domingo, 8 de março de 2020

Quimeras Fascinantes




É sempre bom descobrir mais um álbum de Milo Manara nos tempos que correm, com a sua idade a produção desceu naturalmente. Um retalho de historias curtas mostrando várias facetas do talento de um dos maiores desenhadores eróticos, com auge de produção nos anos 80 / 90.

Os contos são muito diferentes entre si, mas sempre com algo em comum, o excelente desenho de Manara.
Desde uma magnífica "catadupa" de imagens de homens e mulheres com início na pré-história até o ano de 2000, gravuras, um diário intimo transportado para BD, curtas mudas por vezes mostrando o seu típico humor negro e sardónico, esta colectânea que a Arte de Autor publica é um retrato interessante de partes da obra de Manara que ficaram "perdidas" em revistas e magazines ao longo do tempo.

O traço inconfundível de Manara espalha-se por 14 histórias entre "loucuras" e homenagens a outros artistas ou personagens, e podemos descobrir a evolução do seu desenho e da montagem das suas páginas ao longo tempo, visto que esta colagem abrange um largo período da sua carreira.


A parte gráfica é irrepreensível, por vezes brilhante, carregando sempre de erotismo a figura Humana sobretudo as mulheres, que são a alma dos trabalhos deste italiano.


As histórias, umas melhores que outras, mas quero referir as homenagens. Amei a homenagem a Pratt, simples e não tão óbvia porque a figura de Corto Maltese não aparece fisicamente. E o que dizer da arte consagrada ao mundo Astérix, com a vingança das romanas? Forest e a sua Barbarella fazem parte dos eleitos também, sendo que esta personagem é um ícone dentro da BD erótica e muito apreciada por Manara.


Para quem gosta de desenho, para quem gosta de Manara, para quem gosta do género, este é um livro que claramente eu recomendo.








A ilustração mostrada acima refere-se ao universo da história "A Vingança", mas não faz parte deste livro.


Boas leituras


Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]