Molly Crabapple (arte) e Jay Z (narração) foram convidados pelo The New York Times para um trabalho sobre a guerra às drogas nos EUA. O trabalho que saiu foi apresentado ontem pelo jornal, apresentado-se como um projecto de fusão entre a animação e a ilustração.
Esta fusão já fora experimentada por Molly Crabapple numa série de cinco trabalhos (com a narração da própria autora) de 2015 sempre com o tópico da política social sobre temas fracturantes da sociedade norte-americana, como a emigração, violência policial, prostituição e justiça desigual. Apresento no final três desses vídeos, e mesmo que não se revejam nos temas abordados vale muito a pena ver o trabalho e o talento desta artista.
Este vídeo atravessa várias administrações do estado norte-americano, desde os tempos da guerra do Vietnam até aos tempos mais recentes. Fala da explosão demográfica prisional norte-americana (não se compara nem de perto nem de longe a mais nenhum país deste planeta), e sobretudo verifica e indica muitas das grandes causas deste aumento brutal de presos.
Visualmente maravilhoso e focado num assunto preocupante para os norte-americanos.
Molly Crabapple vive em Nova Iorque, e é escritora, jornalista, ilustradora, faz animação e comics.
Humanista, sempre intervindo com a sua arte em prol dos mais desfavorecidos pela sociedade, muito interventiva não só nos EUA como em outras partes do mundo. Colabora assiduamente com a revista VICE Magazine.
A sua intervenção não é apenas nas artes e quando o evento Occupy Wall Street esteve no seu auge colocou a sua casa à disposição de jornalistas e artistas que estavam a cobrir a situação. A sua casa ficava mesmo na praça do evento, e aproveitou para o registar graficamente in loco. Chegou a ser presa numa marcha de aniversário deste movimento.
Acaba por se celebrizar no jornalismo devido aos seus trabalhos de jornalismo ilustrado, como Guantanamo Bay, Discordia e Scenes from the Syrian War. O jornal alemão Der Spiegel referiu-se a sua aproximação ao jornalismo como única num novo tipo de jornalismo, o die politische Journalistenkünstlerin, ou seja "jornalista político-artista".
Aqui por baixo os três vídeos que prometi, e mais abaixo cinco ilustrações, sendo que a última foi encomendada pela CNN para figurar numa Galeria de Arte sobre o tema Power for a Digital Art. A ilustração chama-se Big Fish Eat Little Fish Eat Big Fish.
Big Fish Eat Little Fish Eat Big Fish |
Podem ler o artigo original do The New York Times no link em baixo:
The New York Times - The War on Drugs Is an Epic Fail
Boas leituras
Sem comentários:
Enviar um comentário
Bongadas