quarta-feira, 1 de julho de 2015

Veículos Míticos da BD:
The Carrier (The Authority)



Existem veículos na Banda Desenhada que ficam retina do leitor. São bastantes, e mais do que suficientes, para criar uma rubrica sobre o assunto. Assim, vamos ter aqui no LBD os “Veículos Míticos da BD”!

É difícil escolher o primeiro para abrir a rubrica, então a sorte recaiu numa nave muito especial do universo Wildstorm: The Carrier!

The Carrier pertence a um tipo de naves criados no universo da Wildstorm, depois pontualmente aproveitado pela DC Comics, as Shift Ships.

Uma Shift Ship é um veículo capaz de não só viajar pelo espaço, como atravessar ou mover-se para outras dimensões e universos paralelos, assim como pelo espaço entre eles, espaço este conhecido no universo Wildstorm como The Bleed.

Quando a DC Comics comprou a Wildstorm a Jim Lee integrou no seu universo este tipo de naves. E como? Tornou-as um instrumento dos Monitors (Crise nas Infinitas Terras… ring any bells?)
A sua verdadeira origem é desconhecida, mas sabe-se que existem vários tipos de Shift Ships:
  • Explorer: Veículo científico sem armas de ataque, mas com capacidade de camuflagem.
  • Tanker: Estas naves eram enviadas pelos Monitores para recolha de tudo o que necessitavam, desde líquidos, gases, ou mesmo pequenos planetas e pequenas estrelas.
  • Destroyer: A mais temida Shift Ship. Autênticas máquinas de guerra capazes de destruir ou limpar a vida de um qualquer universo.
  • Hunter: Possuem armamento pesado, rápidas e essencialmente escoltavam os Tankers.
  • Carrier: Naves sencientes, enormes, rápidas e capazes das mais variadas funções. A sua flexibilidade entre muitas funções tornavam estas naves essenciais para os monitores.

E é esta última o ex-libris deste tipo de veículos. Apesar de aparições pontuais de um Explorer  (Ultima Thule), e de um Destroyer (Echo of Midnight), em Final Crisis; é o Carrier que vai estar em foco neste post. Este Carrier é tão importante que o seu nome é mesmo The Carrier!

1ª versão do The Carrier em Stormwatch

Nascido nas páginas de Stormwatch, foi a primeira Shift Ship a ser apresentada aos leitores de comics, mas foi na série Authority que conheceu o estrelato, pela mente e mão de Warren Ellis e Bryan Hitch no arco The Circle.
As suas dimensões são bem conhecidas: cerca de 80 Km de comprimento, 56 Km de altura e 3 Km de largura. Para este gigante senciente funcionar usa um universo “bébé” aprisionado no seu interior.

Passando por cima de Stormwatch (que tinha uma versão mais antiga do Carrier), esta nave servia como base operações à super equipa Authority. The Carrier conseguia reconhecer os elementos desta equipa e era essencialmente manobrado pela figura da Engineer, a bela Angela Spica.



A existência desta nave foi descoberta por Jenny Sparks (líder do grupo Authority) em 1999 servindo de “casa” a este grupo a partir daí.
Podia abrir portais em qualquer de um planeta de modo a que a equipa Authority pudesse actuar rapidamente num local preciso, assim como podia abrir esses mesmo portais para o passado, futuro e para universos alternativos ou paralelos.
A sua capacidade de viajar era total podendo deslocar-se para qualquer ponto do multiverso, mas tinha sempre a sua âncora no planeta Terra. A sua relutância em se afastar da Terra era conhecida pelos membros da Authority, de modo a que tinha de ser muitas vezes “convencido” a fazer tal…

Passou por maus bocados, como se ter despenhado na Terra (Under a New Management), ou quase ter morrido (Revolution).


A data oficial do nascimento do The Carrier é de Maio de 1999.
Uma dos mais belos e imponentes veículos da BD!
:D
E já agora, porque não dizê-lo? The Carrier foi o local do primeiro casamento gay dos comics norte-americanos (muito antes desta última febre...), e mais, continuam a ser inéditos porque depois de casados adoptaram uma criança: Jenny Quantum!
Podem confirmar tudo isto clicando no link que está associado a Authority.

The Authority

Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]