sábado, 3 de janeiro de 2009

Comanche


E o ano começa com uma série de culto produzida na Europa: Comanche!
Os seus autores são mais do que conhecidos, são lendas da Banda Desenhada Franco-Belga: Greg (textos) e Hermann (desenho). O primeiro deve ter sido o mais prolífico autor de estórias e personagens da BD europeia (Comanche, Spirou e Fantásio, Modeste e Pompon, Bernard Prince, Luc Orient, Olivier Rameau, Clifton, Corentin, Os Náufragos de Arroyoka, Clorofila, Bruno Brazil, etc) e isto para além de ser o desenhador de Achille Talon. Faleceu em 1999... O segundo continua a ser editado em português, sendo o seu último livro editado cá, O Diabo dos Sete Mares Vol.1 , mas contando com muitas outras traduções para português deste artista: Bernard Prince, Comanche, Jugurtha, As Torres de Bois-Maury, Jérémiah, Caatinga, Mataram Wild Bill, etc...
Esta dupla funcionou até ao 10º volume desta série de 15 livros, Hermann abandonou a série no 10º volume por achar que as estórias de Greg se estavam a tornar "muito comerciais". A série Comanche ombreia sem problemas com Blueberry, apesar de diferente, há quem diga as que melhores estórias do Oeste americano (westerns) são Blueberry, Comanche e Tex (de notar que todas são de autores europeus...).
A série foi editada em português pela Bertrand e pela Distri. A ordem por que sairam cá foi quase aleatória... a ordem correcta é esta:
1 - Red Dust (Bertrand)
2 - Os Guerreiros do Desespero (Bertrand)
3 - Os Lobos de Wyoming (Bertrand)
4 - O Céu Está Vermelho Sobre Laramie (Bertrand) (Distri)
5 - O Deserto sem Luz (Revista Tintim nº20 ao nº31 do 9º ano)
6 - Fúria Rebelde (Bertrand)
7 - O Dedo do Diabo (Distri)
8 - Os Xerifes (Revista Tintim nº24 ao nº43 do 12º ano)
9 - E o Diabo Gritou de Alegria... (Distri)
10 - O Corpo de Algernon Brown (Distri)
11 - As Feras (Selecções BD 1ª Série do nº38 ao nº40)
12 - Le Dollar à Trois Faces (Dargaud)
13 - Le Carnaval Sauvage (Dargaud)
14 - Les Cavaliers du Rio Perdu (Dargaud)
15 - Red Dust Express (Dargaud)

A azul os álbuns não editados em português!
De notar que "O Deserto sem Luz", "Os Xerifes " e "As Feras" não saíram em formato álbum... os dois primeiros faziam parte dos números descritos acima da revista Tintim e "As Feras" noutra revista, Selecções da BD. Esta seria uma excelente série para ser publicada pela parceria Asa/Público! Tem qualidade, leitores e um número de livros que se coaduna com o que tem sido editado por esta parceria. É que há livros nesta série que atingem preços bastante altos, para além do "O Corpo de Algernon Brown " que atinge preço ao nível de "Mister Blueberry", ou seja, preços completamente loucos para livros de BD em português...
Quanto à estória, esta roda à volta do rancho 666 e dos seus ocupantes, principalmente Red Dust (capataz) e Comanche (proprietária). É claro que é um "Western", logo temos a construção da via férrea, Índios amigos, Índios não amigos, cidades típicas desta zona e época, bandidos do pior e grandes amizades/lealdades. A estrutura narrativa de Greg é excelente e em conjunto com a arte de Hermann conseguiram fazer uma série que fica entre as melhores da BD mundial. Fazendo a diferença com a outra grande série do género, Blueberry, temos o número de livros (Blueberry tem o dobro, e a série ainda não está fechada) e os arcos narrativos, ou seja, Blueberry pode-se considerar um arco de estória gigante, enquanto que Comanche vive de arcos mais pequenos e "one-shots", isto para além de que as aventuras do Tenente Blueberry sempre priveligiaram a relação entre a cavalaria americana com o resto do Oeste Americano com ênfase dado aos Índios; em Comanche é um rancho estratégicamente colocado entre Índios, o caminho de ferro e uma cidade tipicamente do Oeste, cheia de vícios, bébados e pistoleiros, isto para além dos bandidos "manga de alpaca".
De notar que o primeiro contacto que tive com esta série foi 1970/71 na revista Tintim (tinha acabado de aprender a ler), e a força das imagens nessa altura impressionou-me muito, mais do que Blueberry! Até à altura o que eu conhecia de Cowboys era a sua pretensa parte cavalheiresca, o seu aspecto limpinho e sua educação para com os outros... vaqueiros sujos, ruas sujas, pessoas mais parecidas com animais do que os próprios animais... eu ainda não tinha tido contacto com essa falta de "glamour" nos Westerns!
Se conseguirem álbuns desta série em alfarrabistas, aproveitem, sobretudo se estiverem a preços acessíveis!
Boas leituras.

Hardcover
Criado por: Michel "Greg" Reignier, Hermann Huppen, Michel Rouge e Rodolphe
Editado entre 1976 e 1988 por Distri Editora e Bertrand (nesta datas não foram incluídas as revistas)
Nota média da série : 9,5 em 10

20 comentários:

  1. Não é o meu tipo de BD...
    Agora só estou à espera da review ao Abe Sapien The drowning, eu dei--lhe 9/10, estou com curioso acerca da nota que lhe vais dar.
    Fica bem

    ResponderEliminar
  2. Qual é o melhor? Este ou Blueberry?

    ResponderEliminar
  3. Radjack
    Aceito que não gostes de Westerns, eu próprio não sou fã. Mas Comanche e Blueberry são de outro campeonato... não tem nada a ver com o resto!
    Quanto ao Abe Sapien comprei-o por curiosidade, sempre gostei do personagem e gostava de ver como ele se "safa" a solo.
    :)

    Crucios
    Não te consigo dizer qual acho melhor. Ambos são Westerns mas bastante diferentes no tema principal e estrutura da estória. Como eu digo, Blueberry pode ser considerado um arco gigantesco de 30 livros, Comanche tem arcos de dois, três livros e muitos one-shots, embora sempre com ligações a factos passados. Qual é melhor?
    É uma questão de gosto, pois ao nivel de qualidade estão muito equiparados.
    Neste momento, e devido à publicação de todos aqueles álbuns do Blueberry pela ASA/Público, é bastante mais dificil encontrar os livros da série Comanche do que os do Blueberry. O álbum "O Corpo de Algernon Brown" já o vi ser vendido no Miau por 80€... felizmente consegui comprar muito mais barato que isso! Quem quiser fazer esta série tem de estar muito atento aos alfarrabistas e ao Miau para comprar tudo ao melhor preço (e o segredo do negócio é não ter pressa)!

    ResponderEliminar
  4. ok, quanto a Blueberry tenho de ver se ainda o apanho.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Crucios
    Do Blueberry vais apanhar com facilidade nas FNAC e outras lojas, pois os livros que saiem com o jornal , e depois da série concluída, e que sobram vão para venda normal em loja. Os dois últimos volumes da série editados ainda apanhas também nas FNAC, são eles "OK Corral" (nº27) e "Dust" (nº28). Dos outros que não sairam pelo jornal, terás de comprar em alfarrabistas ou no Miau, são eles:
    1 Forte Navajo
    2 Tempestade a Oeste
    3 A Águi Solitária
    4 O Cavaleiro Perdido
    5 A Pista dos Navajos
    6 O Homem da estrela de Prata
    24 Mister Blueberry
    25 Sombras Sobre Tombstone
    26 Jerónimo
    O osso duro de roer para comprar é mesmo "Mister Blueberry"...

    ResponderEliminar
  7. Ainda me lembro da primeira história desta serie que li na já extinta, mas sempre recordada "Mundo de Aventuras". ;)
    Contava como o Red encontrou o seu Palomino...
    Desde essa data até hoje sempre gostei desta serie e confesso que sempre a preferi ao Blueberry, embora como dizes é mais uma questão de gosto pois ambos são muito bons e é dificil de escolher qual é melhor. :D

    Escolheste bem o tema para começar o ano,Bongop com uma excelente critica a um personagem de que gosto bastante, mais ainda que do genero comics de super-heróis. :)

    ResponderEliminar
  8. Heh! Heh! Agora que cliquei nas imagens é que reparei que a história a que me referi é a da segunda imagem. ;)

    ResponderEliminar
  9. Sim OCP, a primeira prancha apresentada faz parte do primeiro álbum: Red Dust.
    A primeira vez que a vi foi na revista Tintim em 1970 ou 71. Penso que no Tintim passaram este primeiro álbum em "mini-series"... Palomino, Ten Gallons e Kentucky! Já não me lembro bem, mas penso que foi qualquer coisa como isto.

    ResponderEliminar
  10. "Não é o meu tipo de BD.."

    Nem o meu apesar de ter algumas bds desse género.

    ResponderEliminar
  11. Inicio de 2009 em grande, bongop.

    Apesar de gostar mais do "Blueberry", o género "western" é um dos meus preferidos e assim esta colecção é uma daquelas que está na minha "lista de faltas" - apenas possuo dois álbuns da colecção! :(

    Seria uma óptima colecção para o Público!

    ResponderEliminar
  12. Feliz 2009 Bongop :D

    Tenho a colecção do Público do Blueberry para ler se gostar devo aventurar-me neste Comanche.

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  13. Estas imagens fazem-me lembrar o cenário do filme "Austrália".

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Comanche era uma série extraordinária. Li todas as histórias desde Red Dust até As Feras e ainda Les Cavaliers du Rio Perdu.
    Digo era porque sem os desenhos de Hermann a série perdeu muito (na minha opinião).
    "O Dedo do Diabo", "Os Xerifes" e "E o Diabo Gritou de Alegria..." são as minhas favoritas.
    Os argumentos de Greg eram cada vez melhores e a arte de Hermann era (e é) do melhor que existe.

    ResponderEliminar
  15. "Os Lobos do Wyoming/O Céu está Vermelho sobre Laramie", "O Dedo do Diabo" e "E o Diabo Gritou de Alegria..." fazem parte da nata da BD europeia. Estas histórias são de uma qualidade arrasadora. Se Clint Eastwood as conhecesse, há muito que as teria adaptado ao cinema.

    O Tenente Blueberry é bom, atingindo o seu melhor no ciclo da mina de ouro ("A Mina do Alemão Perdido" e "O Espectro das Balas de Ouro") e no ciclo final do tesouro (começando em "Nariz Partido" e acabando em "O Fim da Pista"). Mas em nenhum momento atinge a qualidade daqueles 4 álbuns do Comanche.

    Não esquecer outra série excelente: Buddy Longway. Mais intimista e adulta (na minha humilde opinião), com um cariz bem diferente. Menos aventureira. Infelizmente, sempre esquecida nestas discussões sobre o western na BD.

    Tenho 4 álbuns do Comanche em português, o resto comprei em francês. Procurem também em espanhol. Porque é que estão tão preocupados com os preços exorbitantes praticados pelos especuladores? Eu já não compro BD americana nas livrarias. Como prefiro ler os originais em inglês, compro livros usados na Amazon americana.

    Comprei há poucos dias os 5 volumes do Crying Freeman por 60 euros (com portes). Em Portugal, não pagaria menos de 100 euros.

    Os livros usados são, muitas vezes, fins de stock e restos comprados em leilão que nunca foram lidos. Já comprei dúzias de livros pela Amazon e alguns desses "usados" ainda vinha embrulhados no plástico da tipografia. Nunca tinham sido abertos e o estado era impecável. O mesmo se passa com CD's.

    Na parte que me toca, os dias da chulice das editoras portuguesas acabou.

    A minha única fraqueza é o francês, que só arranho. Quando assim é, tento comprar as edições espanholas. Foi assim que completei "As Torres de Bois Maury" e o "Isaac o Pirata".

    ResponderEliminar
  16. Daniel
    Buddy Longway será para um post futuro, pois ainda não tenho todos os editados em português.
    Eu não sei falar/ler francês, por isso espero que seja editado em português... ou então que saia em inglês (como aconteceu no Thorgal, em que comprei os dois últimos livros do ciclo Brek-Zarith em inglês... o primeiro deste ciclo saiu em português do Brasil)
    Bem vindo ao Leituras de BD! Gosto dos leitores a participar.

    ResponderEliminar
  17. Bongop,

    Hoje em dia já quase ninguém aprende francês. Mas as edições espanholas são uma excelente opção. Eles editam tudo: franco-belgas, americanos, japoneses... É óptimo para completar colecções que ficaram a meio (como quase todas as que a Meribérica editou).

    Tenho 3 álbuns do Buddy Longway, mas há mais de 20 anos li uns 5 ou 6 emprestados ou na revista do Tintin. Achei excelente.

    Claro que um dos problemas destas séries longuíssimas é que acabam por faltar as ideias e os álbuns posteriores começam a declinar. Não sei se isso aconteceu com o Buddy Longway. Vi acontecer com outras.

    Entretanto, o Público está a lançar uma colecção de BD clássica franco-belga. O Luc Orient já cá canta, e vêm aí: Jonathan, Buddy Longway, Bernard Prince, Ric Hochet,...

    O Público e a Asa estão de parabéns por este regresso aos clássicos da revista Tintin. Que isto seja o início de uma longa lista de edições que a Bertrand na altura deixou incompletas.

    ResponderEliminar
  18. Daniel
    Eu não consigo ler espanhol... faz-me muita confusão!
    LoL
    Quanto à nova série do Público/ASA, não leste concerteza a notícia que eu dei várias semanas antes da série sair.
    Tens entrado aqui no blog por este post? É que há pessoal que procura informações no Google e vai parar a um post e depoius entra sempre por aí , e não se apercebe que há muitos posts muito mais recentes!
    não sei se é o caso, mas de qualquer maneira o meu post desta última série tem este link:

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.com/2009/05/lancamento-asa-publico.html

    Ahh, e já coloquei as capas do nº3 e nº4 no meu último post!
    :)

    ResponderEliminar
  19. Bongop,

    Dei de caras com esta página pela primeira vez. Não reparei que já havia uma discussão sobre a nova colecção da Asa/Público. Obrigado pelo link (já o visitei).

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]