terça-feira, 2 de novembro de 2010

21º Amadora BD - 2º Fim de Semana


Bom... esta foto é bem mais simpática do que aquela que coloquei como entrada no 21º Amadora BD - 1º Fim de Semana.
Sábado e Domingo estiveram um pouco melhores, as lojas aparentemente também venderam mais um pouco e tivemos nos autógrafos essencialmente portugueses. Vindos de fora estiveram os polacos do projecto "City Stories" e Sean Murphy. Os portugueses foram os autores da Fórmula da Felicidade, Zona, C.A.O.S., Filipe Melo, Hugo Teixeira, Paulo Monteiro e Vítor Mesquita (apenas no feriado). Infelizmente este feriado (1 de Novembro) foi o dia mais fraco de todos até agora (excluindo os dias úteis...)! Acho que este Amadora BD está a ser castigado pelo público! Caberá à organização procurar estudar o que aconteceu de errado (eu tenho a minha opinião) e achar meios de não voltar a acontecer no futuro, este festival é necessário à BD em Portugal e ninguém que goste desta arte gosta de o ver assim...
Este fim de semana teve alguns momentos interessantes, como por exemplo o lançamento de Scott Pilgrim (Booksmile) e uma palestra sobre o momento editorial da BD portuguesa. No lançamento esteve presente a editora da Booksmile Ana Afonso e Hugo Teixeira. Ficamos a saber que a Booksmile está seriamente empenhada em levar a série até ao fim (6 volumes), com Ana Afonso a garantir a edição total da série. Espero que corra bem! A palestra teve como intervenientes Maria José Pereira (ASA), Mário Freitas (Kingpin Books), Rui Brito (Polvo) e o artista Vítor Mesquita. A moderação esteve a cargo de Pedro Mota e falou-se de vários temas interessantes ligados com a edição, publicação e divulgação de obras de BD. Como os intervenientes pertencem a editoras com um modo de trabalhar a BD de maneira diferente a palestra tornou-se agradável de seguir, não caindo na monotonia!
Outro ponto de interesse para mim foi a visita à exposição de Sean Murphy, e que exposição! Não há dúvidas que este ano foi o ano das exposições! Muitas, boas e algumas com uma envolvência superior. A exposição de Sean Murphy infelizmente está completamente escondida sem uma placa exterior e muitos visitantes passam completamente ao lado desta excelente mostra.
Este fim de semana teve um momento que me provocou uma dor de cabeça monumental... uma banda completamente louca e cheia de metais fez uma barulheira tal que não se conseguia falar com ninguém, a não ser que se gritasse ao ouvido do interlocutor! Desnecessário naquele piso e naquele momento, onde os artistas estavam boquiabertos e incapazes de se concentrar naquilo que estavam a fazer. A banda até era gira e alegre, mas não para aquele local, talvez no piso de cima fosse mais interessante!
Aqui ao lado direito está registado o aspecto da banca da Pedranocharco e da Asa Negra.
Já agora e falando de divulgação de BD e Vítor Mesquita, é impressionante como uma editora põe ali um livro este fim de semana à venda sem ninguém saber. Se o Vítor Mesquita não aparecesse para autógrafos havia muita gente que nem sequer tinha sabido que tinha saído pela Gradiva a continuação da saga do Eternus 9, um livro em grande formato de 100 páginas e com um aspecto gráfico excelente. Tenho a certeza que teria vendido mais se as redes sociais, blogs, fóruns e portais de Banda Desenhada tivessem sido avisados atempadamente do lançamento.
Bom... ficam uma fotos deste fim de semana! As fotos das exposições ficam para outro dia desta semana.


Aspecto geral da mesa de autógrafos no Sábado




Carla Rodrigues e Paulo Marques




Hugo Teixeira e Paulo Monteiro




Sean Murphy




Pedro Carvalho e João Raz




Mário Freitas, Filipe Teixeira e Fernando Dórdio




Vítor Mesquita




Devir e BD Mania




Kingpin Books




Os responsáveis pela minha dor de cabeça de Domingo...




Ana Afonso e Hugo Teixeira durante o lançamento dos dois primeiros números de Scott Pilgrim




Rui Brito, Mário Freitas, Maria José Pereira, Vítor Mesquita e Pedro Mota (moderador) durante a palestra sobre o estado editorial da BD em Portugal.




Um excelente sketch feito pela Carla Rodrigues
The Art of Carla Rodrigues

Boas leituras e comprem um livro no Amadora BD!

3 comentários:

  1. Ora aí está uma grande novidade que me estás a dar (essa do lançamento da continuação do Eternus 9). Só espero que no próximo fim-de-semana isso continue aí à venda. mas gostei de ver que no feral, houve mais público e, agora depois de ter visto as exposições, saliento que esse é um aspecto positivo, pois, no geral parecem-me muito boas e cuidadas. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente creio que houve pouca e má divulgação. Eu sou jovem e adoro alguns géneros de banda desenhada no entanto não ando muito ao corrente destes eventos (sou mais rapaz de livros velhos ou de feiras de livros) e a única informação que vi foi no metro há uns dias e para meu desalento acabava no dia a seguir segundo aquelas datas. podiam aproveitar mais as redes sociais e esse tipo de coisas...

    Bem mas ao menos recebo a fantástica noticia que o Eternus 9 tem continuação!!

    ResponderEliminar
  3. João
    Também eu fiquei admirado com essa novidade!
    E concordo com o que dizes sobre as exposições!

    ;)


    Anónimo
    Infelizmente a divulgação nunca foi um dos pontos fortes deste festival mas este ano ainda foi pior...

    :(

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]