sexta-feira, 26 de junho de 2026

Thorgal - Ciclo de Qâ:
- Os Arqueiros
- O País de Qâ
- Os Olhos de Thanatloc
- A Cidade do Deus Perdido
- Entre Terra e Luz


Mas um dia, há já muitos anos, um Deus desconhecido saiu do mar...
Tinha a barba e os cabelos de cobre.
O olhar era gélido como a turquesa...
E, além dos seu elmo mágico, nenhuma roupagem cobria a sua pele branca.


Está mais que na hora de revisitar um dos maiores e melhores heróis da Banda Desenhada: Thorgal

Este blogue já publicou matérias sobre os ciclos iniciais, e podem clicar nos links abaixo para não se perderem:
Thorgal
Lançamento ASA / Público: Thorgal
Thorgal Vol.1 - A Feiticeira Traída
Thorgal Vol.2: A Ilha dos Mares Gelados
Thorgal Vol.3: Os Três Velhos do País de Aran
Thorgal – Ciclo de Brek-Zarith
Thorgal: Aarícia

Este é mais um Ciclo de histórias de Thorgal maltratado pelas editoras portuguesas. São cinco livros neste ciclo, e acabo por ter os dois primeiros publicados pela ASA em capa dura, e os outros três em capa mole (e formato pequeno) publicados pela Cinebook em inglês, visto que não sei francês (obrigado Cinebook).

Ainda mais não se compreende, que uma editora que se prestou a publicar uma enorme quantidade de títulos (16 num lançamento ASA/Público), tenha deixado ficar uma lacuna de três livros, entre o que já tinha publicado, e o que iria publicar em conjunto com o jornal Público.

Sempre esperei que a ASA publicasse os três livros dessa lacuna, mas tal nunca aconteceu.

E sinceramente… este é um ciclo chave desta série. Tudo o que respeita às origens extraterrestres de Thorgal é explicado nestes livros, basicamente é um enorme trampolim para o resto da série. E ficamos com a lacuna em português para todo o sempre…

A arte de Rosinski explode literalmente neste país de . Este artista tem neste ciclo cenários incríveis e de uma variedade espacial enorme . Desde combates espaciais, viagens aéreas, caminhadas em selva tropical, deserto, viagens marítimas, e aventuras em cidades baseadas na civilização pré-Colombiana sul-americana.

Neste ciclo Van Hamme funde mais uma vez ficção-científica com a mitologia Viking, e desta vez com muita fantasia baseada na cultura ameríndia (como falei atrás).  Van Hamme foi muito bem nestes livros todos, excepto na “A Cidade dos Deus Perdido”, que deveria ser o livro mais forte da saga, e acaba por ter alguns buracos de argumento que de alguma maneira ofuscam o brilhantismo desta saga.

O livro “Os Arqueiros” serve como um prelúdio à saga de . E que prelúdio. Temos Rosinski e Van Hamme no seu melhor. Uma história com uma velocidade incrível, coerente da 1ª página até à última, e sobretudo o mais importante, o maior vilão de Thorgal é introduzido aqui (neste caso uma vilã): Kriss de Valnor.

Muitas vezes meço as histórias pela qualidade do vilão, porque sem um bom vilão não há um bom herói. É o vilão que faz chocalhar as emoções do leitor, e que o prende na narrativa. Kriss de Valnor é isso e muito mais. E esta saga vive muito em cima desta personagem.

Todas as personagens estão muito bem construídas, e vamos salientar neste caso Tjall e Argun que vão acompanhar esta saga até ao final.

Jolan é raptado e “O País de ” inicia-se com uma viagem aérea, e outra marítima, em direcção à América do Sul, muitos séculos antes de Pedro Ávares Cabral em 1500 ter descoberto este continente.
E aqui, ao chegar ao continente, é contada a história das duas cidades rivais de Deuses vivos e inimigos: Ogotai e Tanatloc
Uma parte do véu do passado o “filho das estrelas” começa a ser levantado aqui. Jolan e Ergun chegam a terra por mar, como caução que Thorgal irá cumprir a sua parte no acordo com Kriss.

Após uma incrível batalha aérea o pequeno grupo de guerreiros inicia a sua viagem até Maiaxatl, a cidade do povo Chaam governada por Ogotai. Objectivo? Roubar a fonte de poder de Ogotai: o seu elmo.

Em “Os Olhos de Tanatloc” Van Hamme ata muitas pontas do passado de Thorgal. A sua origem extraterrestre é explicada, assim como os poderes latentes de Jolan. Neste excelente livro, os actores posicionam-se nos lugares certos, na altura certa, prontos a fazer correr os seus papéis nesta saga. As emoções jogam-se bastante forte aqui sejam de amor, sejam de ódio.
É a preparação para um desenlace épico que deveria ser perfeito…

… em “A Cidade dos Deus Perdido”. Só que acho que Van Hamme vacilou aqui. Não deixa de ser épico, mas quanto ao perfeito nem por isso.
Muito buracos absurdos no argumento, e não vou enumerar, por que deve ser o leitor a descobrir, mas sinceramente Van Hamme espalhou-se um bom bocado por aqui. Depois de uma narrativa exemplar, que apesar de alguma complexidade sempre apresentou coerência, o escritor serve-se de situações fáceis e nunca explicadas, para desemburrar o novelo. Não sei se foi pressionado por prazos relativamente a este capítulo, o que é certo é que falhou por aqui para obter um desenlace “fácil”. O final deste livro não é mau, mas pronto…

O livro que conclui a saga é “Entre Terra e Luz”. É uma conclusão bastante decente, depois dos buracos do anterior. Embora Van Hamme volte a servir-se de artifícios fáceis para resolver problemas na trama, acabam por não ser incoerentes como no livro anterior. Fáceis sim, mas não impossíveis.
Mas acaba por ser um bom livro e uma conclusão, como disse atrás, bastante decente para um final de saga de cinco livros. É normal para quase 250 páginas de história que não haja os altos e baixos no enredo, mas o artista Grzegorz Rosinski conseguiu que a maioria dos leitores até deixasse passar esses buracos, porque na realidade a qualidade deste desenhador/pintor é duma excelência que não está ao alcance da maioria dos seus pares.

Pronto, Ciclo de apresentado. No todo considero-o excelente, mas não perfeito, pelas razões atrás expostas. No universo de Thorgal é um ciclo, ou saga, imprescindível, mas que em Portugal foi desconsiderado editorialmente.

Eu sou fã de Thorgal, é um universo único, original e sem nada parecido que eu conheça. Estão publicados em português 24 dos primeiros 29 livros da série. Experimentem.

Brevemente mais Thorgal, quero passar esta série toda aqui no blogue, até chegar aos dois últimos livros publicados pela editora A Seita.

E o Leituras de BD recomenda vivamente esta série.

 

Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]