Wolverine/Cable e não falhava só na arte.Mas antes de Platts e Liefelds houve Bogdanove no Superman pré e pós morte o tal que vai a Amadora,só não é tao criticado como estes 2 porque foi antes de haver net Worldwide,não fica nada atras,alias nem sabia que o Bogdanove ainda desenhava!!!???
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOptimus
ResponderEliminarO estilo do Bogdanov não era tão exagerado como estes dos anos típicos dos anos 90. Mas não deixava de ser exagerado também...
:D
Paulo Costa
ResponderEliminarComo disse... acho que o Liefeld corava de vergonha... o aluno ultrapassou o mestre!
:D
Nuno,
ResponderEliminarO aluno ultrapassou o mestre porque apesar de tudo o Splatt, dentro do estilo david finchiano, até sabe desenhar:
http://westcoastavengers.tumblr.com/post/58292636218/wolverine-sabretooth-by-stephen-platt
Quem dera ao Liefeld...
André Azevedo
ResponderEliminarlol
Esse tipo é um abusado. Inventa músculos e veias onde eles não existem, mas dou uma a favor dele em relação ao Liefeld: desenha os pés!
lol
E as mulheres não eram tão anormais quanto as do Liefeld...
:D
Bem eu dou outro ponto a favor dele (e do Liefeld, se bem que em quantidade muito menor). Quase todas as imagens que mostras, inclusive as capas, têm um sentido de design muito (e não estou a gozar) bons. A sério, só quando olhamos ao pormenor é que isto até nos faz impressão aos olhos. Já o Liefeld nos Novos Mutantes tinha algumas páginas que eram uma tentativa (desastrada) de esticar um pouco as técnicas de design gráfico com que o McFarlane tinha começado a exprimentar uns anos antes para dinamizar mais as suas narrativas.
ResponderEliminarO melhor exemplo que se pode ver nestas imagens é aquela página a preto e branco do 'Prophet'. Corpo mal desenhado, mas a sério, digam lá que toda aquela página não é movimento, acção e sobretudo, dinamismo. Não é por acaso que há gente que gosta destes tipos (eu não :D :D :D. Mas acho que realmente há ali qualquer coisa que teria muito valor se os seus autores se dignassem a aprender anatomia.)
Luis Sanches
ResponderEliminarClaro ele é melhor, apesar das barbaridades que fez nos anos 90. Tanto que trabalhou na indústria cinematográfica durante bastante tempo. Com o tempo ele ficou a desenhar bem melhor anatomicamente, sobretudo figuras femininas.
;)