terça-feira, 5 de maio de 2009

Vasco Granja


Sim, foi este homem o culpado por eu começar a ler BD, primeiro pela revista Tintim (oferecida pelo papá) e depois com a revista Spirou (para a qual eu e o meu irmão juntavamos umas economias). Mas a "interferência" de Vasco Granja não ficava por aqui! Durante o fim de semana passava um dos programas com mais longevidade da televisão: Cinema de Animação! 16 anos de "bonecos animados" na televisão, e sempre com o pormenor da introdução de Vasco Granja! E sim... a Pantera Cor De Rosa que eu adorava... e já agora, lembram-se do "Lápis Mágico"? Era outra das minhas animações preferidas!
Por tudo isto lamento a sua partida ontem, 4 de Maio, 2009. Vasco de Oliveira Granja, nasceu a 10 de Julho de 1925 e teve uma vida cheia daquilo que gostava, BD e animação, chegando a ser juri no maior festival do mundo de Banda Desenhada: Angoulême, em 1974!
Sim, é este o culpado por eu gostar tanto de BD agora.
Talvez o livro Vasco Granja - Uma Vida... 1000 Imagens tenha agora a visibilidade que deveria ter tido durante a vida deste herói da BD nacional.
(Ainda me lembro quando o meu pai me ofereceu o nº14 do 4º ano, da revista Tintim!)
Descanse em paz!

3 comentários:

  1. Muito Grande este Homem, deu-nas a conhecer tanta coisa duma forma tão bonita e diferente, mais um grande vulto da cultura portuguesa que desaparece, sem que tenha sido reconhecido como merecia.

    ResponderEliminar
  2. Para mim não foi uma influencia assim tão grande so passava os olhos nesse programa para ver a Pantera,o resto não me puxava ate via 1 desenho de vez em quando mas não os via da mesma maneira que as Turtles,He-man,Rambo,etc
    RIP

    ResponderEliminar
  3. E infelizmente perdeu-se quase tudo o que ele fez na televisão...
    Espero que a RTP1 lhe faça a devida homenagem...

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]