domingo, 3 de maio de 2009

O Incal


O Incal! Das obras mais marcantes da BD Franco-Belga. Determinou o início do Jodoverso, que continua em expansão. Série criada por Jodorowksy e Moebius, num ambiente de extremo sci-fi, e que fez as delícias dos jovens adolescentes dos anos 80 (eu incluído)!
Esta série começou a “desenhar-se” quando estes dois homens se encontraram durante a realização do fime “Dune” de Dan O`Bannon. Aqui Jodorowsky apresentou a sua ideia desta space-opera a Moebius, que de imediato começou a idealizar gráficamente toda a envolvência do mundo onde decorre o Incal.
De notar que os personagens do Incal têm correlação com cartas de Tarot, sendo que John Difool será “O Louco”, aliás vendo a etimologia do nome deste personagem chega-se depressa aí, John é um nome super vulgar e Difool (the Fool) significa tolo, louco.
Como séries derivadas d`O Incal temos:
- Antes do Incal
- Depois do Incal
- Incal Final
- Os Meta-Barões
- A Casta dos Meta-Barões
- As Armas dos Meta-barões
- Os Tecno-Papas
- Castaka
O Incal divide-se em seis livros, nas edições portuguesas (Futura e Meribérica):
- O Incal Negro (Futura:1983, Meribérica:1999)
- O Incal Luminoso (Futura:1983, Meribérica:1999)
- O que está em Baixo (Futura:1986, Meribérica:2001)
- O que está em Cima (Futura:1986, Meribérica:2001)
- A 5ª Essência: A Galáxia que sonha (Meribérica:1989)
- A 5ª Essência: O Planeta Difool (Meribérica:1990)

Toda a estória é baseada num universo que não tem nada de utópico, a degradação humana é bem patente, e em que Difool (o anti-herói por excelência) recebe um artefacto de grande poder. Difool é cobarde e pouco inteligente, sendo o seu pássaro, Deepo, e depois de ter engolido o Incal Luz, o mais inteligente dos dois. Dentro deste mundo surge um personagem que vai ter diversos “spin-offs” (séries derivadas), devido ao sucesso que teve: o Metabarão! Este foi enviado pela rainha do AMOK, Tanatah, para matar John Difool (JD) e obter o Incal Luz. Esta tem preso Solune, o filho adoptivo do Metabarão, e serve-se disso para o chantagear. Tudo tem ramificações que apenas vão sendo desvendadas ao longo da narrativa… Tanatah e Animah são irmãs e eram as guardiãs do Incal Negro e Incal Luz, respectivamente. Tanatah ansiava poder ilimitado, mas acabou por ficar sem nenhum Incal, pois trocou o seu Negro por tecnologia dos Tecno-Papas, e falhou na obtenção do Incal Luz. Solune é filho de Animah e JD, mas entregue por esta ao Meta-Barão, para este o educar como guerreiro. Kill o “Cabeça de Cão”, guarda-costas de Tanatah, quer vingança sobre JD porque este lhe furou a orelha. Deepo, o animal de estimação de JD, torna-se inteligente, inclusivamente ficou com o dom da fala, devido á influência do Incal.
Depois desta pequena apresentação de alguns dos personagens, podem ler como este grupo luta contra a trama dos Ovos Tenebrae, e a Treva propriamente dita.
É uma estória cheia de metáforas, mas divertida e o leitor é facilmente agarrado por todo este mundo!
Boas leituras.

Softcover
Criado por: Moebius e Jodorowsky
Editado entre 1983 e 1990 (série completa) por Futura e Meribérica
Nota : 10 em 10

4 comentários:

  1. Pois eu dava 20 em 10. Eu sou assim: um mãos largas!

    Por acaso tinha tido todo o prazer e curiosidade em ter visto o Dune na perspectiva destes dois Senhores. A do David Lynch é memorável, mas acho que estes dois teriam criado uma das maiores aventuras "espaciais" de sempre. Ficou na penúria, felizmente levantou-se e bem (Alien , por exemplo).

    Foi, e ainda é, uma das maiores aventuras de todos os tempos na BD, o Incal. Quando acabou, só quis mais. Mas mais nem sempre mais quer dizer melhor. Diferentes, com certeza são; outros mais valam não terem existido. Os 8 álbuns dos Tecnopapas são fantásticos deveriam ser editados em Português. Gostei dos Metabarões, mas ser contado por um robot a outro, em tom infantil, é que foi uma péssima aposta. Não percebo as estratégias dos Editores Portugueses (se calhar é falta de guito-hehehe), uma mina certinha e nada, ou quase nada (valia-nos a Meribérica).

    A melhor edição desta fantástica série pertence à Titan Books; utilizaram um processo de impressão de cor que é de ficar de boca aberta. Só visto.

    ResponderEliminar
  2. É sem dúvida uma das melhores e mais singulares séries de ficção científica da Banda Desenhada. Não só pela própria historia mas também pelas excelentes derivações que possibilitou, das quais destaco obviamente a Casta dos Metabarões, série que a VitaminaBD já tarda em completar! Também atribuo nota máxima (e ao filme “Dune” de David Lynch tambem)!

    ResponderEliminar
  3. Honra a Vasco Granja, pioneiro da BD.

    Confere ou nem por isso?

    ResponderEliminar
  4. Refem e Verbal
    Sim, esta série quando apareceu à frente de putos como eu foi um "uau", muito derivado da linguagem usada! Ainda me lembro perfeitamente do que ri quandi li a palavra "homeoputa"!
    :D

    Jota
    Honra mesmo! Não sabia na altura, mas foi ele que me levou a ler BD, com a saudosa revista Tintim.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]